Connect with us

Internacional

Maior polo europeu do narcotráfico teme aumento da violência

Com seu porto, Antuérpia é capital europeia da cocaína, contrabandeada sobretudo da América Latina. A violência tem se mantido baixa, mas poderá se agravar após sucesso da repressão ao narcotráfico na vizinha Holanda

Teun Voeten toca levemente um dos vários furos redondos numa porta de garagem de uma rua pacata, na zona nordeste de Antuérpia. “Para mim, parece uma kalashnikov”, comenta o antropólogo cultural, especulando que tipo de arma teria matado uma menina de 11 anos dentro da própria casa, no início de janeiro.

Embora se creia que essa morte foi apenas o resultado de um sinal de advertência por uma gangue de narcotráfico, que deu errado, Voeten, que pesquisa a cena das drogas na cidade portuária da Bélgica, diz haver o risco de o possível acidente desencadear “um ciclo de vingança, um nível de violência nunca visto, de dinâmica imprevisível”.

O homicídio aconteceu no dia mesmo em que as autoridades belgas anunciaram que em 2022 haviam sido apreendidas 110 toneladas de cocaína em Antuérpia, segundo maior porto da Europa. Isso é mais do que o dobro de Roterdã, Holanda, onde se apreenderam 52,5 toneladas – uma queda em relação às 77 toneladas de 2021. Mas, apesar de constituir um recorde, calcula-se que 110 toneladas não sejam mais de 10% do total que entra pelo porto belga.

Juntamente com a Europol, o Centro Europeu de Monitoração de Drogas e Narcodependência estimou que em 2020 o mercado varejista da cocaína na Europa movimentou pelo menos 12,8 bilhões de euros (R$ 71 bilhões) – cifra reconhecidamente abaixo da real, já que, desde então, as capturas cresceram dramaticamente.

Repressão de chefões holandeses repercute na Bélgica

Até o momento, frisa Voeten, apesar da “incrível quantidade” de cocaína que a inunda, Antuérpia nunca vivenciou a brutalidade de gangues vista em Roterdã ou Amsterdã – onde em 2016, por exemplo, encontrou-se uma cabeça decepada diante de um café. Porém o recente êxito das autoridades em prender protagonistas poderosos na Holanda significa que mais atividades nocivas serão transferidas para a cidade belga.

“Basicamente eram os holandeses que davam as cartas, usando belgas para o trabalho sujo, de retirar a cocaína dos contêineres. Mas os belgas tomaram a frente desde que vários figurões da Holanda foram presos. As estruturais organizacionais todas foram um tanto abaladas. Então vai haver muito mais ações duras das autoridades – e conto que vai haver mais violência.”

Galpão da alfândega, com funcionário e cão farejador
Apreensões de cocaína em Roterdã caíram de 77 para 52,5 toneladas, entre 2021 e 2022

O prefeito de Antuérpia, Bart de Wever, solicitou mobilização do Exército nacional para o porto. Embora a ideia não tenha recebido grande apoio político, o governo anunciou que pelo menos mais 100 policiais serão destacados para lá, assim como equipamento extra de rastreamento para ampliar as inspeções das carga nas docas, além do 1% atualmente possível.

Cresce pressão das gangues sobre pessoal portuário

Embora saudando esse apoio adicional, o pessoal do porto também já antecipa seus efeitos sobre o comportamento dos traficantes. E – segundo Stephan Vanfraechem, diretor-gerente da Alfaport Voka, que representa cerca de 300 companhias envolvidas no funcionamento do porto, a situação já é bem ruim como está.

Ele explica que, nos anos anteriores, os trabalhadores das docas eram o principal alvo de recrutamento pelas quadrilhas. Mas, à medida que cresce a vigilância, também aumenta a pressão sobre uma gama mais ampla de funcionários.

Acenando em direção à área na frente do porto, Vanfraechem diz haver cafés bem específicos onde membros das gangues assediam os trabalhadores para obter dados sobre o pessoal em atividade. Assim, os contrabandistas “estão ficando cada vez mais agressivos: eles precisam de informação e de homens que os ajudem fisicamente”.

Homem com mar ao fundo
Stephan Vanfraechem, da Alfaport Voka, registra aumento da pressão do narcotráfico sobre o pessoal das docas

Os cartéis têm também procurado atrair funcionários administrativos que tenham acesso a logística e outros dados técnicos, além de recrutar estudantes com potencial de de serem direcionados para carreiras acadêmicas capazes beneficiar o ramo do tráfico.

