Connect with us

Nacional

Nova agenda regulatória da ANA: expectativas para o setor

Apesar da coerência do novo calendário, aderência às normas de referência ainda é palco para dúvidas

Recentemente, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) publicou nova versão da Agenda Regulatória referente ao calendário do chamado Eixo Temático 5, que trata das normas de referência para o setor do saneamento básico no período entre 2021 e 2023.

A adequação do cronograma se deu, em grande parte, em decorrência dos entraves para contratação de pessoal para estruturação da área e questões orçamentárias[1].

Independentemente de tais entraves, é possível atestar que a agência – ciente dos desafios – vêm lançando mão das ferramentas de participação popular (consultas e audiências públicas) e buscando elaborar robustas análises de impacto regulatório (AIR), com atenção especial às determinações da chamada Lei das Agências (Lei nº 13.848/2019).

Parece-nos que o caminho está absolutamente correto, tendo em vista a necessidade de avaliar as melhores práticas regulatórias, ouvir as entidades fiscalizatórias e garantir a elaboração de estudos técnicos e manuais específicos que irão afiançar o sucesso da regulação no futuro.

Ao todo, a agência prevê a publicação de 19 normas de referência e, de forma geral, o novo calendário aparenta ser mais factível, considerando a complexidade dos temas. Como exemplo, é possível citar o desmembramento das normas referentes à revisão tarifária e modelos tarifários e da norma de referência acerca do conteúdo mínimo dos contratos de programa e concessão (a primeira etapa irá discutir os aditivos aos contratos devido à necessidade de inclusão das metas de universalização, enquanto a segunda parte irá dispor sobre a padronização dos contratos de concessão).

Voltando aos fatos, tem-se que após um ano de promulgação do Novo Marco do Saneamento, somente uma norma de referência (Resolução ANA nº 79/2021 – Norma de Referência nº 01) foi publicada em 15 de junho deste ano, dispondo sobre o regime, estrutura e parâmetros da cobrança pela prestação do serviço público de manejo de resíduos sólidos urbanos, bem como os procedimentos e prazos de fixação, reajuste e revisões tarifárias.

Em 17 de outubro, foi encerrado o prazo para recebimento de contribuições no âmbito da consulta pública de uma das mais esperadas normas: padronização dos termos aditivos aos contratos de programa e de concessão para prestação dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário para incorporação das metas previstas no Art. 11-B da Lei nº 11.445/2007 (conforme modificada pela Lei nº 14.026/2020), com previsão para publicação até o final do ano de 2021. Durante o processo de elaboração da norma, a ANA levantou dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) com fulcro à elaboração de estudo para subsidiar a decisão da Diretoria Colegiada da ANA quanto à norma de referência.

O diagnóstico dos contratos de prestação de serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário é dramático, mas não surpreendente. A maioria dos contratos (tanto contratos de programa quanto os de concessão) não apresenta metas de universalização em suas cláusulas. Nessa linha, a Nota Técnica nº 03/2021 demonstrou também que a quantidade de contratos de programa sob gestão das CESBs é de 3.926, sendo bastante superior ao número de contratos de concessão (205). Ainda, mais de 2.000 contratos de programa possui vigência após 2033 – prazo limite para universalização dos serviços.

Outro ponto que irá requerer atenção no médio prazo será o nível de discricionariedade adotado pelas agências subnacionais, na linha do que dispõe o inciso IV, §3 do artigo 4º-A. Isto é, ainda não é possível prever de que maneira os entes reguladores irão observar as singularidades locais e regionais mediante a adoção de processos e métodos adequados, bem como de que forma irão conviver harmoniosamente as normas de referência nacional e a regulação local. Será, ainda, que a adoção de normas de referência vai ser efetivamente suficiente para suprir a lacuna de qualificação técnica e orçamentária de muitos municípios?

Ato contínuo, há de se preocupar com a leitura que será feita na ocorrência de inobservância às normas de referência pelos entes titulares e reguladores locais, uma vez que não foram previstas formas de modulação das consequências ou regime de transição específico. Apesar da clara obrigação de aderência às normas de referência, em particular pelo efeito do chamado spending power, nos parece equivocado interpretar objetivamente a aderência integral como condição para o recebimento de recursos federais[2].

