Connect with us

ESTADO

Ranking de Competitividade dos Estados: existe ESG no setor público?

O Ranking de Competitividade dos Estados é lançado anualmente pelo CLP – Liderança Pública em parceria com a Tendências Consultoria Integrada e a Seall. Com 10 pilares e 86 indicadores, ele pretende mensurar o desempenho dos estados em diferentes áreas, como Solidez fiscal, Segurança Pública, Educação e Sustentabilidade Ambiental.

Neste artigo, produzido em parceria com o Centro de Liderança Pública (CLP), apresentamos os resultados do Ranking de Competitividade dos Estados 2021, com novas camadas adaptadas aos parâmetros ESG e ODS, e como ele pode ser utilizado na criação de um Plano Plurianual (PPA).

Como a Competitividade é abordada no setor público?

Dentro do Setor Público, o Centro de Liderança Pública (CLP), uma organização sem fins lucrativos e suprapartidária, utiliza o termo Competitividade para definir uma gestão pública efetiva, que olha para seus desafios e entrega bons resultados para a população.

Assim, de acordo com o CLP, um estado Competitivo é aquele que olha para os recursos financeiros que ali existem e em como eles podem ser utilizados para surtir efeitos positivos, tanto para gerar maior bem-estar e serviços públicos, como para o desenvolvimento econômico, gerando mais empregos e renda aos cidadãos. 

A organização formulou o termo Competitividade no mesmo ano em que apresentou a primeira edição do Ranking de Competitividade dos Estados, em 2011. Ferramenta de dados criada para auxiliar líderes públicos a elencar suas prioridades de gestão, ele visa a criação de mecanismos que incentivem a construção de um bom funcionalismo público e a capacidade de realocação de recursos.

O uso do Ranking de Competitividade dos Estados na criação de um PPA

Criado para ser uma ferramenta de dados e de auxílio aos gestores públicos, o Ranking de Competitividade produz um nível mais específico de análise e pode ser utilizado na criação de um novo Plano Plurianual, utilizado para sustentar o conjunto de políticas públicas em diversos temas e o que é preciso para viabilizar essas metas durante um período de quatro anos

A partir de dados e metodologias, é possível avaliar se as políticas públicas têm resultados positivos eficientes, e se é preciso aperfeiçoá-las de acordo com as necessidades da sociedade. Quando há falta de planejamento, muitos Planos Plurianuais acabam sendo construídos fora da realidade dos dados e das carências locais, ou deixados de lado devido às diferentes promessas de campanha, muitas vezes baseadas apenas em ideologias. 

Junto com a Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO e a Lei Orçamentária Anual – LOA, o Plano Plurianual é parte do modelo orçamentário do Brasil e abraça uma visão estratégica da gestão pública.

Quais são os estados brasileiros mais competitivos em 2021?

Em sua 10ª edição, a avaliação das 27 unidades federativas no Ranking de Competitividade dos Estados foi ampliada de 73 para 86 indicadores, distribuídos em dez pilares temáticos considerados fundamentais para a promoção da competitividade e melhoria da gestão pública dos estados brasileiros: 

  • Infraestrutura;
  • Sustentabilidade Social;
  • Segurança Pública;
  • Educação;
  • Solidez Fiscal;
  • Eficiência da Máquina Pública;
  • Capital Humano;
  • Sustentabilidade Ambiental;
  • Potencial de Mercado;
  • Inovação.

Os novos indicadores são os pilares de Eficiência da Máquina Pública, Sustentabilidade Social e Sustentabilidade Ambiental. O levantamento passa a avaliar indicadores como desmatamento e recuperação de áreas degradadas, cobertura vacinal, obesidade, desnutrição infantil e equidade de gênero e de remuneração na administração pública.  

Um fator que influenciou na oscilação das posições dos estados foi o acréscimo dos 13 indicadores no Ranking deste ano. Ainda assim, São Paulo segue na 1ª colocação, seguido por Santa CatarinaDistrito Federal e Paraná. O Ceará é o representante do Nordeste mais bem colocado (12ª) e o Amazonas é o representante do Norte com melhor colocação (11ª). Os três últimos colocados foram ParáAcre Roraima. Nesta edição, Piauí saiu das últimas posições, passando da 26ª para a 20ª colocação.

