Connect with us

AGRICULTURA & PECUÁRIA

Cana-de-açúcar é matéria-prima de “plástico verde” sustentável

A substância, fabricada em larga escala, substitui o polietileno e alavanca a produção de empresas de embalagens no Brasil, que optam pelo uso de produtos que contribuem para a preservação do meio ambiente

Uma nova alternativa sustentável surge para substituir o polietileno derivado de fontes não-renováveis na produção plásticos e embalagens. É o “eteno verde” – ou “plástico verde” – obtido a partir do etanol da cana-de-açúcar e produzido em larga escala comercial desde o final de 2010 pela Braskem, uma empresa 100% brasileira, em sua fábrica de Triunfo, Rio Grande do Sul. Ao contrário do polietileno, em cuja produção é usado petróleo – um recurso esgotável e com grande potencial poluidor, com emissões de gases do efeito estufa – o processo de fabricação do plástico verde captura até 2,5 toneladas de CO² da atmosfera em cada tonelada produzida.

Versátil e renovável

Desenvolvido pela Braskem em 2007, o polietileno verde, de fonte 100% renovável, representou uma nova fase na cadeia produtiva do plástico. Versátil, este biopolímero possui as mesmas propriedades e possibilidades de uso da resina produzida com matéria-prima não renovável. Assim, a indústria de manufaturados plásticos não precisa fazer investimentos em novos equipamentos nem alterar o design dos produtos. Por ser um polímero de baixa densidade, diminui o peso final dos produtos, reduzindo o custo de transporte e as conseqüentes emissões de CO².

A primeira empresa a aplicar o polietileno verde em um produto foi a Brinquedos Estrela, no jogo Banco Imobiliário Sustentável. Coca-Cola, Danone, Johnson & Johnson, Tetra Pack, Natura, a gigante Procter & Gamble, e até a conceituada marca de cosméticos japonesa Shiseido, já estão utilizando o plástico verde em suas embalagens.

fábrica da Braskem e o selo “I’m Green”

Selo Verde

“I’m green” é o selo que permite ao consumidor identificar os produtos manufaturados com o plástico verde da Braskem. Ele foi desenvolvido para ser simples e direto na comunicação e falar ao crescente público que valoriza os produtos com componentes renováveis, aumentando o valor agregado dos produtos e promovendo um futuro mais sustentável.

A balança sustentável do plástico verde mostra que para cada tonelada de polietileno verde produzido são capturados e fixados até 2,5 toneladas de CO² da atmosfera. Outra vantagem é que o plástico verde é 100% reciclável, uma característica importante para um material de alto valor agregado, pois viabiliza sua reutilização inúmeras vezes. O fato de o plástico verde não ser biodegradável faz com que o CO² capturado durante o cultivo da cana-de-açúcar permaneça fixado por todo o período de vida do plástico.

Compromisso

Com o apoio da ProForest, consultoria especializada na gestão responsável de recursos naturais, a Braskem criou um “Código de Conduta para Fornecedores de Etanol”. O objetivo é orientar os produtores quanto aos requisitos socioambientais mínimos necessários para se tornar um fornecedor de etanol da empresa. Entre as exigências estão a não utilização de queimadas e a adoção de outras práticas ambientais, a garantia dos direitos humanos e trabalhistas para os empregados, além do fornecimento de informações para realização de estudos do ciclo de vida do produto.

Embrapa Agroindústria de Alimentos

Bucha vegetal, bananeira e mamoeiro tornam-se embalagens biodegradáveis e anatômicas

Embalagens biodegradáveis e anatômicas para frutas estão sendo desenvolvidas em conjunto pela Embrapa Agroindústria de Alimentos, pelo Instituto Nacional de Tecnologia (INT) e pelo Instituto de Macromoléculas (IMA) da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Na composição das novas embalagens, até 50% do material plástico poderá ser substituído por fibras da bucha vegetal e do pseudocaule de bananeiras e mamoeiros. A ideia é reduzir o passivo ambiental gerado pelo consumo de plásticos nas embalagens, volume que cresce a cada dia, em função da oferta de produtos frescos de qualidade ou minimamente processados e prontos para consumo. Os primeiros protótipos serão testados em parceria com a Braskem – Unidade Polímeros, de São Paulo – para verificar a resistência, o percentual máximo de fibra no compósito plástico, e o custo-benefício da proposta.

