Connect with us

Internacional

China usa humilhação e repressão para atingir “covid zero”

Humilhação em público de suspeitos de violar regras anticovid e falta de acesso a comida e remédios em meio a lockdown causam indignação. País tenta conter disseminação do vírus antes dos Jogos de Inverno

Nas duas últimas semanas, autoridades chinesas voltaram a impor severas medidas de controle da pandemia para frear uma nova onda de surtos de coronavírus no país. Porém algumas das medidas extremas causaram reações negativas da população, que questiona a validade das restrições.

Nos últimos 13 dias, residentes da metrópole de Xi’an, com 13 milhões de habitantes, foram proibidos de deixar suas casas, restringindo os estoques de muitos de alimentos e outros itens essenciais, como remédios.

Mais de 1.600 casos de covid-19 foram confirmados na cidade desde 9 de dezembro de 2021. Na plataforma social chinesa Weibo, frases como “estou com dificuldades de comprar comida” e “fornecimento instável de itens de primeira necessidade” se tornaram assuntos-tendência.

Indignação por cortes no abastecimento

Um residente de Xi’an relatou que, desde 2 de dezembro, todos os residentes foram proibidos de deixar suas casas. Enquanto muitos foram às compras no dia anterior à imposição do confinamento, alguns menos favorecidos, incluindo idosos que moram sozinhos, lutam para obter comida ou os medicamentos de que precisam.

“Acho que as autoridades só vão pensar em como evitar que o surto local se espalhe, e enquanto a gente não estiver morrendo de fome devido aos cortes no abastecimento de comida, não vão prestar muita atenção ao bem-estar dos residentes em lockdown”, revelou à DW um cidadão, pedindo para não ser identificado por temor de represálias.

No fim de dezembro, autoridades locais admitiram que o abastecimento de comida e outros artigos foi afetado por os funcionários de várias empresas de logística não poderem retornar ao trabalho, devido ao lockdown.

Em meio à indignação pública, as autoridades insistiram que estão trabalhando para que haja estoques suficientes para todos os residentes de Xi’an. Pelo menos dois membros do Partido Comunista na cidade foram demitidos.

Nos últimos dois dias, o número de novos casos confirmados de covid-19 vem acusando tendência decrescente na China. Em 3 de janeiro foram registrados apenas 95 em Xi’an, a primeira vez em dez dias que o número diário de novas infecções confirmadas ficou abaixo de 100 por dois dias seguidos.

Raiva crescente da população

A raiva da população pela maneira como as autoridades estão lidando com a situação vem crescendo, não só por causa das restrições severas, mas também da aparente falta de compaixão.

Um vídeo recente mostra um jovem sendo espancado por funcionários do governo por deixado seu bairro para comprar comida.

A polícia local afirma que agiu contra os funcionários, mas internautas consideram que o incidente reflete a falta de empatia das autoridades com os residentes ao implementar as regras para contenção da pandemia.

“Muitos ainda não têm comida suficiente em casa, e quem está em quarentena não recebeu suprimentos por cinco a seis dias”, escreveu um internauta na rede Weibo.

Entregador leva itens de primeira necessidade a área residencial em Xi'an durante lockdown
Entregador leva itens de primeira necessidade a área residencial em Xi’an durante lockdown

Outro pediu ajuda na plataforma: seu pai, que sofreu um ataque cardíaco, foi inicialmente rejeitado por vários hospitais em Xi’an, apesar de a família ter providenciado todos os documentos necessários para que ele fosse internado. Após horas de atrasos e uma cirurgia de emergência, a internauta escreveu que perdera seu pai.

O post original parece ter sido removido da Weibo. Vários usuários descreveram a situação como “desumana”, enquanto muitos outros confirmaram estar difícil conseguir tratamentos médicos que não tenham relação com a covid-19.

Campanha “covid zero” da China

Especialistas em saúde pública dizem que o cumprimento estrito de medidas de controle da pandemia tem muita relação com a campanha agressiva da China para alcançar a chamada “covid zero” no país.

“Um dos objetivos políticos para manter a ‘covid zero’ é garantir que os Jogos Olímpicos de Inverno de 2022, em Pequim, não sejam sabotadas por algum surto doméstico”, diz Chunhuei Chi, professor de saúde pública da Universidade Estadual de Oregon, nos Estados Unidos.

“Além disso, o governo chinês precisa manter sua legitimidade para governar o país, tanto em casa quanto no exterior. Domesticamente, eles precisam manter surtos internos sob controle para exibir sua governança. Internacionalmente, precisam provar que a China é antes um salvador do que o iniciador da pandemia global. A forma de atingir esses objetivos é mostrar como Pequim consegue cumprir a meta da covid zero”, explica.