O desempenho das regiões brasileiras no Ranking de Competitividade dos Estados 2021

Região Norte

Na comparação com o ano anterior, 3 dos 7 estados da Região Norte registraram queda em seu desempenho no levantamento. São eles: Amapá (-3 posições), Roraima (-2 posições) e Pará (-1 posição). Outros dois estados não tiveram oscilação: Rondônia e Tocantins. Amazonas é o representante do Norte mais bem colocado (11ª).

Região Nordeste

Neste ano, o estado mais bem posicionado no Nordeste foi novamente o Ceará, desta vez na 12ª colocação, duas posições abaixo em relação a 2020. O Rio Grande do Norte também perdeu duas colocações, enquanto Bahia e Maranhão mantiveram-se estáveis. Por outro lado, o Piauí foi o estado que mais evoluiu no levantamento deste ano, da 26ª para a 20ª posição. Alagoas também subiu duas colocações e agora é o segundo melhor estado da região.

Região Centro-Oeste

Os estados da Região Centro-Oeste ficaram na metade superior do Ranking Geral. Goiás subiu duas posições e agora é um dos dez estados mais competitivos. Já o Distrito Federal manteve-se na 3ª colocação, mesma posição das três edições anteriores. O Mato Grosso subiu para a 7ª colocação e o Mato Grosso do Sul continuou no 6º lugar.

Região Sudeste

A região Sudeste manteve o bom desempenho no ranking, com 3 dos seus 4 estados figurando entre os dez mais competitivos. O destaque foi para o estado de São Paulo, que permaneceu em 1º lugar. Na outra ponta, o estado do Rio de Janeiro perdeu seis posições e caiu para a 17ª colocação geral. Espírito Santo e Minas Gerais ocupam a 5ª e a 8ª posições, respectivamente.

Região Sul

Já os três estados da região Sul mantiveram-se entre os dez mais competitivos no Ranking de Competitividade dos Estados. Pelo quinto ano consecutivo, Santa Catarina ocupa o 2º lugar do ranking geral. O Estado do Paraná se mantém em 4º, assim como em 2018, 2019 e 2020, e o Rio Grande do Sul fica em 9º lugar, após ter caído uma posição em relação a 2020.

As novas camadas do Ranking adaptadas aos parâmetros ESG e ODS

Além disso, o Ranking de Competitividade dos Estados 2021 é a primeira iniciativa do país a avaliar os entes subnacionais a partir da adequação de seus indicadores aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e suas 169 metas (ONU, 2015), bem como critérios ESG (Ambiental, Social e Governança) chancelados pela União Europeia (EU, 2020). A partir das conexões realizadas, foram obtidas duas classificações, diferentes, mas complementares. Deu-se, ao conjunto desses dados, o nome de “Ranking de Sustentabilidade dos Estados”. 

ESG é um parâmetro adotado pelo mercado privado para evidenciar o compromisso das organizações com o desenvolvimento sustentável. Nesse momento, contudo, materializa-se, também, como uma demanda para as organizações governamentais pensarem políticas públicas orientadas para a sustentabilidade.

Já os Objetivos de Desenvolvido Sustentável da ONU (ODS) possuem uma perspectiva global, mas o seu alcance, incluindo o cumprimento das suas metas, dependem da sua transposição e adequação locais, de forma que seja possível torná-los realidade no país, na região, no estado e no município em que vivemos. Neste sentido, os governos subnacionais possuem um protagonismo, cada vez mais relevante, para que os ODS não integrem apenas as suas agendas de planejamento, mas estejam, efetivamente, materializados em sua atuação.

São Paulo ocupa a liderança no Ranking ESG, seguido pelo Distrito FederalSanta Catarina e Paraná, em 2º, 3º e 4º lugares, respectivamente. Já no Ranking de Sustentabilidade a partir dos parâmetros ODS, os quatro primeiros colocados representam três regiões diferentes. São Paulo se destaca como o estado com maior pontuação média em ODS (89,3), seguido por Santa Catarina (81,9), Paraná (75,5) e Distrito Federal (7,9). 

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

ENTRETENIMENTO52 segundos ago

PIMENTA DE CHEIRO

Educação & Cultura2 minutos ago

PLANETA ESTÁ VIRANDO UMA BOMBA CLIMÁTICA

Internacional6 minutos ago

Ucrânia: Alta da violência em Kharkiv agrava necessidades humanitárias e de saúde

Internacional7 minutos ago

OMS pede proteção para médicos e pacientes sitiados em hospital em Gaza

Internacional8 minutos ago

Migrantes são foco em nova estratégia laboral para a América Latina e o Caribe

Internacional10 minutos ago

Espanha vive dilema entre a seca e o turismo

Internacional12 minutos ago

Por que Zelenski segue governando Ucrânia mesmo sem eleição?

