Connect with us

Internacional

Programa espião Pegasus infectou celulares de 30 jornalistas de El Salvador; 22 de El Faro

Trinta jornalistas e funcionários de seis organizações de notícias de El Salvador tiveram seus telefones hackeados com o software espião Pegasus, segundo uma investigação do Citizen Lab. O programa foi desenvolvido pela empresa israelense NSO Group e adquirido por vários governos para supostamente investigar crime organizado e terrorismo. No entanto, muitos deles o utilizaram para monitorar opositores, ativistas pelos direitos humanos e jornalistas críticos.

As conclusões são do Citizen Lab, um laboratório especializado em segurança cibernética da Universidade de Toronto, com a participação do Access Now, uma organização que monitora a proteção dos direitos digitais. Os veículos jornalísticos afetados são o site El Faro, a revista Gato Encerrado, a Revista Digital Disruptiva e os jornais La Prensa Gráfica, Diario El Mundo e El Diario de Hoy.

El Faro, um dos mais importantes veículos do país e reconhecido internacionalmente por investigações de impacto, foi o principal alvo: 22 jornalistas e funcionários administrativos foram hackeados, de uma equipe total de 34 pessoas. A perícia mostrou que El Faro esteve sob vigilância constante de 29 de junho de 2020 a 23 de novembro de 2021. No total, foram realizadas 226 intervenções.

“Não nos surpreendeu saber que fomos invadidos, mas sim a quantidade, frequência e duração dessas intervenções. Quase todo El Faro foi hackeado. Tudo aponta, de acordo com os relatórios de especialistas que analisamos, que o responsável por essas intervenções é o governo salvadorenho, que está usando o software para espionar e obter ilegalmente informações dos telefones dos jornalistas. É completamente inaceitável”, disse o fundador e diretor do El Faro, Carlos Dada.

Segundo o The New York Times, o governo salvadorenho negou a responsabilidade pela espionagem. Além disso, a NSO Group não disse se o spyware foi fornecido a governos salvadorenhos anteriores ou atuais. A NSO disse ainda a El Faro e Gato Encerrado que o uso de ferramentas cibernéticas para monitorar jornalísticas é um mau uso da tecnologia.

O telefone de Dada foi invadido um total de 12 vezes. Já o telefone que registrou mais invasões foi o do chefe de redação Oscar Martinez: 42. É ele que, pela natureza de sua função, sabe de todas as investigações em andamento. Outros sete jornalistas de El Faro tiveram seus telefones invadidos mais de dez vezes.

Os períodos de intervenção variam de um dia a um ano sob ataque constante. Em outras palavras: 17 meses de espionagem contínua com acesso total aos telefones de mais da metade do pessoal que trabalha para este jornal, em datas específicas que coincidem com diferentes processos investigativos de El Faro e com eventos relevantes na vida política nacional ou governamental.

“Durante o período em que ocorreu a espionagem, esses jornalistas realizaram investigações sobre a negociação entre o governo e quadrilhas, o roubo de alimentos destinados à [vítimas] da pandemia pelo diretor do Centro Penitenciário e sua mãe, as negociações secretas dos irmãos de Bukele para a implementação do bitcoin, o patrimônio de funcionários do atual governo, o gerenciamento da pandemia e um perfil do presidente Bukele,” escreveu El Faro.

“Os repórteres tentam se encontrar pessoalmente com as fontes e usar mensagens criptografadas, mas Martínez disse que o governo sempre parecia saber o que estava fazendo. Agora temos uma explicação. Fomos hackeados”, disse Martinez ao Washington Post. “Toda a redação vai continuar investigando. Vamos continuar com isso, não tenha dúvidas.”

Em 11 dos casos, os especialistas concluíram que os funcionários do jornal tiveram seus telefones hackeados e invadidos. Nos outros 11, a perícia concluiu que também houve extração de dados. O laudo pericial não conseguiu determinar que tipo de informação foi retirada dos telefones, mas o acesso disponibilizado pela Pegasus permite extrair o que estiver no telefone, como fotos, conversas, áudios e contatos. O laudo pericial não descarta a possibilidade de que informações tenham sido roubadas dos demais telefones, mas pôde concluir sem ressalvas que em 11 casos isso ocorreu.

