Connect with us

CIÊNCIA & TECNOLOGIA

Sistema usa inteligência artificial para prever crimes em cidades

Identificação de áreas urbanas é realizada por um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão financiado pela Fapesp

Na região central da cidade de São Paulo há 1.522 esquinas com maior probabilidade de ocorrência de assalto a transeuntes, além de outros pontos com alto risco de furtos e roubo de veículos ou de carga. Juntos, esses locais são responsáveis por quase metade dos registros desses tipos de crimes no centro da capital.

A identificação dessas regiões no município tem sido feita por meio de ferramentas baseadas em ciências de dados e inteligência artificial, desenvolvidas nos últimos anos por pesquisadores vinculados ao Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI) – um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) financiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

As ferramentas computacionais despertaram o interesse de órgãos e secretarias de segurança pública de cidades como São Carlos, no interior do estado, afirma Luis Gustavo Nonato, pesquisador responsável pelo projeto. “O objetivo é que essas ferramentas possam ajudar esses órgãos a predizer regiões das cidades com maior probabilidade de ocorrência de crimes, visando à implementação de ações preventivas”, diz Nonato à Agência Fapesp.

Linhas de pesquisa

Uma das linhas de pesquisa do CeMEAI, sediado no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da Universidade de São Paulo (USP), no campus de São Carlos, é a aplicação de técnicas de ciência de dados para compreender o impacto de fatores como a infraestrutura urbana, o fluxo de pessoas e até mesmo o clima em problemas como, por exemplo, o da criminalidade.

Para realizar os estudos, são empregadas ferramentas da área de computação, matemática e estatística, mesclando técnicas de ciência de dados e de inteligência artificial, em especial, de aprendizado de máquina.

Os resultados dessas análises complexas são apresentados por meio de plataformas de visualização computacional, de modo a facilitar a interação dos gestores públicos com os dados disponibilizados.

“A ideia é ajudar os gestores a entender como esses fatores se correlacionam com ocorrências criminais, por exemplo, para auxiliar na criação de políticas públicas de baixo custo e com grande impacto econômico e social nas cidades”, explica Nonato.

Criminalidade no entorno de escolas

O projeto foi iniciado em 2015 por meio de uma colaboração com o Núcleo de Estudos da Violência (NEV), outro CEPID financiado pela Fapesp. No âmbito dessa parceria, os pesquisadores do CeMEAI puderam ter acesso a uma grande quantidade de dados sobres crimes na cidade de São Paulo reunidos pelo NEV e empregar ferramentas de ciência de dados e inteligência artificial para identificar padrões de criminalidade e suas relações com variáveis externas associadas à infraestrutura urbana.

A primeira ferramenta desenvolvida por meio da parceria foi o CrimAnalyzer – uma plataforma que possibilita identificar padrões de criminalidade ao longo do tempo em regiões da cidade e, dessa forma, verificar quais são os mais prevalentes em termos quantitativos, por exemplo.

Por meio da plataforma, os pesquisadores realizaram estudo para avaliar a relação entre a criminalidade e a infraestrutura no entorno de escolas públicas na cidade de São Paulo. Eles reuniram dados de indicadores socioeconômicos, informações sobre a infraestrutura urbana, como pontos de ônibus e bares, além do fluxo de pessoas e histórico de crimes, como assalto a pedestres, de estabelecimentos comerciais e roubo de carros, durante o dia, à tarde, à noite e de madrugada, em um raio de 200 metros no entorno de 6 mil escolas públicas em São Paulo.

Os profissionais constataram que as escolas localizadas em regiões da cidade com melhores indicadores socioeconômicos e cercadas por um grande número de pontos de ônibus tendem a apresentar um maior número de crimes, principalmente roubo de carros e assalto a transeuntes – este último concentrado no período da tarde.

Padrões

O intenso fluxo de pessoas devido ao grande número de pontos de ônibus pode ser o fator a explicar o volume de assaltos de pedestres, diz Nonato. “Existe uma forte correlação entre pontos de ônibus e crimes no entorno dessas escolas”, afirma o pesquisador. “Isso mostra a efetividade dessa metodologia de ciências de dados para revelar padrões”, avalia Nonato.

Resultado de uma colaboração, além do NEV-USP, com a Escola de Matemática Aplicada da Fundação Getúlio Vargas (FGV), as universidades federais do Espírito Santo (UFES) e de Alagoas (UFAL) e a New York University, dos Estados Unidos, o projeto está sendo implementado em São Carlos por meio de convênio da Secretaria de Segurança Pública da Prefeitura Municipal com o ICMC-USP para utilizar as ferramentas.

“A prefeitura de São Carlos tem viabilizado o acesso a diversos dados, possibilitando um grande avanço no projeto”, diz Nonato.