Internacional17 minutos ago

Imigrantes dormem na rua em meio à crise na Irlanda

AGRICULTURA & PECUÁRIA26 minutos ago

AGRICULTURA & PECUÁRIA29 minutos ago

Uso de grupos de microrganismos é a nova fronteira em bioinsumos

AGRICULTURA & PECUÁRIA33 minutos ago

Pesquisadora consegue reproduzir planta do Cerrado em casa de vegetação

AGRICULTURA & PECUÁRIA37 minutos ago

‘Desnecessário e intempestivo’, diz Abiarroz sobre importação de arroz pelo governo

AGRICULTURA & PECUÁRIA40 minutos ago

Milho vai se normalizando no Extremo Sul

AGRICULTURA & PECUÁRIA46 minutos ago

Em Campina Grande: Empaer participa da Expapi com 27 com animais de alto padrão genético

Politíca1 hora ago

Confira ranking de engajamento nas redes sociais entre senadores paraibanos

Segurança Pública4 horas ago

Mobilização nacional dos Policiais Civis: COBRAPOL convoca categoria para derrubada de vetos na Lei Orgânica

ENTRETENIMENTO5 horas ago

Yuri Carvalho e Ruanna fazem show em solidariedade às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul

CIDADE19 horas ago

Pesquisa do Procon de Santa Rita revela variação de 38% no preço do arroz parboilizado

Judiciário19 horas ago

Pensão alimentícia e gestão de bens comuns: como o STJ vê a prestação de contas no direito de família

ENTRETENIMENTO19 horas ago

Orquestra Sinfônica da Paraíba homenageia Brasil e Argentina com músicas brasileiras e tangos

Judiciário19 horas ago

MPPB recomenda medidas para promoção da igualdade racial nas escolas estaduais

Judiciário19 horas ago

Alexandre de Moraes suspende lei municipal que proíbe uso de linguagem neutra em escola

Judiciário19 horas ago

TJPB recebe equipe de inspeção do CNJ para aprimorar atendimento prestado pelo Judiciário

ESTADO19 horas ago

Pollyanna Dutra reforça a importância de políticas públicas no combate à fome no G20 Social

CIDADE19 horas ago

Lançamento da pré-candidatura de Manoel Costa a vereador atraí mais de 300 pessoas no bairro de Marcos Moura

Esporte19 horas ago

Flamengo se aproxima de valor recorde e astronômico para patrocínio máster

Esporte19 horas ago

Vettel faz Ímola sorrir, e Norris faz F1 ter esperanças

Esporte19 horas ago

Anderson Silva revela por que Chael Sonnen será seu último adversário no Brasil

Esporte20 horas ago

Sousa vai ao STJD pedindo anulação de partida contra o Santa Cruz-RN

Esporte20 horas ago

[VÍDEO] Rafael Nadal já chegou e retorna a Roland Garros dois anos depois

Internacional10 meses ago

Cidade alemã passa a distribuir gratuitamente filtro solar

Internacional11 meses ago

IMPRESSIONANTE – GOVERNO CANADENSE ADMITE: “Os não vacinados estavam certos sobre as vacinas de mRNA”

ENTRETENIMENTO10 meses ago

JIBÓIA

ENTRETENIMENTO11 meses ago

Exorcista: filme “Nefarious” é “o melhor já produzido” sobre possessão demoníaca

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional4 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO5 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Nacional10 meses ago

CNS reconhece religiões afro como complementares ao SUS

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

ECONOMIA5 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Internacional5 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

AGRICULTURA & PECUÁRIA5 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

CIDADE5 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

Saúde5 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional5 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Judiciário9 meses ago

Informativo destaca não exigência de provas para fixação de indenização mínima por danos morais

Judiciário8 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

ENTRETENIMENTO5 meses ago

HORTÊNSIAS

Educação & Cultura5 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional5 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional11 meses ago

Relator lê parecer sobre indicação de Cristiano Zanin ao STF; sabatina está marcada para 21 de junho

Educação & Cultura11 meses ago

Novo ensino médio precisa levar em conta realidade de alunos e municípios, aponta debate

Nacional12 meses ago

Repórter da TV Globo é agredida por segurança de Maduro após questionamento

Nacional5 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ECONOMIA11 meses ago

