Connect with us

Educação & Cultura

Gestão escolar: como acolher e orientar novos professores?

Diretores enfrentam o desafio de receber novos docentes na volta às aulas. Veja como acolhê-los e integrá-los à equipe

Vá além da recepção e faça uma integração completa de quem está entrando agora na equipe docente da escola

Novo ano letivo, novos desafios para a gestão escolar, sobretudo para quem comanda escolas com alta rotatividade de professores. É o caso do Centro de Ensino Fundamental (CEF) 15 do Gama, no Distrito Federal (DF). Neste ano, dos 60 professores que compõem o corpo docente, apenas 12 já eram da casa – ou seja, 80% dos educadores são novos na unidade, taxa que vem acompanhando a escola há alguns anos.

E esse não é um cenário isolado, mas uma realidade em várias partes do Brasil, onde o ensino público conta muito com professores temporários. Isso faz com que a rotatividade dos docentes seja muito alta e, no início de cada ano, os gestores escolares tenham que se preparar para receber novos profissionais.

“O primeiro grande desafio é o acolhimento desses novos professores, garantindo que eles se sintam pertencentes à escola. Como existe essa grande movimentação, muitos chegam sem conhecimento da identidade, contexto e cultura da escola”, afirma Ana Élen Moitinho, diretora do CEF 15 do Gama.

Além desse acolhimento socioemocional, os novos docentes precisam tomar conhecimento do regimento da escola, do Projeto Político Pedagógico (PPP), das rotinas de formações, dos projetos em andamento e do perfil dos alunos, entre outros aspectos. Em muitos casos, até a própria prática pedagógica é algo que precisa ser apresentado, a depender dos novos docentes – a escola do DF, por exemplo, costuma receber muitos professores recém-formados.

“Em meio a isso tudo, o gestor ainda precisa garantir que os novos docentes não se sintam sobrecarregados e forçados a assimilar todas essas informações de uma vez”, alerta Maura Barbosa, coordenadora pedagógica da Comunidade Educativa CEDAC e especialista em gestão escolar. 

Outro ponto importante é a equipe gestora planejar esse primeiro encontro junto com os professores da casa. “Pensando em uma gestão democrática, precisamos fortalecer a participação de todos”, orienta a coordenadora. 

Acolhimento de novos professores

Foi pensando exatamente em não sobrecarregar os novos docentes que a equipe gestora da escola do CEF 15 do Gama dividiu a recepção do início deste ano em vários dias. Em um primeiro momento, apenas os docentes que já atuam na unidade se reunirão, participando de um acolhimento interativo com atividades, músicas e palestras.

Só depois os novos professores chegarão, permitindo que os antigos ajudem a gestão na integração e ambientação dos novatos. Ana comenta que a recepção dos novos professores será dividida em quatro etapas:

  • Acolhimento afetivo: ambientar os novos professores à escola e permitir que eles conheçam uns aos outros e realizem atividades interativas;
  • Acolhimento social: realizar dinâmicas de entrosamento entre os docentes novos e os que já atuavam na escola;
  • Acolhimento operacional: mostrar aos novatos informações importantes, como história da escola, regimento, perfil dos estudantes, território no qual a unidade está inserida e análises referentes ao ano anterior;
  • Acolhimento pedagógico: apresentar o calendário anual, a rotina pedagógica e os projetos que serão trabalhados ao longo do ano.


“Nessas quatro etapas, nós vamos envolver não só os professores, mas também outros funcionários, como os do setor administrativo”, detalha Ana. Ela conta que esse formato foi criado a partir de experiências de anos anteriores que permitiram identificar as práticas que funcionam melhor nesse momento inicial. “Mas, mesmo olhando para essas vivências, essa acolhida é sempre uma surpresa, pois porque começamos uma proposta com novas pessoas, que não conhecemos.”