Frutas delicadas

As embalagens que serão testadas foram desenvolvidas para frutas como morango, mamão, caqui e manga. São alimentos suscetíveis a impactos e que têm grande perda durante o processo de pós-colheita, embalagem, transporte e oferta ao consumidor. De acordo com o pesquisador Antônio Gomes Soares, da Embrapa, só as perdas no setor de frutas podem chegar a 35% devido às injúrias que inviabilizam a comercialização. “Daí nossa preocupação de não só desenvolver embalagens menos agressivas ao meio ambiente, mas também mais adequadas para a acomodação das frutas”.

Em recente visita às feiras Fruit Logistics e Freshconex, em Berlim (Alemanha), o pesquisador Murillo Freire, também da Embrapa, atestou o grande volume de plásticos usados em embalagens para alimentos frescos e minimamente processados no mercado europeu. Essas feiras atraem 2.400 expositores e mais de 55 mil visitantes interessados em negócios e oriundos de 130 países em cada nova edição. “As empresas no exterior demandam alternativas para embalagens, mas querem soluções já validadas no mercado”, explicou.

Tomate, pimentão e pepino em embalagens ecológicas

Validação

Os testes feitos na Braskem seguirão para um polo frutífero para nova validação e ajuste dos processos de fabricação. A expectativa dos pesquisadores é chegar até o final do ano com embalagens validadas e estimativas de custo-benefício para poder oferecer o projeto de novas embalagens biodegradáveis e anatômicas às empresas do Brasil e do exterior. A iniciativa da Embrapa, do INT e do IMA conta com o apoio financeiro do BNDES.

Embalagens sustentáveis ajudam a reduzir índices de CO²

Estimativas da PricewaterhouseCoopers Ecobilan indicam que se 26 milhões de domicílios usarem sacos de lixo sustentáveis, à base de cana-de-açúcar, é possível economizar mais de 112 mil toneladas de CO², um volume equivalente ao dióxido de carbono emitido pelos veículos da cidade de São Paulo

As embalagens produzidas tendo como matéria-prima o etanol da cana-de-açúcar revolucionaram o mercado em 2011, já que são uma alternativa sustentável às sacolas plásticas distribuídas nos supermercados e no comércio em geral. O uso intensivo dessas sacolas plásticas, para acondicionar e descartar o lixo doméstico, provoca prejuízos em várias áreas. Quando utilizadas como sacos de lixo, provocam desde entupimento de bueiros até o assoreamento de córregos, rios e oceanos, onde podem ser ingeridas por peixes e outros animais marinhos, ao serem confundidas com algas, por exemplo.

Saco de lixo sustentável

A entrada de produtos sustentáveis no mercado trouxe aos consumidores outras alternativas. “Desmitificamos a história de que produto sustentável é muito mais caro, principalmente em relação aos sacos para lixo. Conseguimos fazer com que as embalagens sustentáveis tivessem preço acessível e ainda criamos estratégias em grandes redes de supermercados do país para alertar a população quanto à necessidade de optar por artigos que não agridam a natureza”, comenta Rafael Costa, diretor da Embalixo.

Em 2011, a empresa canalizou seus investimentos nesses produtos, fabricando cerca de 90 milhões de embalagens à base de cana-de-açúcar e comercializando mais de 1.800 toneladas dessas embalagens em todo o Brasil. O resultado foi 40% maior que o obtido pela empresa em 2010, segundo afirma seu diretor Rafael Costa. Para 2012, ele espera dobrar esses números, apostando no começo de uma conscientização da população para a utilização de materiais sustentáveis. “Hoje o consumidor tem opções muito acessíveis e com preço competitivo. Esperamos que no Brasil o hábito de utilizar sacos específicos para o descarte de lixo, como ocorre na Europa, se torne um hábito. Isso irá esquentar o mercado, tornando produtos e preços cada vez mais atraentes, dentro da linha sustentável, além de contribuir com a preservação do meio ambiente”, comenta o diretor.

A partir do eteno verde, a Embalixo, uma empresa de Campinas (SP), fabrica, com exclusividade, o primeiro saco de lixo sustentável à base de cana-de-açúcar. O saco se decompõe mais rapidamente na natureza, tem custo pouco maior que o dos sacos de lixo convencionais e pode ser reciclado. A empresa diversificou sua linha e os produtos sustentáveis incrementaram em 40% o faturamento em 2011.

