Connect with us

ESTADO

João Azevêdo participa de lançamento de trilogia e de homenagem ao centenário de nascimento de Celso Furtado

Celso Furtado está entre os grandes economistas do mundo que estudaram, no pós-guerra, e de forma pioneira, os problemas do desenvolvimento econômico relacionando-os com problemas históricos.

O governador João Azevêdo participou, neste domingo (26), de uma live promovida pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) em homenagem ao centenário de nascimento do economista Celso Furtado, data em que o paraibano comemoraria 100 anos. Na ocasião, também ocorreu o lançamento oficial da trilogia “Celso Furtado: A esperança militante”, publicada pela Editora da Universidade Estadual da Paraíba (EDUEPB) e a Empresa Paraibana de Comunicação (EPC).

O governador destacou a satisfação de homenagear Celso Furtado e reforçou a colaboração do Governo da Paraíba nas ações voltadas para o conhecimento das obras e ideias do paraibano.  “É uma satisfação poder homenagear Celso Furtado, que foi um articulador de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento, à superação da dependência econômica e à redução das desigualdades sociais que ainda hoje existem. Essa é uma oportunidade de enaltecer esse grande paraibano de Pombal, que virou cidadão do mundo pela sua leitura de que desenvolvimento econômico precisa estar atrelado às políticas de inclusão social. É preciso entender que as ideias e os princípios dele continuam extremamente atuais e precisamos continuar avançando, pois a nossa região tem um potencial enorme e temos trabalhado para diminuir as desigualdades sociais na Paraíba, a partir da ampliação do agronegócio e da agricultura, da implantação de usinas de geração eólica e solar e sabemos que estamos no caminho certo”, ressaltou.

O reitor da UEPB, Rangel Júnior, enalteceu a iniciativa do Governo do Estado de instituir 2020 como o ‘ano Celso Furtado’ e de criar o ‘Desafio Celso Furtado’ na rede estadual de ensino. “Esse é um momento histórico importante porque estamos trazendo à luz uma obra de grande porte. O governador anunciou, no ano passado, que colocaríamos Celso Furtado no centro do debate, dedicando este ano ao centenário dele e aos 90 anos de Sivuca. Quero destacar também a iniciativa recente do ‘Desafio Celso Furtado’, na tentativa de provocar a juventude estudantil a mergulhar no pensamento desse destacado paraibano na busca de soluções em problemas localizados. A ousadia de Celso Furtado e a capacidade de pensar além do seu tempo são a grande contribuição que ele nos deixou e atravessa mais da metade de um século, com debates e reflexões sobre sua obra, uma demonstração de que quando as pessoas deixam boas ideias não morrem, mas continuarão alimentando sempre o pensamento de outras gerações”, pontuou.

A professora e economista Tânia Bacelar agradeceu a oportunidade de participar do lançamento da trilogia ‘Celso Furtado: A esperança militante’. “Essa é uma ação realizada por uma universidade pública de um Estado nordestino, justo na Paraíba, por conta da visão preconceituosa sobre a nossa região e que se transformou, recentemente, em sinônimo do Nordeste e do nosso grito uníssono: Somos Todos Paraíba. Eu entendo que a trilogia ficará registrada na história como a mais importante homenagem entre todas que esse centenário estimulou e é uma honra homenagear o nascimento desse grande brasileiro, que dedicou sua vida para tentar entender e explicar o Brasil e para ajudar a transformar nosso país numa verdadeira nação”, disse.

Viúva de Celso Furtado, a jornalista Rosa Freire d’Aguiar Furtado destacou o significado das ideias do paraibano para as novas gerações. “Desde que Celso faleceu, ele está sendo bastante lido e comentado por pesquisadores e universidades, indo muito além da economia. Celso hoje é um pensador de relações internacionais, de Ciências Políticas, de estudos culturais e do Direito. Além disso, há dois temas das obras de Celso Furtado que demonstram que estão muito presentes na nossa vida, como o enfraquecimento dos Estados nacionais e o subdesenvolvimento. Eu espero que esses encontros que estamos fazendo levem às novas gerações essa mensagem de Celso, cujas ideias só fazem ganhar vigor com o tempo”, acrescentou.

