Connect with us

Nacional

Nova agenda regulatória da ANA: expectativas para o setor

Apesar da coerência do novo calendário, aderência às normas de referência ainda é palco para dúvidas

Recentemente, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) publicou nova versão da Agenda Regulatória referente ao calendário do chamado Eixo Temático 5, que trata das normas de referência para o setor do saneamento básico no período entre 2021 e 2023.

A adequação do cronograma se deu, em grande parte, em decorrência dos entraves para contratação de pessoal para estruturação da área e questões orçamentárias[1].

Independentemente de tais entraves, é possível atestar que a agência – ciente dos desafios – vêm lançando mão das ferramentas de participação popular (consultas e audiências públicas) e buscando elaborar robustas análises de impacto regulatório (AIR), com atenção especial às determinações da chamada Lei das Agências (Lei nº 13.848/2019).

Parece-nos que o caminho está absolutamente correto, tendo em vista a necessidade de avaliar as melhores práticas regulatórias, ouvir as entidades fiscalizatórias e garantir a elaboração de estudos técnicos e manuais específicos que irão afiançar o sucesso da regulação no futuro.

Ao todo, a agência prevê a publicação de 19 normas de referência e, de forma geral, o novo calendário aparenta ser mais factível, considerando a complexidade dos temas. Como exemplo, é possível citar o desmembramento das normas referentes à revisão tarifária e modelos tarifários e da norma de referência acerca do conteúdo mínimo dos contratos de programa e concessão (a primeira etapa irá discutir os aditivos aos contratos devido à necessidade de inclusão das metas de universalização, enquanto a segunda parte irá dispor sobre a padronização dos contratos de concessão).

Voltando aos fatos, tem-se que após um ano de promulgação do Novo Marco do Saneamento, somente uma norma de referência (Resolução ANA nº 79/2021 – Norma de Referência nº 01) foi publicada em 15 de junho deste ano, dispondo sobre o regime, estrutura e parâmetros da cobrança pela prestação do serviço público de manejo de resíduos sólidos urbanos, bem como os procedimentos e prazos de fixação, reajuste e revisões tarifárias.

Em 17 de outubro, foi encerrado o prazo para recebimento de contribuições no âmbito da consulta pública de uma das mais esperadas normas: padronização dos termos aditivos aos contratos de programa e de concessão para prestação dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário para incorporação das metas previstas no Art. 11-B da Lei nº 11.445/2007 (conforme modificada pela Lei nº 14.026/2020), com previsão para publicação até o final do ano de 2021. Durante o processo de elaboração da norma, a ANA levantou dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) com fulcro à elaboração de estudo para subsidiar a decisão da Diretoria Colegiada da ANA quanto à norma de referência.

O diagnóstico dos contratos de prestação de serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário é dramático, mas não surpreendente. A maioria dos contratos (tanto contratos de programa quanto os de concessão) não apresenta metas de universalização em suas cláusulas. Nessa linha, a Nota Técnica nº 03/2021 demonstrou também que a quantidade de contratos de programa sob gestão das CESBs é de 3.926, sendo bastante superior ao número de contratos de concessão (205). Ainda, mais de 2.000 contratos de programa possui vigência após 2033 – prazo limite para universalização dos serviços.

Outro ponto que irá requerer atenção no médio prazo será o nível de discricionariedade adotado pelas agências subnacionais, na linha do que dispõe o inciso IV, §3 do artigo 4º-A. Isto é, ainda não é possível prever de que maneira os entes reguladores irão observar as singularidades locais e regionais mediante a adoção de processos e métodos adequados, bem como de que forma irão conviver harmoniosamente as normas de referência nacional e a regulação local. Será, ainda, que a adoção de normas de referência vai ser efetivamente suficiente para suprir a lacuna de qualificação técnica e orçamentária de muitos municípios?

Ato contínuo, há de se preocupar com a leitura que será feita na ocorrência de inobservância às normas de referência pelos entes titulares e reguladores locais, uma vez que não foram previstas formas de modulação das consequências ou regime de transição específico. Apesar da clara obrigação de aderência às normas de referência, em particular pelo efeito do chamado spending power, nos parece equivocado interpretar objetivamente a aderência integral como condição para o recebimento de recursos federais[2].

