Connect with us

Educação & Cultura

Volta às aulas: como acolher e motivar os alunos dos Anos Iniciais?

Período é importante para conhecer as crianças, engajar as turmas e propor atividades que explorem as potencialidades de todos e de cada um

Os conhecimentos que os professores adquirem com as atividades iniciais de interação produzem informações sobre os perfis das turmas e ajudam a montar agrupamentos mais produtivos em atividades futuras

No início do ano letivo, reintegrar os alunos após o período de férias é o primeiro passo para estabelecer as bases de uma relação sólida com a turma, que vai moldar o restante do período. Não se trata de o professor apenas retomar os conteúdos curriculares, mas de criar um ambiente acolhedor que motive e estimule o desenvolvimento acadêmico, emocional e social das crianças. 

Segundo a educadora Maria da Paz de Castro Nunes Pereira, conhecida como Gunga, formadora de professores e especialista em inclusão, os primeiros dias podem ser decisivos para fazer com que as crianças se sintam bem no espaço escolar e queiram estar ali todos os dias. “Esse contato com a escola [no caso dos alunos novos], com a nova turma e com o novo professor cumpre um papel de ‘cartão de visitas’, em que a instituição precisa se mostrar como ela é realmente.”

Nessa perspectiva, buscar estratégias para acolher e motivar os alunos proporciona um retorno mais engajado e positivo. A educadora lembra que o início do ano é sempre muito aguardado, então é natural que eles se sintam ansiosos, curiosos e cheios de expectativas. 

Maria Gabriela Souza, professora da EMEF Saint-Hilaire, em Porto Alegre (RS), destaca que a escola é o principal espaço de socialização das crianças e adolescentes, o que faz da volta às aulas um momento de (re)encontro e de (com)partilhar as experiências. “Nas comunidades escolares periféricas, por exemplo, a escola assume, ainda mais, um papel fundamental nas relações sociais. Como um dos lugares de aprendizagem, é o espaço em que se oportuniza a mediação para as visões de mundo e a compreensão da cultura.”

(Re)conhecendo os alunos

Nas propostas de atividades para receber os alunos no retorno à escola, Gunga aponta que, nem sempre, ser original é o mais importante. “Muitas vezes, as crianças esperam por ações já vividas em outros momentos de volta às aulas, e que nunca mais foram oferecidas. O que é fundamental é viabilizar propostas que permitam a elas falar, se apresentar e conhecer as novidades do ano que se inicia”, explica. 

Uma roda de conversa pode funcionar, pois as crianças se apresentam e fazem perguntas. “Mas essa possibilidade precisa ficar clara [para fazer o aluno perguntar]. E o professor também deve se apresentar, levar fotos, falar de suas preferências – o que gosta de comer, de fazer, para qual time torce”, completa.

A professora e alfabetizadora Luciana Domingues Ramos, que atua na Educação Infantil e no Ensino Fundamental na EMEF Professor João Carlos Von Hohendorff, em São Leopoldo (RS), reforça que o acolhimento transmite segurança para o início dos trabalhos. Assim, ela defende que as famílias também participem desse momento, levando suas dúvidas e mostrando que são parte da jornada de aprendizagem de seus filhos. “[É importante] planejar situações de integração, em vez de chamar os responsáveis somente para receber recados e reclamações. Sou muito adepta desse estreitamento das relações, pois isso se reflete no comportamento que o aluno terá na escola.”

Atividades lúdicas para envolver as turmas

Uma maneira de sair do lugar comum e diversificar a interação com os estudantes é trabalhar com abordagens lúdicas, que investiguem os sentimentos mais presentes nesse início do ano. “Gosto de espaços e propostas que me possibilitam observar como o aluno é, o que ele gosta, quais assuntos chamam sua atenção e o que ele espera da escola”, diz Luciana. 

Maria Gabriela tem essa mesma percepção. “Eu aposto na brincadeira como ação pedagógica para estabelecer vínculos iniciais com os alunos. “A brincadeira é uma forma de promover o movimento do corpo para o autocuidado e autoconhecimento. O brincar subsidia uma aprendizagem prazerosa na educação.”

