Connect with us

CIÊNCIA & TECNOLOGIA

Essas partículas hipotéticas podem viajar mais rápido que a velocidade da luz

Desde a Teoria da Relatividade Geral, a velocidade da luz tem um valor fixo e é impossível ultrapassá-la, mas alguns cientistas discordam disso. Para eles, algumas partículas hipotéticas, como os táquions, poderiam viajar tão rápido que seria necessário muito esforço e energia para diminuir suas velocidades.

Qual é a velocidade da luz?

Antes de entender como os táquions poderiam ser mais rápidos que a luz — caso existam — e quais seriam as consequências disso no universo, é preciso rever alguns conceitos da Relatividade Geral de Albert Einstein. Afinal, foi a partir dela que a ideia dos táquions foi concebida.

De acordo com Einstein (e com os muitos experimentos que testaram sua teoria) a velocidade da luz é 299.792,458 km/s, não importa o referencial. Isso significa que se você estiver em uma nave quase à velocidade da luz e acender uma lanterna, o feixe de luz emitido por ela ainda estará à velocidade da luz em relação a você. Isso por si só já é incrível, mas não é tudo.

A teoria de Einstein também nos mostra que o espaço e o tempo são uma única entidade, chamada simplesmente “espaço-tempo”. Eles não podem ser separados, e isso implica que uma viagem pelo espaço também é uma viagem no tempo, e vice-versa. Isso cria alguns efeitos curiosos, que foram de fato confirmados pela ciência. Um desses efeitos é que o tempo passa mais rápido para uma pessoa parada, enquanto passa mais devagar para uma pessoa em movimento (simplificando bem).

Ilustração da sonda Probe B, da NASA, que comprovou a distorção do espaço-tempo na órbita da Terra

Em 1972, o físico Joseph C. Hafele e o astrônomo Richard E. Keating realizaram um teste para conferir se esse efeito é verdadeiro. Eles colocaram relógios atômicos em aviões a jato que circunavegaram a Terra em sentidos opostos. Ao final do experimento, os relógios nos dois aviões, e um terceiro relógio que permaneceu em Washington, mostraram diferenças da ordem de centenas de nanossegundos.

Outro efeito importante é que tudo o que afeta o espaço — como distorções causadas pela gravidade de um objeto massivo — também afetará o tempo. Por exemplo, a gravidade da Terra faz com que o espaço-tempo sofra um efeito de “arraste”, comprovado pelo experimento da NASA com a sonda Probe B, em 2004.

Por fim, os físicos consideram impossível superar a velocidade da luz por um motivo simples: qualquer coisa com massa, mesmo as partículas como prótons, nêutrons e elétrons, teria que ganhar massa infinita para atingir a velocidade “proibida” da luz. O motivo é que à medida que se aproxima dessa velocidade, a massa de um objeto se torna quase infinita, assim como a energia necessária para acelerá-lo. E, também de acordo com Einstein, massa e energia são intrínsecos (os fótons de luz não têm massa).

Mas o que tudo isso tem a ver com os táquions? Bem, tudo — como veremos a seguir.

É possível viajar mais rápido que a velocidade da luz?

Ilustração de um astronauta viajando em uma nave à velocidade da luz

Oficialmente, não podemos viajar mais rápido que a luz, exceto partículas em um meio que não o vácuo, como a água. Mas há cientistas que decidiram propor algumas ideias que contrariam o postulado de Einstein, sem violar as leis da física conhecida — o que é importante quando se trata de uma hipótese científica. Esse é o caso dos proponentes dos táquions.

Apresentadas pela primeira vez em um artigo científico de 1967 intitulado “Possibilidade de partículas mais rápidas que a luz”, pelo físico Gerald Feinberg, as partículas taquiônicas surgiriam de um campo quântico com “massa imaginária”, ou anti-massa. Por que isso é importante? Lembra que massa e energia são intrínsecos? Para superar a luz, é preciso funcionar “ao contrário”.

Em termos mais simples, adicione energia e impulso em partículas comuns (prótons, nêutrons, elétrons, etc) e eles se aceleram. Adicione energia e impulso
em táquions, e eles diminuem a velocidade. Isso mesmo, para desacelerar uma matéria taquiônica, teríamos que aplicar energia. A velocidade da luz é o limite inferior de um táquion, isto é, eles jamais poderiam ser mais lentos que 299.792,458 km/s.

Se um táquion tiver energia zero, sua velocidade será infinita, e eles poderiam cruzar o universo instantaneamente. Tome como exemplo o gás — se ele for feito de bradions (o nome que a teoria dos táquions dá às partículas comuns), esfriará à medida que se expande e as partículas ficam mais lentas; mas um gás de tárquions aquece quando se expande e suas partículas aceleram, até chegar à velocidade infinita. Nesse ponto, eles deixam de existir.

Até hoje, os tárquions não foram detectados. Os físicos atribuem a isso algumas explicações, como o fato de ser impossível detectar algo tão rápido com nossos sensores, que operam dentro dos limites da velocidade da luz. Mas talvez haja maneiras de detectá-los, pois se eles têm “anti-massa”, significa que ainda possuem alguma energia associada à massa.

