Connect with us

CIÊNCIA & TECNOLOGIA

Regulação das plataformas digitais, anonimato e o sistema constitucional brasileiro

Significado jurídico-constitucional da vedação do anonimato no art. 5º, IV CF e suas consequências práticas

Outubro de 1859. Estava escrito, na edição semanal do Jornal O espelho: “a palavra, esse dom divino que fez do homem simples matéria organizada, um ente superior na criação, a palavra foi sempre uma reforma. Falada na tribuna é prodigiosa, é criadora, mas é o monólogo; escrita no livro, é ainda criadora, é ainda prodigiosa, mas é ainda o monólogo; esculpida no jornal, é prodigiosa e criadora, mas não é o monólogo, é a discussão”. Uma crônica que trata do poder transformador da imprensa, do diálogo e da esperança na humanidade. O autor, hoje sabemos, era Machado de Assis, mas o leitor da época se deparava com o vazio ao final da leitura: nenhuma assinatura.

A relação entre o anonimato, liberdade de expressão do pensamento e democracia é bem estreita. Os norte-americanos foram convencidos por Publius das virtudes da Constituição escrita. Sob o manto desse pseudônimo falavam Alexander Hamilton, John Jay e James Madison. Com base no anonimato surgiu o direito constitucional tal qual o conhecemos. Os tempos mudaram, os perigos e medos aumentaram. Hoje, a figura e a palavra anônimas são fontes de receio.

Por que alguém teria interesse em não assinar um texto de sua própria autoria? Esse não seria um indício de que quem escreve tem más intenções, que quer se esconder nas sobras do anonimato para atacar suas vítimas? Não seria plausível ou até legítimo supor que quem se utiliza da palavra anônima é potencialmente um autor perverso, sem escrúpulos e que sua fala deve ser censurada, não importa o conteúdo?

Desde 1891, o direito constitucional brasileiro segue essa lógica. Desde então, à exceção da Emenda constitucional n. 1/1969 à Constituição de 1967, os textos constitucionais brasileiros garantem a livre manifestação do pensamento, vedado o anonimato (art. 5º, IV CF). Trata-se de dispositivo constitucional, cuja parte final (“in fine” ou 2º subperíodo) que é frequentemente interpretado como uma cláusula de exclusão da proteção constitucional à liberdade de expressão do pensamento, de tal sorte a gerar algo sui generis no debate nacional quando comparado ao direito estrangeiro e internacional e a criar um desafio ao bom senso: uma mesma expressão de ideia ou opinião acompanhadas de seus eventuais suportes fáticos pode ser considerada proibida ou garantida, a depender de o autor ter ou não ter se identificado.

Um exemplo dessa compreensão envolveu o atual Governador de São Paulo. Em 2016, João Dória processou o Facebook para remover uma página que convocava os leitores a participarem de uma virada cultural em sua casa. No caso, mesmo considerando que o conteúdo da manifestação não configurava ilícito, o magistrado determinou a identificação do responsável com base na vedação do anonimato. Em seu entender, a Constituição Federal incontestavelmente veda o anonimato por força do seu art. 5º, IV.[1]

Outro exemplo, ainda mais recente, está na fala do Senador Ângelo Coronel (relator do PL 2630/20, conhecido como “PL das Fake News”), para quem a “nossa Constituição não está sendo cumprida. É vedado o anonimato. Não podemos permitir hoje que a pessoa entre numa plataforma, abra sua conta, crie um nome falso, crie uma caricatura e saia daí em diante depreciando, denegrindo, ferindo a honra das pessoas”.[2] No substitutivo por ele apresentado, propunha-se a exigência de identificação prévia, com documento de identidade válido e número de celular cadastrado no Brasil, de todos os usuários da respectiva plataforma (art. 7º).[3] Essa proposta não foi mantida no texto aprovado pelo Senado, mas nada impede que ela seja ressuscitada pela Câmara dos Deputados.

