Connect with us

AGRICULTURA & PECUÁRIA

Armadilhas sustentáveis e de baixo custo ajudam a controlar principal praga da bananeira

A armadilha do tipo cunha pode ser usada em sistema orgânico de produção associada ou não a controle biológico
  • Quatro tipos de armadilhas atraem e capturam o inseto transmissor, o Cosmopolites sordidus.
  • As armadilhas são feitas com plantas que já passaram pela colheita e são aptas a sistemas orgânicos de produção.
  • A armadilha do tipo cunha captura 40% dos insetos de uma área, e as dos outros tipos retêm cerca de 30%, cada uma.
  • O nível de controle varia de dois até cinco insetos por armadilha, sendo o máximo de cinco em caso de bananais mais velhos.

Pesquisadores da Embrapa Mandioca e Fruticultura (BA) adaptaram armadilhas sustentáveis e de baixo custo que ajudam a controlar o besouro Cosmopolites sordidus, transmissor da broca-do-rizoma, ou broca-da-bananeira, um dos problemas da cultura da bananeira. As armadilhas consistem em pedaços de pseudocaule ou de rizoma cortado de bananeiras já colhidas — rizoma é a parte abaixo do solo, o caule verdadeiro da bananeira — que atraem o inseto pelo odor. Outra vantagem é que a armadilha do tipo cunha pode ser usada em sistema orgânico de produção, associada ou não ao controle biológico com Beauveria bassiana, fungo que pode parasitar insetos, matando-os ou incapacitando-os.

O vetor da broca-da-bananeira

O inseto vetor da broca-do-rizoma ou broca-da-bananeira mede cerca de 11 mm de comprimento por 5 mm de largura na idade adulta e é a principal praga da cultura da bananeira e dos plátanos (bananeiras tipo Terra) em todas as regiões brasileiras. Nos plátanos, provoca perdas que podem chegar até 80% da produção.

Ativo durante a noite e conhecido vulgarmente como moleque-da-bananeira, o Cosmopolites sordidus passa o dia em ambientes úmidos e sombreados, junto às touceiras e nos restos culturais espalhados pelo solo do bananal. “Esse inseto tem hábito noturno. Podemos dizer que ele tem vida livre porque não fica confinado no rizoma da bananeira”, explica a entomologista Marilene Fancelli, pesquisadora da Embrapa que estuda o monitoramento do inseto há mais de 20 anos.

O ataque severo às plantas acontece justamente na fase da larva, afetando a emissão de raízes, prejudicando a absorção de água e nutrientes, debilitando as plantas e as tornando mais sensíveis ao tombamento – problema acentuado nos plátanos em decorrência do maior porte – e à penetração de microrganismos patogênicos, capazes de produzir doenças infecciosas em seus hospedeiros nas condições favoráveis à sua sobrevivência e desenvolvimento.

Monitoramento via armadilhas

Para enfrentar o moleque-da-bananeira, a solução da Embrapa vem de trabalhos de domínio público com o incremento de uma nova possibilidade, sustentável e com uso de recursos disponíveis nas propriedades rurais. “Utilizamos um conhecimento que já vem de longa data que é o inseto adulto ser atraído pelos odores da planta: o pseudocaule ou o rizoma cortado. O inseto adulto vai sempre em busca de um novo hospedeiro para se desenvolver e iniciar o ciclo de infestação. Com base nessa informação, foram desenvolvidas as armadilhas para monitoramento do inseto adulto e toda a dinâmica em termos de monitoramento populacional foi feita com base no número de insetos encontrados nas armadilhas”, conta Fancelli.

O nível de controle varia de dois até cinco insetos por armadilha, sendo o máximo de cinco em caso de bananais mais velhos. As armadilhas de monitoramento mais conhecidas são do tipo queijo e telha, que têm esses nomes devido ao formato, mas avaliações realizadas pela Embrapa desde 2015 em cultivo de plátanos na região baixo-sul da Bahia demonstram a superioridade de uma outra armadilha, em formato de cunha, que contribuiu com 40% dos insetos capturados na área, sendo que os outros dois tipos capturaram 30% cada.

