Connect with us

Judiciário

Como fazer parar ligações indesejadas de empresas

Graças a serviços criados para proteger sua intimidade, sua privacidade e seus direitos de consumidor, é possível fazer parar o spam telefônico em menos tempo do que se imagina. Leia o artigo e veja como fazer

Vem a primeira ligação, oferece um serviço, a proposta comercial é ouvida, há uma recusa (educada ou não, pouco importa), o atendente registra, a ligação se encerra. No mesmo dia, às vezes com poucas horas de intervalo, outra ligação apresenta a mesma proposta que já havia sido recusada; nova recusa é apresentada, outro atendente afirma ter registrado a recusa. Pouco tempo depois, uma terceira ligação apresenta novamente a proposta; ainda outra recusa é apresentada, questiona-se o fato de já ter havido duas recusas registradas, o atendente diz que “foi gente de outra central”, registra novamente a recusa, e desliga. Mas de nada adianta, porque uma quarta ligação, com atendente diferente, apresenta mais uma vez a mesma proposta; questionado sobre o registro das três recusas anteriores, novamente o atendente diz que “foi gente de outra central”, registra pela quarta vez a recusa, e desliga. Ocorre que é recebida ainda uma quinta ligação com a mesma proposta, uma sexta, uma sétima, uma oitava… há quem receba trinta, quarenta, oitenta, cento e poucas ligações com a mesma proposta.

Quem nunca passou por isso? Que fazer para botar um ponto final neste abuso?

Não faz muito tempo, publiquei aqui mesmo no site dois artigos sobre ligações abusivas de cobrança, um para quem tem dívidas em aberto (clique aqui para ler) e outro para quem não tem dívida alguma (clique aqui para ler). Mas existem, infelizmente, muitas formas de spam telefônico e ligações indevidas além das cobranças abusivas, e os dois artigos anteriores não apresentam soluções para todos os casos. Usando o mesmo método, encontrei solução parecida, que pode ser útil também contra este tipo de ligação.

Tenha em mente que você precisa provar a existência das ligações abusivas. Escrevi um artigo que ensina como fazer provas das ligações, então antes de prosseguir, passe lá e dê uma olhada (clique aqui para abrir o artigo em outra aba do navegador). Se já leu, vamos adiante, porque há dois caminhos para acabar com as ligações abusivas: um extrajudicial, e outro judicial.

O caminho extrajudicial

É possível, sim, resolver situações que envolvem ligações abusivas sem precisar recorrer à Justiça, ou mesmo a advogados. O custo, inclusive, pode reduzir-se ao custo do tempo que você dedicar a acessar as ferramentas e instrumentos extrajudiciais para resolver o problema.

Três caminhos se abrem: o cadastro no Não Me Perturbe, uma reclamação no Consumidor.gov.br, e um contato com o encarregado de dados.

Não Me Perturbe

A primeira coisa que você pode fazer é colocar seu (s) número (s) no serviço Não Me Perturbe (https://naomeperturbe.com.br).

De acordo com o próprio site:

O que é Não Me Perturbe?

É um cadastro para solicitar o bloqueio do recebimento de ligações relacionadas a ofertas de serviços de telecomunicações (telefone móvel, telefone fixo, TV por assinatura e Internet) das Prestadoras participantes e de operações de consignado (empréstimo consignado e cartão de crédito consignado) pelas Instituições Financeiras. O cadastro deve ser realizado no website, onde o cidadão deve informar o número de telefone para o qual deseja realizar o bloqueio de ligações, bem como a Prestadora e/ou Instituição Financeira para a qual não deseja receber chamadas. Dessa forma, tanto as Prestadoras quanto os Bancos não poderão realizar ofertas para esse telefone, a partir de 30 dias corridos da data de solicitação.

Em resumo: você acessa o site (https://naomeperturbe.com.br), faz um login e senha, acessa o sistema, cadastra os números de telefone que não devem mais receber ligações indesejadas, e em até 30 (trinta) dias as ligações param. Só isso!

