Segurança Pública
Tenente-coronel Lucas recebe Medalha Epitácio Pessoa da Assembleia Legislativa
O tenente-coronel da Polícia Militar, Cristóvão Ferreira Lucas recebeu, a Medalha Epitácio Pessoa – honraria mais alta da Assembleia Legislativa da Paraíba. A homenagem foi proposta pelo deputado estadual Jutay Meneses (Republicanos) devido aos serviços prestados pelo policial à Paraíba, onde atua há 24 anos e já ocupou diversos cargos.
Atualmente, o oficial está na vice-diretoria do Centro de Educação da Polícia Militar. Ele já atuou em municípios como Santa Rita, Campina Grande e Alhandra, conduzindo operações, tropas e contribuindo para o combate à violência e aos crimes nas regiões. Até este ano, estava no comando do 1º Batalhão da Polícia Militar da Paraíba, onde liderava mais de 500 policiais.
Jutay elogiou a trajetória do tenente, ressaltando que a medalha Epitácio Pessoa é concedida a pessoas que além de se destacarem na atividade desempenhada, são exemplos para a sociedade.
“Estamos aqui fazendo o devido reconhecimento a alguém que tem se dedicado a prestar sempre o melhor serviço às pessoas honrando as melhores tradições da PM e desempenhando cada função com o mais absoluto respeito. Essa é uma homenagem à corporação composta por homens e mulheres de bravura indiscutível e que contam com o carinho de todo o povo da Paraíba”, ressaltou.
Emocionado, o tenente-coronel relembrou as experiências à frente da PM – comandou quatro batalhões, duas companhias independentes e já liderou cerca de quatro mil homens. “Nós que estamos investidos de autoridade não podemos esquecer que isso é uma dádiva de Deus, poder servir ao próximo. Fazemos com muita vontade, muito amor. Essa é a maior honraria que já recebi, pois faço uma retrospectiva da minha vida”, agradeceu.
Perfil – O tenente-coronel Cristóvão Ferreira Lucas nasceu no município de Teixeira, sertão paraibano, no ano de 1974. Porém, sua família migrou para João Pessoa em 1977. Casado com Josilene há trinta anos, o tenente tem três filhos: Weslley, 28 anos; Ítalo, 19 anos, e o caçula Enzo, de 12 anos.
Ele iniciou suas atividades profissionais em 1998, precisamente na CPTran (hoje BPTran), atuando ainda como tenente nas cidades de Santa Rita e João Pessoa. Ao ser promovido ao posto de capitão em 2009, passou a exercer funções de comando de tropas, destacando-se: comando da Companhia de Santa Rita, que também fazia a segurança pública em Lucena e Cruz do Espírito Santo; e comando da Companhia de Bayeux.
Também esteve à frente do Comando do 7º BPM – Santa Rita; Comando da Companhia de Alhandra, que faz o policiamento também de Conde, Pedras de Fogo, Pitimbu e Caaporã; Coordenação da Comunicação Social da PMPB por três anos; Comando do Batalhão Ambiental e Comando do 2º BPM, em Campina Grande. Comandou o 1º Batalhão da Polícia Militar da Paraíba, o maior do estado, até abril deste ano, quando se tornou vice-diretor do Centro de Educação do órgão.