Não foi ponderada, até o momento, sistemática para avaliação quanto ao empenho progressivo para implantação das normas de referência ou consideração de aspectos específicos e particulares de cada região (e.g. processo de capacitação de profissionais, dificuldades organizacionais, etc.). Se não mitigado, o risco pode ser de gerar o efeito contrário ao desejado: concentração de recursos nas regiões já estruturadas, mediante o recebimento pelos entes que menos necessitam, em detrimento de facilitar acesso de recursos aos entes federados que apresentam maiores dificuldades.

A própria história do setor de saneamento no Brasil nos ensina sobre a evolução do pacto federativo no país, demonstrando as dificuldades atinentes à gestão dos serviços públicos dadas as dimensões continentais do território e os profundos desequilíbrios socioeconômicos das regiões, como os entraves encontrados pelo próprio Planasa (Plano Nacional de Saneamento Básico). Assim, é necessário compreender a importância da aposta de se colocar a União, mediante as novas atribuições da ANA, como ferramenta essencial ao desenvolvimento do saneamento básico, tendo como modelo setores mais maduros do ponto de vista regulatório.

Por outro lado, diferentemente dos demais setores, o saneamento básico exigirá esforços em um ambiente institucionalmente complexo e que demanda maior envolvimento da União, Estados e municípios na construção perene de soluções lastreadas na cooperação. De maneira diversa das competências atribuídas às demais agências regulatórias, cabe à ANA a missão de determinar boas práticas no setor de saneamento e criar um sistema de governança regulatória.

De forma geral, o universo dos contratos atualmente em vigor reflete um cenário de insegurança jurídica que precisa ser superado para fornecer os necessários incentivos à entrada de novos players no mercado. O aprimoramento dos índices de cobertura e de qualidade dos serviços de saneamento no Brasil bem como a padronização dos instrumentos negociais perpassa o amadurecimento da sistemática de governança atualmente vigente e é inegável a relevância do papel da ANA para tanto.

[1] Quando da aprovação, em março de 2021, da Agenda Regulatória da Agência, a proposta foi aprovada com as seguintes condicionantes: (i) inserção de aproximadamente R$ 10 milhões na PLOA para as despesas e custos relacionados à atribuição regulatória do setor de saneamento; (ii) realização de concurso público para a ANA; e (iii) movimentação de pessoal para atender ao funcionamento dos processos relacionados ao setor.

[2] Nos termos do art. 50: “A alocação de recursos públicos federais e os financiamentos com recursos da União ou com recursos geridos ou operados por órgãos ou entidades da União serão feitos em conformidade com as diretrizes e objetivos estabelecidos nos arts. 48 e 49 desta Lei e com os planos de saneamento básico e condicionados: III – à observância das normas de referência para a regulação da prestação dos serviços públicos de saneamento básico expedidas pela ANA”.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Judiciário1 dia ago

Censura: o que é e o que diz a lei brasileira?

Nacional1 dia ago

Qual é a importância da liberdade de imprensa para a democracia?

Segurança Pública1 dia ago

Corregedoria inspeciona reforma e estrutura das cadeias públicas de Taperoá e Juazeirinho

Saúde1 dia ago

Auriculoterapia tem potencial de diminuir dor e ansiedade de mulheres em trabalho de parto, diz pesquisa da UFPB

ENTRETENIMENTO1 dia ago

Viva Usina: exposição de Thiago Verdeee segue aberta até 12 de maio

Saúde1 dia ago

A importância do sono para a aprendizagem infantil

Segurança Pública1 dia ago

Operação Lei Seca autua mais de 380 condutores por embriaguez e outras infrações no mês de abril

ESTADO1 dia ago

Governo do Estado e Detran-PB abrem o Maio Amarelo nesta segunda-feira (6)

