Connect with us

Nacional

Nova agenda regulatória da ANA: expectativas para o setor

Apesar da coerência do novo calendário, aderência às normas de referência ainda é palco para dúvidas

Recentemente, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) publicou nova versão da Agenda Regulatória referente ao calendário do chamado Eixo Temático 5, que trata das normas de referência para o setor do saneamento básico no período entre 2021 e 2023.

A adequação do cronograma se deu, em grande parte, em decorrência dos entraves para contratação de pessoal para estruturação da área e questões orçamentárias[1].

Independentemente de tais entraves, é possível atestar que a agência – ciente dos desafios – vêm lançando mão das ferramentas de participação popular (consultas e audiências públicas) e buscando elaborar robustas análises de impacto regulatório (AIR), com atenção especial às determinações da chamada Lei das Agências (Lei nº 13.848/2019).

Parece-nos que o caminho está absolutamente correto, tendo em vista a necessidade de avaliar as melhores práticas regulatórias, ouvir as entidades fiscalizatórias e garantir a elaboração de estudos técnicos e manuais específicos que irão afiançar o sucesso da regulação no futuro.

Ao todo, a agência prevê a publicação de 19 normas de referência e, de forma geral, o novo calendário aparenta ser mais factível, considerando a complexidade dos temas. Como exemplo, é possível citar o desmembramento das normas referentes à revisão tarifária e modelos tarifários e da norma de referência acerca do conteúdo mínimo dos contratos de programa e concessão (a primeira etapa irá discutir os aditivos aos contratos devido à necessidade de inclusão das metas de universalização, enquanto a segunda parte irá dispor sobre a padronização dos contratos de concessão).

Voltando aos fatos, tem-se que após um ano de promulgação do Novo Marco do Saneamento, somente uma norma de referência (Resolução ANA nº 79/2021 – Norma de Referência nº 01) foi publicada em 15 de junho deste ano, dispondo sobre o regime, estrutura e parâmetros da cobrança pela prestação do serviço público de manejo de resíduos sólidos urbanos, bem como os procedimentos e prazos de fixação, reajuste e revisões tarifárias.

Em 17 de outubro, foi encerrado o prazo para recebimento de contribuições no âmbito da consulta pública de uma das mais esperadas normas: padronização dos termos aditivos aos contratos de programa e de concessão para prestação dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário para incorporação das metas previstas no Art. 11-B da Lei nº 11.445/2007 (conforme modificada pela Lei nº 14.026/2020), com previsão para publicação até o final do ano de 2021. Durante o processo de elaboração da norma, a ANA levantou dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) com fulcro à elaboração de estudo para subsidiar a decisão da Diretoria Colegiada da ANA quanto à norma de referência.

O diagnóstico dos contratos de prestação de serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário é dramático, mas não surpreendente. A maioria dos contratos (tanto contratos de programa quanto os de concessão) não apresenta metas de universalização em suas cláusulas. Nessa linha, a Nota Técnica nº 03/2021 demonstrou também que a quantidade de contratos de programa sob gestão das CESBs é de 3.926, sendo bastante superior ao número de contratos de concessão (205). Ainda, mais de 2.000 contratos de programa possui vigência após 2033 – prazo limite para universalização dos serviços.

Outro ponto que irá requerer atenção no médio prazo será o nível de discricionariedade adotado pelas agências subnacionais, na linha do que dispõe o inciso IV, §3 do artigo 4º-A. Isto é, ainda não é possível prever de que maneira os entes reguladores irão observar as singularidades locais e regionais mediante a adoção de processos e métodos adequados, bem como de que forma irão conviver harmoniosamente as normas de referência nacional e a regulação local. Será, ainda, que a adoção de normas de referência vai ser efetivamente suficiente para suprir a lacuna de qualificação técnica e orçamentária de muitos municípios?

Ato contínuo, há de se preocupar com a leitura que será feita na ocorrência de inobservância às normas de referência pelos entes titulares e reguladores locais, uma vez que não foram previstas formas de modulação das consequências ou regime de transição específico. Apesar da clara obrigação de aderência às normas de referência, em particular pelo efeito do chamado spending power, nos parece equivocado interpretar objetivamente a aderência integral como condição para o recebimento de recursos federais[2].

Não foi ponderada, até o momento, sistemática para avaliação quanto ao empenho progressivo para implantação das normas de referência ou consideração de aspectos específicos e particulares de cada região (e.g. processo de capacitação de profissionais, dificuldades organizacionais, etc.). Se não mitigado, o risco pode ser de gerar o efeito contrário ao desejado: concentração de recursos nas regiões já estruturadas, mediante o recebimento pelos entes que menos necessitam, em detrimento de facilitar acesso de recursos aos entes federados que apresentam maiores dificuldades.