Checklist da apresentação da escola aos novos professores

Confira o que não pode faltar

  • Apresentar todos os funcionários, não apenas os professores;
  • Contar sobre a história da escola;
  • Mostrar o perfil dos estudantes;
  • Contextualizar o entorno no qual a escola está inserida;
  • Explicar como a escola se articula com a comunidade escolar e com as famílias;
  • Apresentar o PPP e o regimento escolar;
  • Mostrar projetos institucionais fixos, como feira de Ciências e clube do livro;
  • Contar sobre a rotina da escola – quando acontecem, por exemplo, as reuniões, formações e encontros com familiares.

Formas de apresentação

Além de um checklist com tudo o que os novos professores precisam saber ao chegar na escola, a equipe gestora também precisa focar em como essas informações serão passadas.  É preciso trabalhar sempre com muita empatia e afeto. Gostamos de deixá-los bem à vontade para se conhecerem e, a partir dessa construção de vínculo, começarmos um trabalho”, explica Ana.

Para tornar essa primeira interação mais leve e atraente, Maura sugere que os gestores utilizem diferentes formatos nas apresentações. “Elas podem ser feitas por meios de fotos, depoimentos ou vídeos”, exemplifica.

Na escola do Distrito Federal, uma alternativa encontrada pela gestão para presentear os professores e, ao mesmo tempo, facilitar o acesso às novas informações foi dar um planner pedagógico personalizado, que já traz todo planejamento anual.

Além do institucional

Em Manaus (AM), o acolhimento também é a palavra-chave na Escola Municipal Professor Waldir Garcia, que recebe, em média, dois ou três novos docentes a cada ano.

Mas não é porque são poucos que os novos professores deixam de ter uma recepção bem preparada e planejada.“É muito importante a gente acolher bem a todos eles, com carinho. Quem está nesse processo de mudança de uma escola para outra, geralmente, chega muito inseguro, pois não conhece a equipe, a escola, o espaço físico, o trabalho. Nesse primeiro momento, esse acolhimento é fundamental para que a pessoa se sinta bem e à vontade”, reforça Lúcia Cristina Cortez, diretora da escola.

Para que esse afeto seja demonstrado, a equipe da escola prepara a acolhida nos mínimos detalhes, designando alguém para fazer a recepção no portão, além de preparar um “mimo” para os novatos e realizar uma recepção com café da manhã. “Sempre fazemos uma dinâmica, colocamos música e focamos em deixar o ambiente bem alegre e não tão formal”, destaca Lúcia.

Como a escola Waldir Garcia é conhecida por promover muita interação com a família e com o bairro no qual está inserida, os novos professores também são ambientados nesse sentido, conhecendo todos os funcionários, os pais de alunos que ajudam na escola, cada canto da unidade e também o entorno.
“Fazemos um tour pela escola, para que o professor conheça todos os espaços onde ele pode trabalhar, porque aqui a gente sai muito da sala de aula. Também realizamos o mapeamento do território e do bairro, para que ele conheça o que está no entorno da escola”, salienta Lúcia.

E no resto do ano?

Depois desse acolhimento inicial, ainda é necessário garantir que os novos docentes se integrem, de fato, à equipe. Lúcia considera que, passado o período de adaptação, é essencial ouvir os novos professores para incluir também suas demandas no planejamento anual da escola, sobretudo no que diz respeito à formação continuada.

Além disso, a escola Waldir Garcia tem a cultura de oferecer um tutor para cada funcionário, que pode ser um professor universitário ou um técnico da Secretaria de Educação, por exemplo. Essa tutoria também faz parte do processo de formação, oferecendo a todos os docentes, sejam novatos ou antigos de casa, a possibilidade de terem um acompanhamento personalizado.

Na escola em que Ana atua, no CEF 15 do Gama, essa mentoria é realizada entre professores da casa e os novos, permitindo que os mais experientes ajudem nesse acompanhamento. Assim como Lúcia, Ana conta que também espera os novos docentes se adaptarem à escola para, então, definir o planejamento anual.
“Nesse primeiro momento, trazemos um script inicial para termos um norte para trabalhar. Depois que os professores conhecem a escola e os estudantes e se ambientam, elaboramos um planejamento que vai ser movimentado ao longo dos bimestres, de acordo com a necessidade do grupo”, relata. “Ao longo do ano, fazemos muitas rodas de conversa, planejamento entre pares e observação de sala de aula para auxiliar os novos professores no dia a dia”, completa a diretora.

