Connect with us

Educação & Cultura

Ferramenta brasileira criada na pandemia faz curadoria para jornalistas de posts de cientistas nas redes sociais

Com a pandemia do coronavírus, cientistas que eram relativamente desconhecidos do público geral se tornaram estrelas na mídia e nas redes sociais, e o conteúdo científico ganhou relevância e visibilidade. Nesse contexto foi criado o Science Pulse, uma ferramenta de social listening voltada para ajudar jornalistas a extrair o melhor da comunidade científica no Twitter e no Facebook.

O Science Pulse faz uma espécie de curadoria do conteúdo científico nas redes sociais, a partir de mais de 1.600 perfis selecionados de instituições, universidades, organizações, cientistas, especialistas e médicos de diversos países. Atualmente, cerca de metade das contas monitoradas publica conteúdo em inglês, 40% em português e 10% em outras línguas, como espanhol e francês. E a base de perfis incluídos na ferramenta aumenta de forma contínua.

“O objetivo era concentrar, em um lugar só, os principais posts dos cientistas, com a finalidade de dar mais visibilidade para essas descobertas. E para que jornalistas e comunicadores consigam criar novos conteúdos e saibam o que está acontecendo, não só sobre a pandemia, mas sobre a ciência em geral”, disse o jornalista brasileiro Sérgio Spagnuolo, criador do Science Pulse e ICFJ Knight Fellow, à LatAm Journalism Review (LJR).

Além da coleta das publicações, a ferramenta organiza e reúne o conteúdo em listas, de acordo com diferentes critérios. Uma delas, por exemplo, mostra os posts mais populares entre os pares, quer dizer, entre os cientistas monitorados pelo Science Pulse.

Essa lista segue um pouco a lógica do trending topics do Twitter e serve para o jornalista saber o que está viralizando ou em alta entre os cientistas. Para aparecer nessa lista, o conteúdo precisa ter sido compartilhado ou publicado por um dos perfis monitorados pela ferramenta e, em seguida, ter muito engajamento dessas mesmas contas selecionadas.

Há outros rankings que levam em consideração critérios diferentes, como a popularidade proporcional ao número de seguidores da conta. Ou seja, um post pode ter poucas curtidas, mas entrar nessa seleção, se o engajamento for alto para o total de seguidores da conta. Já outra lista reúne uma amostra aleatória de conteúdo dos perfis de curadoria do Science Pulse. O objetivo dessas duas outras métricas é revelar cientistas que podem ser brilhantes em seus campos, mas, por vários motivos, não se destacam nas redes sociais.Sérgio Spagnuolo

Sérgio Spagnuolo
Sérgio Spagnuolo, criador do Science Pulse e ICFJ Knight

A ferramenta, que foi lançada oficialmente em julho, tem o apoio do International Center for Journalists (ICFJ) e parceria da Agência Bori. O projeto é do Volt Data Lab, agência de jornalismo de dados fundada por Spagnuolo. Três integrantes do Volt Data Lab trabalham no Science Pulse regularmente, mas a ferramenta foi elaborada por sete pessoas.

Desde seu lançamento até dezembro, o site teve 4.453 usuários únicos, sendo que quase 20% são visitantes recorrentes. “Vale dizer que nós não queremos ter uma audiência gigantesca, queremos causar um impacto na comunidade jornalística para eles acharem conteúdo científico nas redes sociais”, diz Spagnuolo.

Ainda em versão beta, a ferramenta está em fase de ampliação e aprimoramento. Atualmente, o foco são especialistas ligados a saúde, biologia e medicina – até pela pandemia. Entretanto, a equipe está trabalhando para criar uma metodologia de categorização das áreas de conhecimento. Assim, em breve pretendem incluir na ferramenta perfis de outros campos, como astrônomos ou estatísticos, por exemplo, e permitir aos usuários da ferramenta fazer buscas específicas por área.

Para saber como o público usa o Science Pulse, a equipe fez uma pesquisa com 170 pessoas, sendo 125 jornalistas. “Muitos disseram que usam a ferramenta para não precisar seguir 1.500 cientistas. Queremos melhorar a ferramenta para que ela se torne um hub onde os jornalistas vão para ter conhecimento científico e criar pautas”, afirma Spagnuolo.

A jornalista Jade Drummond, gerente de comunidade e audiência do Science Pulse e Volt Data Lab, conta que muitos jornalistas elogiaram a curadoria feita pelo projeto. “A principal força da ferramenta é a confiança e a credibilidade dos perfis que estão ali. E o fato de ser uma lista atualizada também, porque se o jornalista fizesse sozinho podia ficar defasada com o tempo”, disse ela à LJR.