“Este é um dos casos de espionagem mais chocantes e obsessivos que investigamos”, disse John Scott-Railton, pesquisador sênior do Citizen Lab, a El Faro. “Milhões de dólares foram gastos nesta ferramenta de espionagem (no caso de El Faro); mas em vez de serem usadas para combater o crime, as licenças foram usadas centenas de vezes para monitorar jornalistas”.

Em 23 de novembro, a Apple havia enviado um e-mail a 12 funcionários de El Faro com um alerta de que poderiam ter sido alvo de espionagem patrocinada pelo Estado. Na ocasião, a empresa dizia que “esses invasores provavelmente estão atacando você individualmente por causa de quem você é ou do que faz. Se o seu dispositivo for comprometido por um invasor patrocinado pelo Estado, ele poderá acessar remotamente seus dados confidenciais, comunicações ou até mesmo a câmera e o microfone.”

Depois de El Faro, o segundo veículo salvadorenho com mais invasões é a revista Gato Encerrado, especializada em investigações jornalísticas. Três jornalistas do veículo tiveram seus telefones hackeados, segundo a análise do Citizen Lab.

“As datas em que o Citizen Lab confirmou invasões e extração de informações bem-sucedidas coincidem com períodos-chave de exercício jornalístico e desenvolvimento de investigações que, de alguma forma, afetam a imagem do governo do presidente Nayib Bukele,” escreveu Gato Encerrado.

As outras 17 invasões ocorreram em telefones de um jornalista de El Diario de Hoy (10), um do Diário El Mundo (2), da revista digital Disruptiva (2), do jornal La Prensa Gráfica (1) e de um jornalista independente (2).

Imprensa salvadorenha sob pressão

Em reação à revelação da espionagem de jornalistas salvadorenhos, 15 organizações internacionais, veículos de comunicação e indivíduos cobraram em uma carta uma investigação séria por parte das autoridades salvadorenhas. Entre as organizações, estão o Comitê para a Proteção de Jornalistas, o Artigo 19 e a Anistia Internacional.

“O tratamento hostil de Nayib Bukele à mídia começou no início de sua presidência, quando, durante os primeiros meses de seu mandato, ele geralmente evitava dar entrevistas coletivas. Em vez disso, ele usou sua conta pessoal no Twitter para emitir ordens, demitir funcionários públicos e assediar jornalistas, que ele muitas vezes categoriza arbitrariamente como ‘ativistas políticos’. O governo salvadorenho tem assediado repetidamente os jornalistas El Faro e Gato Encerrado em particular,” diz o comunicado.

O jornalismo investigativo crítico de El Faro e Gato Encerrado, e de outros meios, é uma pedra no sapato do presidente salvadorenho, Nayib Bukele, no poder desde 2019. Poucos meses após a posse do novo governo, jornalistas de El Salvador alertavam sobre falta de acesso a fontes oficiais e pouca tolerância do novo governo a críticas. Um ano depois, Bukele anunciava uma auditoria fiscal nas contas do meio, acusado de lavagem de dinheiro. Em resposta, 600 jornalistas e intelectuais de 47 países assinaram uma carta em defesa de El Faro e a enviaram à Relatoria Especial para a Liberdade de Expressão da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH).

Em janeiro de 2021, a CIDH concedeu medidas cautelares de proteção a 34 jornalistas e funcionários de El Faro, “submetidos a assédio, ameaças, intimidação e estigmatização – principalmente por meio de redes sociais – por razões de suas atividades jornalísticas.” A comissão entendeu que os profissionais “encontram-se em situação de gravidade e urgência de risco de dano irreparável aos seus direitos.”

Projeto Pegasus

A revelação de que jornalistas salvadorenhos também foram alvo de espionagem surge seis meses depois das primeiras reportagens do Projeto Pegasus, uma investigação colaborativa transnacional que revelou como governos de dez países usaram o software da NSO Group para espionar jornalistas, opositores políticos e defensores dos direitos humanos. Oitenta jornalistas de 17 meios de comunicação em dez países participaram da investigação original, a partir de 50 mil números de telefone obtidos por Anistia Internacional e Forbidden Stories. Na América Latina, repórteres de Aristegui Noticias e Proceso, do México, fizeram parte da equipe.