Judiciário1 dia ago

TJ de Rondônia pagou salários de mais de R$ 1 milhão a 46 juízes

Nacional1 dia ago

Resolução do governo Lula proíbe evangelismo em presídios

ECONOMIA1 dia ago

Reoneração da folha salarial já vale para abril, diz Receita

ECONOMIA1 dia ago

Veja o que acontece com quem é obrigado a declarar o IR 2024 e não presta contas

Nacional1 dia ago

Lula promete a Pacheco que vai selar armistício entre ele e Haddad

CONCURSO E EMPREGO1 dia ago

Saiba como consultar local de prova do Concurso Nacional Unificado

Judiciário1 dia ago

STF amplia controle judicial sobre inquéritos do Ministério Público

Internacional1 dia ago

Dentadura de esposa de Maduro escapa durante discurso; assista

Nacional1 dia ago

Relator do caso Seif também relatará recursos contra Moro no TSE

Nacional1 dia ago

Piada de mau gosto de Lula em meio à tragédia no RS repercute

Nacional1 dia ago

Filho de Lula se envolve em nova polêmica ao responder “minha vida é aberta igual à beira do teu c*” a usuário no Instagram

Nacional1 dia ago

1º de maio de Lula teve incentivo fiscal e improbidade

Internacional1 dia ago

Ditadura De Ortega Fecha 13 ONGs Na Nicarágua; Bens Podem Ser Transferidos Ao Estado

Nacional1 dia ago

O ministro encrencado e o presidente tolerante

ENTRETENIMENTO1 dia ago

Sabadinho Bom apresenta Luizinho Calixto e sua sanfona de oito baixos

ENTRETENIMENTO1 dia ago

Peças em cerâmica e madeira são destaque da Feira dos Aromas na FCJA

Politíca1 dia ago

Lei de Tovar e Danielle incentiva uso de etanol na Paraíba

Judiciário1 dia ago

A aplicação do princípio da cooperação judicial no processo penal

Judiciário1 dia ago

A Seguridade Social assistencial e o enfoque contributivo da Previdência

ENTRETENIMENTO1 dia ago

Funjope abre exposição ‘Investigações de Si’, da artista Trexy, no Hotel Globo

Educação & Cultura2 dias ago

Fies Social 2024: Financiamento Completo para Estudantes de Baixa Renda!

Educação & Cultura2 dias ago

8 pontos para garantir um planejamento inclusivo na Educação Infantil

Internacional10 meses ago

Cidade alemã passa a distribuir gratuitamente filtro solar

Internacional11 meses ago

IMPRESSIONANTE – GOVERNO CANADENSE ADMITE: “Os não vacinados estavam certos sobre as vacinas de mRNA”

Judiciário12 meses ago

Escravizados

ENTRETENIMENTO9 meses ago

JIBÓIA

ENTRETENIMENTO11 meses ago

Exorcista: filme “Nefarious” é “o melhor já produzido” sobre possessão demoníaca

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional4 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

Nacional9 meses ago

CNS reconhece religiões afro como complementares ao SUS

ENTRETENIMENTO7 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

ECONOMIA4 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Internacional4 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE12 meses ago

Sapé: ex-candidato a prefeito Luizinho, vice e coligação são condenados a pagar R$ 300 mil por infringir norma eleitoral e sanitária

Nacional12 meses ago

Bomba: Alexandre de Moraes monitorava todos os passos de funcionários do gabinete de Bolsonaro e da primeira-dama desde 2021, diz Folha

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

CIDADE4 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

Saúde4 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Judiciário8 meses ago

Informativo destaca não exigência de provas para fixação de indenização mínima por danos morais

Internacional4 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Nacional12 meses ago

Lira manda novo recado ao governo Lula: “grande resistência entre os parlamentares”

Judiciário7 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

ENTRETENIMENTO4 meses ago

HORTÊNSIAS

Educação & Cultura4 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Segurança Pública12 meses ago

Conheça as 6 piores prisões do mundo

Internacional4 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

Nacional11 meses ago

Relator lê parecer sobre indicação de Cristiano Zanin ao STF; sabatina está marcada para 21 de junho

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Educação & Cultura10 meses ago

Novo ensino médio precisa levar em conta realidade de alunos e municípios, aponta debate

Nacional11 meses ago

Repórter da TV Globo é agredida por segurança de Maduro após questionamento

Nacional12 meses ago

URGENTE: Receita diz que joias sauditas dadas a Bolsonaro são isentas de cobrança de imposto 