Nadando contra a maré, há quem defenda que não é possível fazer uma leitura da Constituição brasileira que vede completamente a expressão anônima. Existe, afinal, o sigilo da fonte, o sigilo de deliberações do júri e se admitem denúncias anônimas. Isso não significaria que o anonimato é de algum modo admitido e, às vezes, até ordenado (contexto do tribunal do júri)?[4]

Há alguns problemas aqui. Primeiro, porque, em que pese fazer parte de outros direitos fundamentais (art. 5º, IX c.c. XIV CF e art. 5º, IX c.c. XIII CF), o sigilo da fonte diz respeito ao modo de colheita das informações – assim como a prova não equivale à fonte da prova; a informação não é igual à fonte da informação. Segundo, porque em denúncias anônimas não se comunicam pensamentos ou ideias; são, ao contrário, comunicados fatos, que estão protegidos pelo sigilo das comunicações interindividuais (art. 5º, XII CF).

No meio do tiro cerrado e sem poder se defender, quem sofre é a liberdade de expressão do pensamento, que deixa de ter parâmetros constitucionais claros, e o titular do direito, que não sabe mais se pode ou não se exprimir sem se identificar. É preciso, então, investigar e refletir novamente sobre o significado jurídico-constitucional específico da vedação prevista no art. 5º, IV CF, a fim de realocar sua compreensão sobre bases mais sólidas.

Para isso, devemos desatar uma confusão bem comum. É comum se dizer que os direitos fundamentais previstos no art. 5º, IV e 5º, IX CF são complementares.[5] Por esse entendimento, o resultado é a exclusão da proteção constitucional em relação a obras de arte (quadros, esculturas, músicas, obras literárias, teatrais, cinematográficas etc.) anônimas, por exemplo.

Mas nem é necessário nem correto pensar assim, seja porque muitas obras de arte expressam apenas impressões e sensações do artista e não necessariamente pensamentos cuja manifestação é especificamente protegida pelo art. 5º, IV CF, seja porque nem toda obra de arte é divulgada (manifestada) por seu criador, sem que com isso deixe de ser arte. Por isso, o primeiro ponto que deve ser lembrado é que a vedação do anonimato se refere apenas ao direito fundamental de livre manifestação do pensamento. Em termos práticos, isso significa que quando uma situação ensejar a incidência concorrente de outros direitos fundamentais, como o do art. 5º, IX CF, a vedação em tela será relativamente inócua, pois absolutamente não se refere à liberdade de comunicação social e artística.[6]

Fora isso, quando a Constituição fala em “vedação do anonimato”, o conteúdo da norma por ela determinada representa um dever de identificação daquele(a) que pretende expressar seu pensamento (sinônimo de opinião = juízo de valor). O enquadramento dogmático dessa aparente cláusula restritiva poderia variar. Infelizmente, grande parte da literatura especializada absolutamente não se preocupa com tal enquadramento jurídico-dogmático que, todavia, é imprescindível à sua correta interpretação por órgãos judiciais, especialmente pelo “juiz constitucional” (STF).

Uma das alternativas viáveis, talvez a mais promissora em face do propósito de salvar uma escolha redacional do constituinte especialmente infeliz, é enxergar nela um dever fundamental (de identificação) acoplado à liberdade individual (liberdade de manifestação do pensamento).[7]

Veja-se que o art. 5º CF está alocado no Capítulo I do Título II da Constituição, que trata não apenas dos direitos, mas também dos deveres fundamentais. Entre as variadas espécies de deveres, existem aqueles que acompanham o direito fundamental do titular.[8] Esse é o caso da vedação do anonimato. Disso são tiradas algumas consequências.

Primeiro, deveres fundamentais não são autoaplicáveis. Uma intermediação legislativa para se exigir uma ação qualquer do particular é imprescindível, esteja ela prevista ou não na Constituição como dever fundamental. Isso não somente porque o art. 5º, §1º CF assegura aplicabilidade imediata apenas às normas definidoras de “direitos”, mas não de “deveres” fundamentais. Ao contrário, também porque o conteúdo de deveres é geral e indeterminado, característica da qual resulta a impossibilidade de sua exigência por via judicial sem violação do princípio da separação das funções (“poderes”) estatais. Isso quer dizer que, na ausência de intermediação legislativa, não é possível impor o dever de identificação a quem se expressa.

