Connect with us

Educação & Cultura

O que podemos aprender com a reabertura das escolas na Europa

“A forma mais segura de abrir as escolas é manter o nível de transmissão na comunidade extremamente baixo”, diz Devi Sridhar, especialista em saúde pública.

Em 22 de abril, os países europeus começaram o processo de reabertura das escolas em fases. Embora cada país do continente arrasado pela pandemia de coronavírus tenha adotado medidas de segurança específicas, nenhum tratou esse tema como algo “normal”.

O governo francês, por exemplo, impôs protocolos estritos que exigem que os pais meçam a temperatura das crianças antes de chegar na escola. Além disso, as aulas e o recreio foram escalonados para evitar o contato entre os alunos, o tamanho das turmas foi reduzido e os esportes coletivos foram proibidos. Já na Alemanha, as escolas dividiram os alunos em turmas menores, implementaram sistemas de mão única nos corredores para evitar o contato e estão mantendo as portas e janelas abertas para ajudar na ventilação. Na Dinamarca, algumas aulas são ao ar livre.

Apesar de toda a pressão, as reaberturas não provocaram um aumento significativo da transmissão do coronavírus entre alunos, professores e funcionários. No entanto, a experiência europeia durou pouco. As escolas ficaram abertas por apenas algumas semanas e logo fecharam para as férias de verão.

“Até agora, não recebemos comentários negativos sobre a reabertura das escolas, mas acho que ainda é cedo para chegar a uma conclusão”, disse Blaženka Divjak, ministra da educação da Croácia, em uma entrevista em maio. 

Agora, os países estão tentando responder a uma pergunta difícil: será que as escolas poderão abrir com segurança depois das férias? Será um teste muito maior do que a experiência rápida do início do ano. No mundo todo, há debates acalorados entre pais, professores, alunos, administradores e funcionários públicos do setor da educação sobre como voltar às aulas e se mais vidas serão colocadas em risco.

Aqui no Brasil, não há um plano nacional de reabertura das escolas, liderado pelo Ministério da Educação. Cada estado montou seu próprio plano de retomada. O Amazonas foi o primeiro estado a retomar o ensino presencial. Entre as medidas, reduziu a carga horária, estabeleceu um misto com ensino à distância, além de distribuir máscaras para alunos e professores. 

Já São Paulo, por exemplo, previu inicialmente a volta às aulas presenciais para setembro e depois adiou para outubro. Mas, como a palavra final pertence aos prefeitos, na capital paulista, por exemplo, a expectativa é só retorne ano que vem. 

Em Nova York, o prefeito Bill de Blasio insiste que as escolas sejam abertas no dia programado, 10 de setembro, apesar da resistência dos sindicatos de professores e diretores, que pedem o adiamento.

“Nossas crianças têm esse direito”, afirmou de Blasio na quarta-feira. “Estamos avançando com essa ideia na cabeça, sempre pensando nas crianças”.

No Reino Unido, o primeiro-ministro Boris Johnson também considerou a reabertura das escolas no mês que vem como princípio moral e “prioridade nacional”. 

“Agora que temos informações suficientes para reabrir as escolas para todos os alunos com segurança, temos o dever moral de fazer isso”, escreveu Johnson no The Mail domingo passado. “Manter as escolas fechadas por mais tempo do que o necessário é intolerável para a sociedade, insustentável para a economia e não tem defesa moral”.

Alunos passam por medição de temperatura antes de entrar na escola Saint-Exupery em La Courneuve, subúrbio...
Alunos passam por medição de temperatura antes de entrar na escola Saint-Exupery em La Courneuve,
subúrbio de Paris, em 14 de maio.

Segundo os cientistas, a volta dos alunos às salas de aula pode exigir o sacrifício de outros setores para manter o índice de contágio sob controle. Em caso de surtos, o governo do Reino Unido vai considerar fechar bares, restaurantes e lojas para que as escolas possam permanecer abertas, apesar de insistir bastante nas últimas semanas para o relaxamento das restrições do lockdown e a reativação da economia.

Os professores e especialistas também pedem que os sistemas de testes e rastreamento sejam reforçados antes da volta às aulas.

Anne Longfield, comissária infantil da Inglaterra, afirmou nesta semana que seria necessário testar semanalmente os alunos e professores para manter o baixo índice de contágio.

“Os testes precisam ter a frequência necessária para garantir que os contágios sejam identificados o mais rápido possível, e o sistema de rastreamento pode avançar a partir daí”, disse Longfield ao HuffPost U.K.

Um estudo publicado no The Lancet este mês adverte que a reabrir as escolas no Reino Unido sem melhorar os sistemas de testes e rastreamento pode provocar uma segunda onda de contágios de coronavírus no inverno, até duas vezes maior do que a primeira. 