Não foi ponderada, até o momento, sistemática para avaliação quanto ao empenho progressivo para implantação das normas de referência ou consideração de aspectos específicos e particulares de cada região (e.g. processo de capacitação de profissionais, dificuldades organizacionais, etc.). Se não mitigado, o risco pode ser de gerar o efeito contrário ao desejado: concentração de recursos nas regiões já estruturadas, mediante o recebimento pelos entes que menos necessitam, em detrimento de facilitar acesso de recursos aos entes federados que apresentam maiores dificuldades.

A própria história do setor de saneamento no Brasil nos ensina sobre a evolução do pacto federativo no país, demonstrando as dificuldades atinentes à gestão dos serviços públicos dadas as dimensões continentais do território e os profundos desequilíbrios socioeconômicos das regiões, como os entraves encontrados pelo próprio Planasa (Plano Nacional de Saneamento Básico). Assim, é necessário compreender a importância da aposta de se colocar a União, mediante as novas atribuições da ANA, como ferramenta essencial ao desenvolvimento do saneamento básico, tendo como modelo setores mais maduros do ponto de vista regulatório.

Por outro lado, diferentemente dos demais setores, o saneamento básico exigirá esforços em um ambiente institucionalmente complexo e que demanda maior envolvimento da União, Estados e municípios na construção perene de soluções lastreadas na cooperação. De maneira diversa das competências atribuídas às demais agências regulatórias, cabe à ANA a missão de determinar boas práticas no setor de saneamento e criar um sistema de governança regulatória.

De forma geral, o universo dos contratos atualmente em vigor reflete um cenário de insegurança jurídica que precisa ser superado para fornecer os necessários incentivos à entrada de novos players no mercado. O aprimoramento dos índices de cobertura e de qualidade dos serviços de saneamento no Brasil bem como a padronização dos instrumentos negociais perpassa o amadurecimento da sistemática de governança atualmente vigente e é inegável a relevância do papel da ANA para tanto.

[1] Quando da aprovação, em março de 2021, da Agenda Regulatória da Agência, a proposta foi aprovada com as seguintes condicionantes: (i) inserção de aproximadamente R$ 10 milhões na PLOA para as despesas e custos relacionados à atribuição regulatória do setor de saneamento; (ii) realização de concurso público para a ANA; e (iii) movimentação de pessoal para atender ao funcionamento dos processos relacionados ao setor.

[2] Nos termos do art. 50: “A alocação de recursos públicos federais e os financiamentos com recursos da União ou com recursos geridos ou operados por órgãos ou entidades da União serão feitos em conformidade com as diretrizes e objetivos estabelecidos nos arts. 48 e 49 desta Lei e com os planos de saneamento básico e condicionados: III – à observância das normas de referência para a regulação da prestação dos serviços públicos de saneamento básico expedidas pela ANA”.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

ECONOMIA6 horas ago

Não arrisque seu bolsa família! Saiba agora como garantir sua segurança!

ECONOMIA6 horas ago

Entenda a NOVA aposentadoria que pode te trazer incríveis benefícios!

ECONOMIA6 horas ago

Governo libera ajuda que pode melhorar a qualidade de vida de trabalhadores!

ECONOMIA6 horas ago

Salário surpreende e quebra todos os limites! Veja o novo pagamento mínimo!

ENTRETENIMENTO6 horas ago

DOBERMANN, O CACHORRO MAIS ASSUSTADOR

Educação & Cultura6 horas ago

A MODERNIZAÇÃO DOS COLÉGIOS AGRÍCOLAS NO PR

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 horas ago

GOVERNO LANÇA PORTAL CONTRA FAKE NEWS

ENTRETENIMENTO6 horas ago

DONA DE JARDIM COM MAIS DE 500 MIL SEGUIDORES COMPARTILHA CUIDADOS COM PLANTAS

Internacional6 horas ago

CIDADES DO MUNDO SOFREM COM COLAPSOS CLIMÁTICOS COMO DO RS

AGRICULTURA & PECUÁRIA6 horas ago

Preços da arroba do boi gordo caem no país; confira

AGRICULTURA & PECUÁRIA6 horas ago

Entidades pedem que governo federal não importe arroz

AGRICULTURA & PECUÁRIA7 horas ago

Greve na Argentina direciona importador de farelo e óleo de soja ao Brasil, diz Cepea