Por unanimidade, TCU aprova contas do governo Bolsonaro

CIDADE12 meses ago

Vereador Marlon vence queda de braço com prefeito de Sobrado e fica com comando do Republicanos no município

ENTRETENIMENTO4 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Educação & Cultura11 meses ago

EXCLUSIVO: Gilson Souto Maior lança em julho ‘História da Imprensa na Paraíba’

Nacional12 meses ago

Lula volta a defender ditadura: ‘Houve muito respeito com a participação do Maduro’

ENTRETENIMENTO53 segundos ago

PIMENTA DE CHEIRO

Educação & Cultura2 minutos ago

PLANETA ESTÁ VIRANDO UMA BOMBA CLIMÁTICA

ENTRETENIMENTO21 horas ago

REVOLUCIONANDO A AGRICULTURA: FLORES COMESTÍVEIS E AQUAPONIA

Saúde21 horas ago

PLANOS DE SAÚDE CANCELAM CONTRATOS DE CLIENTES ILEGALMENTE

CONCURSO E EMPREGO21 horas ago

ALERTA PARA O USO DE IA EM EXAMES DE RECRUTAMENTO

Saúde21 horas ago

FAPESP: VACINA CONTRA A GRIPE, PESQUISA CONTRA O COVID 19 E FUTURO INCERTO

Nacional21 horas ago

O VERDADEIRO TAMANHO DO DESASTRE NO RS – E AS OUTRAS CRISES QUE SE ANUNCIAM

ENTRETENIMENTO4 dias ago

DOBERMANN, O CACHORRO MAIS ASSUSTADOR

Educação & Cultura4 dias ago

A MODERNIZAÇÃO DOS COLÉGIOS AGRÍCOLAS NO PR

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 dias ago

GOVERNO LANÇA PORTAL CONTRA FAKE NEWS

ENTRETENIMENTO4 dias ago

DONA DE JARDIM COM MAIS DE 500 MIL SEGUIDORES COMPARTILHA CUIDADOS COM PLANTAS

Internacional4 dias ago

CIDADES DO MUNDO SOFREM COM COLAPSOS CLIMÁTICOS COMO DO RS

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 dias ago

PRODUÇÃO DE MEL COM ABELHAS SEM FERRÃO

AGRICULTURA & PECUÁRIA6 dias ago

CAPRINOCULTURA – VALE A PENA INVESTIR?

Internacional6 dias ago

REINO UNIDO: ESTAMOS PERTO DE ESCALADA NUCLEAR

Educação & Cultura6 dias ago

BANCAS E LIVRARIAS SE REINVENTAM EM MEIO AO MERCADO DIGITAL

ECONOMIA6 dias ago

SETOR DE VAREJO APRESENTA MELHORA E PODER DE COMPRA PODE ESTAR SUBINDO

ENTRETENIMENTO6 dias ago

RECEITA DO DOCE DE MAMÃO CRISTALIZADO

Internacional6 dias ago

MONTEVIDÉU SE PREPARA PARA O AVANÇO DO MAR

ECONOMIA7 dias ago

CRISE NO VAREJO: ESPECIALISTAS ANALISAM A CRISE PERSISTENTE NO SETOR

ENTRETENIMENTO7 dias ago

CONSERVAÇÃO DO MICO LEÃO PRETO

Saúde7 dias ago

VINAGRE DE MAÇA NÃO É UM REMÉDIO MILAGROSO CONTRA VÍRUS

Educação & Cultura7 dias ago

AS ESTRANHAS RAZÕES PELAS QUAIS PESSOAS DORMIAM EM ARMÁRIOS NA IDADE MÉDIA

Saúde7 dias ago

AS 3 ONDAS DE DOENÇAS INFECCIOSAS QUE DEVEM ACOMETER O RS DEPOIS DAS INUNDAÇÕES

Internacional2 semanas ago

POR QUE AMEAÇAS À LIBERDADE DE IMPRENSA SÃO TENDÊNCIA GLOBAL

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO É VIVER NO PAÍS MAIS FELIZ DO MUNDO

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

GALINHAS ORNAMENTAIS: O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE COMEÇAR?

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

QUAIS EMPREGOS ESTÃO EM RISCO COM A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL?

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

AS RAZÕES PELA VOLTA DO TRABALHO PRESENCIAL NOS 5 DIAS DA SEMANA

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

RECEITA DA CUECA VIRADA

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br