Connect with us

Internacional

China-Alemanha: fim de uma parceria lucrativa?

Já tendo que redefinir suas relações comerciais com Moscou, Berlim se confronta com gritantes violações dos direitos humanos por Pequim. Equilibrar valores éticos e interesses econômicos é impasse para política externa

O “Dossiê da Polícia de Xinjiang” documenta a escala e brutalidade da repressão do Estado chinês contra a majoritariamente muçulmana.etnia uigur. A divulgação dos documentos chega num momento em que muitos estão pensando em – e falando abertamente de – uma política externa baseada em princípios e valores.

Políticos alemães manifestaram-se chocados. A ministra do Exterior, Annalena Baerbock, pediu uma investigação transparente, pois os direitos humanos, “com cuja proteção em nível global a Alemanha está comprometida”, são parte fundamental da ordem nacional, como afirmou seu ministério em comunicado.

Além de repensar suas posições relativas à Rússia, desde que o dossiê foi vazado os legisladores questionam com urgência renovada as relações com Pequim: o ministro das Finanças, Christian Lindner, enfatizou a necessidade de reduzir o mais breve possível a dependência alemã da China.

Falando no Fórum Econômico Mundial de Davos, encerrado na quinta-feira (28/05), o chanceler federal da Alemanha, Olaf Scholz, expressou apreensão com o poder crescente da China. Claro que ela é uma “protagonista global”, porém, da mesma forma que isso não significa que deva ser isolada, “tampouco podemos olhar para o outro lado quando direitos humanos são violados, como agora em Xinjiang”, comentou o chefe de governo.

Por sua vez, o vice-chanceler federal e ministro da Economia, Robert Habeck, defendeu na véspera que a Alemanha se distancie mais da potência asiática: “Estamos diversificando mais ativamente e reduzindo nossa dependência em relação à China. Preservar os direitos humanos tem mais peso.”

Foto de 2018 reunindo líderes alemães e chineses
Negócios acima de tudo: cúpula Alemanha-Chima em 2018, com Angela Merkel ao centro

Parceira, concorrente rival sistêmica

Por um quarto de século, os laços sino-alemães foram, acima de tudo, de natureza econômica. O esquema funcionou tão bem, que em 2021 Pequim emplacou o sexto ano consecutivo como principal parceiro comercial de Berlim. Esses prósperos negócios eram flanqueados politicamente por um diálogo bilateral intenso.

Oficialmente, ambos os países mantêm uma parceria estratégica abrangente, encontrando-se a cada dois anos para consultações com a presença dos respectivos chefes de governo e da maioria dos ministros. A nova coalizão governamental em Berlim, que assumiu em dezembro de 2021, inicialmente pretendia dar continuidade a esse legado dos 16 anos de liderança da conservadora Angela Merkel.

Em seu acordo de coalizão, os partidos Social-Democrata (SPD), Liberal Democrático (FDP) e Verde registraram: “Pretendemos continuar as consultações governamentais com a China”. Em contraste com os formatos anteriores, contudo, as cúpulas deveriam ter um foco mais europeu.

Em anos recentes, a ênfase da parceria sino-alemã deslocou-se sensivelmente em direção à rivalidade, como reconhece o pacto de coalizão: “Para impor nossos valores e interesses na rivalidade sistêmica com a China, precisamos de uma estratégia abrangente para o país, na Alemanha, no quadro da política conjunta União Europeia-China.” Essa estratégia está sendo atualmente formulada pelo Ministério do Exterior da Alemanha.

É de se esperar que o posicionamento da China em relação à Rússia na guerra contra a Ucrânia vá influenciar significativamente essa estratégia. No início de maio, Mikko Huotari, diretor do influente think tank Mercator Institute for China Studies, sediado em Berlim, propôs na revista International Politics que o engajamento com a China passe a ser “calibrado na proporção do apoio de Pequim a Putin”.

Huotari enfatizou que a prioridade máxima seria “reduzir aquelas dependências em relação à China que ameacem limitar a capacidade estratégica de Berlim de agir em caso de tensões persistentes ou de uma crise”.

Operários asiáticos levantam painel solar
Fabricação de painéis fotovoltaicos depende de matérias-primas exportadas pela China

Revolução energética – com a China?