Séries temporais

Uma das limitações do CrimAnalyzer é que os dados dos crimes estavam agregados por setor censitário – unidade territorial estabelecida para fins de controle cadastral, formada por área contínua e situada em um único quadro urbano ou rural. Essa forma de apresentação de dados prejudicava a captura de padrões de criminalidade.

Em razão dos resultados alcançados com o projeto, os pesquisadores começaram a ter acesso a dados georreferenciados sobre crimes na cidade de São Paulo e desenvolveram uma nova ferramenta, batizada de Mirante.

“O acesso aos dados georreferenciados fez uma diferença enorme no poder de análise e também na forma como passamos a apresentar e obter os padrões de criminalidade”, destaca Nonato. Por meio de tratamentos estatísticos, a plataforma faz o geoprocessamento em mapas de rua e, dessa forma, permite avaliar mudanças no padrão de criminalidade em locais da cidade ao longo do tempo.

Ao analisar uma esquina em São Paulo que em 2010 não registrava roubos de veículos e que, a partir de 2017, começou a registrar, os pesquisadores observaram que um dos fatores que contribuíram para essa mudança foi a alteração no lado da via liberada para estacionamento.

Antes de 2010 era proibido estacionar no lado da via de mão dupla que dá acesso a uma avenida principal com ligação a uma via marginal. Com a liberação para estacionamento, aumentou o roubo de carros na região. “Isso pode ter facilitado aos criminosos roubar carros e sair rapidamente para a marginal, enquanto anteriormente eles teriam que dar uma volta dentro do bairro para poder ter acesso à marginal”, explica Nonato.

Metodologia

Ao começar a aplicar a ferramenta, os pesquisadores perceberam que ela não permitia identificar regiões da cidade com padrões semelhantes de criminalidade. Desenvolveram então uma metodologia que permite comparar séries temporais de crimes em diferentes regiões da cidade. O modelo matemático e estatístico indicou que em um conjunto de 20 mil esquinas com maior registro de assaltos a pedestres no centro de São Paulo, 1.535 (7,65%) concentram quase a metade dessas ocorrências.

Utilizando técnicas de deep learning – tecnologia de aprendizado de máquina que propicia o reconhecimento de padrões –, eles também criaram uma ferramenta que permite agrupar regiões da cidade que apresentam séries temporais de crimes semelhantes e, dessa forma, identificar padrões e eventuais mudanças.

Essa ferramenta permitiu observar que, entre as esquinas na cidade de São Paulo onde não havia registros de crimes até 2012, uma delas começou a ter ocorrências a partir de 2017. As análises indicaram que, até 2012, a infraestrutura urbana dessa região era bem preservada e que, a partir de 2017, o local ficou completamente abandonado.

Em outro conjunto de esquinas com alta criminalidade, foi identificada uma que começou a ter redução de crimes a partir de 2017, quando seu entorno ganhou a filial de uma rede de drogarias. “Isso pode ter sido uma das causas para a redução de crimes”, diz Nonato. A meta, agora, é desenvolver ferramentas que possibilitem predizer a probabilidade de ocorrências de crimes em regiões da cidade com base na identificação e análise de padrões espaço-temporais.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

CONCURSO E EMPREGO8 horas ago

Sine-JP auxilia em todas as etapas candidatos que procuram ingressar ou se recolocar no mercado de trabalho

ESTADO8 horas ago

João Azevêdo apresenta projeto e autoriza licitação para construção da ponte que ligará Cabedelo-Santa Rita-Lucena nesta segunda-feira

ECONOMIA2 dias ago

Abono PIS/Pasep 2022: pagamento será feito em dezembro com aumento no valor?

ECONOMIA2 dias ago

R$ 7,5 bilhões esperando por você nos bancos: veja como sacar

CIDADE2 dias ago

Projeto Caravana do Esporte promove confraternização natalina voltada às Comunidades

Politíca2 dias ago

Deputado Sargento Neto comemora aprovação de lei que proíbe linguagem neutra em órgãos públicos

Politíca2 dias ago

PT de João Pessoa realiza prévia para definir nome que irá concorrer a Prefeitura nas Eleições 2024

Judiciário2 dias ago

União estável pode ser equiparada a casamento no Código Penal

Segurança Pública2 dias ago

Senado avalia pena maior para registro não autorizado de intimidade sexual

Segurança Pública2 dias ago

CSP vota pena maior em lesão contra filho adotivo de policial

Educação & Cultura2 dias ago

Novo Ensino Médio: relatora recomenda aumentar carga horária de formação geral

Nacional2 dias ago

CPI das ONGs vota relatório final na terça-feira

Educação & Cultura2 dias ago

Senado Aprova: política de atenção psicossocial nas escolas é destaque

Segurança Pública2 dias ago

Comissão aprova proibição de compra de armas de fogo por quem responde a processo de violência contra a mulher