No site, há um formulário para a sugestão de contas de cientistas e instituições para serem incluídas no monitoramento. “O nosso método de escolher perfis é o que a gente chama de snowball effect, você entra no perfil de um cientista reconhecido, vê quem ele segue [e adiciona na ferramenta]. Entra em outro e, quando vê, já selecionou vários”, diz Spagnuolo.

A equipe também considera a descrição ou pequena biografia do cientista na própria rede social e vê se há algum link para um site oficial de universidade ou instituição. Além disso, avaliam as publicações para garantir que o perfil interessa. “Nós lemos o que a pessoa tuita, porque não adianta nada ser um cientista e só publicar gatinhos e memes. Queremos pessoas que estão divulgando ciência por meio das redes sociais, afirma.

Jade
Jade Drummond, gerente de comunidade e audiência do Science Pulse e Volt Data Lab

Jade Drummond, gerente de comunidade e audiência do Science Pulse e Volt Data Lab. Foto: Arquivo pessoal

Ao mesmo tempo, Spagnuolo conta com o feedback da própria comunidade de jornalistas e cientistas para corrigir erros. “Somos muito abertos a críticas. Recentemente nos chamaram a atenção para uma pessoa que se dizia pesquisador de astronomia, mas meio que copiava as ideias dos outros, então tiramos da nossa base. Às vezes pode até ser pesquisador, mas está divulgando ideias contra a ciência, então ficamos de olho e contamos com a comunidade para nos falar quando há algum caso assim”, afirma Spagnuolo, que garante, no entanto, que as reclamações são raras.

Por meio da pesquisa de feedback, a equipe soube que os jornalistas usam o Science Pulse principalmente para consulta, como “uma ferramenta de bastidor, na apuração”, explica Drummond.

“É muito comum o jornalista usar para saber se está atualizado na discussão entre os cientistas ou se perdeu alguma coisa. Também para descobrir uma fonte diferente que não está tanto no radar. Ou para saber qual tema priorizar na cobertura. Às vezes o jornalista vê algo no Science Pulse, fica com aquela ideia na cabeça e vai fazer uma matéria dias depois”, conta ela.

De acordo com o levantamento, dois em cada três usuários disseram que a ferramenta é muito útil ou extremamente útil – 57% dos entrevistados afirmam usar o Science Pulse em média uma vez por semana e 20%, várias vezes por semana.

O Science Pulse ajuda a encontrar pautas, novos estudos ou fontes e serve ainda para captar tendências na comunidade científica. Drummond diz que a ferramenta tem sido utilizada por jornalistas de grandes redações e de sites especializados em ciência, que pertencem a institutos e universidades.

A diferença, segundo ela, é a forma como usam o Science Pulse. É possível entrar na ferramenta pelo site ou se cadastrar para receber resumos em newsletters diárias ou semanais, bem como acompanhar os bots do Science Pulse no Twitter, que trazem os três principais posts da comunidade científica nas últimas 12h.

“Quem está na redação, fazendo hard news e cobrindo a pandemia, não consegue entrar todos os dias na ferramenta, então eles costumam usar o bot do Twitter. O jornalista vai lá só para saber se perdeu alguma coisa, se está por dentro do debate. Funciona como um teaser”, explica Drummond.

A pesquisa mostrou ainda que jornalistas brasileiros usam a ferramenta para conhecer cientistas de outros países. “Às vezes uma discussão que está acontecendo no Brasil começou lá fora e pode ser interessante para o jornalista achar a fonte original”, afirma ela.

O Science Pulse não foi pensado especificamente para brasileiros, mas, ao longo do processo, ficou claro que o público principal era de jornalistas do país. “Mais de 90% do nosso público é de brasileiros. Então passamos a aumentar a base de perfis brasileiros monitorados ao longo do tempo”, diz Drummond.

“No começo, lançamos o site em inglês, mas aí nós notamos que a maior parte da nossa audiência vinha do Brasil e traduzimos tudo para o português. Tem muito brasileiro que estuda fora, então não classificamos os perfis por nacionalidade, e sim de acordo com a língua em que a pessoa escreve”, conta Spagnuolo.

Até maio, o projeto segue com apoio do ICFJ. Após esse período, o plano é buscar novos financiamentos. “A gente pode eventualmente cobrar por relatórios e consultorias, mas a ferramenta vai sempre ser aberta”, diz ele.