Mas atenção: o cadastro no Não Me Perturbe foi criado pela vontade de empresas que aderiram a esse cadastro. Se a empresa que te abusa não houver aderido ao cadastro, não adianta esperar que ela pare com as ligações.

Passados os 30 (trinta) dias, se você voltar a receber ligações das empresas que aderiram ao sistema, você volta ao site, entra com seu login e senha, e faz uma reclamação informando o número que está te ligando, a que empresa ele está servindo, e a data e horário da ligação. Se quiser, você pode também apresentar uma narrativa curta explicando a situação. A resposta costuma vir em até 15 (quinze) dias, e informa quais providências foram tomadas. Mesmo se nenhuma providência for tomada, este registro é importante para provar que você sabe quais números estão te ligando, e qual empresa está fazendo a propaganda abusiva – o que pode ser útil se for necessário levar a questão à Justiça.

Cada reclamação apresentada no Não Me Perturbe é comunicada a você por e-mail, e cada nova comunicação serve como prova da reclamação realizada. Guarde todas essas mensagens de um jeito fácil de encontrar, porque você poderá precisar delas.

A maioria das ligações costuma parar com este cadastro. Mas pode ser que continuem. É necessário, então, tomar outra medida.

Consumidor.gov.br

Vamos dizer que já tenha sido feito cadastro no Não Me Perturbe, mas as ligações continuem sendo feitas depois dos 30 (trinta) dias. Existe outra possibilidade: fazer uma reclamação no site Consumidor.gov.br (https://consumidor.gov.br/).

De acordo com o próprio site:

O Consumidor.gov.br é um serviço público que permite a interlocução direta entre consumidores e empresas para solução de conflitos de consumo pela internet.

Monitorada pela Secretaria Nacional do Consumidor – Senacon – do Ministério da Justiça, Procons, Defensorias, Ministérios Públicos e também por toda a sociedade, esta ferramenta possibilita a resolução de conflitos de consumo de forma rápida e desburocratizada: atualmente, 80% das reclamações registradas no Consumidor.gov.br são solucionadas pelas empresas, que respondem as demandas dos consumidores em um prazo médio de 7 dias.

Você precisa criar um login e senha usando seu CPF; com isso, você acessa o sistema, e pode apresentar reclamações contra qualquer das empresas que aderiram ao cadastro (clique neste link externo para ver quais são).

Cada uma das reclamações gera um número de protocolo, e a cada novo passo você recebe um e-mail te pedindo para acessar o sistema e fazer algo a respeito. Guarde esse número e esses e-mails, pois podem ser úteis.

São comuns os casos de propaganda telefônica abusiva encerrada somente com uma reclamação neste serviço. Mesmo se as ligações abusivas não pararem, vale a mesma observação: este registro é importante para provar que você sabe quais números estão te ligando, e qual empresa está fazendo a propaganda abusiva.

É muito difícil que as ligações continuem se já se chegou a este ponto. Mas pode ser que continuem. Você tem, ainda, um último recurso.

Encarregados de proteção de dados (EPD)

Vamos dizer que você tenha tentado o Não Me Perturbe e o Consumidor.gov.br, e as ligações continuam. Você ainda tem um último recurso: entrar em contato com os encarregados de proteção de dados das empresas solicitando bloqueio ou oposição ao tratamento de dados, ou exclusão de seus dados do banco de dados. O contato com um encarregado de dados é uma das últimas medidas antes de judicializar a questão.

De acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD (clique neste link externo se quiser conhecer o texto integral), o encarregado de proteção de dados (EPD) é a “pessoa indicada pelo controlador e operador para atuar como canal de comunicação entre o controlador, os titulares dos dados e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD)” (LGPD, art. 5º, VIII).

Qualquer controlador – ou seja, a empresa beneficiada pelas ligações abusivas – está obrigado pela lei a indicar um encarregado de proteção de dados (LGPD, art. 41), cuja identidade e informações de contato “deverão ser divulgadas publicamente, de forma clara e objetiva, preferencialmente no sítio eletrônico do controlador” (LGPD, art. 41, § 1º).

E o que faz um encarregado de dados (EPD)?