Essa também é a preocupação dos especialistas dos Estados Unidos.

“Quando as aulas voltarem nas escolas, faculdades e universidades em setembro, teremos uma explosão de casos muito maior do que a de maio, e o número de contágios vai continuar aumentando cada vez mais”, afirmou Michael Osterholm, diretor do Centro de Pesquisas e Políticas de Doenças Infecciosas da Universidade de Minnesota, em uma entrevista à CNN esta semana.

O que podemos aprender com a reabertura das escolas na

Com o sucesso na primavera, muitos países europeus começaram a reduzir gradualmente as restrições. Emmanuel Macron, presidente da França, comunicou que ir à escola seria “obrigatório” a partir de 22 de junho, e houve um relaxamento significativo das medidas de segurança nesse setor. As regras de distanciamento social foram abolidas nos jardins de infância, e os alunos de escolas primárias precisam manter 1 metro de distância dos colegas e professores em sala de aula.

De acordo com o Ministério da Educação, em 24 de junho mais de 80% das crianças em idade escolar já tinham voltado às aulas presenciais.

“Nossos diretores são maravilhosos, por isso chegamos à reabertura total das escolas e somos o país da Europa com o maior número de alunos que voltaram às aulas presenciais depois do confinamento”, contou Jean-Michel Blanquer, ministro da Educação da França, ao HuffPost francês.

Quando o próximo ano escolar europeu começar, em setembro, as diretrizes estarão ainda mais brandas. De acordo com as novas exigências de saúde e segurança apresentadas na semana passada, o distanciamento social estrito não será mais exigido, e as restrições da mistura de turmas e grupos de alunos diferentes serão reduzidas. Além disso, os alunos da mesma turma poderão compartilhar brinquedos, livros e outros materiais.

Os alunos com mais de 11 anos de idade deverão usar máscaras em ambientes internos e externos, e também entre uma aula e outra. Os funcionários e professores do ensino fundamental ao médio precisarão usar máscaras em situações em que a distância de pelo menos um metro não possa ser garantida, especialmente em áreas comuns, como a sala dos professores.

O que podemos aprender com a reabertura das escolas na

A capacidade de alunos e professores de cumprir esses requisitos de saúde e segurança pode ter um papel fundamental para evitar um pico de casos de coronavírus com a volta às aulas. Por exemplo, quando as escolas foram reabertas em Israel em maio, o uso de máscaras era obrigatório para os alunos a partir da quarta série. Além disso, as janelas ficavam abertas para facilitar a ventilação, e os alunos mantinham uma distância de aproximadamente 2 metros um do outro.

No entanto, em muitas escolas, ficou claro que o distanciamento físico era inviável. Além disso, houve uma onda de calor, e manter as janelas abertas também passou a ser praticamente impossível. O governo também aboliu a exigência do uso de máscaras. Em pouco tempo, os casos de coronavírus começaram a aumentar muito. Ao final do ano escolar em junho, 977 alunos e professores estavam com coronavírus, e o Ministério da Educação de Israel precisou fechar 240 escolas e colocar 22.520 alunos e professores em quarentena, de acordo com o The New York Times

Nenhum outro país “deveria seguir o nosso exemplo”, disse Eli Waxman, professor do Weizmann Institute of Science e presidente da equipe de consultoria do Conselho Nacional de Segurança de Israel sobre a pandemia, em uma entrevista ao Times. “Foi um fracasso total”.

Nos Estados Unidos, circularam fotos de alunos conversando nos corredores das escolas sem nenhum distanciamento nem máscaras, sugerindo que alguns distritos escolares não aprenderam nada com a experiência de Israel.

Uma questão importante em relação à abertura das escolas é o nível de suscetibilidade dos jovens ao coronavírus e a probabilidade de contágio dos adultos, incluindo professores, pais e outras pessoas. 

Ainda não está claro como o coronavírus afeta as pessoas mais jovens. Alguns estudos sugerem que as crianças têm menos chances de ter sintomas mais graves da doença e talvez tenham menos probabilidade de transmiti-la, mas as evidências não são conclusivas.

Nesta semana, um novo estudo da Organização de Saúde Pública da Inglaterra concluiu que os jovens com menos de 16 anos representavam apenas 1% dos casos de coronavírus no país, sugerindo que “as crianças não são as protagonistas da pandemia”. 

Outro estudo, que será apresentado nas próximas semanas, concluiu que os contágios entre os alunos são impulsionados pela alta prevalência do coronavírus na comunidade, não o contrário.

“Até agora, as evidências indicam que as escolas não são um fator importante para o contágio de coronavírus na comunidade”, explicou Viv Bennett, diretora de Enfermagem do Órgão de Saúde Pública da Inglaterra ao The Guardian.

