Connect with us

Internacional

Governo alemão rejeita especulações sobre baixa eficácia da vacina de Oxford

Ministério da Saúde sugere que jornais confundiram proporção de idosos no estudo da AstraZeneca com percentual de eficácia em pessoas acima de 65 anos. Imbróglio deve ser esclarecido com análise de reguladores europeus

O ministro da Saúde da Alemanha, Jens Spahn, classificou nesta terça-feira (26/01) como “especulações” as reportagens publicadas no dia anterior sobre uma suposta baixa eficácia da vacina da AstraZeneca contra a covid-19 em pessoas com mais de 65 anos.

Na segunda-feira, dois jornais alemães, Handelsblatt Bild, afirmaram que o governo alemão temia que a vacina não recebesse aprovação das autoridades reguladoras europeias por apresentar uma eficácia de apenas 8% ou “menos de 10%” em idosos, supostamente abaixo da eficácia global de 70,42%. As reportagens citaram fontes anônimas do governo, mas não especificaram como esse número apareceu.

Nesta terça, o Ministério da Saúde alemão sugeriu que as publicações podem ter confundido o percentual de participantes idosos do estudo com a eficácia. “À primeira vista, parece que duas coisas foram confundidas nas reportagens: cerca de 8% dos participantes do estudo de eficácia da AstraZeneca tinham entre 56 e 69 anos de idade. E apenas de 3% a 4% acima de 70 anos”, declarou a pasta. “No entanto, isso não implica uma eficácia de apenas 8% em idosos.”

O conteúdo das reportagens do Handelsblatt Bild já havia sido rejeitado na véspera pela AstraZeneca e a Universidade de Oxford, parceira da empresa no desenvolvimento da vacina. A farmacêutica classificou as reportagens como “completamente incorretas” e disse que dados publicados na revista The Lancet em novembro mostram que a vacina teve resultados robustos em idosos.

Um porta-voz de Oxford disse que a vacina mostrou “respostas imunológicas semelhantes em adultos jovens e idosos e um bom perfil de segurança”. De fato, em novembro os desenvolvedores da vacina publicaram um estudo na revista The Lancet apontando que estudos preliminares mostraram uma “resposta imune robusta em adultos saudáveis entre 56 e 69 anos e pessoas acima de 70 anos”.

Stephen Evans, epidemiologista da London School of Hygiene & Tropical Medicine, disse ao site Science Media Centre: “Os dados randomizados não sugerem que a vacina da AstraZeneca será significativamente menos eficaz na velhice.”

Bild ainda não se posicionou sobre as repostas da empresa e as afirmações do governo alemão. No final da tarde, o Handelsblatt publicou um novo texto sobre o tema, mantendo o que havia publicado no dia anterior.

O tom das reportagens alemãs rendeu críticas furiosas por parte da imprensa do Reino Unido, país de origem da vacina. Alguns jornalistas britânicos chamaram os jornais alemães de “irresponsáveis” e de fornecer munição gratuita para grupos antivacina, além de provocar pânico infundado.

Dados escassos

Mas, apesar de rejeitar o conteúdo das reportagens, o Ministério da Saúde alemão apontou nesta terça-feira que “é conhecido desde o outono europeu que menos pessoas idosas estiveram envolvidas nos primeiros estudos apresentados pela AstraZeneca do que em estudos de outros fabricantes”.

Aparentemente, a escassez de dados públicos sobre os efeitos da vacina em idosos e uma estratégia errática da empresa para a divulgação da eficácia global ao longo de 2020 acabaram contribuindo para a confusão nos jornais alemães, fornecendo um terreno fértil para especulações.

No final de dezembro, a Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos para a Saúde do Reino Unido (MHRA) já tinha apontado que havia poucos dados sobre os efeitos da vacina em pessoas acima de 65 anos. Segundo a agência, pouco menos de 6% dos participantes dos estudos tinham mais de 65 anos. Em contraste, os estudos globais da vacina da Pfizer/Biontech contaram com 41% de voluntários entre 56 e 85 anos.