A própria história do setor de saneamento no Brasil nos ensina sobre a evolução do pacto federativo no país, demonstrando as dificuldades atinentes à gestão dos serviços públicos dadas as dimensões continentais do território e os profundos desequilíbrios socioeconômicos das regiões, como os entraves encontrados pelo próprio Planasa (Plano Nacional de Saneamento Básico). Assim, é necessário compreender a importância da aposta de se colocar a União, mediante as novas atribuições da ANA, como ferramenta essencial ao desenvolvimento do saneamento básico, tendo como modelo setores mais maduros do ponto de vista regulatório.

Por outro lado, diferentemente dos demais setores, o saneamento básico exigirá esforços em um ambiente institucionalmente complexo e que demanda maior envolvimento da União, Estados e municípios na construção perene de soluções lastreadas na cooperação. De maneira diversa das competências atribuídas às demais agências regulatórias, cabe à ANA a missão de determinar boas práticas no setor de saneamento e criar um sistema de governança regulatória.

De forma geral, o universo dos contratos atualmente em vigor reflete um cenário de insegurança jurídica que precisa ser superado para fornecer os necessários incentivos à entrada de novos players no mercado. O aprimoramento dos índices de cobertura e de qualidade dos serviços de saneamento no Brasil bem como a padronização dos instrumentos negociais perpassa o amadurecimento da sistemática de governança atualmente vigente e é inegável a relevância do papel da ANA para tanto.

[1] Quando da aprovação, em março de 2021, da Agenda Regulatória da Agência, a proposta foi aprovada com as seguintes condicionantes: (i) inserção de aproximadamente R$ 10 milhões na PLOA para as despesas e custos relacionados à atribuição regulatória do setor de saneamento; (ii) realização de concurso público para a ANA; e (iii) movimentação de pessoal para atender ao funcionamento dos processos relacionados ao setor.

[2] Nos termos do art. 50: “A alocação de recursos públicos federais e os financiamentos com recursos da União ou com recursos geridos ou operados por órgãos ou entidades da União serão feitos em conformidade com as diretrizes e objetivos estabelecidos nos arts. 48 e 49 desta Lei e com os planos de saneamento básico e condicionados: III – à observância das normas de referência para a regulação da prestação dos serviços públicos de saneamento básico expedidas pela ANA”.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Nacional7 minutos ago

Lula revolta famílias ao vetar pensão para microencefálicos

Nacional10 minutos ago

Nikolas sobre Lula: “Pedido de impeachment tá na gaveta”

Nacional12 minutos ago

Brasil exporta 20 mil frascos de spray de pimenta para a Venezuela antes das eleições contestadas de Maduro

Judiciário24 minutos ago

STF rejeita ação do PDT contra aumento da taxa básica de juros pelo Banco Central

ENTRETENIMENTO1 hora ago

Sobremesa gelada de leite Ninho

ECONOMIA1 hora ago

As principais mudanças da Receita Federal em 2025: o que você precisa saber e como se preparar

Judiciário1 hora ago

Decisões de Dino sobre emendas parlamentares fortalecem presidencialismo

CIDADE1 hora ago

Saneamento em 2024 e 2025: muitos avanços, desafios mais ainda

Judiciário1 hora ago

MPTCU pede investigação sobre supersalários de magistrados

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 hora ago

Lei institui política de valorização do pequi e outros frutos do Cerrado

Internacional2 horas ago

“Há uma ditadura na Venezuela”, diz Human Rights Watch

Internacional2 horas ago

Incêndios na Califórnia chegam a 3° dia ampliando destruição

Internacional2 horas ago

Deputados nos EUA querem sancionar TPI por causa de Israel

Nacional2 horas ago

Trump: Bolsonaro envia documentos ao STF e pede passaporte para posse

ECONOMIA2 horas ago

Carta de Galípolo a Haddad: O que há por trás do não cumprimento da meta de inflação em 2024?

Politíca3 horas ago

Cícero Lucena destaca aperfeiçoamento do TCE-PB durante posse do novo presidente da Corte

Saúde3 horas ago

Ministério da Saúde vai enviar mais 26 mil frascos de insulina humana para apoiar estados

ECONOMIA3 horas ago

Confira os valores da tabela do imposto de renda atualizada de 2025

Judiciário3 horas ago

AGU diz que vai notificar a Meta sobre política de checagem a ser adotada no Brasil

ESTADO3 horas ago

João Azevêdo prestigia posse de nova Mesa Diretora do TCE e ressalta harmonia entre os Poderes e órgãos de controle 

Saúde3 horas ago

Novas instalações do Cedmex Campina Grande conquistam satisfação dos usuários

CONCURSO E EMPREGO3 horas ago

Sine-PB oferta mais de 880 vagas de emprego em nove municípios paraibanos

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 horas ago

Óculos falante e bebê robô? Veja as novidades e curiosidades da CES 2025

Nacional4 horas ago

Governo Federal autoriza primeiro pagamento de aditivo da Transnordestina

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 horas ago

Sudene impulsiona bovinocultura de leite na Paraíba e no Rio Grande do Norte

ESTADO4 horas ago

Vice-governador entrega Prêmios Mestres da Educação e Escola de Valor e destaca compromisso do Governo com a Educação 