Integração e acolhimento

Veja dicas de Maura Barbosa, especialista em gestão escolar, para tornar o espaço escolar mais acolhedor para os novos professores

  • Prepare o ambiente: tornar o local acolhedor ajuda a construir vínculos. Então, pense como esse professor será recepcionado, seja com um lanche ou com presentes, por exemplo;
  • Solicite ajuda: peça para que os professores da casa apresentarem a escola aos novatos, mostrando o espaço, contando suas experiências e fazendo a recepção;
  • Permita que os novos professores falem: promova uma roda de conversa, na qual os novos educadores tenham liberdade para se apresentarem, contarem um pouco sobre si e exporem suas dúvidas e inseguranças;

Busque novos formatos: junto com a equipe gestora, pense em como apresentar as informações essenciais da forma mais atraente possível.

Fonte: Nova Escola

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Politíca1 hora ago

Governo atendeu solicitação da deputada Paula Francinete e incluiu Cajazeiras na rota dos eventos agropecuário do estado

Internacional2 horas ago

Aumento da tensão entre Europa e Rússia: países da OTAN consideram o envio de tropas, enquanto Putin adverte sobre a situação

ENTRETENIMENTO3 horas ago

Alteração no horário: Lançamento do 2º FestincineJP 

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 horas ago

Esperança renovada: projeto de lei garante acompanhamento humanizado para pacientes com câncer de mama na Paraíba

Educação & Cultura5 horas ago

Energisa e SENAI abrem seleção para curso gratuito de Programação Web para PcD

Segurança Pública5 horas ago

Senado debate a extensão do direito de portar armas para profissionais de segurança

Internacional6 horas ago

Restrições de acesso à ajuda humanitária em Gaza geram preocupação da ONU

Internacional6 horas ago

Unea-6 segue em Nairóbi com anúncio de prêmios a iniciativas para salvar o planeta

Internacional6 horas ago

Unea-6 e multilateralismo: Diversas vozes para consenso ambiental

Segurança Pública6 horas ago

Paraíba tem 73 cidades sem nenhum homicídio em 2023; Campina Grande e Santa Rita reduzem índices em 31% e 23%

ESTADO6 horas ago

Cedmex e NAF fecham para balanço nesta quinta-feira (29) e serviço ganha reforço no atendimento telefônico

Politíca15 horas ago

Léa Toscano deixa PSDB e afirma que vive um novo momento político

ESTADO15 horas ago

Governo da Paraíba lança Prêmio Paraíba Junina com R$ 2,4 milhões em investimentos

ESTADO15 horas ago

Governo da Paraíba convoca municípios para atualização do cadastro no Mapa do Turismo

Educação & Cultura15 horas ago

Cearte-PB reabre inscrições para cursos com vagas remanescentes

ECONOMIA15 horas ago

Números da Economia no Governo Lula

AGRICULTURA & PECUÁRIA15 horas ago

Centro de referência vai monitorar tecnologias para mitigar emissões da pecuária gaúcha

AGRICULTURA & PECUÁRIA15 horas ago

Açaí ganha o seu primeiro Zoneamento Agrícola de Risco Climático

AGRICULTURA & PECUÁRIA15 horas ago

Árvores no pasto melhoram ganho de peso, conforto térmico e reprodução dos animais

AGRICULTURA & PECUÁRIA16 horas ago

‘Governo precisa assumir que temos crise no agro’, diz Lupion

AGRICULTURA & PECUÁRIA16 horas ago

China derruba medida antidumping sobre carne de frango do Brasil

ECONOMIA16 horas ago

Quebra de safra pode gerar alta nos preços dos supermercados

CIDADE17 horas ago

Deputada de São Paulo: declara apoio a pré-candidatura de Jodson em Santa Rita

ECONOMIA18 horas ago

Governo não desiste de acabar com o saque-aniversário do FGTS e cogita medida provisória