Enfim, a depender da abrangência da exigência imposta por lei e da quantidade de informações solicitadas para a identificação dos que expressam seu pensamento, haverá uma gradação da intervenção na própria liberdade de manifestação de pensamento – se para se manifestar for exigido a transferência de todos os dados da vida privada, muito provavelmente todos se calarão. Por isso é necessário tomar ciência do efeito resfriador, ou desencorajador (Chilling effect), que as determinações de identificação pessoal como concretização desse dever fundamental (de identificação) podem causar sobre o livre trânsito de ideias e a possibilidade de exercício autônomo e consciente da correspondente liberdade individual por seu titular. Essas são as linhas elementares que precisam ser consideradas para operacionalizar corretamente o inciso IV e, assim, permitir a reconstrução de sua função dogmática.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Educação & Cultura9 horas ago

Cabedelo realiza Semana do Empreendedor com alunos da rede municipal de ensino

Judiciário9 horas ago

Viúva de ex-deputado estadual tem negado pedido de pagamento de pensão  

Educação & Cultura9 horas ago

Alunos encantam público na Mostra de Dança das Escolas Municipais realizada pela Prefeitura de João Pessoa

ECONOMIA10 horas ago

Vendas da Black Friday ‘frustram’ mercado e recuam 14,4% este ano

ECONOMIA10 horas ago

Com gasto eleitoral ‘exorbitante’, necessidade de financiamento dá ‘salto’ de 89%

CIÊNCIA & TECNOLOGIA10 horas ago

Flopou! 5 redes sociais que não cativaram os brasileiros em 2023

CIÊNCIA & TECNOLOGIA10 horas ago

Funções Secretas do Seu Celular que Vão te Deixar de Queixo Caído

ECONOMIA10 horas ago

Com alta dos alimentos, IPCA-15 de novembro sobe para 0,33%

Esporte10 horas ago

Dois jogos do Paraibano 2023 são investigados pela operação Penalidade Máxima

Esporte10 horas ago

F1: Esteban Ocon lidera testes finais em Abu Dhabi; Incidentes marcam sessão

Esporte10 horas ago

ITIA garante que Djokovic não recusou fazer teste antidoping na Copa Davis

Esporte10 horas ago

Jogo do Flamengo está entre os investigados pelo Ministério Público de Goiás por manipulação de resultados

Esporte11 horas ago

Quanto Amanda Nunes ganhou para nocautear Ronda Rousey em 48 segundos? Veja os valores

ECONOMIA11 horas ago

Alckmin confirma transferência de R$ 8,7 bilhões a municípios

Esporte11 horas ago

Suns e Magic faturam 7ª vitória seguida na NBA; Celtics voltam a vencer

Educação & Cultura11 horas ago

Alunos da Rede Municipal participam do ‘CineAfro’ e debatem sobre questões étnico-raciais

Nacional11 horas ago

Janones será investigado pela Polícia Federal, Abin e PGR

Nacional11 horas ago

Nísia desconversa sobre contrato milionário com farmacêutica de um só funcionário

Nacional11 horas ago

VÍDEO: Nikolas Ferreira é agredido por servidor da Câmara; Caso vai parar na Polícia Legislativa

Nacional11 horas ago

Lula se torna o 1º presidente a diminuir representatividade feminina no STF

Nacional11 horas ago

Bolsonaro diz que PL vai lançar senadores em todos os estados em 2026

CIDADE11 horas ago

Vereadores entregam ao prefeito Cícero Lucena projeto que cria incentivos fiscais para revitalização do Centro Histórico

CIDADE11 horas ago

Servidores Municipais de Cabedelo recebem salário de novembro nesta quarta-feira, dia 29

CIDADE11 horas ago

TCE-PB realiza curso de aperfeiçoamento para prefeitos, vereadores e agentes públicos da região de Piancó

ESTADO11 horas ago

Primeira-dama do Estado e vice-governador prestigiam Gincana do Procon e destacam importância do evento para consumo consciente

ESTADO12 horas ago

Governo da Paraíba realiza Seminário de Formação Antirracista para profissionais dos Centros de Assistência Social