Luciana descreve seus primeiros dias com os estudantes, em que propõe sequências com jogos, chamadas, rodinhas de conversa e brincadeiras, em que todos podem falar e ouvir. “O assunto pode partir de uma leitura, um jogo, um vídeo ou uma música, e assim vamos apurando preferências, referências, personalidades que admiram, expectativas com a escola e mais.” 

Ela também relata experiências de contato com os alunos antes do primeiro dia de aula – e que deram certo. “Em algumas ocasiões, eu estive na escola no dia da matrícula, mandei mensagem de boas-vindas no grupo da turma, publiquei um vídeo pela página da escola e até já escrevi cartas”, recorda. “A ideia era contar que eu seria a professora deles, que também estava ansiosa para conhecê-los, e fazer um convite para o primeiro dia de aula. Procurei fazer cartas coloridas e divertidas e percebi que mobilizei muito as crianças e as famílias.”

Um diálogo diferente

No caso das turmas que têm alunos com deficiência, Julci Rocha, doutoranda em Tecnologias da inteligência e Design digital e diretora da Redesenho Edu, afirma que é preciso entender as necessidades específicas de cada criança e as condições de participação nas atividades propostas. “Se elas não forem impeditivas à participação, não há necessidade de adequações. Mas poderá ser preciso rever, por exemplo, a organização do espaço, dos materiais, das orientações e do apoio para a realização.”

Também é possível conversar com os familiares desses estudantes para conhecer as principais demandas. Quando isso for mapeado, a ação seguinte é fazer com que o restante da turma entenda e participe da integração. “O professor pode construir essa relação aos poucos e ir sanando as necessidades à medida que elas aparecem”, diz Julci. 

Para Gunga, apesar de essas crianças terem demandas específicas, elas devem ser recebidas como todas as outras. “O cuidado que devemos ter é não deixar que os seus laudos, adjetivos e dificuldades entrem na classe antes [delas]. Elas vão mostrar a melhor forma de ‘estar’ na escola e no grupo, e cabe ao professor deixar que elas indiquem [esse caminho].” 

A formadora acrescenta que, caso se sintam curiosas, as outras crianças vão fazer perguntas, e o professor, nessas horas, pode mediar o diálogo. “Mas nunca dizer que esse estudante ‘é especial e precisa de ajuda’. Deixe que ele mesmo diga”, orienta. 

Investigar, planejar e executar

Todos os conhecimentos que os professores adquirem com as atividades iniciais de interação produzem informações sobre os perfis das turmas e ajudam a montar agrupamentos mais produtivos em atividades futuras. Conforme lembra Gunga, os primeiros dias podem contribuir no sentido de perceber algumas preferências e competências dos alunos, como o interesse por áreas específicas, gostos ou se já escreve, se gosta de histórias etc. 

O mesmo ocorre com as atividades de sondagem e diagnóstico, que são cruciais para o planejamento do ano letivo. “Elas devem se voltar aos pré-requisitos de conhecimento para que haja um bom aprendizado ao longo do período. Atividades mais livres e lúdicas, como jogos ou gamificações, podem ser boas aliadas para esses momentos de sondagem”, sugere Julci. 

A professora Luciana reitera que é a partir do acolhimento, da integração e da observação que se encontram elementos para ajudar nos diagnósticos de aprendizagem e estruturação do plano de trabalho. “[Ao conhecer as turmas], conseguimos prever reações a cada tipo de tarefa e pensar em ações que possam motivá-los. Certamente, haverá reflexo das experiências iniciais em todo o restante do ano”, conclui.

Combinados de respeito e boa convivência

Começo do ano letivo também é um bom momento para estabelecer compromissos

O início do ano letivo também se mostra um momento oportuno para estipular alguns combinados, a fim de reforçar o respeito, o diálogo e a valorização da diversidade. Julci Rocha diz que é necessário criar um ambiente acolhedor para que as particularidades dos alunos possam ser ditas e acolhidas. 

Assim, nas normas de convivência, construídas com os estudantes, é importante deixar claro o que se espera no comportamento diário. “A empatia, o respeito e a não conivência com situações de discriminação de qualquer tipo devem ser evidenciadas como práticas a ser desenvolvidas na turma”, enfatiza. 