“O que eles fazem agora é abordar você bem diretamente, mostrando fotos da sua família, seus filhos, de amigos. Não é uma forma muito sutil de operar, é uma ameaça bem real”, analisa o diretor da Alfaport Voka. Embora reconhecendo que, ao denunciar as gangues assim, publicamente, também se expõe às ameaças, ele está convencido de que se trata de um risco necessário.

“Eu me dou conta de que há um perigo, talvez também para mim e a minha família, minha mulher e filhos. Acho que não há alternativa além de ser aberto quanto a esse problema. Se ficamos calados, considero que estamos cooperando com esses caras. Acho que precisamos fazer que eles parem.”

Parar os criminosos não é algo que a Europa possa fazer sozinha. Por isso a Europol, a agência policial da União Europeia, está colaborando cada vez mais com os países onde a droga se origina, e aqueles fora da jurisdição do bloco onde parte dos chefões se estabeleceu, a fim de escapar da extradição.

Segundo Jan Op Gen Oorth, chefe de Comunicações Corporativas da Europol, os criminosos são tão bem conectados que “já vimos mensagens em que alguém na Europa contrata um assassinato na América Latina, esperando que seja executado no prazo de uma hora”.

Polícias da UE também expandem seus recursos

Os agentes da lei também estão expandindo suas próprias conexões, uma vez que, como lembra Op Gen Oorth, “é preciso uma rede para desmantelar uma rede”. “Mas a coalizão global de aplicação da lei também ser estrategicamente inteligente, porque não basta trancafiar os soldados pequenos, do baixo escalão, os que vão tirar a cocaína dos contêineres. É preciso a gente ir atrás do que chamamos de ‘alvos de alto relevo’.”

A cooperação vai desde a utilização altamente sofisticada de uma plataforma falsa de comunicação criptografada, que permitiu prender 800 traficantes em 2021; passando por um maior número de acordos com locais como Dubai, onde foram efetuadas prisões essenciais; até simplesmente aperfeiçoar a vigilância nas docas de carregamento na América Latina, de onde parte o grosso da cocaína.

À medida que um número crescente de países adere ao esforço concertado, Op Gen Oorth se diz “confiante de que conseguiremos prender os chefões da droga – mas vai levar tempo”.

Nesse ínterím, contudo, a Bélgica tem um outro problema: as autoridades nacionais estão apreensivas de que os gigantescos montes de cocaína apreendida, esperando para ser incinerada, sejam vistos pelos traficantes como uma sedutora oportunidade de lucro.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 minutos ago

Treinamento: Sedap promove simulação de emergências relacionadas à febre aftosa

Politíca13 minutos ago

Vereador sugere passe livre para responsáveis por pessoas com TEA

Nacional16 minutos ago

Dez problemas da lei de regulamentação das emendas ao orçamento

Judiciário19 minutos ago

STJ dá importante passo para salvaguardar direito, mas é preciso seguir a Lei de Drogas

CONCURSO E EMPREGO22 minutos ago

Os cuidados que o Brasil deve ter na redução da jornada de trabalho

ECONOMIA23 minutos ago

A política do salário-mínimo e seus reflexos jurídicos e econômicos

Saúde26 minutos ago

Proteção de Nísia se enfraquece diante da falta e perda de vacinas

Nacional49 minutos ago

Brasil: condenado pelo 8 de janeiro é internado na UTI

Segurança Pública54 minutos ago

Secretaria das Mulheres realiza mais uma edição do “Por Elas no Enfrentamento à Violência”, nesta sexta-feira

CIDADE59 minutos ago

Saúde da Paraíba mobiliza população de Santa Rita com ações educativas na Semana Estadual de Combate ao Aedes

CIDADE1 hora ago

Município de Pilar deve implementar Serviço de Acolhimento Familiar

Educação & Cultura1 hora ago

Alunos da Rede Municipal apresentam protótipos de robôs na 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Segurança Pública2 horas ago

Operação da PF mira esquema de fraude em licitações em prefeituras na Paraíba e cumpre mandados em Monteiro

Saúde2 horas ago

Moscas volantes: sintoma comum ou doença ocular grave?