  • aceita reclamações e comunicações dos titulares (LGPD, art. 41, § 2º, I);
  • presta esclarecimentos aos titulares (LGPD, art. 41, § 2º, I);
  • adota providências para assegurar o exercício de direitos dos titulares (LGPD, art. 41, § 2º, I).

Como contatar o encarregado de proteção de dados (EPD)

Os meios de contato com encarregados de dados estão, geralmente, numa página do site da empresa, chamada “Política de Privacidade”.

Nessa página é possível encontrar, além de uma descrição completa das formas de tratamento de dados pela empresa (incluindo seu telefone), várias formas de contato com o encarregado de proteção de dados (EPD): um e-mail, um telefone, um formulário de contato ou um link para uma ferramenta de atendimento às solicitações de titulares.

Essa página pode ter nomes como “Seus Dados”, “Como usamos seus dados”, “Política de dados”, “Privacidade e segurança”, “Segurança e privacidade”, “Centro de privacidade”, “Portal da privacidade” e outros. O que importa é que essa página exista.

Essa página pode estar “escondida” no rodapé do site, ou pode estar dentro de outra página. Uma das melhores formas de encontrá-la é pesquisar na internet pelo nome da empresa junto com a palavra “privacidade”.

O que pedir ao encarregado de proteção de dados (EPD)

Depois de encontrar os meios de contato com o encarregado de dados, é preciso usar esses meios de contato para explicar o caso com o máximo possível de detalhes, e pedir alguma das seguintes solicitações:

  • Bloqueio ao tratamento: se vocẽ é cliente da empresa, e quer somente parar de receber as ligações por algum tempo. Se quiser, diga por quanto tempo você quer parar de receber as ligações.
  • Oposição ao tratamento: se você é cliente da empresa, e não quer receber ligações com propostas comerciais.
  • Revogação de consentimento: se você é cliente da empresa, concordou em algum momento com o recebimento de propostas, promoções etc., mas mudou de ideia e quer parar de receber novos contatos;
  • Confirmação de tratamento e Exclusão de dados do cadastro: se você não é cliente da empresa, recebe muitas ligações dela, e quer fazer parar as ligações, é preciso primeiro confirmar quais dados seus estão em posse da empresa e, depois, excluí-los do cadastro (não esqueça de pedir provas de que esses dados foram realmente excluídos – o encarregado saberá o que fazer).

O caminho judicial

O caminho percorrido até aqui é importante porque, na maioria dos casos, basta o cadastro no Não Me Perturbe, a reclamação no Consumidor.gov.br ou o contato com o encarregado de proteção de dados para fazer as ligações pararem.

Entretanto, se você já passou por qualquer desses caminhos, mas as ligações continuam, o que resta é levar o caso à Justiça.

O caminho é um só: abrir uma queixa em juizado especial do consumidor.

Juizado especial do consumidor

Os juizados são instâncias de fácil acesso, pois não é necessário advogado para registrar uma queixa.

Só é preciso ter cuidado com as provas. Não basta, somente, registrar a queixa; é preciso apresentar provas mínimas que justifiquem uma decisão a seu favor. Em processos judiciais que tratam de ligações abusivas, as empresas costumam inclusive ganhar se não há prova da existência das ligações e de seu caráter abusivo. Ganham, inclusive, quando fica provado um grande número de ligações, mas quando não foi possível relacionar essas ligações com alguma oferta da empresa.

A esta altura, entretanto, você já tem um conjunto bem robusto de provas demonstrando a existência de ligações abusivas:

  • Todos os procedimentos de produção de prova da existência das ligações abusivas, que detalhei num artigo (clique aqui para abrir em outra aba);
  • O cadastro no Não Me Perturbe, e o registro de cada uma das ligações recebidas depois de efetivado o cadastro;
  • A reclamação (ou reclamações) no Consumidor.gov.br, os números de protocolo e os resultados de cada uma delas.

Com tudo isso em mãos, vocẽ vai até um juizado e presta uma queixa. Antes de ir, faça um resumo dos fatos, e apresente esse resumo ao registrar sua queixa. O resumo pode, inclusive, ser usado como base para a própria queixa.