De acordo com Luciana Ramos, nessa hora de conhecimento e reconhecimento dos espaços e dos colegas, é possível desenvolver essa leitura acerca da diversidade que cada turma e que toda a escola engloba. “A diversidade de corpos, de características, de comportamentos, de níveis de aprendizagem, de potenciais, de habilidades e de limitações que cada indivíduo apresenta”, salienta a professora. 

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Segurança Pública2 dias ago

operação que investiga juiz e advogados em manipulação de decisões

Esporte2 dias ago

Lindolfo Pires reforça compromisso com o esporte da Paraíba em agenda produtiva em Brasília

CIDADE2 dias ago

Equipe de Mediação Escolar e Cultura de Paz realiza atividade para conclusão do ano letivo

CIDADE3 dias ago

Leo Bezerra autoriza pavimentação de 12 ruas e reconstrução de praça no Alto do Mateus

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 dias ago

Cícero Lucena assina ordem de serviço para reforma da Escola Municipal Padre Pedro Serrão

CIDADE3 dias ago

Fiscalização do Procon-JP autua lojas do comércio da Capital por descumprimento à legislação

Segurança Pública3 dias ago

Como funciona a arma de choque usada para libertar refém na Avenida Paulista

Esporte3 dias ago

De saída do Flamengo, Gabigol se declara ao Santos: “Meu time do coração”

ECONOMIA3 dias ago

Dólar fecha a R$ 6,08 e renova maior valor da história; bolsa sobe 1%

ECONOMIA3 dias ago

Mercado eleva a 12% projeção para juros em 2024 e vê inflação acima do teto em 2025

Politíca3 dias ago

ALPB entrega título de cidadão paraibano ao Padre Luiz Souza

CIDADE3 dias ago

Leo Bezerra recebe executivos da TIM, que anunciam cobertura de internet 5G em todos os bairros de João Pessoa

Politíca3 dias ago

Wilson Santiago reforça pedido para inclusão da Paraíba na Ferrovia Transnordestina com ramal entre Cabedelo e Ceará

CIDADE3 dias ago

Prefeitura de Patos assina acordo com TCE-PB para regularizar contratações até 2028

CONCURSO E EMPREGO3 dias ago

CPNU: candidatos reintegrados já podem conferir notas preliminares de discursivas e redações

Segurança Pública3 dias ago

Cresce o roubo de cargas no Nordeste: como combater a criminalidade?

ENTRETENIMENTO3 dias ago

Sandra Sá, Companhia Municipal de Dança e Orquestra Sinfônica de João Pessoa fazem show nesta sexta-feira

ENTRETENIMENTO3 dias ago

Dançando Vivaldi: Escola de Dança do Santa Roza realiza festival nesta sexta (13) e sábado (14)

CIDADE3 dias ago

Patrimônio do Instituto de Previdência De Cabedelo alcança a marca de R$ 364 milhões até o mês de outubro

ESTADO3 dias ago

Dezembro Verde: Saúde realiza dia D de combate ao abandono e maus-tratos contra animais

ENTRETENIMENTO3 dias ago

Xand Avião promove ação de pré-save com pré-estreia exclusiva do projeto Xand’s Bar para fãs

ENTRETENIMENTO3 dias ago

Fundação Casa de José Américo realiza seminário ‘Da Bagaceira ao Mel’

Internacional4 dias ago

Combatentes belarussos pró-Kiev buscam refúgio na UE

Internacional4 dias ago

Presidente da Coreia do Sul é proibido de deixar o país

Internacional4 dias ago

Israel diz ter atacado depósitos de armas químicas na Síria

Internacional4 dias ago

Violência de gangues deixa quase 200 mortos no Haiti

Internacional4 dias ago

Quais são as principais forças moldando o futuro da Síria?