Com base nas reportagens do Projeto Pégasus, a Repórteres Sem Fronteiras (RSF) denunciou a NSO Group na Justiça francesa e na ONU. Dezenove jornalistas de sete países integram a denúncia. Os telefones deles aparecem na lista de alvos de clientes da empresa israelense. Do México, foram espionados pelo menos cinco jornalistas: Marcela Turati, Alejandra Xanic Von Bertrab, Ignacio Rodriguez Reyna, Jorge Carrasco e Alvaro Delgado.

Em novembro, o Ministério Público do México anunciou a prisão de uma pessoa supostamente envolvida na espionagem de um jornalista com o Pegasus. Juan Carlos G., como foi identificado pelas autoridades, é acusado de intervir em comunicações privadas sem mandato de autoridade judicial, com a agravante de ter sido cometida contra uma jornalista “com o objetivo de afetar, limitar e minar a sua liberdade de expressão,” informou a Associated Press.

JornalistaVeículoInvasões
Óscar MartínezEl Faro42
Carlos MartínezEl Faro28
Gabriel LabradorEl Faro20
Julia Gavarrete (#1)El Faro15
Sergio ArauzEl Faro14
Gabriela CáceresEl Faro13
José Luis SanzEl Faro13
Carlos DadaEl Faro12
Efren LemusEl Faro10
Ricardo AvelarEl Diario de Hoy10
Ezequiel BarreraGatoEncerrado9
Daniel LizárragaEl Faro8
Valeria GuzmánEl Faro8
Nelson RaudaEl Faro6
Xenia Oliva (#1)GatoEncerrado5
Mauricio Ernesto Sandoval SorianoEl Faro4
Roman GressierEl Faro4
(Individual #2)El Faro3
(Individual #3)El Faro3
Julia Gavarrete (#2)El Faro3
María Luz NóchezEl Faro3
(Individual #1)Diario El Mundo2
Daniel ReyesEl Faro2
Mariana BellosoJornalista Independente2
Oscar LunaRevista Digital Disruptiva2
Xenia Oliva (Phone #2)GatoEncerrado2
(Individual #4)La Prensa Gráfica1
Ana Beatriz LazoEl Faro1
Beatriz BenitezGatoEncerrado1
Rebeca MongeEl Faro1
Roxana LazoEl Faro1
Víctor PeñaEl Faro1
Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 horas ago

Livre-se das telas na mesa da família e tente isso

ENTRETENIMENTO5 horas ago

Molho Branco Para Massas e Lasanhas

ENTRETENIMENTO5 horas ago

Veja os lançamentos da Netflix em dezembro de 2024

Educação & Cultura6 horas ago

Cejure e Prefeitura de Campina implantam projeto-piloto para promover cultura da paz nas escolas

CIDADE6 horas ago

Programa ‘Remédio em Casa’ já beneficiou cerca de 8 mil pessoenses

Nacional7 horas ago

Análise: denúncias não abalaram popularidade de Bolsonaro

ECONOMIA7 horas ago

Unafisco diz que isenção de R$ 5.000 custará R$ 45 bilhões

Judiciário7 horas ago

Fraudes bancárias: consequências legais e ações preventivas no sistema financeiro

Educação & Cultura7 horas ago

UFPB realiza cerimônia de posse da nova Diretora e vice-Diretor do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias

CIDADE7 horas ago

 Cartórios apontam que João Pessoa tem média de 215 órfãos por ano desde 2021

ESTADO7 horas ago

Três Câmaras de Vereadores e dois Institutos de Previdência têm contas aprovadas nesta quinta-feira

ESTADO7 horas ago

TCE-PB julga regulares as contas de secretarias do Estado e aprova as de Caturité, Olivedos e Amparo

Educação & Cultura7 horas ago

Secretaria de Educação de João Pessoa realiza Mostra de Dança das Escolas Municipais, no Espaço Cultural