O que pedir no juizado?

O que você não pode abrir mão de pedir ao registrar a queixa:

  • Que a empresa encerre imediatamente as ligações para você;
  • Que a empresa seja obrigada a apresentar, detalhadamente, quais dados seus estão sendo tratados por ela (telefone? CPF? escore de crédito? quem sabe?);
  • Se você quiser continuar a manter relações com a empresa, que ela seja obrigada a não fazer mais qualquer ligação com oferta de produtos para você;
  • Se você nunca foi cliente da empresa, que ela exclua todos os dados seus que estejam sendo tratados por ela;
  • Que a empresa seja obrigada a pagar multa (digamos, de R$ 300,00) por cada nova ligação depois de ser obrigada a encerrar as ligações indesejadas;
  • Que, por causa do tempo que vocẽ precisou tirar de seu trabalho, lazer, estudo etc. para resolver a questão e do desgaste psicológico a que você não deu causa, a empresa seja condenada a pagar indenização por danos morais.

Precisa de advogado para registrar queixa em juizado?

Num juizado, o trabalho de um advogado é opcional, mas você pode contratar os serviços de advogado para garantir uma melhor apresentação de seu problema ao juiz.

Conclusão

É possível, sim, acabar com a praga das ligações telefônicas indesejadas. Para isso, pode-se contar, claro, com a ação do Poder Público, mas é importante que cada cidadão também tome suas providências.

Meios, como visto, existem.

Resta usá-los.

Manoel Nascimento, Advogado

Manoel Nascimento – Advogado, mestre em Arquitetura e Urbanismo, consultor em proteção de dados

Trabalho desde 2006 com Direito Urbanístico e Imobiliário, Direito Digital e de Internet, Direito do Consumidor, Direito Administrativo e Direito Civil (propriedade). Tenho larga experiência com conflitos fundiários urbanos, direito à moradia, direito à cidade, participação popular no planejamento urbano e regularização fundiária, e atuação como consultor jurídico em segurança e privacidade digitais, adequação de organizações à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e treinamento de equipes em uso seguro de computadores e celulares. Interesso-me, igualmente, pelas interfaces entre smart cities, smart homes e o direito à privacidade.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

CIDADE8 horas ago

Nilvan Ferreira participa de café da manhã com moradores de Cicerolândia

ESTADO9 horas ago

Em Pombal, João Azevêdo preside audiência do Orçamento Democrático e população elege prioridades de investimentos

Segurança Pública9 horas ago

Ação integrada prende em Alhandra suspeitos de praticar homicídio em bairro da Capital

Saúde9 horas ago

”Feira de Serviços: Aqui Tem Mais Saúde” oferta consultas médicas e serviços para a população de Pombal e região

ESTADO9 horas ago

Em Catolé do Rocha: Vice-governador visita cooperativa de produtores de leite e destaca investimentos do Governo na agricultura familiar

Esporte9 horas ago

Sejer comemora primeiro ano do ‘Natação no Mar’ e projeto alcança 6.500 atendimentos mensais

Judiciário9 horas ago

STF mantém prisões preventivas após a realização das audiências de custódia

ESTADO9 horas ago

João Azevêdo entrega creche, tomógrafo e inspeciona obras de educação e infraestrutura rodoviária em São Bento e Pombal 

Politíca9 horas ago

Murilo Galdino participa de cavalgada no município de Passagem e elogia tradição nordestina

Segurança Pública9 horas ago

Polícia Militar prende três suspeitos por porte ilegal de arma de fogo e tráfico de entorpecentes em Cabedelo

Segurança Pública9 horas ago

Polícia Militar prende suspeito e apreende três armas de fogo em ações na capital

Saúde9 horas ago

Central de Transplantes da Paraíba encerra maio com cinco doações de múltiplos órgãos