AGRICULTURA & PECUÁRIA7 horas ago

Chuvas afetam produção de citros no RS

AGRICULTURA & PECUÁRIA7 horas ago

Embrapa promove debate sobre melhorias para sistemas de produção integrados para o Semiárido

AGRICULTURA & PECUÁRIA7 horas ago

PRODUÇÃO DE MEL COM ABELHAS SEM FERRÃO

Segurança Pública7 horas ago

Comissão aprova obrigatoriedade de clube inscrever programa de formação de atleta no conselho da criança

Segurança Pública8 horas ago

Comissão aprova inclusão de capacitação de servidores públicos como diretriz da Lei Maria da Penha

Segurança Pública8 horas ago

Comissão aprova projeto reiterando que não há escusas para crimes de violência doméstica

Segurança Pública8 horas ago

Comissão aprova assistência jurídica gratuita a agentes de segurança pública

Segurança Pública8 horas ago

Projeto aprovado inclui divulgação de conteúdo sexual falso na definição de violência psicológica contra mulher

Educação & Cultura8 horas ago

Contratação de temporários é usada para descumprir piso salarial dos professores, afirmam participantes de debate na Câmara

Judiciário8 horas ago

STF retoma julgamento de ações sobre assédio judicial contra jornalistas e órgãos de imprensa

Judiciário8 horas ago

MPF trabalha para assegurar que regras da ANTT sejam cumpridas na entrega de donativos para o RS

CONCURSO E EMPREGO8 horas ago

Sine-PB disponibiliza vagas de emprego em 12 municípios paraibanos

Educação & Cultura8 horas ago

João Azevêdo entrega escola na Zona Rural de Mamanguape e inspeciona reforma e ampliação do Hospital Regional de Guarabira

Internacional8 horas ago

Polícia alemã mira grupo pró-palestino em Duisburg

Internacional8 horas ago

“Porta do inferno” na Sibéria cresce em ritmo assustador

Internacional8 horas ago

Expansão do crime organizado impulsiona violência no Chile

Internacional8 horas ago

Decisão do FMI pode gerar US$ 80 bilhões em recursos para países em desenvolvimento

Internacional8 horas ago

Crise na Ucrânia piora com ataques de drones e bombas planadoras contra civis

Internacional10 meses ago

Cidade alemã passa a distribuir gratuitamente filtro solar

Internacional11 meses ago

IMPRESSIONANTE – GOVERNO CANADENSE ADMITE: “Os não vacinados estavam certos sobre as vacinas de mRNA”

Judiciário12 meses ago

Escravizados

ENTRETENIMENTO10 meses ago

JIBÓIA

ENTRETENIMENTO11 meses ago

Exorcista: filme “Nefarious” é “o melhor já produzido” sobre possessão demoníaca

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional4 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

Nacional9 meses ago

CNS reconhece religiões afro como complementares ao SUS

CONCURSO E EMPREGO5 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

ECONOMIA5 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Internacional5 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

AGRICULTURA & PECUÁRIA5 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

CIDADE5 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

Saúde5 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional5 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Judiciário9 meses ago

Informativo destaca não exigência de provas para fixação de indenização mínima por danos morais

Judiciário8 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

ENTRETENIMENTO5 meses ago

HORTÊNSIAS

Educação & Cultura5 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional5 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional11 meses ago

Relator lê parecer sobre indicação de Cristiano Zanin ao STF; sabatina está marcada para 21 de junho

Educação & Cultura11 meses ago

Novo ensino médio precisa levar em conta realidade de alunos e municípios, aponta debate

Nacional12 meses ago

Repórter da TV Globo é agredida por segurança de Maduro após questionamento

Nacional5 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ECONOMIA11 meses ago