Politíca4 horas ago

Ruy cobra veto de Cícero sobre aumento da passagem: “Desrespeito com a população reajustar valores sem reativação de linhas e com ônibus sucateados”

Educação & Cultura4 horas ago

Prefeitura inicia ‘Curso de Verão’ para estudantes da Rede Municipal

Politíca4 horas ago

Edmilson Soares defende educação, trabalho social e terceiro setor

Politíca4 horas ago

Vice-presidente da CMJP, Eliza Virgínia assume quinto mandato na Casa

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

ENTRETENIMENTO9 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

Judiciário1 mês ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

Internacional6 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

ENTRETENIMENTO8 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Judiciário8 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO10 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

CONCURSO E EMPREGO2 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO8 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

Esporte8 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO2 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

ENTRETENIMENTO7 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA6 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO2 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública2 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde2 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde2 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Educação & Cultura2 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Internacional2 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

Nacional6 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

CIDADE8 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Saúde2 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Internacional8 meses ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

Saúde2 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Saúde2 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 dia ago

PESQUISA VISA DIMINUIR TEMPO DE PRODUÇÃO DE MUDAS DE ABACAXI

ENTRETENIMENTO3 dias ago

VEJA COMO PLANTAR FLORES PARA SOL NO JARDIM

Saúde3 dias ago

CASOS DE DEMÊNCIA DEVEM TRIPLICAR ATÉ 2050 NO BRASIL

ECONOMIA3 dias ago

RECEITA FEDERAL VAI MONITORAR DADOS DO CARTÃO DE CRÉDITO E PIX

ENTRETENIMENTO3 dias ago

O BILIONÁRIO QUE DOOU SUA FORTUNA DE US$ 3 BILHÕES

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 dias ago

OS AVANÇOS E RETROCESSOS EM UM ANO DE EXTREMOS

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 dias ago

2 MIL MUDAS PLANTADAS POR VOLUNTÁRIOS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 dias ago

A ILHA QUE PODE DESVENDAR O MISTÉRIO DA ANOMALIA MAGNÉTICA SOBRE O BRASIL

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 dias ago

CARROS VOADORES PODEM SE TORNAR REALIDADE NA CHINA

Saúde4 dias ago

TECNOLOGIA DO CORAÇÃO ARTIFICIAL SALVA VIDAS E É OFERECIDA PELO SUS

ECONOMIA4 dias ago

NOVO SALÁRIO MÍNIMO IMPULSIONARÁ ECONOMIA EM 125 BILHÕES

ENTRETENIMENTO4 dias ago

VEJA COMO PLANTAR FLORES PARA SOL NO JARDIM

Internacional2 semanas ago

DECLARAÇÕES DE TRUMP CAUSAM IMPACTOS INTERNACIONAIS ANTES DE COMEÇAR MANDATO

Saúde2 semanas ago

ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS ACELERAM O ENVELHECIMENTO PRECOCE

Internacional2 semanas ago

O TSUNAMI MAIS MORTAL DA HISTÓRIA

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

15 PLANTAS PEQUENAS QUE FAZEM UMA GRANDE DIFERENÇA EM CASA

Educação & Cultura2 semanas ago

37,5% DAS ESCOLAS NAS CAPITAIS BRASILEIRAS NÃO TÊM ÁREAS VERDES

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

CUIDADO COM ANIMAIS NA ALTA FLORESTA

Educação & Cultura3 semanas ago

DE ESTUDANTE DE PAÍS POBRE A BILIONÁRIO DO DUOLING

Saúde3 semanas ago

EXPECTATIVA É ENTREGAR 100 MILHÕES DE DOSES DE VACINA CONTRA DENGUE EM TRÊS ANOS

Internacional3 semanas ago

A ISLÂNDIA É O MELHOR PAÍS PARA MULHERES?

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

MELHORA NOS ÍNDICES DE EMPREGO BENEFICIAM PESSOAS ENTRE 50 E 59 ANOS

Internacional3 semanas ago

COMO A CHINA RESPONDERÁ À POLÍTICA DE TARIFAS DE TRUMP?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

BATERIAS DE CARROS ELÉTRICOS PODEM SER REAPROVEITADAS

Internacional3 semanas ago

ISRAEL, RÚSSIA, EUA: QUEM GANHA COM A QUEDA DE ASSAD?

ECONOMIA3 semanas ago

COMO CALCULAR O PREÇO DE VENDA DE PRODUTO E SERVIÇO CORRETAMENTE?

Segurança Pública3 semanas ago

DRONES COM SENSORES DE CALOR VIRAM ALIADOS DO CORPO DE BOMBEIROS

ENTRETENIMENTO4 semanas ago

CAVERNA DO DRAGÃO: O EPISÓDIO PERDIDO

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 mês ago

PROJETO INSTALA COLMEIAS EM ALDEIAS INDÍGENAS

Internacional1 mês ago

GELO DO ÁRTICO PODE DERRETER BEM ANTES DO QUE IMAGINÁVAMOS

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br