Se for verdade, eles devem ter algum efeito gravitacional, então é possível que detectores altamente sensíveis possam encontrá-los. Outro método de detecção pode surgir de sua própria natureza mais rápida do que a luz, mas isso realmente estiver correto, essas partículas nos trariam algumas consequências… bizarras.

O que acontece quando se viaja mais rápido que a luz?

Se os táquions existirem, o universo pode se deparar com paradoxos tão complexos quanto o famoso paradoxo do avô — se um viajante do tempo voltar ao passado e matar seu avô, o viajante jamais poderia ter nascido. E, se ele não nasceu, sua viagem no tempo também não seria possível. Se ele não viajou no tempo, o avô não foi morto, então o viajante nasce. Então, ele viaja no tempo, e… bem, você já “pegou a ideia”.

No caso dos táquions, o problema é parecido, porque, para alguns observadores, os táquions viajam para trás no tempo. Para exemplificar, as figuras abaixo mostram um tachyon em determinados eventos e observadores em diferentes pontos no espaço-tempo. O evento A é o envio de um sinal através de um táquion e o evento B é o recebimento desse sinal.

Se esse sinal estiver viajando à velocidade da luz, ou mais devagar, todos os observadores nos diferentes referenciais concordam que o evento A aconteceu antes de B. Mas, se esse sinal é transportado por um táquion e, portanto, se move mais rápido do que a luz, haverá quadros de referência que dizem que o sinal foi recebido antes de ser enviado. Assim, para um observador neste quadro, a partícula viajou para trás no tempo.

A animação ilustra a simultaneidade; as linhas brancas movem-se do passado para o futuro nos respectivos quadros (eixos de coordenados verdes), destacando os eventos que ocorrem neles (Imagem: Reprodução/Acdx/Relativity of Simultaneity Animation/Wikimedia Commons)

A imagem pode “enganar” seu julgamento e sugerir que a visão correta é no quadro em que a velocidade é menor que a da luz. Mas um dos postulados fundamentais da relatividade especial é que as leis da física devem ser as mesmas em todos os referenciais. Em outras palavras, todos os pontos de vista, independente de onde você esteja no espaço-tempo, são válidos. Se os táquions podem violar a causalidade e se mover para trás no tempo em relação a um referencial, ele pode fazê-lo em todos eles.

Outra maneira de ver o problema é com um táquion sendo emitido por um piloto de uma espaçonave, chamado Alberto, para um receptor na Terra, chamado Estevão. O sinal de táquion se moverá mais rápido que a luz no referencial de Alberto, mas retrocederá no tempo no referencial de Estevão. Então, Estevão envia uma resposta que se move mais rápido do que a luz em seu referencial, mas para trás no tempo no referencial de Alberto.

Nessa situação, Alberto poderia receber a resposta antes de enviar o sinal original. Se esse sinal de resposta disser “não envie nenhum sinal”, Alberto obedecerá, não enviando. Assim, Estevão não receberia nada, e não teria nada para responder. Estevão nunca enviará o sinal que diz “não envie nenhum sinal”, e os eventos se sucedem da mesma maneira que no paradoxo do avô.

Por enquanto, a luz é a velocista mais rápida do universo

Portanto, os táquions não apenas violam a causalidade em todas as estruturas, mas também abrem a porta para graves paradoxos lógicos. Existem sugestões de como esses paradoxos podem ser evitados. O mais simples é que os táquions não existem, mas isso tira a graça da coisa. Então, podemos propor que os observadores em diferentes referenciais não podem dizer a diferença entre a emissão e a absorção dos táquions.

Outra sugestão é que os táquions não são como qualquer outra partícula que conhecemos e não interagem com nada, e nunca podem ser detectados ou observados (esperamos que seja verdade, pois assim poupamos os futuros alunos de física dos paradoxos causados por estas partículas, caso elas sejam comprovadas algum dia). Então, Alberto nunca poderia enviar um táquion para Estevão, pois não há como produzi-los ou controlá-los.

Fonte: Physical Review Letters, Via: Space.com

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

CONCURSO E EMPREGO7 horas ago

Saldo de empregos formais da Paraíba dos últimos seis anos é 17 vezes maior que no período anterior, revela Caged

ESTADO7 horas ago

Campanha Fique em Dia com a Cagepa entra na última semana

ESTADO7 horas ago

Projeto sobre estruturas marinhas da Paraíba vence Prêmio República 2024

Nacional7 horas ago

“Sem anistia!” – A frase é universal ou seletiva?

ESTADO8 horas ago

MIDR reconhece a situação de emergência em quatro cidades paraibanas

ENTRETENIMENTO8 horas ago

Batata ao Murro na Frigideira

Educação & Cultura8 horas ago

Prefeitura de Cabedelo está com inscrições abertas para profissionais de Educação Física participarem de projetos esportivos no município

Internacional8 horas ago

Em um ano, Haiti aumentou em 70% número de crianças em grupos armados

Internacional8 horas ago

Catedral católica de Berlim reabre após polêmica reforma

Internacional8 horas ago

O quão perigoso é o Oreschnik, míssil disparado pela Rússia?

