Connect with us

Internacional

O destino das estudantes afegãs sob o regime talibã

Dependência de verbas do exterior pode contribuir para moderar a misoginia do novo governo afegão. Mas essência do Talibã não mudou, e entraves devem tornar educação um desafio para as meninas e mulheres no país

Futuro da educação das meninas é incerto num Afeganistão sob o Talibã

“As escolas secundárias serão abertas o quanto antes para mulheres a partir de 12 anos”, anunciou o Talibã nesta terça-feira (21/09). Na semana passada, o Talibã ordenou que os professores e alunos do sexo masculino voltassem às escolas secundárias. Professoras e alunas não foram mencionadas. O resultado foi uma crítica violenta na mídia internacional. Confusão adicional foi causada por notícias conflitantes sobre o fechamento de escolas secundárias para meninas.

“O Talibã está dividido e atualmente não tem uma posição unificada, especialmente no que diz respeito aos direitos das mulheres”, diz a ativista Kobra Balooch em conversa por telefone com a DW, diretamente do Afeganistão. “A ala mais radical do Talibã determina algo hoje; logo depois, a ala mais pragmática nega e corrige. É por isso que diferentes partes do Afeganistão atualmente têm regras diferentes, dependendo de quem está no comando na região.”

Balooch dá como exemplo a província de Balkh, no norte do Afeganistão. “Lá, as escolas secundárias para meninas foram abertas na semana passada”, informa a ativista.

As duas faces do Talibã

Até o Talibã tomar o poder em meados de agosto, Balooch trabalhava para uma organização não governamental. Ela atuava na coordenação de grupos da sociedade civil e pelos direitos das mulheres. Muitos de seus colegas deixaram o país com medo do Talibã. Ela está convencida de que o trabalho que ela e outros ativistas fizeram ao longo de muitos anos mudou a sociedade de forma sustentável.

“Há coisas que não podem mais ser tiradas de nós. Por exemplo, educação para meninas e mulheres. Se elas fossem excluídas da educação, isso incomodaria demais muitos afegãos. Acho que parte do Talibã está atualmente evitando provocações e confrontos desnecessários. Eles querem obter o reconhecimento da comunidade mundial e receber ajuda financeira. Mas, essencialmente, o Talibã não mudou. Eles ainda rejeitam qualquer participação das mulheres na vida pública.”

“Virtude” em vez de direitos das mulheres

Após retomarem o poder no Afeganistão em meados de agosto, os islâmicos radicais apresentaram seu governo interino há duas semanas – sem a participação de mulheres. Funcionárias do sexo feminino foram mandadas para casa. O Ministério da Mulher foi abolido.

Em vez disso, agora existe um “Ministério das Virtudes”. Durante o primeiro regime talibã entre 1996 e 2001, essa agência era responsável, entre outras coisas, por açoitar mulheres. Em geral, as mulheres ficaram praticamente banidas da vida pública no Afeganistão naquela época. Só podiam sair de casa na companhia de parentes homens. Se uma mulher viajava sozinha, era ameaçada de levar chicotadas.

Sharia e segregação de gênero

Assim que assumiu o poder, a nova liderança do Talibã anunciou inicialmente uma interpretação menos estrita da lei islâmica; afirmou que os direitos das mulheres também deveriam ser respeitados. O intuito do Talibã era sobretudo dar uma boa impressão aos países ocidentais, de cujo apoio financeiro os fundamentalistas islâmicos dependem.

Como resultado, as mulheres também devem poder estudar nas universidades do Afeganistão – embora em classes separadas dos homens. O sistema educacional deve seguir as regras da lei islâmica, a sharia. Se não for possível separar os sexos, as universidades devem primeiro estabelecer horários alternados de ensino ou garantir a separação nas salas de aula.

“No momento, teremos aula entre 13h e 16h. Nossos colegas homens usam as salas de aula pela manhã e no final da tarde”, conta a universitária Sahar Akbari, em entrevista à DW. A afegã de 25 anos está estudando jornalismo na Universidade de Cabul.

Protesto de mulheres no Afeganistão
Protesto de afegãs em Cabul contra restrições às mulheres determinadas pelo Talibã

Sem salário para mulheres

Nas disciplinas de humanas, a separação de alunos por sexo é trabalhosa e complicada, mas é possível. Em disciplinas de ciências naturais, onde o trabalho é feito em laboratório, ou em disciplinas de engenharia, onde há significativamente menos estudantes do sexo feminino, a separação se torna muito mais difícil. Muitas vão considerar realmente se devem continuar estudando.