Por mais dolorosa e caro que tenha sido o despertar da Alemanha de sua dependência energética para com a Rússia, seus laços econômicos com a China são muito mais estreitos e intensos. Conflitos estratégicos estão emergindo, por exemplo, quanto à meta alemã de abandonar os combustíveis fósseis.

Berlim planeja expandir grandemente os telhados solares para substituir petróleo, gás e carvão como fontes de energia. Uma matéria-prima importante para a fabricação dos painéis fotovoltaicos é polissilício. No entanto, 40% da produção desse material parte na China, e sobretudo da província de Xinjiang, no noroeste, a região dos uigures perseguidos.

Falando à DW, Wolfgang Niedermark, do conselho executivo do grupo lobista Confederação da Indústria Alemã (BDI), enfatizou: “Sobretudo na área das matérias primas minerais, existe uma dependência da China, em parte elevada e estrategicamente muito importante.”

Em comunicado escrito, o especialista em Ásia apela: “Precisamos colocar rapidamente essas dependências de insumos sob controle e investir em novas parcerias.” Pois também no BDI cresce a desconfiança em relação às ditaduras. “Através da guerra da Rússia na Ucrânia e das revelações atuais sobre a China, estamos justamente aprendendo que não há certezas na interação com autocracias”, afirma Niedermark.

No entanto, ressalva: “Queremos continuar a cooperar economicamente, também com Estados que não são democracias liberais. Só desse modo a UE será um player forte e internacionalmente relevante. Mas não se pode cair em dependência.”

Quem depende de quem?

Na realidade, em termos de comércio, a potência asiática depende mais do mercado europeu do que vice-versa, ressalta Jörg Wuttke, presidente da Câmara de Comércio da União Europeia na China. “Todo dia exportamos bens no valor de 600 milhões de euros. Os chineses exportam 1,3 bilhão de euros diariamente para a Europa.”

Contudo exportações e importações são apenas parte do quadro maior: “No aspecto dos investimentos, é totalmente diferente, claro: grandes empresas [europeias] do setor automobilístico, químico e de engenharia de máquinas investiram pesadamente e geram negócios na China, produzindo para o mercado local.”

Segundo dados do Ministério alemão da Economia, o investimento direto do país na China totalizou, em 2018, 89 bilhões de euros, transações que se provaram extremamente lucrativas. “Essa lucratividade impulsionou o preço das ações em casa e também criou empregos”. Com milhões de postos de trabalho subordinados a esses investimentos, tamanho engajamento complica as intenções de desligamento: “Devemos fechar nossas fábricas?”, pergunta Wuttke.

Observadores contam com que mais uma mudança de paradigma na política externa alemã será delineada na estratégia para a China a ser anunciada por Berlim. Uma primeira indicação já se teria manifestado em maio, quando o chanceler federal Olaf Scholz quebrou a tradição, escolhendo o Japão, em vez da China, como destino de sua primeira viagem ao Extremo Oriente.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

CONCURSO E EMPREGO3 minutos ago

Sedest realiza no Bairro das Indústrias última edição de 2024 do Feirão da Empregabilidade

ENTRETENIMENTO6 minutos ago

Bolo de Rapadura

Esporte9 minutos ago

Olheiro Lance!: cinco nomes livres no mercado para substituir Rafael Paiva no Vasco

Judiciário16 minutos ago

Crimes contra ordem econômica

Judiciário21 minutos ago

A revolução silenciosa nas garantias: como a Lei nº 14.711/2023 transformou o papel do tabelião de notas

Internacional30 minutos ago

Portugal acolhe o Fórum da Aliança das Civilizações da ONU

ECONOMIA35 minutos ago

A reforma tributária, a defesa do meio ambiente e a valorização do catadores

ECONOMIA38 minutos ago

Avaliação quinquenal dos benefícios tributários: medida de responsabilidade fiscal ou controle de preços?

Judiciário43 minutos ago

Riscos e cuidados na utilização das câmaras virtuais de arbitragem

CIÊNCIA & TECNOLOGIA46 minutos ago

As energias renováveis podem substituir o petróleo?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA49 minutos ago

Como a tecnologia está reformulando o comportamento global do consumidor?

