Connect with us

Internacional

A escola secreta para meninas no Afeganistão

Em meio à progressiva saída dos Estados Unidos e das forças da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) do Afeganistão, a BBC conversou com três mulheres de três gerações diferentes sobre seus medos e receios para o futuro

Uma professora experiente, uma estudante universitária e uma estudante de colégio descreveram como, durante a pandemia, elas não só tiveram que enfrentar dificuldades de acesso digital, mas também desigualdade de gênero, cultura e conflito.

A professora

Não é a primeira vez que Shahla Fareed esconde livros. Nem é a primeira vez que ela começou a planejar uma escola secreta. Para Shahla e várias outras mulheres no Afeganistão, garantir educação para suas filhas é algo novamente sob ameaça.

Shahla foi professora de escola e agora leciona na Universidade de Cabul, na capital do país. Durante o lockdown no Afeganistão, ela continuou a dar aulas virtuais, mas muitos de seus alunos tinham dificuldades para se conectar à internet.

“A maioria das minhas estudantes mulheres não têm smartphones, e suas famílias não permitem que usem a internet”, disse. “Aquelas que estavam usando um celular de um parente homem frequentemente eram vigiadas durante a aula, para que checassem com quem estavam falando.”

Mas não é só a desigualdade digital que está impedindo as mulheres de avançar. O conflito no Afeganistão entre o governo e as forças do Talebã vive um momento crítico. Com a saída das forças lideradas pelos Estados Unidos, muitos temem uma retomada do grupo extremista. Nos últimos meses, o Talebã já anunciou alguns ganhos territoriais.

Famoso por impor regras patriarcais radicais, o Talebã baniu no passado todo tipo de educação para mulheres e proibiu que elas trabalhassem ou deixassem duas casas sem a presença de um parente homem.

O grupo militante atualmente diz que não é mais contrário à educação de meninas. “Tanto homens quanto mulheres devem ter acesso à educação, e isso é muito importante. Mas um ambiente especial e seguro deve ser preparado para as mulheres e professoras devem ser contratadas”, disse à BBC o porta-voz do Talebã Zabihullah Mujahid.

No entanto, para muitos defensores dos direitos das mulheres, inclusive Shahla, há um grande temor de que educação para meninas volte a ser completamente banida.

Imagem artística de perseguir sonhos e ambições

A escola secreta

Atualmente na faixa dos 60 anos, Shahla descreve como abriu uma escola secreta para meninas nos anos 1970, quando o Talebã assumiu o controle de todo o país. Com idade entre 9 e 10 anos, muitas meninas chegavam ao colégio usando a tradicional burka azul. Shahla sempre as aconselhava a esconder os livros didáticos em inglês dentro de capas de livros islâmicos.

Sentada no fundo de um jardim, embaixo da sombra de uma árvore e uma tenda de pano, Shahla conduzia a aula usando um pequeno quadro negro. “Eu comecei a escola com 20 meninas, mas terminei com apenas quatro. Duas delas eram minhas filhas” diz Shahla, descrevendo como é difícil manter alunas na escola.

Ela conta que o Talebã frequentemente fazia buscas na casa procurando por evidências, mas só conseguiu fechar seu colégio uma vez. “Temporariamente”, ela acrescenta. Agora, muitos anos depois, Shahla diz que está devastada com o fato de ter que reunir livros para o caso de precisar reabrir a escola secreta.

A aluna

A sete horas de viagem de carro da casa de Shahla vive uma jovem de 16 anos chamada Wahida. Toda semana, ela caminha para a escola com seu irmão mais velho. Mas o desejo dela de estudar está dividindo a família. O pai e o avô pararam de falar com ela. “Eles dizem que devo deixar a escola e me casar”, diz.

Imagem artística de buscar uma educação

Wahida vive com a família na Província de Kandahar, berço do Talebã e onde vários distritos continuam sob controle do grupo. De todos os 17 distritos da Província, só três têm escolas para meninas. Questionado pela BBC por que tantos distritos não possuem educação para mulheres, Zabihullah Mujahid, porta-voz do Talebã, disse:

“Em Kandahar e Helmand, porque a guerra está tão intensa, as escolas estão fechadas. Tem menos escolas para homens também. Também é algo da mentalidade. Normas locais e culturais fazem com que menos pessoas queiram levar suas filhas para a escola. É preciso um pouco de tempo, mas da nossa parte não tem problema.”