“Não sei se um dia ainda vou poder ganhar algum dinheiro”, diz Sahar Akbari. “Não apenas como jornalista. Todas as funcionárias foram mandadas para casa! Aquelas que ainda podem trabalhar, como as médicas, não são pagas.”

O Talibã precisa urgentemente de dinheiro do exterior. Ativistas de direitos humanos e das mulheres reivindicam, por isso, que os países doadores condicionem os pagamentos a regras rígidas.

Miséria opressiva

Mas a capacidade de aumentar a pressão por meio de pagamentos condicionados tem certos limites, pois a necessidade no Afeganistão é grande. A economia do Afeganistão está em crise desde a retirada das tropas internacionais. Mesmo antes disso, o Afeganistão já era um dos países mais pobres do mundo. No ano passado, o Produto Interno Bruto (PIB) era de cerca de 20 bilhões de dólares. De acordo com o Banco Mundial, a ajuda financeira representava quase 43% disso.

Simone Pott, porta-voz da ONG alemã de ajuda ao desenvolvimento Welthungerhilfe, afirma que no início de setembro mais da metade dos 39 milhões de afegãos dependia de ajuda humanitária, comida, água potável, cuidados médicos e acomodação. Um em cada três afegãos passa fome. Uma prolongada seca se apoderou do país.

“É dever da comunidade internacional e dos países da região estabelecer relações diplomáticas com a nova liderança afegã”, disse nesta terça o porta-voz do Talibã, Sabiullah Mujahid.

Em seguida, ele apresentou outros membros do governo de transição afegão. O gabinete agora é um pouco mais inclusivo, incluindo representantes de minorias. Mas ainda não há mulheres entre eles.

“Estamos tentando fortalecer ainda mais o gabinete e, se Deus quiser, mulheres serão indicadas para determinados cargos nos setores necessários, e um dia iremos anunciá-las aqui”, afirmou Mujahid.

Segundo ativistas dos direitos das mulheres, é tarefa da comunidade internacional continuar a lembrar o Talibã de que o Afeganistão não tem futuro sem a participação das mulheres.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

ENTRETENIMENTO5 minutos ago

Tender Com Molho de Maracujá (Especial de Natal)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA10 minutos ago

Programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia traz colóquio com cientistas quânticos

Judiciário57 minutos ago

STJ e TST aprovam pagamento de benefício retroativo a ministros

Politíca1 hora ago

LÚCIA DE CHICA MOTTA: Candidata se elege vereadora em Patos usando nome de deputada

CIDADE1 hora ago

TCE encaminha à CGU e ao TCU contrato de R$ 11 milhões com empresa para gestão de saúde em Bayeux

CIDADE2 horas ago

O Drama dos Ribeirinhos de Cicerolândia: Uma Luta Pelo Rio Mamuaba

Segurança Pública3 horas ago

Agora é oficial: Marinha publica medidas de contenção e alteração exigidas pelo governo: morte ficta, 3.5%, reversão de pensão e idade limite para a reserva

CIDADE3 horas ago

Setramp e CGM recebem voto de aplauso da Câmara Municipal de João Pessoa

Segurança Pública15 horas ago

Território do Brasil está cercado por 28 bases militares: poderoso arsenal dos EUA, França e Reino Unido ameaçam a Amazônia e a soberania das Forças Armadas Brasileira

Segurança Pública15 horas ago

Regime disciplinar de policiais federais segue para sanção presidencial

Saúde15 horas ago

Veja os sinais e tratamento para a Clinomania

ENTRETENIMENTO15 horas ago

Novo filme de férias imperdível é a melhor adaptação de livro de todos os tempos

ENTRETENIMENTO16 horas ago

Veja os lançamentos do cinema em dezembro de 2024

CIÊNCIA & TECNOLOGIA16 horas ago

Instagram lança recurso para compartilhar localização

CONCURSO E EMPREGO16 horas ago

Empreendedores se inscrevem para programa ‘Eu Posso’ que oferece créditos de até R$ 15 mil