Crianças no primeiro dia de aula do ano escolar na escola primária GuthsMuths, em Berlim, no dia 10 de...
Crianças no primeiro dia de aula do ano escolar na escola primária GuthsMuths, em Berlim, no dia 10 de agosto.
Os requisitos de segurança nas escolas alemãs incluem manter as janelas abertas para facilitar a ventilação.

Essa conclusão é a mesma de uma pesquisa publicada no mês passado pela iniciativa DELVE da Royal Society, um grupo de cientistas que compilam dados sobre a pandemia no Reino Unido e outros países, que também concluiu que até agora as escolas tiveram um papel limitado na disseminação do vírus. Essas constatações poderiam sustentar os planos do governo de reabrir as escolas.

Ainda assim, os autores da pesquisa observam que ainda há muitos fatos desconhecidos sobre como o coronavírus afeta as pessoas mais jovens, e é difícil chegar a uma conclusão sobre as medidas de segurança mais eficazes. 

“É uma situação nova para as escolas, e é essencial aprender com outros países como fazer uma reabertura segura com todos os alunos”, afirma o relatório. “No entanto, ainda há poucas evidências claras sobre medidas eficazes”.

No fim das contas, de acordo com Devi Sridhar, membro do grupo DELVE, professor e chefe do setor de saúde pública global na Universidade de Edimburgo, a melhor maneira de evitar a disseminação do coronavírus nas escolas é garantir que os níveis de contágio na comunidade sejam baixos.

“A forma mais segura de abrir as escolas é manter o nível de transmissão na comunidade extremamente baixo”, conta Sridhar ao Telegraph.

“As escolas funcionam nas comunidades, por isso, afirmo que a medida mais segura é garantir que o vírus nem sequer chegue às escolas”.

HuffPostbrasil

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Segurança Pública6 horas ago

INSS alerta beneficiários sobre golpe da prova de vida; saiba se proteger

ECONOMIA6 horas ago

Carnes, café e açúcar devem pressionar inflação de alimentos em 2025

Esporte6 horas ago

Gabriel Medina sofre lesão no ombro e perde temporada 2025 do circuito mundial de surfe

ENTRETENIMENTO6 horas ago

Três signos que vão (finalmente) assumir as rédeas do próprio destino

Judiciário6 horas ago

Moraes manda Bolsonaro comprovar que foi convidado para a posse de Trump

ECONOMIA6 horas ago

Veja como fica o desconto do INSS no seu salário em 2025

Politíca1 dia ago

Cabo Gilberto Silva e a comitiva brasileira na posse de Donald Trump: uma postura ética e de compromisso com o Brasil

Politíca1 dia ago

Deputado Cabo Gilberto critica veto de Lula a projeto que beneficiaria crianças com microcefalia

Internacional2 dias ago

Descubra o único país com a Bíblia em sua bandeira

Politíca2 dias ago

Federação Republicanos, União Brasil e PP: os bastidores polêmicos do poder no Brasil

Segurança Pública2 dias ago

Detento “vomita” celulares e cabo USB em presídio; VEJA

CIDADE2 dias ago

Em pleno momento de emergência, Câmara de Curral de Cima acaba de aprovar projeto que cria coordenadoria

Nacional2 dias ago

Lula revolta famílias ao vetar pensão para microencefálicos

Nacional2 dias ago

Nikolas sobre Lula: “Pedido de impeachment tá na gaveta”

Nacional2 dias ago

Brasil exporta 20 mil frascos de spray de pimenta para a Venezuela antes das eleições contestadas de Maduro

Judiciário2 dias ago

STF rejeita ação do PDT contra aumento da taxa básica de juros pelo Banco Central

ENTRETENIMENTO2 dias ago

Sobremesa gelada de leite Ninho

ECONOMIA2 dias ago

As principais mudanças da Receita Federal em 2025: o que você precisa saber e como se preparar

Judiciário2 dias ago

Decisões de Dino sobre emendas parlamentares fortalecem presidencialismo

CIDADE2 dias ago

Saneamento em 2024 e 2025: muitos avanços, desafios mais ainda

Judiciário2 dias ago

MPTCU pede investigação sobre supersalários de magistrados

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

Lei institui política de valorização do pequi e outros frutos do Cerrado

Internacional2 dias ago

“Há uma ditadura na Venezuela”, diz Human Rights Watch

Internacional2 dias ago

Incêndios na Califórnia chegam a 3° dia ampliando destruição

Internacional2 dias ago

Deputados nos EUA querem sancionar TPI por causa de Israel

Nacional2 dias ago

Trump: Bolsonaro envia documentos ao STF e pede passaporte para posse

ECONOMIA2 dias ago

Carta de Galípolo a Haddad: O que há por trás do não cumprimento da meta de inflação em 2024?

