Internacional
Legisladores europeus pedem que a Rússia seja declarada um regime “terrorista”
Um total de 99 dos 100 membros da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa votaram a favor da resolução
Uma assembleia de representantes de 46 parlamentos nacionais de toda a Europa votou esmagadoramente a favor, nesta quinta-feira (14), de uma resolução pedindo aos países europeus que “declarem o atual regime russo como terrorista”.
Um total de 99 dos 100 membros da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa (PACE) votaram a favor da resolução. Apenas um deputado turco do Partido Popular Republicano se absteve.
“O uso contínuo de artilharia de longo alcance pelos militares russos para atingir cidades em toda a Ucrânia causou destruição e morte em massa”, afirmou a resolução.
“Com esses ataques indiscriminados, a Rússia pretende avançar em sua política terrorista para suprimir a vontade dos ucranianos de resistir e defender seu país e provocar danos máximos aos civis”.
A resolução pedia à Rússia que “retirasse completa e incondicionalmente suas forças de ocupação”.
O PACE é um órgão parlamentar do Conselho da Europa, uma organização internacional separada da União Europeia. Tem uma adesão mais ampla, incluindo países como Turquia, Ucrânia e Reino Unido. O PACE consiste em parlamentares nacionais provenientes de seus países membros.