Internacional4 dias ago

Queda de Assad abala jogo de forças no Oriente Médio

Saúde4 dias ago

Trocar elevadores por escadas reduz até pela metade incidentes cardiovasculares

Internacional4 dias ago

Assad embarcou em avião que desapareceu do radar e teria ido para Rússia

ENTRETENIMENTO9 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

ECONOMIA12 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Judiciário2 semanas ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional11 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO12 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional11 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE11 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA12 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde11 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional12 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura12 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional5 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional11 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 mês ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Nacional12 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO7 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

ENTRETENIMENTO11 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Judiciário7 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO9 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

CONCURSO E EMPREGO4 semanas ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO11 meses ago

HORTÊNSIAS

ENTRETENIMENTO4 semanas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Esporte7 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO7 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO6 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA5 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO4 semanas ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública2 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 dias ago

PROJETO INSTALA COLMEIAS EM ALDEIAS INDÍGENAS

Internacional4 dias ago

GELO DO ÁRTICO PODE DERRETER BEM ANTES DO QUE IMAGINÁVAMOS

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 dias ago

BRASIL É RESPONSÁVEL POR MAIS DE 35% DA PRODUÇÃO GLOBAL DE SOJA

AGRICULTURA & PECUÁRIA6 dias ago

SOJA: PROTOCOLO DE SEMENTES PRETENDE GARANTIR EXCELÊNCIA DO SETOR

Educação & Cultura6 dias ago

CURSOS GRATUITOS ONLINE DO SEBRAE COM CERTIFICADO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 dias ago

ESTUDO COMPROVA VIABILIDADE ECONÔMICA DE BIOFÁBRICA

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 dias ago

TURBINA EÓLICA INTELIGENTE CAPTURA ENERGIA EM AMBIENTES URBANOS

Internacional6 dias ago

MERCOSUL E UE SELAM ACORDO APÓS 25 ANOS DE NEGOCIAÇÕES

ENTRETENIMENTO6 dias ago

POR QUE O PASTOR ALEMÃO É O ESCOLHIDO PARA TAREFAS DE SEGURANÇA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

IA PODE IDENTIFICAR SINAIS DE ALZHEIMER NA FALA

ENTRETENIMENTO1 semana ago

OS SEGREDOS DOS CABOCLINHOS QUE MIGRAM

Saúde1 semana ago

QUAIS SÃO AS DIFERENÇAS ENTRE HIV E AIDS?

Saúde1 semana ago

BEBER ÁGUA NA MEDIDA CERTA AJUDA A CONTROLAR PESO, PRESSÃO ARTERIAL E DIABETES

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

CACHORRO ROBÔ TOMARÁ CONTA DAS FAZENDAS NO FUTURO

Saúde1 semana ago

COMER PIMENTA AJUDA A PREVENIR AVC E DOENÇAS CARDÍACAS

Saúde1 semana ago

ESPECIALISTAS ALERTAM PARA PERIGOS DA COMIDA ULTRAPROCESSADA

ECONOMIA1 semana ago

ECONOMIA CIRCULAR (PARTE II)

ENTRETENIMENTO1 semana ago

PASSO A PASSO PARA TER PLANTAS DE FLOR EM CASA OU NO JARDIM

Educação & Cultura1 semana ago

PROJETO NO NORDESTE ATUA NA RECUPERAÇÃO DE CORAIS

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 semana ago

CICLO ORGÂNICO PRODUZ MAIS DE 30 TONELADAS DE ADUBO POR MÊS

Saúde1 semana ago

Dezembro Vermelho: propostas combatem o preconceito contra a Aids

Segurança Pública1 semana ago

Operação Perseu – Maior Exercício da Força Terrestre do Ano

Internacional1 semana ago

O FRACASSO DO IMPÉRIO ESPANHOL

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

25 ANOS DE CIÊNCIA: DESCOBERTAS QUE TRANSFORMARAM O MUNDO

Saúde1 semana ago

SUS GASTA BILHÕES COM DOENÇAS PROVOCADAS POR ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS

Saúde1 semana ago

DE VOLTA À VIDA

Educação & Cultura1 semana ago

ALUNOS DESENVOLVEM JOGO DO AGRONEGÓCIO

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 semana ago

COLHEITA DA CEBOLA EM SANTA CATARINA

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

COMO FUNCIONARÁ O PAGAMENTO VIA PIX PELO WHATSAPP

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

STARTUP UTILIZA TECNOLOGIA DE SOM PARA FAZER OBJETOS LEVITAREM

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br