Esporte55 minutos ago

Paraíba conquista mais uma medalha de ouro e outra de prata nos Jogos da Juventude 2024

Politíca1 hora ago

Murilo renova compromisso com lideranças durante atendimentos em João Pessoa e Campina

Esporte11 horas ago

Com golpes potentes, Nikolas Motta supera diferença de altura e vence no UFC Macau

Esporte11 horas ago

Botafogo-PB contrata mais um zagueiro às vésperas do início da pré-temporada

Esporte11 horas ago

F1: Russell vence e Verstappen garante o tetra em Las Vegas

Esporte11 horas ago

Ele e mais ninguém! Sinner torna-se o primeiro da história com feito incrível

CIDADE11 horas ago

‘Tardezinha do Abraço’ reúne centenas de crianças no Centro Cultural de Mangabeira

Nacional11 horas ago

Bolsonaro: “Discutir comigo um plano para matar alguém, isso nunca aconteceu”

CONCURSO E EMPREGO11 horas ago

Governo anuncia mudança no cronograma do Concurso Público Nacional Unificado: Confira as novas datas

Nacional11 horas ago

Jornalista que abriu o vídeo encenado é filho de Míriam Leitão

ENTRETENIMENTO11 horas ago

“Abriu os olhos dos brasileiros”, diz a atriz Luiza Tomé sobre Bolsonaro

ECONOMIA11 horas ago

Inflação fica maior para mais pobres com pressão de alimentos

Esporte11 horas ago

Após brilhar contra o Vasco, Garro comemora sexta vitória seguida do Corinthians

Nacional11 horas ago

Janja provoca 31 ações parlamentares contra governo Lula em uma semana

Nacional11 horas ago

Braga Netto nega que planejava trair Bolsonaro e frisa lealdade

Nacional12 horas ago

Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara

ENTRETENIMENTO12 horas ago

4 maneiras significativas de reutilizar seu vestido de noiva

ENTRETENIMENTO12 horas ago

SALADA DE CHUCHU COM CENOURA COMO FAZER SUPER FÁCIL Receitinhas da Ben

ENTRETENIMENTO12 horas ago

Assista à árvore de Natal do Vaticano subir em 30 segundos (vídeo)

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

ECONOMIA11 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional11 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional11 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE11 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde11 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional11 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura11 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional4 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional11 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional11 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO6 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

ENTRETENIMENTO11 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Judiciário7 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO9 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ESTADO12 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

ENTRETENIMENTO11 meses ago

HORTÊNSIAS

Esporte6 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO6 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO12 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO12 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO5 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA5 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

Nacional4 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Segurança Pública4 semanas ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde5 dias ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde5 dias ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Educação & Cultura5 dias ago

A ERA DA IA NA EDUCAÇÃO

CONCURSO E EMPREGO5 dias ago

PEC QUE ALTERA JORNADA 6X1 LEVANTA DISCUSSÃO SOBRE TEMPO DEDICADO AO TRABALHO

ENTRETENIMENTO5 dias ago

DOGUE ALEMÃO: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE ADOTAR UM

Educação & Cultura1 semana ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

Saúde1 semana ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

TECIDO HUMANO NO ESPAÇO: PESQUISA DESVENDA O ENVELHECIMENTO

ENTRETENIMENTO1 semana ago

COMO REPLANTAR SAMAMBAIA EM VASO PARA TER PLANTA SAUDÁVEL

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

O que é CLT?

Saúde2 semanas ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Internacional2 semanas ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Educação & Cultura2 semanas ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde2 semanas ago

NARCISISTAS, LIVRE-SE DELES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

PEQUENOS, COLORIDOS E MORTAIS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROBÔ INTELIGENTE DESMONTA PEÇAS DE LIXO ELETRÔNICO

ECONOMIA2 semanas ago

STARTUP NO NORDESTE POTENCIALIZA ECONOMIA CIRCULAR

Saúde2 semanas ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

TORTA DE MAMONA: UM SUPER ADUBO

Internacional2 semanas ago

MUNDO DEVE SUPERAR META DE 1,5°C DE AQUECIMENTO EM 2024

Internacional2 semanas ago

A verdadeira história de Donald Trump

Politíca2 semanas ago

Veneziano: Cúpula dos Parlamentos do G20 contribui para eficiência legislativa

Nacional3 semanas ago

Saiba o que é o encontro do G20, que acontece após a Cúpula dos Parlamento

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

CRIAÇÃO DE COBRAS RARAS

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br