Publicação técnica
Os resultados foram publicados no Comunicado Técnico 166, tendo como autores Juliana Silva Queiroz, à época bolsista da Embrapa Mandioca e Fruticultura, os pesquisadores Marilene Fancelli, Maurício Antonio Coelho Filho e Carlos Alberto da Silva Ledo e César Guillén Sánchez, professor da Universidade de Costa Rica, à época pesquisador da Corporación Bananera Nacional (Corbana).

Tipos de armadilha

A armadilha tipo telha é confeccionada com o pseudocaule da bananeira, que é a parte que fica acima do nível do solo e é cortada com cerca de 60 centímetros de altura. Partindo esse caule longitudinalmente são obtidas duas armadilhas. “Quando esse material é colhido, a parte cortada fica no solo; invertemos a sua posição e o inseto vai ser atraído pela armadilha e fica naquela parte cortada em contato com os odores da bananeira”, explica a pesquisadora.

Monitoramento da broca-do-rizoma ou moleque-da-bananeira – Armadilha Vegetal Tipo Telha

As armadilhas são feitas com bananeiras já colhidas. Elas têm uma atratividade maior depois que atingem a fase de florescimento e após a colheita também; por isso, a atratividade desse material é maior para o inseto. É recomendado o corte da parte mais basal da planta, que é o material mais úmido. “Essas telhas têm que ficar na base da touceira ao lado da bananeira que ainda não produziu o cacho, daí ela vai ‘protegendo’, digamos assim”, continua.

De acordo com dados da literatura, a armadilha tipo queijo é cerca de dez vezes mais atrativa do que a armadilha do tipo telha e deve ser feita até 15 dias após a colheita para que possa conservar a umidade adequada para atrair os insetos adultos. A pesquisadora descreve o processo: “Faz-se um corte bem baixo no nível do rizoma, a cerca de 15 centímetros de altura. É um corte parcial de forma que se mantenha ainda o pedaço do pseudocaule unido à parte de baixo do rizoma. Ele vai abrir como se fosse uma boca, deixando uns 10% de área ainda sem cortar. Dessa forma, pode-se até colocar um apoio para favorecer a liberação dos gases que atraem os insetos.”

Já a armadilha sanduíche é produzida colocando as duas partes obtidas pelo corte do pseudocaule, uma em cima da outra na posição horizontal, na base da touceira da banana. “Fica, então, uma telha embaixo e outra em cima. Os insetos atraídos vão ficar entre uma fatia e outra”, relata Fancelli.

Como realizar o monitoramentoPara realizar o monitoramento, o produtor deve distribuir 20 armadilhas por hectare e voltar aos locais uma semana e duas semanas após a distribuição das armadilhas, fazer a contagem do número de insetos encontrados em cada armadilha e somar todos que ele encontrou e dividir pelo número de armadilhas. “Aí ele tem uma média populacional na primeira avaliação e na segunda avaliação. Ele calcula a média dessas duas avaliações e tem a média populacional no bananal, no lote ou no talhão avaliado. Se a média for superior a cinco adultos ele já está perdendo, já está tendo prejuízos, então ele precisa iniciar o controle”, orienta Fancelli.

A armadilha tipo cunha é adaptada de uma versão desenvolvida na Costa Rica, e considerada a mais eficiente para monitoramento populacional e controle da broca-do-rizoma. O entomologista César Guillén Sánchez utiliza as armadilhas, na Costa Rica, como método para determinar as populações de insetos e possíveis alternativas de controle. “Avaliei essas armadilhas principalmente para bananas Cavendish e Gros Michel. No caso de plátanos é um pouco diferente, pois nem sempre há muita disponibilidade de plantas recém-colhidas para fazer as armadilhas. Neste caso, utilizo as plantas recém-colhidas que estão presentes e completo as restantes com outros tipos de armadilhas, que também são eficientes quando não há material suficiente disponível”, comenta.