CIDADE9 horas ago

Prefeitura abre mês de junho com o ‘Lá vem o Festival do Milho’ na Cecaf

Judiciário9 horas ago

A entrada do Brasil na OCDE é imperiosa necessidade

ESTADO9 horas ago

Paraíba teve 103,3 mil contratos negociados na Faixa 1 do Desenrola por meio do site do programa

CIDADE9 horas ago

Ronaldo Cunha Lima se engaja ao lado de lideranças para o retorno do Conjunto IPEP a Campina: “Desejo da maioria da população”

ECONOMIA1 dia ago

Correios colocam balancete econômico sob sigilo para esconder prejuízo de R$ 800 milhões

CIDADE2 dias ago

Câmara promulga Lei do vereador Olimpio Oliveira autorizando a criação de subprefeituras para diversos bairros, dentre eles as Malvinas e o Aluízio Campos

ECONOMIA2 dias ago

Dívida Pública Federal sobe 0,99% em abril, para 6,7 trilhões, diz Tesouro

ECONOMIA2 dias ago

Conheça diversos benefícios secretos do CadÚnico que podem gerar renda EXTRA!

ECONOMIA2 dias ago

Bolsa trabalho libera pagamento de R$ 540 via caixa tem! Confira

Esporte2 dias ago

Fluminense derrota Alianza Lima por 3 a 2 de virada na Libertadores

Esporte2 dias ago

Paulo Borrachinha ressalta importância de aumentar número de lutas no UFC

Esporte2 dias ago

Brasil emplaca 6ª vitória seguida na Liga das Nações ao bater Holanda

Esporte2 dias ago

Djokovic sobe o nível e impressiona rumo à terceira rodada em Roland Garros

Esporte2 dias ago

Primeiro ponto e primeira vitória em Mônaco: a parceria de Vasseur e Leclerc na F1

Esporte2 dias ago

Dalton elogia evolução ofensiva do Botafogo-PB e quer atenção com o Athletic

Nacional2 dias ago

SEM MANDATO: Bolsonaro tem mais vitórias no Congresso do que Lula na atual presidência

Nacional2 dias ago

Após corte no orçamento, agências preveem apagão

Nacional2 dias ago

Em feira da diversidade, ministro diz que quer país sem “medo de amar”

Internacional11 meses ago

Cidade alemã passa a distribuir gratuitamente filtro solar

Internacional12 meses ago

IMPRESSIONANTE – GOVERNO CANADENSE ADMITE: “Os não vacinados estavam certos sobre as vacinas de mRNA”

ENTRETENIMENTO11 meses ago

Exorcista: filme “Nefarious” é “o melhor já produzido” sobre possessão demoníaca

ENTRETENIMENTO10 meses ago

JIBÓIA

AGRICULTURA & PECUÁRIA5 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional5 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO5 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Nacional10 meses ago

CNS reconhece religiões afro como complementares ao SUS

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

ECONOMIA5 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Internacional5 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

AGRICULTURA & PECUÁRIA5 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

CIDADE5 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

Saúde5 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional5 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Judiciário9 meses ago

Informativo destaca não exigência de provas para fixação de indenização mínima por danos morais

Judiciário8 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

ENTRETENIMENTO5 meses ago

HORTÊNSIAS

Educação & Cultura5 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional5 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional12 meses ago

Relator lê parecer sobre indicação de Cristiano Zanin ao STF; sabatina está marcada para 21 de junho

Educação & Cultura11 meses ago

Novo ensino médio precisa levar em conta realidade de alunos e municípios, aponta debate

Nacional5 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ECONOMIA12 meses ago

Por unanimidade, TCU aprova contas do governo Bolsonaro

ENTRETENIMENTO5 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Educação & Cultura12 meses ago

EXCLUSIVO: Gilson Souto Maior lança em julho ‘História da Imprensa na Paraíba’

Internacional2 meses ago

China

Judiciário3 semanas ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

CIDADE12 meses ago

Em parceria com Prefeitura de Campina Grande, Energisa entregou nova iluminação no Açude Velho

Educação & Cultura3 dias ago

Senado Aprova: prorrogação do Plano Nacional de Educação

ENTRETENIMENTO3 dias ago

POLEMICA CIENTÍFICA: QUAIS FORAM OS PRIMEIROS MAMÍFEROS DA TERRA?