Trilogia – “Desafios”, o último volume da trilogia foi produzido com a colaboração de pesquisadores que, inspirados em Furtado, atuam na área do desenvolvimento regional – um dos principais temas da obra do economista paraibano, segundo informou Cidoval Morais, um dos organizadores da trilogia “Celso Furtado: A esperança militante”. Entre os autores deste terceiro volume estão os pesquisadores Rainer Randolph, Carlos Brandão, Ângela Cristina Trevisan, Marcos Antônio Mattedi, entre outros. O e-book é uma publicação de acesso aberto e estará disponível no site da EDUEPB.

O segundo volume da trilogia “Celso Furtado – a esperança militante”, que tem como título “Depoimentos”, foi lançado no dia 23 de junho. A obra reúne entrevistas realizadas pelos organizadores nos últimos cinco anos, com pessoas que trabalharam, estudaram e interagiram com Celso Furtado, entre 1959 e 2003, nos principais momentos de sua carreira acadêmica e política, que envolve sua atuação na Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), na criação da Sudene, nos ministérios do Planejamento e da Cultura, além do exílio. Entre os entrevistados estão Otamar de Carvalho, o falecido sociólogo Chico de Oliveira, o economista Osvaldo Sunkel, Gozaga Belluzo, Oswaldo Martneer, Ângelo Osvaldo e os paraibanos Juarez Farias, que foi a primeira pessoa contratada por Furtado para o projeto da Sudene e Manoel Dantas Villar Filho, um dos primeiros engenheiros da Sudene.

Já o primeiro volume da trilogia, intitulado “Interpretações”, disponibilizado no início de junho, aborda leituras sobre a obra de Furtado, feitas por especialistas brasileiros, latinoamericanos e europeus nos últimos 30 anos. Entre os brasileiros, estão nomes como Maria da Conceição Tavares, Tânia Bacelar, Bresser Pereira, Carlos Brandão, Wilson Cano, Aristides Monteiros. Também estão neste volume Carlos Malorquim e José Luis Cardoso. A viúva de Celso, a jornalista e tradutora Rosa d’Aguiar também integra este primeiro volume.

Biografia –  Celso Furtado nasceu em 26 de julho de 1920 em Pombal, no Sertão da Paraíba, e faleceu em 20 de novembro de 2004, no Rio de Janeiro. Fez estudos secundários no Liceu Paraibano, em João Pessoa, e no Ginásio  Pernambucano, no Recife. Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1944), Doutor em Economia (1948) pela Universidade de Paris (Sorbonne), estudou pós-graduação na Universidade de Cambridge, Inglaterra (1957), sendo Fellow do King`s College.

Ele também foi Técnico de Administração do Governo Brasileiro (1944-45) e economista da Fundação Getúlio Vargas (1948-49). No Governo de Juscelino Kubitschek, elaborou o Plano de Desenvolvimento do Nordeste, que deu lugar à criação da SUDENE, órgão que dirigiu por cinco anos (1959-64). No Governo João Goulart, foi o primeiro titular do Ministério do Planejamento (1962-63). Celso Furtado está entre os grandes economistas do mundo que estudaram, no pós-guerra, e de forma pioneira, os problemas do desenvolvimento econômico relacionando-os com problemas históricos.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

CIDADE8 horas ago

Movimentações Políticas: Adauto Fernandes Consegue Nomeação de Aliado em Secretaria de Conde

Politíca8 horas ago

Fortalecendo bases para 2026: Tibério lança mais uma pré-candidata, desta vez em Bayeux

CIDADE9 horas ago

Pesquisa do Procon revela variação no preço do gás de cozinha em até 17% em Santa Rita

CIDADE9 horas ago

STJ Mantém Suspensão dos Direitos Políticos de Sara Cabral

Judiciário13 horas ago

STF reconhece que uso abusivo de ações judiciais compromete liberdade da imprensa

Saúde13 horas ago

O pesquisador que pisou em cobras para estudar suas picadas

Internacional13 horas ago

Cresce na UE movimento para reconhecer um Estado Palestino

Segurança Pública14 horas ago

Lei Maria da Penha é alterada para garantir sigilo de vítimas de violência doméstica nos processos judiciais

ESTADO14 horas ago

Análise do “Dashboard dos Sonhos” mostra principais sonhos profissionais e pessoais dos estudantes da Rede Estadual