Saco para lixo de “plástico verde”: preço acessível

Reciclagem

Apesar da polêmica em torno do uso de sacolas plásticas que também acabam sendo aproveitadas para descartar lixo, a Embalixo ousou e lançou um produto a partir do plástico reciclado, envolvendo, para isso, cooperativas de catadores. “Foi mais uma ação visando a um produto que contribua para a preservação do meio ambiente, pois a reutilização do plástico é uma forma de retirá-lo da natureza, já que ele demora mais de 200 anos para se decompor. Além disso, achamos interessante apoiar a iniciativas de cooperativas, incentivando que reciclem sacos e sacolas plásticas”, informa Rafael.

A empresa instalou em sua fábrica até mesmo uma máquina de reciclagem de plástico. “Utilizamos as sobras do que nós mesmos produzimos”, afirma. Milhares de pessoas vivem no país como catadores de produtos para a reciclagem, porém, a reciclagem de plástico ainda é muito pequena. O “Embalixo Reciclado” é produzido a partir de sobras de plásticos durante a sua fabricação, conhecidos como pré-consumo, e também de plásticos pós-consumo, como sacolas plásticas, sacos de hortifrutis, filme stretch (muitos utilizados por indústrias para proteger cargas durante transportes) comprados de cooperativas que fazem a coleta seletiva da população e de empresas. O lançamento do produto reforça a importância de reciclagem e do papel da sociedade na separação de materiais para coleta seletiva, geradora de renda e inclusão social dos catadores.

Uso das sacolinhas plásticas de mercado para descartar lixo

Apesar da proibição da distribuição das sacolas plásticas pelos estabelecimentos comerciais – que estava prevista para acontecer até o final deste ano, por meio de lei – ter sido derrubada por ação judicial, a discussão trouxe à tona a importância da opção por produtos sustentáveis e serviu como alerta à população para os prejuízos do uso das sacolinhas comuns.

O fato chamou atenção para outros assuntos importantes a serem discutidos, tais como: reciclagem do lixo (a separação dos materiais: vidro, papel, metal, garrafas pet, plástico e outros – que podem ser reciclados); o problema do uso do plástico (que demora cerca de 200 anos para se decompor na natureza); economia doméstica (pois a dona de casa passará a ter de comprar embalagens específicas para descartar o lixo); e sustentabilidade (adotar ações que contribuam com a preservação do meio ambiente e, consequentemente, do planeta).

“Na busca de soluções e/ou alternativas, o consumidor começa a se deparar com produtos sustentáveis, disponíveis no mercado, mais adequados ao descarte de lixo, produzidos à base de matéria-prima renovável ou reciclada, e com preços acessíveis. É o começo de uma mudança na cultura e nos hábitos de muitas pessoas, que contribuirá, e muito, para a saúde do planeta Terra”, explica Rafael Costa.

A empresa possui também um saco de lixo que utiliza em sua fabricação o produto antibacteriano Microban, que impede a proliferação de microorganismos e a emissão de gases orgânicos voláteis que causam o mau cheiro. Dessa forma, o consumidor pode otimizar o uso do saco de lixo, com a garantia de higiene até o dia da substituição, que pode ser feita em intervalo maior de tempo.

Exemplos de danos aos animais marinhos causados pelos sacos plásticos não biodegradáveis

Natureza

Exemplos de danos aos animais marinhos causados pelos sacos plásticos não biodegradáveis

Para começar, parar de utilizar sacolas plásticas, canudos e garrafas são alguns passos simples que você pode tomar para reduzir o gasto desse material. Comprar a granel e evitar itens que sejam embalados em plástico também ajuda, já que quase 40% de plásticos não fibrosos são criados para serem usados apenas uma vez. Reciclar quando possível e não descartá-lo em qualquer lugar também ajuda a reduzir a poluição.

Focas sendo estrangulada por sacos plásticos
Tartaruga engasgada por plásticos
A natureza sendo consumida pelo o plástico

Milhares de milhões de quilos de plástico são jogados fora todo ano. Esse detrito chega até a cadeia alimentar, desde micróbios até grandes animais, como baleias, que acabam ingerindo o plástico acreditando que ele é comida. Outros animais, como caranguejos e pássaros, usam esse tipo de material para construir casas, já que ele está sempre disponível no ambiente. Já espécies como focas e tartarugas frequentemente ficam enroscadas nas chamadas “redes fantasmas” — redes de pesca descartadas por pescadores.