Internacional8 horas ago

Por que o Sudeste Asiático é dominado por líderes militares?

Internacional8 horas ago

Países nórdicos aumentam defesas civis frente à guerra

AGRICULTURA & PECUÁRIA9 horas ago

O STF e as isenções tributárias agrícolas

Politíca9 horas ago

ALPB debate regulamentação do uso de celulares em salas de aula

Politíca13 horas ago

Adriano Galdino garante permanência na presidência da Assembleia Legislativa da Paraíba

Politíca14 horas ago

Dinho se consolida como favorito à presidência da Câmara de João Pessoa com apoio estratégico

Esporte14 horas ago

Verão chegando: 5 benefícios da corrida de rua

CIDADE14 horas ago

Cícero Lucena participa da assinatura de contrato pelo Governo da Paraíba com agência francesa para implantar projeto do BRS em João Pessoa

Educação & Cultura14 horas ago

Secretaria de Educação de João Pessoa abre período de renovação de matrículas para alunos veteranos

Segurança Pública14 horas ago

SEPPM realiza feira de serviços alusiva à campanha ‘21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres’

Politíca14 horas ago

Murilo Galdino cobrará rapidez na retomada do funcionamento da Operação Carro-Pipa

Politíca15 horas ago

17 milhões de brasileiras viveram risco de feminicídio; leis de Camila garantem proteção à mulher

ESTADO15 horas ago

PROGRAMA CONVERSA COM O GOVERNADOR

Esporte15 horas ago

Delegação da Paraíba embarca para disputar as Paralimpíadas Escolares em São Paulo

ESTADO15 horas ago

Primeira-dama do Estado visita Apae de João Pessoa e discute parcerias para ampliação de atendimento na unidade 

ESTADO15 horas ago

João Azevêdo pleiteia continuidade de operação carro-pipa em audiência no Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional

ESTADO15 horas ago

João Azevêdo anuncia R$ 2,4 bilhões em pagamento das folhas de novembro e dezembro, 2ª parcela do 13º e abono natalino

ESTADO15 horas ago

João Azevêdo assina operação de crédito, com a PMJP, destinada à implantação de projeto de mobilidade urbana em João Pessoa

Segurança Pública15 horas ago

Diretor financeiro do SINTEP tem no currículo uma acusação de estupro; Marcha das Mulheres cobra afastamento

CIDADE15 horas ago

Cabedelo abre edital de chamamento público para credenciamento de quiosques nas Praias de Camboinha, Areia Dourada e Formosa

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

ECONOMIA11 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional11 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional11 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE11 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde11 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional11 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura11 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional4 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional11 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional11 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO6 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

ENTRETENIMENTO11 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Judiciário7 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO9 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ESTADO12 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

ENTRETENIMENTO11 meses ago

HORTÊNSIAS

Esporte6 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO6 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO12 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO12 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO5 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA5 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Segurança Pública4 semanas ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde6 dias ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde6 dias ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Educação & Cultura6 dias ago

A ERA DA IA NA EDUCAÇÃO

CONCURSO E EMPREGO6 dias ago

PEC QUE ALTERA JORNADA 6X1 LEVANTA DISCUSSÃO SOBRE TEMPO DEDICADO AO TRABALHO

ENTRETENIMENTO6 dias ago

DOGUE ALEMÃO: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE ADOTAR UM

Educação & Cultura2 semanas ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

Saúde2 semanas ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

TECIDO HUMANO NO ESPAÇO: PESQUISA DESVENDA O ENVELHECIMENTO

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO REPLANTAR SAMAMBAIA EM VASO PARA TER PLANTA SAUDÁVEL

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

O que é CLT?

Saúde2 semanas ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Internacional2 semanas ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Educação & Cultura2 semanas ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde2 semanas ago

NARCISISTAS, LIVRE-SE DELES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

PEQUENOS, COLORIDOS E MORTAIS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROBÔ INTELIGENTE DESMONTA PEÇAS DE LIXO ELETRÔNICO

ECONOMIA2 semanas ago

STARTUP NO NORDESTE POTENCIALIZA ECONOMIA CIRCULAR

Saúde2 semanas ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

TORTA DE MAMONA: UM SUPER ADUBO

Internacional2 semanas ago

MUNDO DEVE SUPERAR META DE 1,5°C DE AQUECIMENTO EM 2024

Internacional2 semanas ago

A verdadeira história de Donald Trump

Politíca3 semanas ago

Veneziano: Cúpula dos Parlamentos do G20 contribui para eficiência legislativa

Nacional3 semanas ago

Saiba o que é o encontro do G20, que acontece após a Cúpula dos Parlamento

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

CRIAÇÃO DE COBRAS RARAS

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br