Connect with us

Educação & Cultura

8 respostas sobre violência e clima escolar

Com base em mais de 500 dúvidas enviadas por educadores, ouvimos especialistas para responder às angústias da comunidade escolar sobre o tema

Ações criminosas em escolas trazem preocupações diversas entre professores e educadores sobre violência escolar. Após casos de ataques, tiroteios e atentados o ambiente escolar, a equipe docente se vê diante de sentimentos como o medo e, também, de dúvidas sobre como prevenir situações de violência.

Leia também: Ataque em escola de São Paulo: o que já sabemos sobre o crime?

A NOVA ESCOLA recebeu, via redes sociais, mais de 500 dúvidas de educadores de todo o Brasil sobre possibilidades de atuação de professores e da gestão para buscar a melhora do convívio e da segurança no ambiente escolar. Os questionamentos foram enviados em 2019, após o ataque ocorrido na EE Raul Brasil, em Suzano (SP), e são essenciais para refletir sobre outros atentados em escolas. Confira 8 perguntas e respostas sobre violência escolar.

É possível identificar pessoas que têm um potencial de risco antes que ocorram tragédias como a de Suzano?

É natural que as pessoas fiquem amedrontadas após um acontecimento traumático como esse, mas é preciso fugir da tentação do alarmismo. Casos como o de Suzano são raríssimos.

Para se ter uma ideia, um levantamento feito pelo portal G1 mostrou que ocorreram sete episódios semelhantes nos últimos 20 anos, num universo de mais de 180 mil escolas de Educação Básica existentes no Brasil, segundo dados do Censo Escolar de 2018.

Também é fundamental ter cautela para não rotular alunos com problemas de maneira negativa. Alguns estudantes podem demonstrar uma falta de empatia que chama atenção. Um exemplo clássico é a prática cruel com animais ou um ato de vandalismo, sem sentimento de culpa.

Mesmo assim, isso não significa que o pior pode acontecer. A literatura a respeito desse tipo de ataque ainda é muito escassa e não conclusiva, mesmo nos Estados Unidos, onde essas ocorrências são mais comuns. O único consenso que se tem sobre o perfil de assassinos é de que eles, em praticamente todos os casos, são do sexo masculino.

A escola pode solicitar a presença de psicólogos?

Não há legislação específica sobre esse assunto, mas o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) garante acesso a uma rede de proteção, que inclui a escola, o sistema de saúde e a assistência social, que podem atuar de maneira integrada.

Além disso, o Congresso discute, desde o ano passado, um projeto de lei que pretende tornar obrigatória a presença desses profissionais na rede pública. Entretanto, os especialistas ouvidos por NOVA ESCOLA lembram que o psicólogo pode ser um facilitador das relações entre pais, professores e alunos, mas não resolverá todos os problemas de convivência.

Além disso, é preciso ficar atento para não colocar todos os comportamentos inadequados como problemas psíquicos. A grande maioria das questões de convivência pode ser solucionada no campo da Educação, e não da psicologia clínica ou da psiquiatria.

Sinto medo dos meus alunos. O que fazer?

Para restabelecer a segurança, é preciso realizar dois movimentos. O primeiro, exterior, é uma aproximação do aluno. Em vez de se afastar e deixar que a insegurança domine os sentimentos e a imaginação, procure abrir canais de diálogo, por meio de rodas de conversa e de outras estratégias pedagógicas que permitam que os estudantes falem o que estão pensando e sentindo. Para que essas atitudes sejam possíveis e gerem o efeito desejado, é necessário um segundo movimento, de busca de equilíbrio interior do próprio professor.

Por isso, espaço de diálogo entre os colegas pode oferecer muito conforto. Mas vale lembrar a importância de cuidados básicos com o sono, a alimentação e as atividades físicas.

Todo mundo sabe que a rotina docente é pesada, mas procure fazer o que for possível, dentro das suas possibilidades de tempo e dinheiro, para dormir bem, alimentar-se adequadamente e fazer algum tipo de exercício. Isso certamente terá impactos positivos no seu estado de ânimo.

Por que as escolas às vezes são alvo de massacres?