CONCURSO E EMPREGO12 horas ago

Cinep abre vagas de estágio e interessados na seleção já podem fazer inscrições

CONCURSO E EMPREGO12 horas ago

Paraíba gera saldo de 3.773 vagas com carteira assinada em outubro e expansão de emprego é mais de 190%, revela Caged

ESTADO12 horas ago

Campanha Fique em Dia com a Cagepa entra na final e cliente tem 48h para resolver pendência

ESTADO12 horas ago

Programa do Leite chega às cidades de Areial e Esperança e passa a atender mais de 31 mil famílias

Segurança Pública10 meses ago

ÚLTIMO MINUTO: Invasor que quebrou relógio trazido por Dom João VI é identificado

Internacional11 meses ago

Fórum Econômico Mundial Declara que Pedófilos ‘Salvarão a Humanidade’

CIDADE11 meses ago

Entretenimento e Solidariedade: Prefeitura de Santa Rita realiza o Natal Solidário

Segurança Pública10 meses ago

Polícia Militar prende 10 procurados da Justiça pelos crimes de homicídio e roubo

Internacional5 meses ago

IMPRESSIONANTE – GOVERNO CANADENSE ADMITE: “Os não vacinados estavam certos sobre as vacinas de mRNA”

Segurança Pública10 meses ago

Suspeito de ameaçar mulher em motel é preso com drogas e armas em Campina Grande

Saúde10 meses ago

TUBERCULOSE

Internacional4 meses ago

Cidade alemã passa a distribuir gratuitamente filtro solar

Segurança Pública8 meses ago

IMAGEM FORTÍSSIMA: Vídeo mostra momento em que aluno mata professora a facadas

Nacional10 meses ago

PF prende homem filmado ao destruir relógio no Palácio do Planalto

Judiciário12 meses ago

Justiça determina prazo de 24 horas para saída do hotel QUALITY SUITES hotel em João Pessoa além de multa de R$ 800.000,00 e prisão para quem resistir

Judiciário6 meses ago

Escravizados

ENTRETENIMENTO11 meses ago

Xuxa é condenada por plágio e deverá pagar multa de R$62 milhões

ENTRETENIMENTO5 meses ago

Exorcista: filme “Nefarious” é “o melhor já produzido” sobre possessão demoníaca

ENTRETENIMENTO12 meses ago

Neste final de semana: Circo Mundo Mágico apresenta Patati e Patatá em João Pessoa

Internacional11 meses ago

Britânica é presa pelo “crime” de… “talvez ter rezado em silêncio” perto de uma clínica de aborto!

CIÊNCIA & TECNOLOGIA8 meses ago

DarkWeb, DeepWeb e DarkNet: qual a diferença?

Segurança Pública10 meses ago

URGENTE: Marcola, líder do PCC, é transferido para Brasília por determinação de Flávio Dino

ENTRETENIMENTO4 meses ago

JIBÓIA

Segurança Pública10 meses ago

Suspeito de tráfico é apreendido com arma e drogas durante reforço das ações em Cruz do Espírito Santo 

ENTRETENIMENTO11 meses ago

As 10 melhores cores de tintas para sala pequena

CIÊNCIA & TECNOLOGIA8 meses ago

Como ver os Stories anonimamente no Instagram

Segurança Pública10 meses ago

Polícia Militar desarticula ponto de tráfico e apreende três armas de fogo em Campina Grande

Nacional4 meses ago

CNS reconhece religiões afro como complementares ao SUS

ENTRETENIMENTO11 meses ago

Presentes para amigo da onça: 48 ideias divertidas

Segurança Pública8 meses ago

Adulteração de chassi de reboques está mais próximo de se tornar crime

Nacional9 meses ago

Parlamento português veta discurso de Lula em sessão solene da Revolução dos Cravos

Nacional7 meses ago

Advogado de Adélio Bispo recebeu R$ 315 mil do PCC, segundo inquérito da PF

ENTRETENIMENTO11 meses ago

A LINGUIÇA CAMPEIRA MAIS FAMOSA DO RS É DO ALEGRETE

ENTRETENIMENTO12 meses ago

Cine Bangüê exibe longa-metragem ‘Miami-Cuba’ nesta quinta-feira

Internacional13 horas ago

POBREZA NA AMÉRICA LATINA CAI PARA 29% EM 2022 E ALCANÇA NÍVEIS PRÉ-PANDEMIA

Internacional13 horas ago

A COP28 SERÁ CAPAZ DE REVERTER A MAIOR ONDA DE CALOR DA HISTÓRIA DA HUMANIDADE?