Monitoramento da broca-do-rizoma ou moleque-da-bananeira: Armadilha Vegetal Tipo Cunha

A armadilha cunha deve ser confeccionada com plantas colhidas em até, no máximo, 15 dias. Inicialmente o pseudocaule deve ser rebaixado a uma altura de 50 cm e, em seguida, dois cortes são feitos no pseudocaule a aproximadamente 15 cm acima do solo, no formato de V horizontal. O corte superior deve formar um ângulo de 45° graus em relação à superfície de corte inferior, paralela ao nível do solo. “Como ela fica com mais área de exposição em relação ao rizoma, ela conseguiu atrair mais insetos do que as outras armadilhas que testamos”, relata.

O engenheiro-agrônomo Tiago Struiving, consultor de fazendas produtoras de banana no norte de Minas Gerais, é um dos adeptos da armadilha tipo cunha há anos. “Para monitoramento, normalmente confeccionamos um número reduzido de iscas, 30 a 50 por hectare. Quando é para efeito de controle, fazemos o máximo possível de iscas na área para poder baixar a população do inseto”, explica.

Para Struiving, as principais vantagens são a praticidade e a longevidade da armadilha: “No dia a dia, ela é mais prática de se fazer do que a de tipo queijo e telha e, aparentemente, a cunha tem um período de atratividade maior.”

Fases de desenvolvimento do inseto
Cosmopolites sordidus apresenta quatro fases de desenvolvimento: ovo, larva, pupa e adulto. As fêmeas colocam os ovos isoladamente em pequenos orifícios abertos na periferia do rizoma, próximo ao nível do solo. Três a quatro dias depois, nascem as larvas que iniciam a construção de galerias tanto na parte interna como na periferia do rizoma, alimentando-se do tecido dos rizomas.A fase larval dura entre 30 dias a 45 dias e é bastante severa para a planta que, em geral, apresenta desenvolvimento reduzido, amarelecimento das folhas e posterior secamento, falta de frutificação e, sobretudo em plantas jovens, morte da gema apical, que geraria o crescimento vertical da planta. Ao final desse tempo, é formada a pupa, que se localiza na periferia do rizoma mas não se alimenta mais. A fase pupal dura cerca de sete dias, sendo que, após esse período, emerge o adulto, um besouro de cor preta.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Educação & Cultura57 minutos ago

Secretaria de Educação realiza formação com professoras da Educação Infantil sobre leitura e escrita

CIDADE60 minutos ago

Gestantes, puérperas, idosos e pessoas imunocomprometidas devem se imunizar com nova vacina contra Covid-19

CIDADE1 hora ago

CMJP debate Maio Amarelo pela paz no trânsito

CIDADE1 hora ago

Prefeito autoriza construção da Cozinha Comunitária de Cruz das Armas e destaca fortalecimento da segurança alimentar na Capital

ECONOMIA1 hora ago

Conta de água fica mais cara na Paraíba a partir de junho; veja os novos valores

CIDADE1 hora ago

Prefeito de São João do Cariri, Helder Trajano, participa da XXV Marcha dos Prefeitos em Brasília e busca recursos em gabinetes de parlamentares paraibanos

CIDADE1 hora ago

João Neto oficializa pré-candidatura à reeleição como prefeito de Aparecida pelo PSB

CIDADE2 horas ago

Recorde de chuvas em Sumé: cidade registra 189,3 mm em um dia

Educação & Cultura2 horas ago

Festival Janinhar reverencia arte e cultura dos povos ciganos com programação em Sousa e Condado

Educação & Cultura2 horas ago

Secretaria de Educação da Paraíba abre inscrições para cursos do Pronatec no programa Mulheres Mil

ESTADO2 horas ago

Cendac inicia curso de Corte e Costura com aula inaugural em João Pessoa

ESTADO2 horas ago

Saibam tudo que foi falado no “Programa Conversa com o Governador”