Nacional19 horas ago

A Inabilidade de Lula em estabelecer diálogo com os líderes da América Latina gera impactos severos para os brasileiros

Nacional21 horas ago

A Polícia Federal mobilizou um grande efetivo para escutar o depoimento de Bolsonaro por se aproximar de uma baleia

Segurança Pública22 horas ago

Projeto prevê que qualquer pessoa pode ser considerada vítima do crime de violência psicológica

Segurança Pública22 horas ago

Projeto prevê até 5 anos de reclusão para quem incita animais contra pessoas

Segurança Pública22 horas ago

Projeto estabelece prioridades para repasse do fundo de segurança aos estados

Educação & Cultura23 horas ago

Projeto determina que representantes de pais de alunos nos conselhos do Fundeb sejam filiados a confederação nacional

Internacional7 meses ago

Cidade alemã passa a distribuir gratuitamente filtro solar

Internacional8 meses ago

IMPRESSIONANTE – GOVERNO CANADENSE ADMITE: “Os não vacinados estavam certos sobre as vacinas de mRNA”

Segurança Pública11 meses ago

IMAGEM FORTÍSSIMA: Vídeo mostra momento em que aluno mata professora a facadas

Judiciário9 meses ago

Escravizados

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Exorcista: filme “Nefarious” é “o melhor já produzido” sobre possessão demoníaca

ENTRETENIMENTO7 meses ago

JIBÓIA

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

DarkWeb, DeepWeb e DarkNet: qual a diferença?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

Como ver os Stories anonimamente no Instagram

Nacional7 meses ago

CNS reconhece religiões afro como complementares ao SUS

Segurança Pública11 meses ago

Adulteração de chassi de reboques está mais próximo de se tornar crime

Nacional11 meses ago

Advogado de Adélio Bispo recebeu R$ 315 mil do PCC, segundo inquérito da PF

Nacional12 meses ago

Parlamento português veta discurso de Lula em sessão solene da Revolução dos Cravos

ENTRETENIMENTO5 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

Novo botão ágil do YouTube Music baixa até 200 músicas de uma vez

CIÊNCIA & TECNOLOGIA12 meses ago

Como recuperar mensagens apagadas do Instagram

CIDADE10 meses ago

Sapé: ex-candidato a prefeito Luizinho, vice e coligação são condenados a pagar R$ 300 mil por infringir norma eleitoral e sanitária

Nacional10 meses ago

Bomba: Alexandre de Moraes monitorava todos os passos de funcionários do gabinete de Bolsonaro e da primeira-dama desde 2021, diz Folha

CONCURSO E EMPREGO12 meses ago

João Pessoa abre vagas para cuidador voluntário com bolsa de R$ 700

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

ENTRETENIMENTO12 meses ago

Patrulha Canina ganha adaptação para o Teatro Pedra do Reino neste domingo(05)

Nacional11 meses ago

Exclusivo: imagens mostram baixo contingente de segurança no Planalto e atuação do GSI no 8 de janeiro

Nacional10 meses ago

Lira manda novo recado ao governo Lula: “grande resistência entre os parlamentares”

Judiciário6 meses ago

Informativo destaca não exigência de provas para fixação de indenização mínima por danos morais