No caso de Wahida, é graças ao apoio do irmão mais velho e da mãe que ela tem conseguido estudar. A mãe, que nunca foi autorizada a frequentar a escola, disse para a filha que ela precisa continuar lutando pelos direitos das mulheres, apesar da escalada do conflito.

“Eu espero que eu consiga fazer os sonhos da minha mãe se tornarem realidade. Mas, na situação atual, eu tenho medo de sequer conseguir terminar a escola, imagine ir à universidade e advogar pelos outros”, lamenta. Mas Wahida tem esperaça por causa de histórias como a de Shamsia Alizada.

A estudante universitária

Há algumas mulheres jovens que, apesar da dificuldade de acesso à internet, da violência, da desigualdade social e da covid-19, continuam sendo inspiradoras.

No ano passado, Shamsia conseguiu nota mais alta que todos os 170 mil candidatos no “vestibular” para entrada em universidades do Afeganistão. Filha de um minerador, ela cresceu numa das áreas mais pobres e vulneráveis de Cabul.

Em 2018, a escola dela foi atacada pelo Estado Islâmico. Quarenta e seis colegas dela morreram. Em 2020, depois de se mudar para um novo bairro, a nova escola de Shamsia também foi atacada pelo grupo extremista.

Imagem artística do ataque à universidade de Cabul

“Estudar no Afeganistão é difícil, e eu tenho vários medos. Mas nosso centro educacional adotou algumas medidas de segurança que me ajudaram me sentir mais segura. E, quando você está muito ocupada estudando, não tem muito tempo para pensar em questões de segurança”, diz Shamsia.

Depois de ganhar uma bolsa de estudos para estudar na Turquia, Shamsia agora prepara para se tornar médica.

Estado Islâmico: uma nova ameaça

Em novembro do ano passado, Shahla estava lecionando na Universidade de Cabul quando vários homens armados entraram no campus e abriram fogo na sala de aula ao lado.

“Eu estava numa apresentação sobre um livro quando ouvi o som contínuo da arma de fogo. Estudantes desesperados corriam por toda parte. Alguns estavam chorando, enquanto outros falavam ao telefone e corriam até o portão principal”, conta Shahla.

Quando as forças de segurança do governo chegaram, uma batalha se formou entre os dois lados, durando várias horas. Vinte e duas pessoas morreram e mais de 20 ficaram feridas. “A maioria das vítimas era menina”, diz Shahla. “E mesmo a polícia não queria ajudar mulheres feridas a escapar, porque acreditava que encostar nelas era haram (proibido pela lei islâmica).”

“Mas depois, quando as forças especiais chegaram, eles carregaram as meninas.” O Estado Islâmico assumiu responsabilidade pelos ataques, dizendo que tinham como alvo a “formação de juizes e investigadores trabalhando para o governo afegão apóstata”.

O ISIS-K, um braço do grupo jihadista, se formou no Afeganistão em 2014. Desde então, ele assumiu responsabilidade por alguns dos mais sangrentos ataques na capital, incluindo a centros educacionais e escolas. Mulheres e crianças, inclusive recém-nascidos, foram alvos de ataques do Estado Islâmico no ano passado. Um atentado numa maternidade deixou 16 mortos e outros 16 feridos.

Imagem artística da luta pela educação feminina no Afeganistão

Para a dedicada professora Shahla, a escalada da violência por grupos insurgentes como o ISIS e a expansão do território Talebã são o motivo pelo qual ela voltou a reunir livros.

“Eu preciso garantir que terei dinheiro suficiente para uma tenda, livros, tablets e canetas. Porque eu sei que o Talebã não vai permitir que meninas estudem nas escolas. Mesmo atualmente, quando tomam um distrito, a primeira coisa que fazem é fechar as escolas para meninas.”

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

CIDADE1 dia ago

Viva o Centro: Iniciativa oferece microcrédito para comerciantes do Centro Histórico de João Pessoa

CONCURSO E EMPREGO1 dia ago

Concurso da Prefeitura de Mamanguape tem inscrições reabertas e passa a ofertar 260 oportunidades

Educação & Cultura1 dia ago

“À medida que” X “Na medida em que”: Você sabe como e onde usar corretamente?

Educação & Cultura1 dia ago

“Esse” ou “Este”: aprenda a usar corretamente!

Educação & Cultura1 dia ago

Você sabe quais são as palavras que os brasileiros mais escrevem errado?

Educação & Cultura1 dia ago

Você sabe quais são as palavras que os brasileiros mais falam errado?