Saúde13 horas ago

MEDICINA XUKURU: ANCESTRALIDADE QUE CURA

ENTRETENIMENTO13 horas ago

RECEITA DO BOLINHO DE LUA DE MEL

CIÊNCIA & TECNOLOGIA13 horas ago

AQUECIMENTO GLOBAL: IMAGENS DA NASA MOSTRAM EVOLUÇÃO ALARMANTE ENTRE 1880 E 2023

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

CULTIVO DE CACAU PODEM AJUDAR A RECUPERAR ÁREAS DEGRADADAS

ENTRETENIMENTO2 dias ago

FLORADA DOS CAMBUÍS ENFEITA BRASÍLIA

ENTRETENIMENTO2 dias ago

5 RAÇAS BRASILEIRAS QUE VOCÊ NÃO CONHECE

Educação & Cultura2 dias ago

CURSOS TÉCNICOS TÊM AUXILIADO NA REDUÇÃO DA DESIGUALDADE SOCIAL

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

AGAVE É USADO PARA PRODUZIR BIOCOMBUSTÍVEL

ECONOMIA2 dias ago

ANEEL MANTÉM DESCONTO NA CONTA DE LUZ EM DEZEMBRO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

TÁXI AÉREO ELÉTRICO CHEGA A NOVA YORK EM 2025

Saúde1 semana ago

QUALIDADE DE SONO É FUNDAMENTAL PARA MANTER VIDA SAUDÁVEL NA VELHICE

ENTRETENIMENTO1 semana ago

FESTIVAL EM MG OFERECE DELÍCIAS COM JABUTICABA

ENTRETENIMENTO1 semana ago

APRENDA A CONTROLAR OS ÁCAROS NAS PLANTAS

Internacional1 semana ago

QUEM É O PRESIDENTE ELEITO DA ARGENTINA E QUAL O IMPACTO DE SUA VITÓRIA

Esporte1 semana ago

AQUECIMENTO DA TERRA PREOCUPA ÀS VÉSPERAS DA COP-28, EM DUBAI

ECONOMIA1 semana ago

REFORMA TRIBUTÁRIA NÃO PROVOCARÁ ALTA NOS PREÇOS

Saúde1 semana ago

OMS ALERTA PARA AMEAÇA DE NOVA PANDEMIA POR CAUSA DE DESMATAMENTO E DAS MUDANÇAS

Educação & Cultura1 semana ago

O QUE É O EL NIÑO?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

AS IMAGENS DO TELESCÓPIO ESPACIAL EUCLIDES

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

TECNOLOGIA VIVA – EPISÓDIO 7

ECONOMIA2 semanas ago

COMO DESENVOLVER A ECONOMIA NA AMAZÔNIA SEM DESMATAR

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

SUPERTEMPESTADE SOLAR: O QUE É O FENÔMENO QUE PODE ACABAR COM A INTERNET?

Saúde2 semanas ago

MÉDICO ALERTA PARA RISCOS COM A SAÚDE COM ONDA DE CALOR

ECONOMIA2 semanas ago

13º SALÁRIO PREVÊ MAIS DE R$ 290 BILHÕES PARA AQUECER ECONOMIA

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 semanas ago

PRODUTOR INVESTE NO CULTIVO DO MOGNO AFRICANO

Saúde2 semanas ago

PRIMEIRA VACINA CONTRA CHIKUNGUNYA É APROVADA

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

CHINA DISPONIBILIZA FUNDO BILIONÁRIO PARA DESENVOLVER ROBÓTICA

Segurança Pública2 semanas ago

COMO SE PROTEGER DE GOLPES E FRAUDES NA BLACK FRIDAY

Advertisement
Advertisement

Vejam também