Outros acreditam que a política reflete a falta de responsabilização do governo na China. “Para autoridades locais na China, um dos objetivos mais importantes é atingir a covid zero, já que ela significa um avanço na carreira de muitos deles, se atingirem essa meta”, afirma Wang Yaqiu, pesquisadora-chefe sobre a China na organização Human Rights Watch (HRW).

“Se há abuso dos direitos humanos ou o acesso à saúde e à alimentação é restrito, não importa para as autoridades locais, porque elas não serão responsabilizadas.”

Volta da humilhação em público

Além da aplicação severa do lockdown em Xi’an, incidentes envolvendo humilhação pública suscitaram críticas das medidas de controle da pandemia impostas pelas autoridades.

No fim de 2021, um vídeo circulando nas redes sociais mostrou policiais armados na província de Guangxi exibindo quatro indivíduos que alegadamente violaram medidas de prevenção contra a covid-19.

Os quatro usavam macacões de proteção e carregavam placas mostrando seus nomes e fotos. Cada um estava acompanhado de dois policiais, enquanto outro grupo de oficiais armados com equipamentos de tropas de choque ou carregando armas os rodeava.

Segundo o jornal estatal Guangxi News, os quatro foram acusados de transportar migrantes à China ilegalmente, apesar de as fronteiras estarem praticamente fechadas devido à pandemia. O veículo descreveu a ação como medida disciplinar que serviu de “alerta da vida real” ao público e de forma de “impedir crimes relacionados à fronteira”.

Contudo alguns indivíduos e veículos da imprensa estatal questionaram a legalidade das práticas de humilhação em público. O jornal The Beijing News, de propriedade do Partido Comunista Chinês, publicou artigo de opinião dizendo que, mesmo que as medidas tenham sido adotadas para contenção da pandemia, as autoridades deveriam evitar que ações como “exibir os suspeitos” reapareçam na China, já que violam o espírito do Estado de direito.

Outros internautas questionaram que efeito poderia ter uma “exibição dos suspeitos”: “Dado que a China já é um país com um sistema legal sólido, se alguém comete um crime, deveria ser sentenciado de acordo com a lei”, escreveu um internauta na Weibo. “Exibir suspeitos é uma má tática usada na sociedade feudal. Por isso, é um pouco difícil entender porque funcionários da segurança pública em Guangxi acham esse tipo de medida apropriada.”

“Maioria dos chineses não quer contestar”

Alguns observadores apontam que violações de direitos humanos e práticas de humilhação em público se tornaram um fenômeno comum em toda a China desde o início da pandemia em 2020, quando autoridades tentaram impor medidas severas para conter a disseminação do coronavírus Sars-Cov-2.

“Este não é um fenômeno novo na China. Autoridades locais amarraram em árvores residentes que aparentemente violaram regras, para humilhá-los em público, enquanto outros foram publicamente criticados em estádios esportivos”, descreve Teng Biao, advogado de defesa de direitos humanos na China.

Enquanto a pressão da população pode forçar autoridades a se desculparem por seus erros ou impor certas punições a perpetradores, aqueles que querem contestar ainda são minoria na China.

“A maior parte dos chineses não quer se manifestar na internet, porque sabem que podem ser punidos”, diz Wang, da Human Rights Watch. “E, como não existe um mecanismo de responsabilização, as autoridades locais só vão responder quando estiverem sob muita pressão.”

Teng acredita que as autoridades respondem com frequência apenas ajustando levemente suas práticas desumanas. “Pode ser que eles punam alguns oficiais envolvidos com as práticas ou que escolham algum bode expiatório, mas é difícil forçá-los a melhorar o sistema como um todo pela pressão pública.”

A pesquisadora Wang também destacou uma nova tendência que vem sendo verificada em discussões relacionadas ao confinamento em Xi’an: quando alguém critica o governo na internet, outros internautas nacionalistas os acusam de apoiarem governos ocidentais.

“Nos últimos dois anos, a censura e a propaganda do governo chinês se tornaram mais eficazes”, explica. “É evidente que alguns cidadãos começaram a ajudar o governo a censurar os outros. Eles internalizaram a propaganda.”

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 horas ago

Livre-se das telas na mesa da família e tente isso

ENTRETENIMENTO4 horas ago

Molho Branco Para Massas e Lasanhas

ENTRETENIMENTO4 horas ago

Veja os lançamentos da Netflix em dezembro de 2024

Educação & Cultura5 horas ago

Cejure e Prefeitura de Campina implantam projeto-piloto para promover cultura da paz nas escolas

CIDADE5 horas ago

Programa ‘Remédio em Casa’ já beneficiou cerca de 8 mil pessoenses

Nacional5 horas ago

Análise: denúncias não abalaram popularidade de Bolsonaro

ECONOMIA5 horas ago

Unafisco diz que isenção de R$ 5.000 custará R$ 45 bilhões

Judiciário6 horas ago

Fraudes bancárias: consequências legais e ações preventivas no sistema financeiro