ESTADO2 horas ago

Detran é o primeiro órgão da Paraíba a receber a Carta de Serviços Digital revisada e atualizada

ESTADO2 horas ago

SES disponibiliza formação em auriculoterapia para trabalhadores da saúde de todo o estado

ESTADO2 horas ago

João Azevêdo recebe visita do presidente da ABDI e destaca potencialidades do estado

ESTADO2 horas ago

João Azevêdo abre Fórum de Internacionalização Paraíba-Alemanha e destaca investimentos em pesquisa

Educação & Cultura2 horas ago

Mulheres que fazem acontecer: livro destaca atuação feminina no Sistema Penitenciário da Paraíba

Segurança Pública2 horas ago

Procurado da Justiça por tráfico de drogas é preso durante operação na cidade de Lucena

ENTRETENIMENTO2 horas ago

Quinteto Uirapuru se apresenta em capela histórica de 1636

Politíca2 horas ago

Presidente da Comissão de Orçamento anuncia audiências em João Pessoa e Sousa para debater LDO 2025

Politíca3 horas ago

Veneziano Vital é o Senador com maior engajamento nas redes sociais, aponta pesquisa

Politíca3 horas ago

Ruy defende novas lutas em defesa da enfermagem e exalta conquistas históricas da categoria

Politíca3 horas ago

ALPB concede cidadania paraibana e medalha Epitácio Pessoa a advogada Ceres Rabello

Politíca3 horas ago

Após polêmica do ‘sorvetão’, Daniella Ribeiro é citada como a parlamentar paraibana que mais viaja o mundo às custas do erário

Politíca3 horas ago

Murilo Galdino faz entrega de trator para assentamento rural em Mogeiro

CONCURSO E EMPREGO3 horas ago

Sine-JP oferta essa semana 215 vagas de emprego para pessoas com e sem experiência

ENTRETENIMENTO3 horas ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

Internacional3 horas ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

Judiciário3 horas ago

Viúvos não terão mais DIREITO à herança? Entenda as mudanças no Código Civil e como afetam você!

ENTRETENIMENTO3 horas ago

Mesmo sem querer, estes 4 hábitos afastam as pessoas de você

Internacional10 meses ago

Cidade alemã passa a distribuir gratuitamente filtro solar

Internacional11 meses ago

IMPRESSIONANTE – GOVERNO CANADENSE ADMITE: “Os não vacinados estavam certos sobre as vacinas de mRNA”

ENTRETENIMENTO10 meses ago

JIBÓIA

ENTRETENIMENTO11 meses ago

Exorcista: filme “Nefarious” é “o melhor já produzido” sobre possessão demoníaca

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional4 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO5 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Nacional10 meses ago

CNS reconhece religiões afro como complementares ao SUS

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

ECONOMIA5 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Internacional5 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

AGRICULTURA & PECUÁRIA5 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

CIDADE5 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

Saúde5 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional5 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Judiciário9 meses ago

Informativo destaca não exigência de provas para fixação de indenização mínima por danos morais

Judiciário8 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

ENTRETENIMENTO5 meses ago

HORTÊNSIAS

Educação & Cultura5 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional5 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional11 meses ago

Relator lê parecer sobre indicação de Cristiano Zanin ao STF; sabatina está marcada para 21 de junho

Educação & Cultura11 meses ago

Novo ensino médio precisa levar em conta realidade de alunos e municípios, aponta debate

Nacional12 meses ago

Repórter da TV Globo é agredida por segurança de Maduro após questionamento

Nacional5 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ECONOMIA11 meses ago

Por unanimidade, TCU aprova contas do governo Bolsonaro

CIDADE12 meses ago

Vereador Marlon vence queda de braço com prefeito de Sobrado e fica com comando do Republicanos no município

Educação & Cultura11 meses ago

EXCLUSIVO: Gilson Souto Maior lança em julho ‘História da Imprensa na Paraíba’