Judiciário2 dias ago

Nota pública: CNMP reduz transparência das remunerações de promotores e procuradores e impõe grave retrocesso ao controle social

Educação & Cultura2 dias ago

Amigos na escola: Não escolhemos pela similaridade, mas pelas conexões

Saúde2 dias ago

Função cerebral perdida após derrame é recuperada em cobaias

Saúde2 dias ago

Derivado de soja pode amenizar efeitos da menopausa

Saúde2 dias ago

Construído primeiro modelo digital completo do ouvido humano

Saúde2 dias ago

Descoberta forma de inibir proteína mutante que causa câncer de pulmão

Educação & Cultura2 dias ago

OS DINOSSAUROS VIVERAM NO BRASIL?

Educação & Cultura2 dias ago

COMO PREVENIR ENCHENTES UTILIZANDO SISTEMAS DE DRENAGENS SUSTENTÁVEIS

ENTRETENIMENTO3 dias ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

Saúde3 dias ago

URUCUM AJUDA A REDUZIR GORDURA NO FÍGADO

Internacional3 dias ago

ESSEQUIBO: POR QUE A VENEZUELA DISPUTA ÁREA COM A GUIANA

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 dias ago

Governo apreende 12 toneladas de defensivos roubados, falsificados e vencidos

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 dias ago

Relatório do USDA corta estimativa de produção de soja para o Brasil

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 dias ago

Publicada lista de dezembro dos produtos com direito a bônus do PGPAF

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 dias ago

Cigarrinha-das-pastagens: controle químico ou biológico? Qual o mais eficiente

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 dias ago

BALANÇO 2023 – CNA: FOI UM ANO DE SAFRA CHEIA E BOLSO VAZIO

Segurança Pública11 meses ago

ÚLTIMO MINUTO: Invasor que quebrou relógio trazido por Dom João VI é identificado

Internacional11 meses ago

Fórum Econômico Mundial Declara que Pedófilos ‘Salvarão a Humanidade’

CIDADE12 meses ago

Entretenimento e Solidariedade: Prefeitura de Santa Rita realiza o Natal Solidário

Segurança Pública11 meses ago

Polícia Militar prende 10 procurados da Justiça pelos crimes de homicídio e roubo

Internacional6 meses ago

IMPRESSIONANTE – GOVERNO CANADENSE ADMITE: “Os não vacinados estavam certos sobre as vacinas de mRNA”

Segurança Pública11 meses ago

Suspeito de ameaçar mulher em motel é preso com drogas e armas em Campina Grande

Internacional5 meses ago

Cidade alemã passa a distribuir gratuitamente filtro solar

Saúde10 meses ago

TUBERCULOSE

Segurança Pública9 meses ago

IMAGEM FORTÍSSIMA: Vídeo mostra momento em que aluno mata professora a facadas

Nacional11 meses ago

PF prende homem filmado ao destruir relógio no Palácio do Planalto

Judiciário7 meses ago

Escravizados

ENTRETENIMENTO11 meses ago

Xuxa é condenada por plágio e deverá pagar multa de R$62 milhões

ENTRETENIMENTO6 meses ago

Exorcista: filme “Nefarious” é “o melhor já produzido” sobre possessão demoníaca

CIÊNCIA & TECNOLOGIA8 meses ago

DarkWeb, DeepWeb e DarkNet: qual a diferença?

Internacional11 meses ago

Britânica é presa pelo “crime” de… “talvez ter rezado em silêncio” perto de uma clínica de aborto!

Segurança Pública11 meses ago

URGENTE: Marcola, líder do PCC, é transferido para Brasília por determinação de Flávio Dino

ENTRETENIMENTO5 meses ago

JIBÓIA

ENTRETENIMENTO12 meses ago

Presentes para amigo da onça: 48 ideias divertidas

Segurança Pública11 meses ago

Suspeito de tráfico é apreendido com arma e drogas durante reforço das ações em Cruz do Espírito Santo 

ENTRETENIMENTO12 meses ago

As 10 melhores cores de tintas para sala pequena

CIÊNCIA & TECNOLOGIA9 meses ago

Como ver os Stories anonimamente no Instagram

Segurança Pública11 meses ago

Polícia Militar desarticula ponto de tráfico e apreende três armas de fogo em Campina Grande

Nacional4 meses ago

CNS reconhece religiões afro como complementares ao SUS

Segurança Pública8 meses ago

Adulteração de chassi de reboques está mais próximo de se tornar crime

Nacional9 meses ago

Parlamento português veta discurso de Lula em sessão solene da Revolução dos Cravos