ESTADO7 horas ago

Governo da Paraíba lança edital para apoiar empresas com projetos inovadores

CIDADE7 horas ago

Leo Bezerra participa de Feirão da Empregabilidade no Bairro das Indústrias com oferta de 738 vagas de emprego

Judiciário7 horas ago

Portar documento falso sem apresentá-lo não é crime, decide STJ

CIÊNCIA & TECNOLOGIA7 horas ago

Para Google e Facebook, obrigação de apagar conteúdo por notificação resultaria em censura

Judiciário7 horas ago

STF mantém uso de símbolos religiosos em prédios públicos como manifestação histórico-cultural

CIDADE8 horas ago

Procon-JP encontra diferença de R$ 0,26 no preço do litro da gasolina comum

CIDADE8 horas ago

Desafio Cidades Inovadoras chega à fase final com pitches de projetos empreendedores

ESTADO8 horas ago

Fique em Dia: campanha da Cagepa encerra neste sábado (30) e contabiliza mais de 55 mil negociações

ESTADO8 horas ago

Pagamentos de fim de ano dos servidores estaduais começam nesta quinta-feira (28)

ESTADO8 horas ago

Governo da Paraíba realiza Seminário Antirracista do Suas

Esporte8 horas ago

João Pessoa recebe Circuito de e-Sports na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Educação & Cultura8 horas ago

CRA aprova inclusão de peixe no cardápio escolar

Educação & Cultura8 horas ago

CRA aprova nova gestão da compra de alimentos para merenda escolar

Segurança Pública8 horas ago

Audiência cobra mais redes articuladas no combate à violência contra mulheres

AGRICULTURA & PECUÁRIA8 horas ago

Para manter jovens no campo, CRA aprova programa e crédito para agricultores

Esporte8 horas ago

CCJ aprova tempo maior de afastamento para torcedores violentos

Educação & Cultura8 horas ago

Vai à Câmara projeto de movimentação de recursos parados do FNDE

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

ECONOMIA11 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional11 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional11 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE11 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde11 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional11 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura11 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional5 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional11 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Nacional11 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO6 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

Judiciário7 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO11 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

ENTRETENIMENTO9 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ESTADO12 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

ENTRETENIMENTO11 meses ago

HORTÊNSIAS

Esporte6 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO6 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO12 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO12 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO5 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ECONOMIA5 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

COMO FUNCIONARÁ O PAGAMENTO VIA PIX PELO WHATSAPP

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

STARTUP UTILIZA TECNOLOGIA DE SOM PARA FAZER OBJETOS LEVITAREM

ECONOMIA2 dias ago

ECONOMIA CIRCULAR

ENTRETENIMENTO2 dias ago

QUAIS AVES VISITAM UM AÇUDE NO PANTANAL?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

BRASILEIROS MOSTRAM APOIO CRESCENTE AOS BIOCOMBUSTÍVEIS

Saúde1 semana ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde1 semana ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Educação & Cultura1 semana ago

A ERA DA IA NA EDUCAÇÃO

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

PEC QUE ALTERA JORNADA 6X1 LEVANTA DISCUSSÃO SOBRE TEMPO DEDICADO AO TRABALHO

ENTRETENIMENTO1 semana ago

DOGUE ALEMÃO: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE ADOTAR UM

Educação & Cultura2 semanas ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

Saúde2 semanas ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

TECIDO HUMANO NO ESPAÇO: PESQUISA DESVENDA O ENVELHECIMENTO

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO REPLANTAR SAMAMBAIA EM VASO PARA TER PLANTA SAUDÁVEL

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

O que é CLT?

Saúde2 semanas ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Internacional2 semanas ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Educação & Cultura2 semanas ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde2 semanas ago

NARCISISTAS, LIVRE-SE DELES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

PEQUENOS, COLORIDOS E MORTAIS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROBÔ INTELIGENTE DESMONTA PEÇAS DE LIXO ELETRÔNICO

ECONOMIA2 semanas ago

STARTUP NO NORDESTE POTENCIALIZA ECONOMIA CIRCULAR

Saúde2 semanas ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

TORTA DE MAMONA: UM SUPER ADUBO

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br