Para adicionar confusão, os autores do estudo da AstraZeneca apontaram num estudo publicado em dezembro na The Lancet que “a eficácia da vacina em grupos de idade mais avançada não pôde ser avaliada, mas será determinada, se houver dados suficientes disponíveis, em uma análise futura após o surgimento de mais casos”.

Os testes conduzidos pela AstraZeneca no Reino Unido começaram com adultos com até 55 anos, porque inicialmente a empresa focou em pessoal de saúde e trabalhadores da linha de frente na ativa. Os participantes idosos do teste foram recrutados mais tarde.

Portanto, a empresa tinha menos dados sobre esse grupo quando submeteu os dados aos reguladores britânicos. Mesmo em sua resposta ao jornais alemães divulgada na segunda-feira, a empresa não apresentou números, preferindo destacar as aprovações que recebeu no Reino Unido e a publicação em revistas científicas. No entanto, isso não significa que a vacina não seja eficaz em idosos.

Ainda não se sabe se a empresa forneceu dados adicionais para os reguladores europeus sobre os efeitos em pessoas com mais de 65 anos.

A avaliação da vacina pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA) está prevista para ocorrer até sexta-feira e deve ajudar a elucidar as dúvidas sobre a eficácia da vacina e as informações conflitantes que foram publicadas.

AstraZeneca sob pressão

A publicação das reportagens ocorreu num momento em que a AstraZeneca está sob pressão da União Europeia por causa de atrasos em cumprir a entrega de vacinas acordadas contratualmente com o bloco. O grupo anglo-sueco anunciou na última sexta-feira que após a aprovação de sua vacina espera entregar apenas 31 milhões de doses, em vez de 80 milhões, até o final de março. A UE disse que recebeu uma “resposta insatisfatória” sobre os atrasos.

O imunizante da AstraZeneca/Oxford é encarado com grande expectativa por diversos governos, já que dispensa a complexa operação de refrigeração da vacina da Pfizer/Biontech.

A vacina da AstraZeneca também é a principal aposta do governo de Jair Bolsonaro. O Brasil fechou uma parceria com a empresa para a fabricação de doses em território nacional, por meio da Fiocruz. No entanto, a produção, inicialmente prevista para começar em fevereiro, deve ficar para março, devido a problemas na obtenção de insumos. Na semana passada, o país importou 2 milhões de doses prontas dessa vacina.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Judiciário2 minutos ago

TJPB concede medida cautelar em ação promovida pelo município de Campina Grande

CIDADE15 minutos ago

Prefeito de Santa Rita cumpre determinação e TCE-PB suspende Decisão Singular sobre gastos com festejos juninos

Segurança Pública18 minutos ago

CICC de João Pessoa coordena segurança nos festejos juninos de Santa Rita e Bananeiras

ESTADO21 minutos ago

Secult-PB realiza oficina para tirar dúvidas de interessados em se inscrever no Prêmio Artesanato Vivo

Judiciário23 minutos ago

Pleno do TJPB define nome do juiz Sivanildo Torres para compor o TRE

Judiciário24 minutos ago

Juíza Adriana Barreto Lóssio recebe título de Cidadã Paraibana

Judiciário25 minutos ago

OAB não pode atuar como assistente de defesa de advogado acusado de crimes no exercício da profissão

CIDADE28 minutos ago

CMJP debate trio de forró pé de serra como identidade cultural de JP

ESTADO33 minutos ago

Setor de serviços na Paraíba lidera crescimento no quadrimestre no Nordeste, revela IBGE

CIDADE2 horas ago

Tradição: Dona Inês aposta na originalidade e cria a rota do São João nos sítios da zona rural

ESTADO2 horas ago

PGE-PB inicia trabalhos com novo Sistema que conta com recursos de Inteligência Artificial

Educação & Cultura2 horas ago

UFPB tem mais de 300 vagas abertas para cursos de mestrado e doutorado

CIDADE2 horas ago

Procon-JP divulga pesquisa de comidas típicas; broa de milho apresenta maior variação de preço