Brasil Jornalismo Científico

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Politíca2 horas ago

Deputado Cabo Gilberto critica portaria do EB, “Enquanto desarmam policiais, os marginais estão com fuzil”

CIDADE2 horas ago

Pedido de suspensão de gastos milionários do São João de Santa Rita segue para MP de Contas do TCE

Politíca2 horas ago

Bolsonarista preso por ordem de Alexandre de Moraes se filia ao PP e vai disputar eleição de vereador em JP

CIDADE2 horas ago

Empresários dos esgotos com luxo e lixo em nossas praias

Politíca3 horas ago

Deputados defendem ações de prevenção a tragédias climáticas na Paraíba

Politíca3 horas ago

Ruy destina recurso pioneiro para combate a dependência química na Região Metropolitana de João Pessoa

CIDADE3 horas ago

Emenda de R$ 3 milhões de Veneziano garante asfaltamento de 14 ruas de São José da Mata, Galante e Bairro das Nações, em Campina Grande

Politíca3 horas ago

Murilo prestigia lançamento de pré-candidatura de Elivaldo Firmino em Alhandra

Politíca3 horas ago

Por dia, 320 crianças e adolescentes são explorados sexualmente; Lei de Camila cria Política de Combate à Pedofilia

ECONOMIA4 horas ago

Veja as novas mudanças anunciada pelo INSS nas regras da aposentadoria!

ECONOMIA4 horas ago

Grupo de brasileiros está LIBERADO para sacar salário mínimo entre R$ 1.573,89 e R$ 1.994,56!

ECONOMIA4 horas ago

Governo ACABA de anunciar fim do saque-aniversário pelo FGTS! Entenda o motivo

ECONOMIA4 horas ago

Nova parcela de pagamento do programa Pé de meia está próxima. Fique atento as datas!

Saúde4 horas ago

Descobertos pacientes resilientes ao Alzheimer, que nunca terão sintomas

Saúde4 horas ago

Sonhos ajudam a processar experiências ruins

Saúde4 horas ago

Cogumelos mágicos podem tratar a depressão com segurança

Saúde4 horas ago

Extremos de temperatura, principalmente frias, aumentam casos de AVC

Saúde4 horas ago

ALERGIA ALIMENTAR: PROBLEMA AFETA 4 MILHÕES DE ADULTOS NO BRASIL

ENTRETENIMENTO4 horas ago

8 COISAS QUE PODEM MELHORAR SEU HUMOR E QUE NÃO ENVOLVEM DIETA OU EXERCÍCIO

Nacional4 horas ago

INUNDAÇÕES NO RS: O CHEF QUE PERDEU RESTAURANTES E FOI COZINHAR PARA DESABRIGADO

ENTRETENIMENTO4 horas ago

PIMENTA DE CHEIRO

Educação & Cultura4 horas ago

PLANETA ESTÁ VIRANDO UMA BOMBA CLIMÁTICA

Internacional4 horas ago

Ucrânia: Alta da violência em Kharkiv agrava necessidades humanitárias e de saúde

Internacional4 horas ago

OMS pede proteção para médicos e pacientes sitiados em hospital em Gaza

Internacional4 horas ago

Migrantes são foco em nova estratégia laboral para a América Latina e o Caribe

Internacional4 horas ago

Espanha vive dilema entre a seca e o turismo

Internacional4 horas ago

Por que Zelenski segue governando Ucrânia mesmo sem eleição?

Internacional4 horas ago

Imigrantes dormem na rua em meio à crise na Irlanda

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 horas ago

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 horas ago

Uso de grupos de microrganismos é a nova fronteira em bioinsumos

Internacional10 meses ago

Cidade alemã passa a distribuir gratuitamente filtro solar

Internacional11 meses ago

IMPRESSIONANTE – GOVERNO CANADENSE ADMITE: “Os não vacinados estavam certos sobre as vacinas de mRNA”

ENTRETENIMENTO10 meses ago

JIBÓIA

ENTRETENIMENTO11 meses ago

Exorcista: filme “Nefarious” é “o melhor já produzido” sobre possessão demoníaca

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional4 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO5 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Nacional10 meses ago

CNS reconhece religiões afro como complementares ao SUS

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

ECONOMIA5 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Internacional5 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

AGRICULTURA & PECUÁRIA5 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

CIDADE5 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

Saúde5 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional5 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Judiciário9 meses ago

Informativo destaca não exigência de provas para fixação de indenização mínima por danos morais

Judiciário8 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

ENTRETENIMENTO5 meses ago

HORTÊNSIAS

Educação & Cultura5 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional5 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional11 meses ago

Relator lê parecer sobre indicação de Cristiano Zanin ao STF; sabatina está marcada para 21 de junho

Educação & Cultura11 meses ago

Novo ensino médio precisa levar em conta realidade de alunos e municípios, aponta debate

Nacional12 meses ago

Repórter da TV Globo é agredida por segurança de Maduro após questionamento

Nacional5 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ECONOMIA11 meses ago

