Connect with us

AGRICULTURA & PECUÁRIA

Pesquisa desenvolve cenoura híbrida para o verão

Além da resistência à queima-das-folhas, BRS Carmela é tolerante ao nematoide-das-galhas, permitindo o cultivo em regiões de temperaturas mais altas.
Resistência faz a nova cenoura chegar ao fim do ciclo de produção sem nenhum controle químico para doenças foliares.
A menor necessidade de insumos químicos contribui para a sustentabilidade ambiental e gera economia ao produtor.
Nova cultivar é indicada para plantio em qualquer estação na Região Nordeste e durante a primavera e verão nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Nestas, ela pode ser intercalada com cultivares de inverno, garantindo produção o ano todo.
O rendimento produtivo superou 60 t/ha de raízes comercializáveis.
Disponibilidade constante no mercado, permite preços acessíveis ao consumidor e melhor fluxo de caixa ao produtor.

Chega ao mercado o primeiro híbrido de cenoura indicado para plantio nas estações de verão e primavera desenvolvido por uma empresa pública. A BRS Carmela é recomendada para todas as regiões brasileiras, com exceção do Norte do Brasil. Entre os destaques da cultivar está a resistência à bactéria e aos fungos causadores da queima-das-folhas, a principal doença foliar que ataca a cultura, causando a desfolha da planta. Dependendo do grau de severidade, pode ocorrer a perda total da lavoura. O híbrido foi desenvolvido pela Embrapa em parceria com a empresa Isla Sementes.

A principal doença foliar da cenoura
A queima-das-folhas é considerada a principal doença foliar da cultura da cenoura nos períodos mais quentes e chuvosos do ano. Ela é causada por um complexo de patógenos que pode envolver dois fungos, Alternaria dauci e Cercospora carotae, e uma bactéria, Xanthomonas hortorum pv. carotae, cujas predominâncias variam em função da região e da estação de cultivo. Os patógenos podem ser encontrados em infecções múltiplas no mesmo plantio, planta ou lesão.Foto: Gislene Alencar

O pesquisador da área de melhoramento genético de cenoura da Embrapa Hortaliças (DF) Agnaldo de Carvalho, responsável pelo desenvolvimento da nova cultivar, explica que a vantagem de um híbrido de verão resistente à queima-das-folhas se manifesta em plantios durante períodos mais quentes e chuvosos. “Por sua resistência, a BRS Carmela é capaz de chegar ao fim do ciclo sem nenhum controle químico de doenças foliares. Já os híbridos de verão que estão no mercado são apenas tolerantes. Isso significa que os produtores que usam esses híbridos precisam fazer o manejo integrado com agroquímicos para finalizar o ciclo de produção. Ou seja, podemos inferir que, com o uso da BRS Carmela, o produtor diminui o custo de produção e ainda contribui com a preservação do meio ambiente”, esclarece.

A nova cultivar da Embrapa também apresenta tolerância ao nematoide-das-galhas, característica que, agregada à resistência à queima-das-folhas, possibilita o cultivo do híbrido em regiões onde as temperaturas são mais elevadas.

Parceria estendida
Fruto da parceria com a empresa Isla Sementes, a BRS Carmela é um dos resultados alcançados por meio de contrato de cooperação técnica formalizado em 2014. Recentemente, a parceria foi estendida até dezembro de 2026 com a assinatura de termo aditivo. O objetivo é dar continuidade ao trabalho de validação de combinações híbridas de cenoura para consumo in natura com raízes cilíndricas, lisas e cor alaranjada intensa.A presidente da Isla Sementes, Diana Werner, diz que essa parceria possibilita atender à amplitude da produção de cenouras de verão no Brasil. “Vemos a BRS Carmela como um marco histórico na consagração de uma pesquisa fundamental para o contínuo desenvolvimento da horticultura brasileira”, ressalta.

Cenoura só podia ser produzida sob clima ameno

A BRS Carmela torna-se mais um marco para a área de melhoramento genético de cenoura da Embrapa, que foi responsável pelo desenvolvimento, na década de 1980, da Brasília, cultivar de verão. O pesquisador lembra que, originalmente, a hortaliça era produzida apenas em regiões de clima ameno ou durante o inverno. “Desde então, a Embrapa desenvolveu diversas cultivares de polinização aberta até alcançar o híbrido BRS Carmela para o cultivo de verão, que deve incrementar a cadeia produtiva, uma vez que ele mostrou ser um material competitivo com os híbridos de verão disponíveis no mercado”, conta Carvalho.