Nacional8 meses ago

Advogado de Adélio Bispo recebeu R$ 315 mil do PCC, segundo inquérito da PF

ENTRETENIMENTO11 meses ago

A LINGUIÇA CAMPEIRA MAIS FAMOSA DO RS É DO ALEGRETE

ECONOMIA11 meses ago

Real vai acabar e nova moeda do Mercosul vai entrar em vigor? Entenda

CIÊNCIA & TECNOLOGIA9 meses ago

Como recuperar mensagens apagadas do Instagram

CIÊNCIA & TECNOLOGIA9 meses ago

Novo botão ágil do YouTube Music baixa até 200 músicas de uma vez

Educação & Cultura2 dias ago

Senado Aprova: política de atenção psicossocial nas escolas é destaque

Educação & Cultura2 dias ago

OS DINOSSAUROS VIVERAM NO BRASIL?

Educação & Cultura2 dias ago

COMO PREVENIR ENCHENTES UTILIZANDO SISTEMAS DE DRENAGENS SUSTENTÁVEIS

ENTRETENIMENTO3 dias ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

Saúde3 dias ago

URUCUM AJUDA A REDUZIR GORDURA NO FÍGADO

Internacional3 dias ago

ESSEQUIBO: POR QUE A VENEZUELA DISPUTA ÁREA COM A GUIANA

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 dias ago

BALANÇO 2023 – CNA: FOI UM ANO DE SAFRA CHEIA E BOLSO VAZIO

ECONOMIA4 dias ago

A INDÚSTRIA DO COURO ANIMAL E A RESPONSABILIDADE PELO DESMATAMENTO

ENTRETENIMENTO4 dias ago

AS EVIDÊNCIAS DE QUE JESUS TERIA TIDO MAIS DO QUE 12 APÓSTOLOS

Saúde4 dias ago

CERCA DE 600 MIL PESSOAS MORREM POR ANO DE INTOXICAÇÃO ALIMENTAR

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 dias ago

TECNOLOGIA É ALIADA NA FORMAÇÃO DE JOVENS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 dias ago

TRIBUTAÇÃO DAS BIG TECHS PODERIA GERAR ARRECADAÇÃO DE R$ 80 BI AO ANO

Internacional4 dias ago

2023 TERMINARÁ COMO O ANO MAIS QUENTE DA HISTÓRIA DO PLANETA

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 dias ago

BRANGUS: A FUSÃO PERFEITA ENTRE RUSTICIDADE E QUALIDADE DE CARNE

Nacional5 dias ago

MORTE DE BOTOS NA AMAZÔNIA ACENDE O ALERTA

AGRICULTURA & PECUÁRIA5 dias ago

MERCADO DOS DEFENSIVOS BIOLÓGICOS É UM DOS QUE MAIS CRESCE NO BRASIL

ENTRETENIMENTO5 dias ago

COMO PREPARAR A MELHOR TERRA PARA PLANTAR

CONCURSO E EMPREGO5 dias ago

DIVERSIDADE NO TRABALHO PODE AUMENTAR A PRODUTIVIDADE

AGRICULTURA & PECUÁRIA5 dias ago

O ANO DE 2023 VIVE COLAPSO CLIMÁTICO

Nacional7 dias ago

OPEP +: BRASIL RECEBE CONVITE PARA ENTRAR EM CARTEL DOS PRODUTORES DE PETRÓLEO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA7 dias ago

A CADA APARELHO CONSERTADO, UM LIXO ELETRÔNICO A MENOS NO MUNDO

ECONOMIA7 dias ago

SUPERMERCADISTAS PROJETAM CONSUMO 62% MAIOR QUE EM 2022

Internacional7 dias ago

ACORDO ENTRE UNIÃO EUROPEIA E MERCOSUL PODE FRACASSAR, ADMITE LULA

ECONOMIA7 dias ago

BRASIL DESPERDIÇA GRANDE POTENCIAL NO REAPROVEITAMENTO DE MATERIAIS

ENTRETENIMENTO7 dias ago

PIRAÍBA: O GIGANTE DO RIO ARAGUAIA EM PERIGO?

AGRICULTURA & PECUÁRIA7 dias ago

PROJETO FACILITA USO DE DEFENSIVOS AGRÍCOLAS

Saúde2 semanas ago

MUNDO VIVE EPIDEMIA DE SOLIDÃO, APONTA OMS

Educação & Cultura2 semanas ago

A ABOLIÇÃO DA ESCRAVIDÃO NO BRASIL

Saúde2 semanas ago

EVOLUÇÃO NO TRATAMENTO DE CÂNCER NO BRASIL

Saúde2 semanas ago

BURITI É CONSIDERADO UM PODEROSO REMÉDIO

Advertisement
Advertisement

Vejam também