Judiciário5 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

ENTRETENIMENTO12 meses ago

COMO ELIMINAR COCHONILHA DE RAIZ DE PLANTAS EM VASO

CONCURSO E EMPREGO2 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

ECONOMIA12 meses ago

Petrobras tem lucro recorde de R$188,3 bi em 2022 com alta do petróleo

Internacional2 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

Internacional2 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

ECONOMIA2 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Saúde2 dias ago

VARIANTES DA DENGUE EM CIRCULA PELO BRASIL

Nacional2 dias ago

CENSO 2022: COLETA DE ESGOTO ATENDE 62% DOS BRASILEIROS

Educação & Cultura2 dias ago

ESCOLAS SUECAS REDESCOBREM LIVROS – E ALUNOS SE SURPREENDEM

ENTRETENIMENTO2 dias ago

BLOQUEIE AS PRAGAS

Saúde2 dias ago

AEDES AEGYPTI: MOSQUITO TRANSMISSOR DA DENGUE PODE INFECTAR PESSOAS DIRETAMENTE

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 dias ago

PETROBRAS: PROJETO PIONEIRO QUE SEPARA GÁS CARBÔNICO E PETRÓLEO NO FUNDO DO MAR

ECONOMIA3 dias ago

BRASIL REGISTRA ALTA DEPENDÊNCIA EM COMMODITIES NA ECONOMIA

ENTRETENIMENTO3 dias ago

TOMATE, PIMENTA E PIMENTÃO PLANTADOS COM O QUE IRIA PARA O LIXO

ECONOMIA3 dias ago

ECONOMIA DA SOLIDÃO: CRESCE MERCADO DE MAIS DE UM BILHÃO DE PESSOAS

Saúde3 dias ago

COMO ‘RECONFIGUREI’ MEU CÉREBRO EM SEIS SEMANAS

Saúde1 semana ago

DENGUE: PREOCUPAÇÃO EM ÁREAS RURAIS CRESCE COM DISPARADA DE CASOS

ECONOMIA1 semana ago

AUMENTO DE ARRECADAÇÃO E AJUDA PARA META FISCAL DO PAÍS

ECONOMIA1 semana ago

GOVERNO AVALIA LIBERAR UMA NOVA FORMA DE USO DO FGTS

Saúde1 semana ago

NOMOFOBIA: DEPENDÊNCIA DO USO DO CELULAR JÁ ATINGE IDOSOS

Saúde1 semana ago

DENGUE: INFECTOLOGISTA TIRA DÚVIDAS SOBRE VACINA, REPELENTES E SINTOMAS

Judiciário1 semana ago

CHEGOU A HORA DE COMBATER OS ULTRAPROCESSADOS NO BRASIL

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

ENTRA EM VIGOR A LEI EUROPEIA QUE REGULAMENTA TODAS AS PLATAFORMAS DIGITAIS

ENTRETENIMENTO1 semana ago

PIERNIKI DOMOVE – A BOLACHA DE MEL POLONESA

ENTRETENIMENTO1 semana ago

PROJETO DE RESGATE À ARARAJUBA

ENTRETENIMENTO1 semana ago

CONHECI O CAVALO DE LAMPIÃO: A VERDADEIRA HISTÓRIA DO CAVALO NORDESTINO

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

AS MÚSICAS QUE CONTAM A HISTÓRIA DE BERLIM

Saúde2 semanas ago

OS REMÉDIOS QUE NÃO SÃO INDICADOS PARA DENGUE

Educação & Cultura2 semanas ago

QUATRO ASPECTOS FASCINANTES DA VIDA DE PITÁGORAS (ALÉM DA MATEMÁTICA)

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 semanas ago

EMBRAPA DESENVOLVE PESQUISA PARA COMBATE AO MOSQUITO DA DENGUE

Nacional2 semanas ago

O IMENSO DESERTO QUE ESTÁ NASCENDO NO BRASIL

Saúde2 semanas ago

Quer saber mais sobre vacinas obrigatórias? Confira este vídeo!

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

BENEFÍCIOS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO AGRO

Saúde2 semanas ago

DENGUE: COMBATER O MOSQUITO É ESSENCIAL; VEJA DICAS

Judiciário2 semanas ago

STF JULGA APLICAÇÃO DO CONCEITO DE ‘IDENTIDADE ECOLÓGICA’ E PREOCUPA ECOLOGISTAS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

INCLUSÃO DO BIOGÁS NA MATRIZ ENERGÉTICA BRASILEIRA

Advertisement
Advertisement

Vejam também