Politíca1 dia ago

Veneziano participa de ato de lançamento da pré-candidatura à reeleição do Prefeito de Cuitegi Geraldo Serafim, pelo MDB

Internacional1 dia ago

‘Secretas’. Portugal condenado por violação de direitos de jornalista

Segurança Pública1 dia ago

CGU e Polícia Federal apuram irregularidades na Prefeitura de Aroeiras–PB

CONCURSO E EMPREGO1 dia ago

Concurso da Polícia Científica tem 213 vagas e salários de até R$ 10,6 mil

CONCURSO E EMPREGO2 dias ago

Inscrições Abertas para o Concurso da Câmara de Vereadores de Taperoá, Paraíba

Esporte2 dias ago

Gabigol é liberado para jogar pelo Flamengo após defesa obter efeito suspensivo em caso antidoping

ECONOMIA2 dias ago

“Desafio Crescente: Rombo na Previdência Exige Atenção para uma Nova Reforma”

Judiciário2 dias ago

Aplicação de medidas coercitivas atípicas

Judiciário2 dias ago

Chapa União e Luta vence eleição da Associação Paraibana dos Defensores Públicos

Politíca2 dias ago

Após um ano e meio de mandato Romero destina emenda para Campina, valor é inferior ao que destinou para Lagoa Seca e Massaranduba

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

Nova linha de crédito do BNDES em apoio aos produtores rurais pode alcançar R$ 10 bilhões em 2024

ECONOMIA2 dias ago

Cartão Caixa Tem: Seu Novo Crédito de Até R$ 2.000,00!

ECONOMIA2 dias ago

Imposto de Renda 2024: Veja como retificar a sua declaração e evitar futuros problemas

Saúde2 dias ago

Creme alimentar com ingredientes da dieta mediterrânea dispensa conservantes

Saúde2 dias ago

Suco de repolho roxo trata doenças inflamatórias intestinais

Saúde2 dias ago

Antibióticos revelam uma nova maneira de combater o câncer

Saúde2 dias ago

Yacon é fonte de nutrientes para prebióticos e alimentos funcionais

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

Movimentação de grãos pelo modal hidroviário tem salto superior a 780% em 13 anos

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

Monitoramento agrícola aponta que condições climáticas favorecem o desenvolvimento do milho 2ª safra

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

Brasil deve atingir recorde na produção de açúcar mesmo com redução na produção de cana-de-açúcar na safra 2024/2025

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

Como os preços da soja devem se comportar nesta semana?

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

Oferta de mandioca aumenta com retomada da colheita

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

Café: Semana começa com ajustes técnicos e mercado monitorando clima nas origens

Saúde2 dias ago

OS MITOS SOBRE A CEGUEIRA QUE REFORÇAMOS SEM PERCEBER

Internacional9 meses ago

Cidade alemã passa a distribuir gratuitamente filtro solar

Internacional11 meses ago

IMPRESSIONANTE – GOVERNO CANADENSE ADMITE: “Os não vacinados estavam certos sobre as vacinas de mRNA”

Judiciário12 meses ago

Escravizados

ENTRETENIMENTO9 meses ago

JIBÓIA

ENTRETENIMENTO10 meses ago

Exorcista: filme “Nefarious” é “o melhor já produzido” sobre possessão demoníaca

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional4 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

Nacional9 meses ago

CNS reconhece religiões afro como complementares ao SUS

ENTRETENIMENTO7 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

ECONOMIA4 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Internacional4 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE12 meses ago

Sapé: ex-candidato a prefeito Luizinho, vice e coligação são condenados a pagar R$ 300 mil por infringir norma eleitoral e sanitária

Nacional12 meses ago

Bomba: Alexandre de Moraes monitorava todos os passos de funcionários do gabinete de Bolsonaro e da primeira-dama desde 2021, diz Folha

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

CIDADE4 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

Saúde4 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Judiciário8 meses ago

Informativo destaca não exigência de provas para fixação de indenização mínima por danos morais

Nacional12 meses ago

Lira manda novo recado ao governo Lula: “grande resistência entre os parlamentares”

Judiciário7 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

Internacional4 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

ENTRETENIMENTO4 meses ago

HORTÊNSIAS

Educação & Cultura4 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Segurança Pública12 meses ago

Conheça as 6 piores prisões do mundo

Internacional4 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

Nacional11 meses ago

Relator lê parecer sobre indicação de Cristiano Zanin ao STF; sabatina está marcada para 21 de junho

Educação & Cultura10 meses ago

Novo ensino médio precisa levar em conta realidade de alunos e municípios, aponta debate