Por unanimidade, TCU aprova contas do governo Bolsonaro

CIDADE12 meses ago

Vereador Marlon vence queda de braço com prefeito de Sobrado e fica com comando do Republicanos no município

ENTRETENIMENTO4 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Educação & Cultura11 meses ago

EXCLUSIVO: Gilson Souto Maior lança em julho ‘História da Imprensa na Paraíba’

ENTRETENIMENTO6 horas ago

DOBERMANN, O CACHORRO MAIS ASSUSTADOR

Educação & Cultura6 horas ago

A MODERNIZAÇÃO DOS COLÉGIOS AGRÍCOLAS NO PR

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 horas ago

GOVERNO LANÇA PORTAL CONTRA FAKE NEWS

ENTRETENIMENTO6 horas ago

DONA DE JARDIM COM MAIS DE 500 MIL SEGUIDORES COMPARTILHA CUIDADOS COM PLANTAS

Internacional6 horas ago

CIDADES DO MUNDO SOFREM COM COLAPSOS CLIMÁTICOS COMO DO RS

AGRICULTURA & PECUÁRIA7 horas ago

PRODUÇÃO DE MEL COM ABELHAS SEM FERRÃO

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

CAPRINOCULTURA – VALE A PENA INVESTIR?

Internacional2 dias ago

REINO UNIDO: ESTAMOS PERTO DE ESCALADA NUCLEAR

Educação & Cultura2 dias ago

BANCAS E LIVRARIAS SE REINVENTAM EM MEIO AO MERCADO DIGITAL

ECONOMIA2 dias ago

SETOR DE VAREJO APRESENTA MELHORA E PODER DE COMPRA PODE ESTAR SUBINDO

ENTRETENIMENTO2 dias ago

RECEITA DO DOCE DE MAMÃO CRISTALIZADO

Internacional2 dias ago

MONTEVIDÉU SE PREPARA PARA O AVANÇO DO MAR

ECONOMIA3 dias ago

CRISE NO VAREJO: ESPECIALISTAS ANALISAM A CRISE PERSISTENTE NO SETOR

ENTRETENIMENTO3 dias ago

CONSERVAÇÃO DO MICO LEÃO PRETO

Saúde3 dias ago

VINAGRE DE MAÇA NÃO É UM REMÉDIO MILAGROSO CONTRA VÍRUS

Educação & Cultura3 dias ago

AS ESTRANHAS RAZÕES PELAS QUAIS PESSOAS DORMIAM EM ARMÁRIOS NA IDADE MÉDIA

Saúde3 dias ago

AS 3 ONDAS DE DOENÇAS INFECCIOSAS QUE DEVEM ACOMETER O RS DEPOIS DAS INUNDAÇÕES

Internacional1 semana ago

POR QUE AMEAÇAS À LIBERDADE DE IMPRENSA SÃO TENDÊNCIA GLOBAL

ENTRETENIMENTO1 semana ago

COMO É VIVER NO PAÍS MAIS FELIZ DO MUNDO

ENTRETENIMENTO1 semana ago

GALINHAS ORNAMENTAIS: O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE COMEÇAR?

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

QUAIS EMPREGOS ESTÃO EM RISCO COM A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL?

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

AS RAZÕES PELA VOLTA DO TRABALHO PRESENCIAL NOS 5 DIAS DA SEMANA

ENTRETENIMENTO1 semana ago

RECEITA DA CUECA VIRADA

Educação & Cultura1 semana ago

MEC QUER TORNAR O FIES MAIS ATRATIVO COM RELANÇAMENTO E NOVAS REGRAS

Educação & Cultura1 semana ago

PRIMEIRO ATLAS GEOLÓGICO DA LUA FICA PRONTO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

HIDROGÊNIO

Saúde1 semana ago

AUMENTA NÚMERO DE CASOS E INTERNAÇÕES CAUSADAS POR HERPES ZOSTER

Saúde2 semanas ago

PILULA 03: GRIPE AVIARIA

ECONOMIA2 semanas ago

INVESTIMENTOS ESTRANGEIROS NO BRASIL BATEM RECORDE

Educação & Cultura2 semanas ago

PROFESSOR É RESPONSÁVEL POR 60% DA APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br