Internacional2 dias ago

A BATATA ESTÁ ASSANDO: PLANETA EM RISCO DE COLAPSO CLIMÁTICO

ENTRETENIMENTO2 dias ago

COMO MUDAR ORQUÍDEA PHALAENOPSIS PARA VASO DE BARRO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

ENTENDA EM 7 PONTOS A LEI QUE PODE REPRESENTAR A SAÍDA DO TIKTOK DOS EUA

Nacional2 dias ago

RESPONSABILIDADE COLETIVA: O IMPACTO DO LIXO NA RUA

Internacional2 dias ago

QUEM SÃO OS ALIADOS E RIVAIS DE ISRAEL E IRÃ NO ORIENTE MÉDIO

Saúde5 dias ago

OS MITOS SOBRE A CEGUEIRA QUE REFORÇAMOS SEM PERCEBER

Saúde5 dias ago

VACINA CONTRA CÂNCER DE PELE IRÁ ENTRAR NA FASE FINAL DE TESTES

Saúde5 dias ago

NÚMERO DE INTERNAÇÕES POR BRONQUIOLITE JÁ SUPERA ATÉ A COVID-19

Nacional5 dias ago

SETE EM CADA DEZ BRASILEIROS DIZEM QUE INDÍGENAS PRECISAM DE MAIS PROTEÇÃO

ECONOMIA5 dias ago

REFORMA TRIBUTÁRIA ACABA COM CINCO IMPOSTOS EXTREMAMENTE COMPLEXOS

Internacional1 semana ago

EUROPA SE TORNA O EPICENTRO MUNDIAL DO NARCOTRÁFICO

Saúde1 semana ago

ESTUDO DA OMS MOSTRA QUE VACINAS SALVARAM MAIS DE 150 MILHÕES DE VIDAS

Saúde1 semana ago

O PERIGO DAS SUPERBACTÉRIAS

ENTRETENIMENTO1 semana ago

JEONG, O CONCEITO MILENAR COREANO QUE PODE AJUDAR A SER MAIS FELIZ

Saúde1 semana ago

DIABETES, POLUIÇÃO E ÁLCOOL: OS TRÊS PRINCIPAIS FATORES DE RISCO PARA DEMÊNCIA

Internacional2 semanas ago

POR QUE EXPRESSÕES TÍPICAS DO BRASIL ESTÃO PEGANDO EM PORTUGAL

Judiciário2 semanas ago

PRAZO PARA INCLUIR ALERTA NOS RÓTULOS DOS ALIMENTOS ACABOU

Saúde2 semanas ago

ALERGIAS EM ALTA: BUSCA POR ALERGISTAS SUBIU 42% EM TRÊS ANOS

Saúde2 semanas ago

IA À MEDICINA: CONSULTA VIRTUAL, DIAGNÓSTICOS E ACOMPANHAMENTOS

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

PASTOR DO CÁUCASO: A RAÇA QUE ENFRENTA URSO

Nacional2 semanas ago

DESIGUALDADE PERSISTENTE NO BRASIL: LUZ E SOMBRA EM 2023

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

AVIAÇÃO AGRÍCOLA BRASILEIRA TEM PILOTOS MULHERES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

PLANTEI ORQUÍDEA NO VASO DE BARRO PARA MORANGOS

Saúde2 semanas ago

MOSQUITO AEDES AMEAÇA A 4 BILHÕES E TRAZ DOENÇAS ATRAVÉS DE BAGAGENS

Segurança Pública2 semanas ago

PIRATARIA: BRASIL PERDE QUASE R$ 500 BILHÕES COM O COMÉRCIO ILEGAL DE PRODUTOS E

ECONOMIA2 semanas ago

PRAZO PARA A DECLARAÇÃO DO IR SE ESTENDE ATÉ O DIA 31 DE MAIO

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

12 PLANTAS PARA AMBIENTES SOMBREADOS OU INTERNOS

Internacional2 semanas ago

A ESTRATÉGIA DE VLADIMIR PUTIN PARA SE MANTER NO COMANDO DA RÚSSIA

Educação & Cultura2 semanas ago

OS CABOCLOS – 2003

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ENERGIA LIMPA SE TORNA UM MOTOR DE CRESCIMENTO GLOBAL: 10% DO PIB EM 2023

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br