CIDADE14 horas ago

Câmaras de Vereadores de Umbuzeiro e Areia têm contas aprovadas pela 1ª Câmara do TCE

CIDADE15 horas ago

Nilvan Ferreira mobiliza juventude de Santa Rita para construção de propostas de Governo

Saúde17 horas ago

Catarata precoce sinaliza risco de demência

Saúde17 horas ago

Pesquisa descobre “gene da ansiedade” e como desativá-lo

Segurança Pública17 horas ago

Castração química: o caminho do projeto de lei aprovado sem debate na CCJ do Senado

Esporte17 horas ago

Darlan brilha e seleção brasileira masculina se vinga da Argentina na Liga das Nações de Vôlei

CIÊNCIA & TECNOLOGIA17 horas ago

Seu celular Android está lento? Uma limpeza de memória pode ajudar; veja como fazer

CIÊNCIA & TECNOLOGIA17 horas ago

5 formas de usar o ChatGPT para aumentar sua produtividade

Esporte17 horas ago

Norris teme o pior para o Mônaco devido à maior fraqueza da equipe

Judiciário17 horas ago

TSE quer investigar riscos à normalidade eleitoral, no país

CIÊNCIA & TECNOLOGIA18 horas ago

Saiba o passo a passo de como colocar assinatura digital em PDF

CIDADE2 dias ago

Situação da comunidade da Usina Santa Rita (Canaã) em Santa Rita–PB

CIDADE2 dias ago

Funjope divulga resultado de análise documental de edital das quadrilhas juninas

ESTADO2 dias ago

João Azevêdo prestigia a abertura do Salão Móvel Paraíba, no Centro de Convenções, reunindo fabricantes do setor moveleiro de 14 estados

Judiciário2 dias ago

Desembargador suspende decisão contra o município de São Mamede

Segurança Pública2 dias ago

Homem é morto em ataque a tiros no bairro do Bessa, em João Pessoa

Segurança Pública2 dias ago

Adolescente que desapareceu no mar é encontrado em área de mangue, na Paraíba

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

3 aplicativos que vão te ajudar na sua produtividade

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

Cookies em sites: o que são e como cibercriminosos têm usado brecha para ataques

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

10 termos de IA que todos deveriam conhecer, segundo a Microsoft

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

Dell World | Especialistas alertam sobre riscos da IA no trabalho

Internacional10 meses ago

Cidade alemã passa a distribuir gratuitamente filtro solar

Internacional11 meses ago

IMPRESSIONANTE – GOVERNO CANADENSE ADMITE: “Os não vacinados estavam certos sobre as vacinas de mRNA”

ENTRETENIMENTO11 meses ago

Exorcista: filme “Nefarious” é “o melhor já produzido” sobre possessão demoníaca

ENTRETENIMENTO10 meses ago

JIBÓIA

AGRICULTURA & PECUÁRIA5 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional4 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO5 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Nacional10 meses ago

CNS reconhece religiões afro como complementares ao SUS

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

ECONOMIA5 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Internacional5 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

AGRICULTURA & PECUÁRIA5 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

CIDADE5 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

Saúde5 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional5 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Judiciário9 meses ago

Informativo destaca não exigência de provas para fixação de indenização mínima por danos morais

Judiciário8 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

ENTRETENIMENTO5 meses ago

HORTÊNSIAS

Educação & Cultura5 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional5 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional11 meses ago

Relator lê parecer sobre indicação de Cristiano Zanin ao STF; sabatina está marcada para 21 de junho

Educação & Cultura11 meses ago

Novo ensino médio precisa levar em conta realidade de alunos e municípios, aponta debate

Nacional12 meses ago

Repórter da TV Globo é agredida por segurança de Maduro após questionamento

Nacional5 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ECONOMIA12 meses ago

Por unanimidade, TCU aprova contas do governo Bolsonaro

CIDADE12 meses ago

Vereador Marlon vence queda de braço com prefeito de Sobrado e fica com comando do Republicanos no município

ENTRETENIMENTO4 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Educação & Cultura11 meses ago

EXCLUSIVO: Gilson Souto Maior lança em julho ‘História da Imprensa na Paraíba’

Nacional12 meses ago

Lula volta a defender ditadura: ‘Houve muito respeito com a participação do Maduro’