Politíca2 dias ago

Cícero Lucena destaca aperfeiçoamento do TCE-PB durante posse do novo presidente da Corte

Saúde2 dias ago

Ministério da Saúde vai enviar mais 26 mil frascos de insulina humana para apoiar estados

ECONOMIA2 dias ago

Confira os valores da tabela do imposto de renda atualizada de 2025

ENTRETENIMENTO10 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

Judiciário2 meses ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

Internacional6 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

ENTRETENIMENTO8 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Judiciário8 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO10 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

CONCURSO E EMPREGO2 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO8 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

Esporte8 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO2 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

ENTRETENIMENTO7 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA6 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO2 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública3 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde2 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde2 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Educação & Cultura2 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Internacional2 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

Nacional6 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

CIDADE8 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Saúde2 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Internacional8 meses ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

Saúde2 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Saúde2 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 dias ago

PESQUISA VISA DIMINUIR TEMPO DE PRODUÇÃO DE MUDAS DE ABACAXI

ENTRETENIMENTO5 dias ago

VEJA COMO PLANTAR FLORES PARA SOL NO JARDIM

Saúde5 dias ago

CASOS DE DEMÊNCIA DEVEM TRIPLICAR ATÉ 2050 NO BRASIL

ECONOMIA5 dias ago

RECEITA FEDERAL VAI MONITORAR DADOS DO CARTÃO DE CRÉDITO E PIX

ENTRETENIMENTO5 dias ago

O BILIONÁRIO QUE DOOU SUA FORTUNA DE US$ 3 BILHÕES

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 dias ago

OS AVANÇOS E RETROCESSOS EM UM ANO DE EXTREMOS

AGRICULTURA & PECUÁRIA5 dias ago

2 MIL MUDAS PLANTADAS POR VOLUNTÁRIOS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 dias ago

A ILHA QUE PODE DESVENDAR O MISTÉRIO DA ANOMALIA MAGNÉTICA SOBRE O BRASIL

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 dias ago

CARROS VOADORES PODEM SE TORNAR REALIDADE NA CHINA

Saúde6 dias ago

TECNOLOGIA DO CORAÇÃO ARTIFICIAL SALVA VIDAS E É OFERECIDA PELO SUS

ECONOMIA6 dias ago

NOVO SALÁRIO MÍNIMO IMPULSIONARÁ ECONOMIA EM 125 BILHÕES

ENTRETENIMENTO6 dias ago

VEJA COMO PLANTAR FLORES PARA SOL NO JARDIM

Internacional2 semanas ago

DECLARAÇÕES DE TRUMP CAUSAM IMPACTOS INTERNACIONAIS ANTES DE COMEÇAR MANDATO

Saúde2 semanas ago

ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS ACELERAM O ENVELHECIMENTO PRECOCE

Internacional2 semanas ago

O TSUNAMI MAIS MORTAL DA HISTÓRIA

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

15 PLANTAS PEQUENAS QUE FAZEM UMA GRANDE DIFERENÇA EM CASA

Educação & Cultura2 semanas ago

37,5% DAS ESCOLAS NAS CAPITAIS BRASILEIRAS NÃO TÊM ÁREAS VERDES

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

CUIDADO COM ANIMAIS NA ALTA FLORESTA

Educação & Cultura3 semanas ago

DE ESTUDANTE DE PAÍS POBRE A BILIONÁRIO DO DUOLING

Saúde3 semanas ago

EXPECTATIVA É ENTREGAR 100 MILHÕES DE DOSES DE VACINA CONTRA DENGUE EM TRÊS ANOS

Internacional3 semanas ago

A ISLÂNDIA É O MELHOR PAÍS PARA MULHERES?

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

MELHORA NOS ÍNDICES DE EMPREGO BENEFICIAM PESSOAS ENTRE 50 E 59 ANOS

Internacional3 semanas ago

COMO A CHINA RESPONDERÁ À POLÍTICA DE TARIFAS DE TRUMP?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

BATERIAS DE CARROS ELÉTRICOS PODEM SER REAPROVEITADAS

Internacional3 semanas ago

ISRAEL, RÚSSIA, EUA: QUEM GANHA COM A QUEDA DE ASSAD?

ECONOMIA3 semanas ago

COMO CALCULAR O PREÇO DE VENDA DE PRODUTO E SERVIÇO CORRETAMENTE?

Segurança Pública3 semanas ago

DRONES COM SENSORES DE CALOR VIRAM ALIADOS DO CORPO DE BOMBEIROS

ENTRETENIMENTO4 semanas ago

CAVERNA DO DRAGÃO: O EPISÓDIO PERDIDO

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 mês ago

PROJETO INSTALA COLMEIAS EM ALDEIAS INDÍGENAS

Internacional1 mês ago

GELO DO ÁRTICO PODE DERRETER BEM ANTES DO QUE IMAGINÁVAMOS

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br