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional11 meses ago

Repórter da TV Globo é agredida por segurança de Maduro após questionamento

Nacional12 meses ago

URGENTE: Receita diz que joias sauditas dadas a Bolsonaro são isentas de cobrança de imposto 

Saúde2 dias ago

OS MITOS SOBRE A CEGUEIRA QUE REFORÇAMOS SEM PERCEBER

Saúde2 dias ago

VACINA CONTRA CÂNCER DE PELE IRÁ ENTRAR NA FASE FINAL DE TESTES

Saúde2 dias ago

NÚMERO DE INTERNAÇÕES POR BRONQUIOLITE JÁ SUPERA ATÉ A COVID-19

Nacional2 dias ago

SETE EM CADA DEZ BRASILEIROS DIZEM QUE INDÍGENAS PRECISAM DE MAIS PROTEÇÃO

ECONOMIA2 dias ago

REFORMA TRIBUTÁRIA ACABA COM CINCO IMPOSTOS EXTREMAMENTE COMPLEXOS

Internacional6 dias ago

EUROPA SE TORNA O EPICENTRO MUNDIAL DO NARCOTRÁFICO

Saúde6 dias ago

ESTUDO DA OMS MOSTRA QUE VACINAS SALVARAM MAIS DE 150 MILHÕES DE VIDAS

Saúde6 dias ago

O PERIGO DAS SUPERBACTÉRIAS

ENTRETENIMENTO6 dias ago

JEONG, O CONCEITO MILENAR COREANO QUE PODE AJUDAR A SER MAIS FELIZ

Saúde6 dias ago

DIABETES, POLUIÇÃO E ÁLCOOL: OS TRÊS PRINCIPAIS FATORES DE RISCO PARA DEMÊNCIA

Internacional1 semana ago

POR QUE EXPRESSÕES TÍPICAS DO BRASIL ESTÃO PEGANDO EM PORTUGAL

Judiciário1 semana ago

PRAZO PARA INCLUIR ALERTA NOS RÓTULOS DOS ALIMENTOS ACABOU

Saúde1 semana ago

ALERGIAS EM ALTA: BUSCA POR ALERGISTAS SUBIU 42% EM TRÊS ANOS

Saúde1 semana ago

IA À MEDICINA: CONSULTA VIRTUAL, DIAGNÓSTICOS E ACOMPANHAMENTOS

ENTRETENIMENTO1 semana ago

PASTOR DO CÁUCASO: A RAÇA QUE ENFRENTA URSO

Nacional1 semana ago

DESIGUALDADE PERSISTENTE NO BRASIL: LUZ E SOMBRA EM 2023

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

AVIAÇÃO AGRÍCOLA BRASILEIRA TEM PILOTOS MULHERES

ENTRETENIMENTO1 semana ago

PLANTEI ORQUÍDEA NO VASO DE BARRO PARA MORANGOS

Saúde1 semana ago

MOSQUITO AEDES AMEAÇA A 4 BILHÕES E TRAZ DOENÇAS ATRAVÉS DE BAGAGENS

Segurança Pública1 semana ago

PIRATARIA: BRASIL PERDE QUASE R$ 500 BILHÕES COM O COMÉRCIO ILEGAL DE PRODUTOS E

ECONOMIA2 semanas ago

PRAZO PARA A DECLARAÇÃO DO IR SE ESTENDE ATÉ O DIA 31 DE MAIO

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

12 PLANTAS PARA AMBIENTES SOMBREADOS OU INTERNOS

Internacional2 semanas ago

A ESTRATÉGIA DE VLADIMIR PUTIN PARA SE MANTER NO COMANDO DA RÚSSIA

Educação & Cultura2 semanas ago

OS CABOCLOS – 2003

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ENERGIA LIMPA SE TORNA UM MOTOR DE CRESCIMENTO GLOBAL: 10% DO PIB EM 2023

Educação & Cultura2 semanas ago

CURSOS PRIVADOS SÃO INFERIORES À EDUCAÇÃO PÚBLICA, APONTA MEC

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

CIENTISTAS ESTUDAM PESSOAS CENTENÁRIAS EM BUSCA DO SEGREDO DA LONGEVIDADE

Internacional2 semanas ago

EMBRANQUECIMENTO DAS BARREIRAS DE CORAL CAUSAM MORTALIDADE DE VIDA MARINHA

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

BASENJI: O MISTERIOSO CÃO AFRICANO COM 4000 ANOS DE HISTÓRIA

Educação & Cultura2 semanas ago

BALSEIROS DO RIO URUGUAI – 2006

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br