O novo híbrido possibilita o plantio nas estações de primavera e verão nas condições climáticas das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Para o plantio no Nordeste não há restrição de mês ou de estação. Para Carvalho, esse complemento entre cultivares de verão e de inverno permite semear e colher a hortaliça nas áreas de produção durante todo o ano. Isso explica porque a cenoura está disponível nos doze meses e, na maioria das vezes, com preços acessíveis aos consumidores. Do lado do produtor, colheitas contínuas possibilitam o fluxo de caixa para manter as despesas diárias sob controle.

O pesquisador reforça que os híbridos de verão são materiais diferenciados e responsáveis por incrementar a produtividade de raízes mais desejadas pelo mercado, quando cultivados em condições ideais, se comparados com cultivares de polinização aberta, conhecidas como OP. “Vale destacar que os híbridos só são vantajosos quando aliados a outras tecnologias durante o cultivo. Caso contrário, não apresentam vantagem competitiva em relação às cultivares de polinização aberta”, ressalta.

Outro fator favorável da utilização do híbrido é a uniformidade que se manifesta desde a germinação até a colheita, facilitando também o manejo nas fases de cultivo e de colheita. O resultado são raízes mais uniformes e com proporção de tamanhos mais valorizadas pelo mercado.

Alto desempenho em todas as regiões produtoras

A nova cultivar foi testada em condições de cultivo nas principais áreas produtoras de cenoura, abrangendo quase todas as regiões brasileiras. Durante os ensaios entre cultivares, a BRS Carmela mostrou-se competitiva em relação aos híbridos disponíveis no mercado. O rendimento produtivo superou 60 toneladas por hectare (t/ha) de raízes comercializáveis.

O período indicado para plantio da BRS Carmela é entre outubro a março. A colheita tem início 85 dias após a semeadura e estende-se até 115 dias. Ela apresenta porte ereto, folhas verdes intensas e a altura da planta alcança cerca de 45 centímetros (cm). “O porte ereto favorece o arejamento das plantas, criando uma condição desfavorável para o surgimento de doenças foliares”, detalha Carvalho.

Já as raízes apresentam diâmetro próximo a 3,5 cm e comprimento entre 16 cm e 22 cm, tamanho desejado comercialmente. A recomendação é cultivar 500 mil plantas por hectare para favorecer a formação de diâmetros e comprimentos adequados à comercialização. As raízes do híbrido têm cor alaranjada intensa, sabor adocicado, formato cilíndrico e liso – características que atendem ao gosto dos consumidores brasileiros.

Possibilita produção mesmo com chuva e altas temperaturas

O pesquisador conta que foram necessários dez anos de pesquisas para desenvolver a cultivar e comparar o seu desempenho entre diversos materiais até alcançar um híbrido com as características desejáveis para manter o rendimento em meio às altas temperaturas do verão brasileiro, combinadas com a resistência às principais doenças que afetam o desenvolvimento das raízes.

“O programa de melhoramento de cenoura da Embrapa vem aprimorando na seleção para aumento da resistência à queima-das-folhas, trabalho que resultou em uma seleção extremamente resistente às doenças e que apresenta ótima qualidade de raízes”, observa.

O consumo de cenoura no Brasil
A cenoura está entre as hortaliças mais consumidas pelo brasileiro. O estado que mais se destaca na produção é Minas Gerais, seguido por Rio Grande do Sul, Paraná, Goiás e Bahia. A área comercial semeada anualmente é de, aproximadamente, 18 mil hectares, com produção nacional de cerca de 480 mil toneladas por ano. Isso representa uma produtividade média estimada em 26 t/ha e valor de produção de mais de 300 milhões de reais, segundo dados de 2017 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).Vitaminas no pratoA cor alaranjada indica que a cenoura é uma das principais fontes naturais de betacaroteno, pigmento antioxidante e precursor da vitamina A. Além dessa característica, a cenoura fornece fibras e minerais como cálcio, sódio e potássio. Ralada ou fatiada, as raízes são consumidas cruas ou cozidas em saladas. A cenoura também entra como ingrediente de bolos, sopas, pães, tortas e doces. A raiz é muito usada como matéria-prima da indústria alimentícia para produção de minicenouras ou processadas em seleta de legumes, iogurtes e papinhas.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Segurança Pública21 minutos ago

Mobilização nacional dos Policiais Civis: COBRAPOL convoca categoria para derrubada de vetos na Lei Orgânica

ENTRETENIMENTO60 minutos ago

Yuri Carvalho e Ruanna fazem show em solidariedade às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul

CIDADE14 horas ago

Pesquisa do Procon de Santa Rita revela variação de 38% no preço do arroz parboilizado

Judiciário15 horas ago

Pensão alimentícia e gestão de bens comuns: como o STJ vê a prestação de contas no direito de família

ENTRETENIMENTO15 horas ago

Orquestra Sinfônica da Paraíba homenageia Brasil e Argentina com músicas brasileiras e tangos

Judiciário15 horas ago

MPPB recomenda medidas para promoção da igualdade racial nas escolas estaduais

Judiciário15 horas ago

Alexandre de Moraes suspende lei municipal que proíbe uso de linguagem neutra em escola

Judiciário15 horas ago

TJPB recebe equipe de inspeção do CNJ para aprimorar atendimento prestado pelo Judiciário

ESTADO15 horas ago

Pollyanna Dutra reforça a importância de políticas públicas no combate à fome no G20 Social

CIDADE15 horas ago

Lançamento da pré-candidatura de Manoel Costa a vereador atraí mais de 300 pessoas no bairro de Marcos Moura

Esporte15 horas ago

Flamengo se aproxima de valor recorde e astronômico para patrocínio máster

Esporte15 horas ago

Vettel faz Ímola sorrir, e Norris faz F1 ter esperanças

Esporte15 horas ago

Anderson Silva revela por que Chael Sonnen será seu último adversário no Brasil

Esporte15 horas ago

Sousa vai ao STJD pedindo anulação de partida contra o Santa Cruz-RN

Esporte15 horas ago

[VÍDEO] Rafael Nadal já chegou e retorna a Roland Garros dois anos depois

Esporte16 horas ago

Brasil assegura mais quatro ouros no Mundial de Atletismo Paralímpico

ECONOMIA16 horas ago

Trabalhadores que atual por 15, 20 ou 25 anos nestas profissões têm aposentadoria especial! Confira

ESTADO16 horas ago

João Azevêdo é homenageado na Câmara de João Pessoa pelas ações e obras estruturantes na Capital

Educação & Cultura16 horas ago

Instalação obrigatória de internet nas escolas públicas deve ser votada na CCDD

Internacional16 horas ago

Como fica o Irã após a morte do presidente Raisi?

Internacional16 horas ago

Taiwan empossa novo presidente em meio a tensão com a China

Internacional16 horas ago

OMS e Unicef apoiam campanha de vacinação contra a pólio em Angola

Internacional16 horas ago

Êxodo em Gaza chega a 810 mil pessoas

Internacional16 horas ago

TPI busca mandados de prisão contra líderes israelenses e do Hamas

Saúde16 horas ago

Inteligência Artificial diminui falsos positivos de câncer de mama

Saúde16 horas ago

Áudios de atenção plena reduzem efeitos colaterais do tratamento de câncer

Nacional16 horas ago

EUA rejeitam proposta brasileira de imposto global para bilionários

Nacional17 horas ago

Pacheco: Maioria é a favor do fim da reeleição para o Executivo

Nacional17 horas ago

PL alerta parlamentares contra apoio a candidatos de outros partidos nas eleições municipais de 2024

Nacional17 horas ago

Ciro Gomes critica fake news de Janja: ‘não deveria ser a prioridade’ no RS

Internacional10 meses ago

Cidade alemã passa a distribuir gratuitamente filtro solar

Internacional11 meses ago

IMPRESSIONANTE – GOVERNO CANADENSE ADMITE: “Os não vacinados estavam certos sobre as vacinas de mRNA”

ENTRETENIMENTO10 meses ago

JIBÓIA

ENTRETENIMENTO11 meses ago

Exorcista: filme “Nefarious” é “o melhor já produzido” sobre possessão demoníaca

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional4 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO5 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Nacional10 meses ago

CNS reconhece religiões afro como complementares ao SUS

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

ECONOMIA5 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Internacional5 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

AGRICULTURA & PECUÁRIA5 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

CIDADE5 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

Saúde5 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional5 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Judiciário9 meses ago

Informativo destaca não exigência de provas para fixação de indenização mínima por danos morais

Judiciário8 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

ENTRETENIMENTO5 meses ago

HORTÊNSIAS

Educação & Cultura5 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional5 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional11 meses ago

Relator lê parecer sobre indicação de Cristiano Zanin ao STF; sabatina está marcada para 21 de junho

Educação & Cultura11 meses ago

Novo ensino médio precisa levar em conta realidade de alunos e municípios, aponta debate

Nacional12 meses ago

Repórter da TV Globo é agredida por segurança de Maduro após questionamento

Nacional5 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ECONOMIA11 meses ago