Educação & Cultura6 horas ago

UFPB realiza cerimônia de posse da nova Diretora e vice-Diretor do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias

CIDADE6 horas ago

 Cartórios apontam que João Pessoa tem média de 215 órfãos por ano desde 2021

ESTADO6 horas ago

Três Câmaras de Vereadores e dois Institutos de Previdência têm contas aprovadas nesta quinta-feira

ESTADO6 horas ago

TCE-PB julga regulares as contas de secretarias do Estado e aprova as de Caturité, Olivedos e Amparo

Educação & Cultura6 horas ago

Secretaria de Educação de João Pessoa realiza Mostra de Dança das Escolas Municipais, no Espaço Cultural

ESTADO6 horas ago

Governo da Paraíba lança edital para apoiar empresas com projetos inovadores

CIDADE6 horas ago

Leo Bezerra participa de Feirão da Empregabilidade no Bairro das Indústrias com oferta de 738 vagas de emprego

Judiciário6 horas ago

Portar documento falso sem apresentá-lo não é crime, decide STJ

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 horas ago

Para Google e Facebook, obrigação de apagar conteúdo por notificação resultaria em censura

Judiciário6 horas ago

STF mantém uso de símbolos religiosos em prédios públicos como manifestação histórico-cultural

CIDADE6 horas ago

Procon-JP encontra diferença de R$ 0,26 no preço do litro da gasolina comum

CIDADE6 horas ago

Desafio Cidades Inovadoras chega à fase final com pitches de projetos empreendedores

ESTADO6 horas ago

Fique em Dia: campanha da Cagepa encerra neste sábado (30) e contabiliza mais de 55 mil negociações

ESTADO6 horas ago

Pagamentos de fim de ano dos servidores estaduais começam nesta quinta-feira (28)

ESTADO6 horas ago

Governo da Paraíba realiza Seminário Antirracista do Suas

Esporte7 horas ago

João Pessoa recebe Circuito de e-Sports na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Educação & Cultura7 horas ago

CRA aprova inclusão de peixe no cardápio escolar

Educação & Cultura7 horas ago

CRA aprova nova gestão da compra de alimentos para merenda escolar

Segurança Pública7 horas ago

Audiência cobra mais redes articuladas no combate à violência contra mulheres

AGRICULTURA & PECUÁRIA7 horas ago

Para manter jovens no campo, CRA aprova programa e crédito para agricultores

Esporte7 horas ago

CCJ aprova tempo maior de afastamento para torcedores violentos

Educação & Cultura7 horas ago

Vai à Câmara projeto de movimentação de recursos parados do FNDE

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

ECONOMIA11 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional11 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional11 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE11 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde11 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional11 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura11 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional5 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional11 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Nacional11 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO6 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

Judiciário7 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO11 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

ENTRETENIMENTO9 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ESTADO12 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

ENTRETENIMENTO11 meses ago

HORTÊNSIAS

Esporte6 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO6 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO12 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO12 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO5 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ECONOMIA5 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

COMO FUNCIONARÁ O PAGAMENTO VIA PIX PELO WHATSAPP

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

STARTUP UTILIZA TECNOLOGIA DE SOM PARA FAZER OBJETOS LEVITAREM

ECONOMIA2 dias ago

ECONOMIA CIRCULAR

ENTRETENIMENTO2 dias ago

QUAIS AVES VISITAM UM AÇUDE NO PANTANAL?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

BRASILEIROS MOSTRAM APOIO CRESCENTE AOS BIOCOMBUSTÍVEIS

Saúde1 semana ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde1 semana ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Educação & Cultura1 semana ago

A ERA DA IA NA EDUCAÇÃO

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

PEC QUE ALTERA JORNADA 6X1 LEVANTA DISCUSSÃO SOBRE TEMPO DEDICADO AO TRABALHO

ENTRETENIMENTO1 semana ago

DOGUE ALEMÃO: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE ADOTAR UM

Educação & Cultura2 semanas ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

Saúde2 semanas ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

TECIDO HUMANO NO ESPAÇO: PESQUISA DESVENDA O ENVELHECIMENTO

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO REPLANTAR SAMAMBAIA EM VASO PARA TER PLANTA SAUDÁVEL

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

O que é CLT?

Saúde2 semanas ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Internacional2 semanas ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Educação & Cultura2 semanas ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde2 semanas ago

NARCISISTAS, LIVRE-SE DELES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

PEQUENOS, COLORIDOS E MORTAIS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROBÔ INTELIGENTE DESMONTA PEÇAS DE LIXO ELETRÔNICO

ECONOMIA2 semanas ago

STARTUP NO NORDESTE POTENCIALIZA ECONOMIA CIRCULAR

Saúde2 semanas ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

TORTA DE MAMONA: UM SUPER ADUBO

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br