Saúde3 dias ago

CÉLULAS TRONCO

Internacional3 dias ago

VULCÃO NA ISLÂNDIA REGISTRA A QUINTA ERUPÇÃO DESDE DEZEMBRO DE 2023

ENTRETENIMENTO3 dias ago

RECEITA DO CURAU COM LEITE CONDENSADO

CONCURSO E EMPREGO3 dias ago

TAXA DE DESEMPREGO NO BRASIL FICA EM 7,5% EM ABRIL

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 dias ago

O CULTIVO DE ALGAS: UM SETOR PROMISSOR QUE PODE AJUDAR A REGENERAR OS OCEANOS

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 dias ago

MUSEU DO CARRAPATO – VOCÊ SABE O QUE É?

ENTRETENIMENTO4 dias ago

EXTRAÇÃO DE MEL NA FLORESTA AMAZÔNICA

ENTRETENIMENTO4 dias ago

ROSCA COALHADA ASSADA NA FOLHA DE BANANEIRA

Saúde4 dias ago

CANCELAMENTO DE PLANOS DE SAÚDE DE FORMA UNILATERAL REVOLTAM POPULAÇÃO

Internacional5 dias ago

NA ALEMANHA, ROBÔ VAI À ESCOLA NO LUGAR DE MENINO DOENTE

CONCURSO E EMPREGO5 dias ago

TRABALHADORES POR APLICATIVO TRABALHAM MUITO E GANHAM POUCO

Saúde5 dias ago

O QUE SÃO CUIDADOS PALIATIVOS? MEDIDA VAI AMPLIAR TRATAMENTOS PELO SUS

Segurança Pública5 dias ago

NITAZENOS: NOVA DROGA PREOCUPA AUTORIDADES BRASILEIRAS

Educação & Cultura5 dias ago

COMO A INJUSTIÇA CLIMÁTICA ESCANCARA E APROFUNDA ABISMO SOCIAL

CONCURSO E EMPREGO5 dias ago

Primeiro emprego: entenda o projeto que retorna para análise do Senado

CONCURSO E EMPREGO6 dias ago

ENEM DOS CONCURSOS: GOVERNO FEDERAL DEFINE PROVA PARA 18 DE AGOSTO

Saúde6 dias ago

COVID: 88% DA POPULAÇÃO TOMOU DUAS DOSES DA VACINA CONTRA A DOENÇA

Internacional6 dias ago

BRASIL E CHINA: 50 ANOS DE RELAÇÕES ENTRE OS PAÍSES

ENTRETENIMENTO6 dias ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 dias ago

NO DIVÃ COM IA: OS JOVENS QUE FAZEM TERAPIA COM BOTS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Internacional2 semanas ago

EVENTO EM XANGAI AJUDA A ESTREITAR INVESTIMENTOS ENTRE BRASIL E CHINA

Saúde2 semanas ago

COVID-19: VÍRUS SEGUE MORTAL E REFORÇA A IMPORTÂNCIA DA PREVENÇÃO

Judiciário2 semanas ago

O NÚMERO DE JOVENS QUE DESEJAM VOTAR NAS ELEIÇÕES AUMENTA CONFORME O TSE

ECONOMIA2 semanas ago

‘QUANDO ALGUÉM CONTROLA O DINHEIRO NA RELAÇÃO, CONTROLA A RELAÇÃO PROFUNDAMENTE’

Nacional2 semanas ago

INUNDAÇÕES NO RS: O DESASTRE QUE MAIS ABALARÁ A ECONOMIA BRASILEIRA

Educação & Cultura2 semanas ago

Senado Discute: incentivo a bibliotecas públicas e escolares

Saúde2 semanas ago

ALERGIA ALIMENTAR: PROBLEMA AFETA 4 MILHÕES DE ADULTOS NO BRASIL

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

8 COISAS QUE PODEM MELHORAR SEU HUMOR E QUE NÃO ENVOLVEM DIETA OU EXERCÍCIO

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br