Por unanimidade, TCU aprova contas do governo Bolsonaro

CIDADE12 meses ago

Vereador Marlon vence queda de braço com prefeito de Sobrado e fica com comando do Republicanos no município

Educação & Cultura11 meses ago

EXCLUSIVO: Gilson Souto Maior lança em julho ‘História da Imprensa na Paraíba’

ENTRETENIMENTO4 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Nacional12 meses ago

Lula volta a defender ditadura: ‘Houve muito respeito com a participação do Maduro’

ENTRETENIMENTO17 horas ago

REVOLUCIONANDO A AGRICULTURA: FLORES COMESTÍVEIS E AQUAPONIA

Saúde17 horas ago

PLANOS DE SAÚDE CANCELAM CONTRATOS DE CLIENTES ILEGALMENTE

CONCURSO E EMPREGO17 horas ago

ALERTA PARA O USO DE IA EM EXAMES DE RECRUTAMENTO

Saúde17 horas ago

FAPESP: VACINA CONTRA A GRIPE, PESQUISA CONTRA O COVID 19 E FUTURO INCERTO

Nacional17 horas ago

O VERDADEIRO TAMANHO DO DESASTRE NO RS – E AS OUTRAS CRISES QUE SE ANUNCIAM

ENTRETENIMENTO4 dias ago

DOBERMANN, O CACHORRO MAIS ASSUSTADOR

Educação & Cultura4 dias ago

A MODERNIZAÇÃO DOS COLÉGIOS AGRÍCOLAS NO PR

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 dias ago

GOVERNO LANÇA PORTAL CONTRA FAKE NEWS

ENTRETENIMENTO4 dias ago

DONA DE JARDIM COM MAIS DE 500 MIL SEGUIDORES COMPARTILHA CUIDADOS COM PLANTAS

Internacional4 dias ago

CIDADES DO MUNDO SOFREM COM COLAPSOS CLIMÁTICOS COMO DO RS

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 dias ago

PRODUÇÃO DE MEL COM ABELHAS SEM FERRÃO

AGRICULTURA & PECUÁRIA6 dias ago

CAPRINOCULTURA – VALE A PENA INVESTIR?

Internacional6 dias ago

REINO UNIDO: ESTAMOS PERTO DE ESCALADA NUCLEAR

Educação & Cultura6 dias ago

BANCAS E LIVRARIAS SE REINVENTAM EM MEIO AO MERCADO DIGITAL

ECONOMIA6 dias ago

SETOR DE VAREJO APRESENTA MELHORA E PODER DE COMPRA PODE ESTAR SUBINDO

ENTRETENIMENTO6 dias ago

RECEITA DO DOCE DE MAMÃO CRISTALIZADO

Internacional6 dias ago

MONTEVIDÉU SE PREPARA PARA O AVANÇO DO MAR

ECONOMIA7 dias ago

CRISE NO VAREJO: ESPECIALISTAS ANALISAM A CRISE PERSISTENTE NO SETOR

ENTRETENIMENTO7 dias ago

CONSERVAÇÃO DO MICO LEÃO PRETO

Saúde7 dias ago

VINAGRE DE MAÇA NÃO É UM REMÉDIO MILAGROSO CONTRA VÍRUS

Educação & Cultura7 dias ago

AS ESTRANHAS RAZÕES PELAS QUAIS PESSOAS DORMIAM EM ARMÁRIOS NA IDADE MÉDIA

Saúde7 dias ago

AS 3 ONDAS DE DOENÇAS INFECCIOSAS QUE DEVEM ACOMETER O RS DEPOIS DAS INUNDAÇÕES

Internacional2 semanas ago

POR QUE AMEAÇAS À LIBERDADE DE IMPRENSA SÃO TENDÊNCIA GLOBAL

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO É VIVER NO PAÍS MAIS FELIZ DO MUNDO

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

GALINHAS ORNAMENTAIS: O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE COMEÇAR?

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

QUAIS EMPREGOS ESTÃO EM RISCO COM A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL?

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

AS RAZÕES PELA VOLTA DO TRABALHO PRESENCIAL NOS 5 DIAS DA SEMANA

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

RECEITA DA CUECA VIRADA

Educação & Cultura2 semanas ago

MEC QUER TORNAR O FIES MAIS ATRATIVO COM RELANÇAMENTO E NOVAS REGRAS

Educação & Cultura2 semanas ago

PRIMEIRO ATLAS GEOLÓGICO DA LUA FICA PRONTO

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br