Internacional2 dias ago

EVENTO EM XANGAI AJUDA A ESTREITAR INVESTIMENTOS ENTRE BRASIL E CHINA

Saúde2 dias ago

COVID-19: VÍRUS SEGUE MORTAL E REFORÇA A IMPORTÂNCIA DA PREVENÇÃO

Judiciário2 dias ago

O NÚMERO DE JOVENS QUE DESEJAM VOTAR NAS ELEIÇÕES AUMENTA CONFORME O TSE

ECONOMIA2 dias ago

‘QUANDO ALGUÉM CONTROLA O DINHEIRO NA RELAÇÃO, CONTROLA A RELAÇÃO PROFUNDAMENTE’

Nacional2 dias ago

INUNDAÇÕES NO RS: O DESASTRE QUE MAIS ABALARÁ A ECONOMIA BRASILEIRA

Educação & Cultura3 dias ago

Senado Discute: incentivo a bibliotecas públicas e escolares

Saúde3 dias ago

ALERGIA ALIMENTAR: PROBLEMA AFETA 4 MILHÕES DE ADULTOS NO BRASIL

ENTRETENIMENTO3 dias ago

8 COISAS QUE PODEM MELHORAR SEU HUMOR E QUE NÃO ENVOLVEM DIETA OU EXERCÍCIO

Nacional3 dias ago

INUNDAÇÕES NO RS: O CHEF QUE PERDEU RESTAURANTES E FOI COZINHAR PARA DESABRIGADO

ENTRETENIMENTO3 dias ago

PIMENTA DE CHEIRO

Educação & Cultura3 dias ago

PLANETA ESTÁ VIRANDO UMA BOMBA CLIMÁTICA

ENTRETENIMENTO4 dias ago

REVOLUCIONANDO A AGRICULTURA: FLORES COMESTÍVEIS E AQUAPONIA

Saúde4 dias ago

PLANOS DE SAÚDE CANCELAM CONTRATOS DE CLIENTES ILEGALMENTE

CONCURSO E EMPREGO4 dias ago

ALERTA PARA O USO DE IA EM EXAMES DE RECRUTAMENTO

Saúde4 dias ago

FAPESP: VACINA CONTRA A GRIPE, PESQUISA CONTRA O COVID 19 E FUTURO INCERTO

Nacional4 dias ago

O VERDADEIRO TAMANHO DO DESASTRE NO RS – E AS OUTRAS CRISES QUE SE ANUNCIAM

ENTRETENIMENTO7 dias ago

DOBERMANN, O CACHORRO MAIS ASSUSTADOR

Educação & Cultura7 dias ago

A MODERNIZAÇÃO DOS COLÉGIOS AGRÍCOLAS NO PR

CIÊNCIA & TECNOLOGIA7 dias ago

GOVERNO LANÇA PORTAL CONTRA FAKE NEWS

ENTRETENIMENTO7 dias ago

DONA DE JARDIM COM MAIS DE 500 MIL SEGUIDORES COMPARTILHA CUIDADOS COM PLANTAS

Internacional7 dias ago

CIDADES DO MUNDO SOFREM COM COLAPSOS CLIMÁTICOS COMO DO RS

AGRICULTURA & PECUÁRIA7 dias ago

PRODUÇÃO DE MEL COM ABELHAS SEM FERRÃO

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 semana ago

CAPRINOCULTURA – VALE A PENA INVESTIR?

Internacional1 semana ago

REINO UNIDO: ESTAMOS PERTO DE ESCALADA NUCLEAR

Educação & Cultura1 semana ago

BANCAS E LIVRARIAS SE REINVENTAM EM MEIO AO MERCADO DIGITAL

ECONOMIA1 semana ago

SETOR DE VAREJO APRESENTA MELHORA E PODER DE COMPRA PODE ESTAR SUBINDO

ENTRETENIMENTO1 semana ago

RECEITA DO DOCE DE MAMÃO CRISTALIZADO

Internacional1 semana ago

MONTEVIDÉU SE PREPARA PARA O AVANÇO DO MAR

ECONOMIA1 semana ago

CRISE NO VAREJO: ESPECIALISTAS ANALISAM A CRISE PERSISTENTE NO SETOR

ENTRETENIMENTO1 semana ago

CONSERVAÇÃO DO MICO LEÃO PRETO

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br