ENTRETENIMENTO2 horas ago

Programa Espaço Cultural recebe Filosofino, vencedor do Festival de Música da Paraíba

ENTRETENIMENTO2 horas ago

No Viva Usina: Trupe do Humor da Paraíba movimenta final de semana com espetáculos gratuitos

Segurança Pública2 horas ago

Operação da PF cumpre 6 mandados de prisão e mira esquema de desvios de R$ 36 milhões do fundo eleitoral

CIDADE2 horas ago

Auditoria do TCE aponta mais de 33 irregularidades na gestão da prefeita Eunice Pessoa, de Mamanguape

Esporte2 horas ago

Atleta paraibana Tiffany Araújo, do Clube dos Oficiais, fica em 3º no Brasileiro de Natação em Salvador

Educação & Cultura2 horas ago

Grevistas reagem à fala de Lula a reitores, fecham acesso da UFPB, ocupam reitoria e radicalizam movimento

ESTADO2 horas ago

Wilson Filho assume secretaria estadual de Educação

Judiciário2 horas ago

Após atuação da OAB, TRT acata recurso e anula decisão de juiz após parto de advogada

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 horas ago

João Azevêdo anuncia investimentos e credenciamento de entidades para o Programa de Aquisição de Alimentos

ESTADO2 horas ago

No dia mundial contra o trabalho infantil, Pollyanna Dutra reflete sobre violação de direitos: “Submeter uma criança a qualquer forma de trabalho é retirar as possibilidades de futuro”

Politíca3 horas ago

Decepcionada com “pesquisa de Cartaxo”, Cida Ramos dá um “tchau, tchau” ao PT e manda dura recado: “Estou fora”

Politíca3 horas ago

Camila destaca importância da ‘Lei do Personal’ para a sociedade e para os profissionais de educação física

Politíca3 horas ago

ALPB comemora Dia do Pastor durante sessão solene

Politíca3 horas ago

Projeto de Ruy que garante proteção às pessoas com intolerância à lactose avança na Câmara Federal

Politíca3 horas ago

ALPB aprova projeto da LDO 2025

Politíca3 horas ago

Emenda de Jutay garante que entidades também tenham prazo para receber emendas parlamentares

Politíca3 horas ago

Projeto de Camila inclui movimento ‘Rompa o Ciclo da Violência’ no Calendário Oficial de Eventos do Estado da Paraíba

Internacional11 meses ago

Cidade alemã passa a distribuir gratuitamente filtro solar

Internacional12 meses ago

IMPRESSIONANTE – GOVERNO CANADENSE ADMITE: “Os não vacinados estavam certos sobre as vacinas de mRNA”

ENTRETENIMENTO12 meses ago

Exorcista: filme “Nefarious” é “o melhor já produzido” sobre possessão demoníaca

ENTRETENIMENTO11 meses ago

JIBÓIA

AGRICULTURA & PECUÁRIA5 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional5 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO5 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

Nacional10 meses ago

CNS reconhece religiões afro como complementares ao SUS

ECONOMIA5 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Internacional5 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE5 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA5 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde5 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional5 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Judiciário9 meses ago

Informativo destaca não exigência de provas para fixação de indenização mínima por danos morais

Judiciário8 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

ENTRETENIMENTO5 meses ago

HORTÊNSIAS

Educação & Cultura5 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional5 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional12 meses ago

Relator lê parecer sobre indicação de Cristiano Zanin ao STF; sabatina está marcada para 21 de junho

Educação & Cultura12 meses ago

Novo ensino médio precisa levar em conta realidade de alunos e municípios, aponta debate

Nacional5 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

Educação & Cultura12 meses ago

EXCLUSIVO: Gilson Souto Maior lança em julho ‘História da Imprensa na Paraíba’

ENTRETENIMENTO5 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Judiciário1 mês ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