Continue Reading

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

ECONOMIA23 horas ago

Ministra Tebet adia ajuste fiscal para após as eleições de 2026: riscos e implicações

Saúde1 dia ago

Prefeitura de João Pessoa alerta mulheres sobre prevenção do câncer de colo do útero

Judiciário1 dia ago

Pensionista de militar não tem direito adquirido a regime jurídico de assistência médica das Forças Armadas

ESTADO1 dia ago

João Azevêdo autoriza investimentos de R$ 17,1 milhões para fortalecer o protagonismo estudantil com ações na Educação e Esporte

Educação & Cultura1 dia ago

UFPB promove IX Olimpíada do Meio Ambiente no Campus III

CIDADE1 dia ago

João Pessoa e Campina Grande mantém liderança na gestão do território estadual

Educação & Cultura1 dia ago

RELIGIÃO ADOECE AS PESSOAS?

ECONOMIA1 dia ago

Pesquisa para preço de carnes registra variação de 185,69% na picanha nacional; diferença chega a R$ 64,99

Educação & Cultura1 dia ago

GibiZeca da Fundação Casa de José Américo tem novo espaço na Unidade Tambaú

Saúde1 dia ago

Programação especial marca Dia Mundial de Conscientização do Autismo na Funad

ESTADO1 dia ago

Paraíba apresenta novas experiências turísticas na Expo Turismo Paraná

Educação & Cultura1 dia ago

Laboratório de Produção Cultural abre seleção gratuita para jovens e artistas em João Pessoa

ESTADO1 dia ago

Governo do Estado publica resultado preliminar da análise documental do edital Caminhos dos Engenhos

Segurança Pública1 dia ago

Projeto proíbe nomeação para cargo público de pessoa condenada por descumprir medida protetiva

Segurança Pública1 dia ago

12º CONFERÊNCIA INTERNACIONAL: Especialistas internacionais em segurança digital e cibercrime visitam Comando-Geral da PMPB

Segurança Pública1 dia ago

Projeto determina que a busca por pessoas desaparecidas se inicie nas primeiras 24 horas

Segurança Pública1 dia ago

Forças Armadas do Brasil operam no limite com armas obsoletas e dependência estrangeira enquanto fronteiras com 10 países expõem fragilidades e colocam em risco a defesa e a soberania nacional

Segurança Pública1 dia ago

Polícia Civil recupera mercadoria furtada de caminhão e indicia suspeitos por furto e receptação

Segurança Pública1 dia ago

Polícia Civil prende estelionatário que se apresentava como juiz e policial federal

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 dia ago

Pesquisadores descrevem 60 novas espécies de insetos no Brasil e destacam papel na conservação

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 dia ago

Pesquisa deve impulsionar a produção do Ovino Pantaneiro

CONCURSO E EMPREGO1 dia ago

Número de incubadoras do agro cresceu 224% e de aceleradoras, 90%, registra o Radar Agtech Brasil

Educação & Cultura1 dia ago

Cendac abre inscrições para cursos profissionalizantes em João Pessoa

CIDADE1 dia ago

Cícero Lucena debaterá ‘Regionalização dos Consórcios Públicos’ durante a II Confep

Esporte1 dia ago

Inscrições abertas para a 7ª edição da Corrida do Bem em Campina Grande

CONCURSO E EMPREGO1 dia ago

Efeitos do Tema nº 1118 do STF na terceirização

CIDADE1 dia ago

Prefeitura inicia planejamento para eleições de novos conselheiros do programa ‘Você Prefeito’

Internacional1 dia ago

Istambul dividida após prisão de rival de Erdogan gerar protestos antigovernamentais

Internacional1 dia ago

“Ele sabia que o jornalismo significava que Israel o mataria”: Hossam Shabat em luto

Internacional1 dia ago

Rússia e Ucrânia concordam em interromper ataques no Mar Negro, dizem os EUA

ENTRETENIMENTO12 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

CONCURSO E EMPREGO3 meses ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

Judiciário4 meses ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

ENTRETENIMENTO10 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

Internacional9 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

CONCURSO E EMPREGO3 meses ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Judiciário11 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO10 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO4 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Esporte10 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

CONCURSO E EMPREGO3 meses ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

Internacional9 meses ago

Pessoas feias tendem a ser de esquerda, revela estudo

ENTRETENIMENTO9 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

Internacional10 meses ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

ECONOMIA9 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO4 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública5 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde4 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde5 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

CIDADE10 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Educação & Cultura4 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Educação & Cultura5 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Internacional4 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

Saúde4 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura5 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde4 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Saúde4 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Nacional9 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Internacional1 semana ago

QUAL CONTINENTE É CHAVE PARA A ROTA DA SEDA?