Por unanimidade, TCU aprova contas do governo Bolsonaro

CIDADE12 meses ago

Vereador Marlon vence queda de braço com prefeito de Sobrado e fica com comando do Republicanos no município

ENTRETENIMENTO4 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Educação & Cultura11 meses ago

EXCLUSIVO: Gilson Souto Maior lança em julho ‘História da Imprensa na Paraíba’

Nacional12 meses ago

Lula volta a defender ditadura: ‘Houve muito respeito com a participação do Maduro’

Saúde4 horas ago

ALERGIA ALIMENTAR: PROBLEMA AFETA 4 MILHÕES DE ADULTOS NO BRASIL

ENTRETENIMENTO4 horas ago

8 COISAS QUE PODEM MELHORAR SEU HUMOR E QUE NÃO ENVOLVEM DIETA OU EXERCÍCIO

Nacional4 horas ago

INUNDAÇÕES NO RS: O CHEF QUE PERDEU RESTAURANTES E FOI COZINHAR PARA DESABRIGADO

ENTRETENIMENTO4 horas ago

PIMENTA DE CHEIRO

Educação & Cultura4 horas ago

PLANETA ESTÁ VIRANDO UMA BOMBA CLIMÁTICA

ENTRETENIMENTO1 dia ago

REVOLUCIONANDO A AGRICULTURA: FLORES COMESTÍVEIS E AQUAPONIA

Saúde1 dia ago

PLANOS DE SAÚDE CANCELAM CONTRATOS DE CLIENTES ILEGALMENTE

CONCURSO E EMPREGO1 dia ago

ALERTA PARA O USO DE IA EM EXAMES DE RECRUTAMENTO

Saúde1 dia ago

FAPESP: VACINA CONTRA A GRIPE, PESQUISA CONTRA O COVID 19 E FUTURO INCERTO

Nacional1 dia ago

O VERDADEIRO TAMANHO DO DESASTRE NO RS – E AS OUTRAS CRISES QUE SE ANUNCIAM

ENTRETENIMENTO4 dias ago

DOBERMANN, O CACHORRO MAIS ASSUSTADOR

Educação & Cultura4 dias ago

A MODERNIZAÇÃO DOS COLÉGIOS AGRÍCOLAS NO PR

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 dias ago

GOVERNO LANÇA PORTAL CONTRA FAKE NEWS

ENTRETENIMENTO4 dias ago

DONA DE JARDIM COM MAIS DE 500 MIL SEGUIDORES COMPARTILHA CUIDADOS COM PLANTAS

Internacional4 dias ago

CIDADES DO MUNDO SOFREM COM COLAPSOS CLIMÁTICOS COMO DO RS

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 dias ago

PRODUÇÃO DE MEL COM ABELHAS SEM FERRÃO

AGRICULTURA & PECUÁRIA6 dias ago

CAPRINOCULTURA – VALE A PENA INVESTIR?

Internacional6 dias ago

REINO UNIDO: ESTAMOS PERTO DE ESCALADA NUCLEAR

Educação & Cultura6 dias ago

BANCAS E LIVRARIAS SE REINVENTAM EM MEIO AO MERCADO DIGITAL

ECONOMIA6 dias ago

SETOR DE VAREJO APRESENTA MELHORA E PODER DE COMPRA PODE ESTAR SUBINDO

ENTRETENIMENTO6 dias ago

RECEITA DO DOCE DE MAMÃO CRISTALIZADO

Internacional6 dias ago

MONTEVIDÉU SE PREPARA PARA O AVANÇO DO MAR

ECONOMIA7 dias ago

CRISE NO VAREJO: ESPECIALISTAS ANALISAM A CRISE PERSISTENTE NO SETOR

ENTRETENIMENTO7 dias ago

CONSERVAÇÃO DO MICO LEÃO PRETO

Saúde7 dias ago

VINAGRE DE MAÇA NÃO É UM REMÉDIO MILAGROSO CONTRA VÍRUS

Educação & Cultura7 dias ago

AS ESTRANHAS RAZÕES PELAS QUAIS PESSOAS DORMIAM EM ARMÁRIOS NA IDADE MÉDIA

Saúde7 dias ago

AS 3 ONDAS DE DOENÇAS INFECCIOSAS QUE DEVEM ACOMETER O RS DEPOIS DAS INUNDAÇÕES

Internacional2 semanas ago

POR QUE AMEAÇAS À LIBERDADE DE IMPRENSA SÃO TENDÊNCIA GLOBAL

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO É VIVER NO PAÍS MAIS FELIZ DO MUNDO

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

GALINHAS ORNAMENTAIS: O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE COMEÇAR?

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br