Educação & Cultura16 horas ago

Final do ano: como celebrar conquistas e engajar as famílias na Educação Infantil

Educação & Cultura16 horas ago

Alunos da Rede Municipal lançam livros com histórias infantis nesta quarta-feira

CONCURSO E EMPREGO16 horas ago

UFPB oferta 150 vagas para especialização gratuita em Gestão Pública na modalidade EaD

CONCURSO E EMPREGO16 horas ago

Prefeito em exercício celebra sucesso de parceria com Senac em projeto que está gerando emprego e aprendizado

Educação & Cultura16 horas ago

Livro sobre patrimônios de João Pessoa tem alunos da rede municipal como autores

Educação & Cultura16 horas ago

Pesquisa da UFPB na área de Materiais é uma das vencedoras de premiação da SBPMat

CIÊNCIA & TECNOLOGIA16 horas ago

Qualifica João Pessoa lança novos cursos online e gratuitos durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Educação & Cultura16 horas ago

Cícero Lucena trata da liberação de recursos do Governo Federal para João Pessoa na área da Educação

CIDADE17 horas ago

 Mais de meio milhão de piscinas olímpicas de esgoto sem tratamento serão despejadas no Nordeste até o final do ano

AGRICULTURA & PECUÁRIA17 horas ago

Pesquisa desenvolve amora-preta mais doce e de alto potencial de lucro

AGRICULTURA & PECUÁRIA17 horas ago

Projeto que amplia recursos para o seguro rural é aprovado

AGRICULTURA & PECUÁRIA17 horas ago

Café: Restrição na oferta sustenta preços

AGRICULTURA & PECUÁRIA17 horas ago

Projeção de déficit global de açúcar faz cotações subirem quase 2% no mercado internacional

Esporte17 horas ago

Flamengo e Fortaleza empatam e ficam distantes do título do Brasileirão

Esporte17 horas ago

Susto no UFC! Chinesa é levada às pressas para o hospital e revive casos chocantes após nocautes; relembre

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

ECONOMIA11 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional11 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional11 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE11 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde11 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional11 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura11 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional5 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional11 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Nacional11 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO6 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

Judiciário7 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO11 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

ENTRETENIMENTO9 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ESTADO12 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

ENTRETENIMENTO11 meses ago

HORTÊNSIAS

Esporte6 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO6 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO12 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO12 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO5 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ECONOMIA5 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA18 horas ago

COMO FUNCIONARÁ O PAGAMENTO VIA PIX PELO WHATSAPP

CIÊNCIA & TECNOLOGIA18 horas ago

STARTUP UTILIZA TECNOLOGIA DE SOM PARA FAZER OBJETOS LEVITAREM

ECONOMIA18 horas ago

ECONOMIA CIRCULAR

ENTRETENIMENTO18 horas ago

QUAIS AVES VISITAM UM AÇUDE NO PANTANAL?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA18 horas ago

BRASILEIROS MOSTRAM APOIO CRESCENTE AOS BIOCOMBUSTÍVEIS

Saúde1 semana ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde1 semana ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Educação & Cultura1 semana ago

A ERA DA IA NA EDUCAÇÃO

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

PEC QUE ALTERA JORNADA 6X1 LEVANTA DISCUSSÃO SOBRE TEMPO DEDICADO AO TRABALHO

ENTRETENIMENTO1 semana ago

DOGUE ALEMÃO: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE ADOTAR UM

Educação & Cultura2 semanas ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

Saúde2 semanas ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

TECIDO HUMANO NO ESPAÇO: PESQUISA DESVENDA O ENVELHECIMENTO

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO REPLANTAR SAMAMBAIA EM VASO PARA TER PLANTA SAUDÁVEL

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

O que é CLT?

Saúde2 semanas ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Internacional2 semanas ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Educação & Cultura2 semanas ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde2 semanas ago

NARCISISTAS, LIVRE-SE DELES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

PEQUENOS, COLORIDOS E MORTAIS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROBÔ INTELIGENTE DESMONTA PEÇAS DE LIXO ELETRÔNICO

ECONOMIA2 semanas ago

STARTUP NO NORDESTE POTENCIALIZA ECONOMIA CIRCULAR

Saúde2 semanas ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

TORTA DE MAMONA: UM SUPER ADUBO

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br