CONCURSO E EMPREGO2 horas ago

Concessionária de energia abre 20 vagas de emprego na Paraíba

Segurança Pública3 horas ago

Potencial debandada de militares de carreira: comandantes preocupados com aumento da idade mínima

Nacional3 horas ago

Desaprovação do governo Lula aumenta e aprovação cai, diz pesquisa

CONCURSO E EMPREGO3 horas ago

Inscrições no concurso do Insa começam; seleção tem vagas para contratação imediata em Campina Grande

Judiciário3 horas ago

Decisão da Justiça brasileira que manda retirar conteúdo da internet pode ter efeitos internacionais

CIDADE3 horas ago

Prefeitura paga três folhas em menos de um mês e gestão de Major Sidnei completa 4 anos com salário do servidor em dia

Segurança Pública3 horas ago

Projeto do deputado Cabo Gilberto que exclui PMs e BMs de desconto previdenciário é aprovado em mais uma comissão na Câmara

Educação & Cultura4 horas ago

O poder como revelador da verdadeira natureza humana

Politíca5 horas ago

“A gente devia tá comemorando água na torneira e não água em carro-pipa” desabafa deputado na AL/PB

Nacional6 horas ago

Projeto contra desertos de notícias vai financiar sites jornalísticos. Sua mídia pode se beneficiar? Entenda!

Educação & Cultura6 horas ago

Desde 2023, Paraíba tem 30 obras de educação concluídas em 26 municípios

ENTRETENIMENTO6 horas ago

‘Dessa arte eu sei um pouco’: filme sobre capoeira tem sessão e debate no Bangüê

AGRICULTURA & PECUÁRIA6 horas ago

FCJA exibe documentário ‘Raízes da Cura’, hoje (28)

ESTADO6 horas ago

Fábio Nogueira é eleito novo presidente do TCE e terá como vice André Carlo Torres no biênio 2025/2026

ENTRETENIMENTO6 horas ago

Projeto Cine Cultural tem feirinha e show da banda Ilú Orin em Campina Grande

Segurança Pública6 horas ago

Governo da Paraíba adere ao Pacto Nacional de Prevenção aos Feminicídios e reforça compromisso com proteção das mulheres

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

ECONOMIA11 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional11 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional11 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE11 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde11 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional11 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura11 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional5 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional11 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Nacional11 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO6 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

Judiciário7 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO11 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

ENTRETENIMENTO9 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ESTADO12 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

ENTRETENIMENTO11 meses ago

HORTÊNSIAS

Esporte6 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO6 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO12 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO12 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO5 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ECONOMIA5 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

COMO FUNCIONARÁ O PAGAMENTO VIA PIX PELO WHATSAPP

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

STARTUP UTILIZA TECNOLOGIA DE SOM PARA FAZER OBJETOS LEVITAREM

ECONOMIA2 dias ago

ECONOMIA CIRCULAR

ENTRETENIMENTO2 dias ago

QUAIS AVES VISITAM UM AÇUDE NO PANTANAL?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

BRASILEIROS MOSTRAM APOIO CRESCENTE AOS BIOCOMBUSTÍVEIS

Saúde1 semana ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde1 semana ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Educação & Cultura1 semana ago

A ERA DA IA NA EDUCAÇÃO

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

PEC QUE ALTERA JORNADA 6X1 LEVANTA DISCUSSÃO SOBRE TEMPO DEDICADO AO TRABALHO

ENTRETENIMENTO1 semana ago

DOGUE ALEMÃO: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE ADOTAR UM

Educação & Cultura2 semanas ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

Saúde2 semanas ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

TECIDO HUMANO NO ESPAÇO: PESQUISA DESVENDA O ENVELHECIMENTO

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO REPLANTAR SAMAMBAIA EM VASO PARA TER PLANTA SAUDÁVEL

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

O que é CLT?

Saúde2 semanas ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Internacional2 semanas ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Educação & Cultura2 semanas ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde2 semanas ago

NARCISISTAS, LIVRE-SE DELES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

PEQUENOS, COLORIDOS E MORTAIS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROBÔ INTELIGENTE DESMONTA PEÇAS DE LIXO ELETRÔNICO

ECONOMIA2 semanas ago

STARTUP NO NORDESTE POTENCIALIZA ECONOMIA CIRCULAR

Saúde2 semanas ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

TORTA DE MAMONA: UM SUPER ADUBO

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br