ENTRETENIMENTO1 semana ago

O QUE AS PLANTAS DE SOL POSSUEM?

Saúde1 semana ago

QUAL DOENÇA O MARCAPASSO TRATA?

Saúde1 semana ago

QUEM DEVE EVITAR O GLÚTEN?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

QUAL CARACTERÍSTICA DESSAS AVES FANTASMAS?

Segurança Pública2 semanas ago

POR QUE O BRASIL NÃO TEM BOMBA ATÔMICA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

O QUE A COMPUTAÇÃO QUÂNTICA PODE REVOLUCIONAR?

Saúde2 semanas ago

O QUE A INSULINA SEMANAL SUBSTITUI?

Educação & Cultura2 semanas ago

QUANTO TEMPO PODE DEMORAR PARA O ALINHAMENTO SE REPETIR?

Saúde3 semanas ago

O QUE O PROGRAMA EXPLICA SOBRE FIBROMIALGIA?

Educação & Cultura3 semanas ago

QUEM INVENTOU O PARAQUEDAS E QUE CAUSOU SUA PRÓPRIA MORTE?

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

ONDE O SANHAÇO-CINZENTO É ENCONTRADO?

Educação & Cultura3 semanas ago

O QUE MOSTRAM AS FERRAMENTAS ANTIGAS USADAS PELOS HOMINÍDEOS?

Educação & Cultura3 semanas ago

A história NÃO CONTADA de EUNICE PAIVA de “AINDA ESTOU AQUI”

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 semanas ago

O QUE O DETOX DIGITAL PROPÕE?

ENTRETENIMENTO4 semanas ago

QUAL POMBA TEM VOCALIZAÇÃO ESTRANHA?

Saúde4 semanas ago

O QUE AS FRUTAS OFERECEM ALÉM DE REFRESCAR?

Educação & Cultura4 semanas ago

HÁ QUANTOS ANOS VIVEU ARISTÓTELES?

Saúde4 semanas ago

QUAL ORGANIZAÇÃO AFIRMA QUE NÃO HÁ DOSE SEGURA DE ÁLCOOL?

ENTRETENIMENTO1 mês ago

O QUE OS MACACOS DE MINAS GERAIS ALCANÇARAM RECENTEMENTE?

Segurança Pública1 mês ago

QUAL FOI O PREJUÍZO CAUSADO PELA PIRATARIA NO BRASIL EM 2024?

ENTRETENIMENTO1 mês ago

QUAL É O TEMA PRINCIPAL DO VÍDEO SOBRE PLANTAS?

Saúde1 mês ago

O QUE O MINISTÉRIO DA SAÚDE ANUNCIOU SOBRE OS MEDICAMENTOS DA FARMÁCIA POPULAR?

Saúde1 mês ago

QUAL HÁBITO PODE AUMENTAR A LONGEVIDADE?

Educação & Cultura1 mês ago

QUAL FOI O PRINCIPAL OBJETIVO DA EXPEDIÇÃO BRASILEIRA NA ANTÁRTIDA?

Internacional1 mês ago

IMPACTOS DA GUERRA COMERCIAL DE TRUMP

ENTRETENIMENTO1 mês ago

QUEM SÃO OS BEIJA-FLORES QUE VISITAM O SEU QUINTAL?

Nacional1 mês ago

LA NIÑA: COMO O FENÔMENO CLIMÁTICO IMPACTA O BRASIL EM 2025?

ENTRETENIMENTO1 mês ago

RECEITA DE BOLO DE BANANA SEM AÇÚCAR E SEM FARINHA

CONCURSO E EMPREGO1 mês ago

AS 17 SOFT SKILLS MAIS BUSCADAS POR EMPREGADORES

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br