Internacional3 meses ago

China

ENTRETENIMENTO3 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

CIÊNCIA & TECNOLOGIA10 meses ago

Como sair do grupo de WhatsApp anonimamente e ninguém ver

Saúde4 horas ago

FDA CONCLUI QUE MEDICAMENTO PARA ALZHEIMER É EFICAZ

ECONOMIA4 horas ago

EMPRESÁRIOS VÃO AO SENADO PEDIR DERRUBADA DE MP QUE LIMITA CRÉDITOS TRIBUTÁRIOS

Internacional4 horas ago

ELEIÇÕES PARA O PARLAMENTO EUROPEU TEM VITÓRIA DO CENTRO E AVANÇO DA DIREITA

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 horas ago

O QUE ESTÁ POR TRÁS DA ATUAL CORRIDA NUCLEAR?

Saúde4 horas ago

CANABINDOL

ENTRETENIMENTO9 horas ago

Vídeos reúnem pássaros com a plumagem mais magnífica e colorida

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

EMPRESAS PRIVADAS ENTRAM NA CORRIDA ESPACIAL

Internacional2 dias ago

A EUROPA ESTÁ CANSADA DE TANTO TURISTA

Internacional2 dias ago

RASTAFÁRI, MOVIMENTO RELIGIOSO QUE COMEÇOU NA JAMAICA

Judiciário2 dias ago

AÇÕES CONTRA PLANOS DE SAÚDE CRESCEM 21% EM MAIO

Internacional2 dias ago

BRASIL E 16 PAÍSES ASSINAM APOIO A PLANO DE TRÉGUA EM GAZA

Nacional5 dias ago

PRIVATIZAÇÃO DAS PRAIAS: O QUE ESTÁ EM JOGO COM PEC NO SENADO

Internacional5 dias ago

OBSERVATÓRIO NO CHILE TERÁ MAIOR CÂMERA ASTRONÔMICA DO MUNDO

ECONOMIA5 dias ago

‘TAXA DAS BLUSINHAS’: QUANTO CUSTARIA UMA COMPRA DE R$ 200 SE IMPOSTO VIGORAR

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 dias ago

O QUE SÃO OS SUPERCOMPUTADORES?

ECONOMIA5 dias ago

BANCO DO BRASIL FINANACIA O DESMATAMENTO DE TERRA INDÍGENA URU-EU-WAU-WAU

ENTRETENIMENTO1 semana ago

POR QUE CADA VEZ MAIS CASAIS ESTÃO DORMINDO SEPARADOS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

UMA DÉCADA DA REVOLUÇÃO DOS CARROS DE APLICATIVO

ECONOMIA1 semana ago

SITUAÇÃO DOS PLANOS DE SAÚDE AINDA GERA DÚVIDAS

Saúde1 semana ago

SP TEM NOVA ALTA NOS CASOS DE DENGUE

Educação & Cultura1 semana ago

COMO VIAGEM DE DARWIN AO BRASIL INFLUENCIOU A TEORIA DA EVOLUÇÃO

Internacional1 semana ago

VULCÃO ENTRA EM ERUPÇÃO PELA 5ª VEZ EM 5 MESES

Internacional1 semana ago

DONALD TRUMP CONDENADO E O QUE ACONTECE COM ELE A PARTIR DE AGORA

ENTRETENIMENTO1 semana ago

ALGAS: O FUTURO DA HUMANIDADE ESTÁ NO MAR

Judiciário1 semana ago

MORAES: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL ANABOLIZOU FAKE NEWS

Internacional1 semana ago

CHINA E RÚSSIA INVESTEM NA DESDOLARIZAÇÃO

Educação & Cultura2 semanas ago

Senado Aprova: prorrogação do Plano Nacional de Educação

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

POLEMICA CIENTÍFICA: QUAIS FORAM OS PRIMEIROS MAMÍFEROS DA TERRA?

Saúde2 semanas ago

CÉLULAS TRONCO

Internacional2 semanas ago

VULCÃO NA ISLÂNDIA REGISTRA A QUINTA ERUPÇÃO DESDE DEZEMBRO DE 2023

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br