ENTRETENIMENTO4 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Nacional12 meses ago

Lula volta a defender ditadura: ‘Houve muito respeito com a participação do Maduro’

ENTRETENIMENTO3 dias ago

DOBERMANN, O CACHORRO MAIS ASSUSTADOR

Educação & Cultura3 dias ago

A MODERNIZAÇÃO DOS COLÉGIOS AGRÍCOLAS NO PR

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 dias ago

GOVERNO LANÇA PORTAL CONTRA FAKE NEWS

ENTRETENIMENTO3 dias ago

DONA DE JARDIM COM MAIS DE 500 MIL SEGUIDORES COMPARTILHA CUIDADOS COM PLANTAS

Internacional3 dias ago

CIDADES DO MUNDO SOFREM COM COLAPSOS CLIMÁTICOS COMO DO RS

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 dias ago

PRODUÇÃO DE MEL COM ABELHAS SEM FERRÃO

AGRICULTURA & PECUÁRIA5 dias ago

CAPRINOCULTURA – VALE A PENA INVESTIR?

Internacional5 dias ago

REINO UNIDO: ESTAMOS PERTO DE ESCALADA NUCLEAR

Educação & Cultura5 dias ago

BANCAS E LIVRARIAS SE REINVENTAM EM MEIO AO MERCADO DIGITAL

ECONOMIA5 dias ago

SETOR DE VAREJO APRESENTA MELHORA E PODER DE COMPRA PODE ESTAR SUBINDO

ENTRETENIMENTO5 dias ago

RECEITA DO DOCE DE MAMÃO CRISTALIZADO

Internacional5 dias ago

MONTEVIDÉU SE PREPARA PARA O AVANÇO DO MAR

ECONOMIA6 dias ago

CRISE NO VAREJO: ESPECIALISTAS ANALISAM A CRISE PERSISTENTE NO SETOR

ENTRETENIMENTO6 dias ago

CONSERVAÇÃO DO MICO LEÃO PRETO

Saúde6 dias ago

VINAGRE DE MAÇA NÃO É UM REMÉDIO MILAGROSO CONTRA VÍRUS

Educação & Cultura6 dias ago

AS ESTRANHAS RAZÕES PELAS QUAIS PESSOAS DORMIAM EM ARMÁRIOS NA IDADE MÉDIA

Saúde6 dias ago

AS 3 ONDAS DE DOENÇAS INFECCIOSAS QUE DEVEM ACOMETER O RS DEPOIS DAS INUNDAÇÕES

Internacional2 semanas ago

POR QUE AMEAÇAS À LIBERDADE DE IMPRENSA SÃO TENDÊNCIA GLOBAL

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO É VIVER NO PAÍS MAIS FELIZ DO MUNDO

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

GALINHAS ORNAMENTAIS: O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE COMEÇAR?

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

QUAIS EMPREGOS ESTÃO EM RISCO COM A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL?

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

AS RAZÕES PELA VOLTA DO TRABALHO PRESENCIAL NOS 5 DIAS DA SEMANA

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

RECEITA DA CUECA VIRADA

Educação & Cultura2 semanas ago

MEC QUER TORNAR O FIES MAIS ATRATIVO COM RELANÇAMENTO E NOVAS REGRAS

Educação & Cultura2 semanas ago

PRIMEIRO ATLAS GEOLÓGICO DA LUA FICA PRONTO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

HIDROGÊNIO

Saúde2 semanas ago

AUMENTA NÚMERO DE CASOS E INTERNAÇÕES CAUSADAS POR HERPES ZOSTER

Saúde2 semanas ago

PILULA 03: GRIPE AVIARIA

ECONOMIA2 semanas ago

INVESTIMENTOS ESTRANGEIROS NO BRASIL BATEM RECORDE

Educação & Cultura2 semanas ago

PROFESSOR É RESPONSÁVEL POR 60% DA APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br