Novamente é preciso lembrar que fatos como o da EE Raul Brasil, em Suzano, são muito raros e que as pesquisas a respeito desse fenômeno, aqui e no exterior, ainda são escassas e inconclusivas. No entanto, os especialistas sugerem algumas hipóteses.

Em geral, esse tipo de ataque está ligado a problemas de relacionamento e ao significado negativo que um ambiente tem na mente do assassino. Como a escola é lugar que reúne muitas pessoas, ela se torna um terreno fértil para os conflitos (o que não é exclusividade da escola e ocorre também em ambientes de trabalho, por exemplo).

Além disso, os adolescentes ainda estão aprendendo a lidar com as próprias emoções e essa incapacidade aumenta a possibilidade de se chegar a situações extremas. Há, ainda, um fator neurobiológico relacionado a isso: o cérebro dos jovens ainda não tem um sistema de autogerenciamento maduro, o que os torna naturalmente mais impulsivos.

Meus alunos estão traumatizados e não querem ficar na escola. Como ajudá-los?

Essa situação costuma atingir quem tem alguma proximidade com os episódios violentos porque mora no mesmo bairro em que isso aconteceu, estuda em circunstâncias parecidas ou conhece alguma vítima.

Em situações como a da cidade de Suzano, o acompanhamento precisa necessariamente ser feito por profissionais, em parceria com a equipe da escola. Mas também é possível que na sua escola, mesmo que distante das tragédias, haja alunos impressionados. Nesses casos, os adultos precisam transmitir serenidade e abrir espaços de diálogo coletivo e individual. Se o professor se apavora, a tendência é de que os alunos fiquem também apavorados.

Deve haver também uma boa dose de bom senso: se o estudante não está emocionalmente estável, obrigá-lo a ficar na escola ou pressioná-lo por qualquer razão pode piorar as coisas.

Em que casos posso expulsar um “aluno-problema” da escola?

A expulsão é uma decisão extrema tomada em casos graves, previstos no regimento escolar ou nas orientações de cada rede de ensino. Por isso, esse recurso não pode ser banalizado. A punição máxima, em geral, não costuma ajudar o estudante do ponto de vista educativo, apenas “empurra” o problema para outra escola

E se as escolas instalassem detectores de metal e tivessem maior policiamento, isso seria eficaz?

Não existem evidências suficientes de que a implantação de dispositivos de segurança em todas as escolas diminuiria os casos de violência. As escolas americanas, por exemplo, já investem pesado em segurança privada e continuam enfrentando problemas, incluindo massacres.

A especialista Telma Vinha argumenta, ainda, que em uma sociedade democrática a escola é aberta à comunidade, e que vale a pena correr o risco (que é pequeno, em termos estatísticos). No entanto, em zonas de conflito deflagrado, como em algumas regiões do Rio de Janeiro, pode ser necessária a presença da polícia e de um aparato que garanta condições mínimas de segurança para as atividades pedagógicas. Mas esses recursos servem para combater a violência externa, e não os problemas dentro da escola.

Como a escola pode ajudar alunos com transtornos psiquiátricos?

A gestão pode discutir com o corpo docente um protocolo de ação quando  se nota algum tipo de transtorno, que pode incluir falar com a família ou fazer parcerias, com a ajuda da Secretaria de Educação, com os serviços de saúde pública da região.

Para  isso, é fundamental que a equipe domine algumas informações básicas que ajudam a identificar o problema. Há programas de formação, como o Projeto Cuca Legal, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), que produzem, inclusive, materiais de referência (veja algumas recomendações no quadro abaixo).

O objetivo não é habilitar o professor a fazer diagnósticos – esse papel pertence aos médicos e psicólogos -, mas capacitar os funcionários da escola a identificar indícios de que algo pode não estar indo bem com o aluno e saber qual é a medida mais adequada a ser tomada.

Fonte: NovaEscola

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Segurança Pública12 horas ago

INSS alerta beneficiários sobre golpe da prova de vida; saiba se proteger

ECONOMIA12 horas ago

Carnes, café e açúcar devem pressionar inflação de alimentos em 2025

Esporte12 horas ago

Gabriel Medina sofre lesão no ombro e perde temporada 2025 do circuito mundial de surfe

ENTRETENIMENTO12 horas ago

Três signos que vão (finalmente) assumir as rédeas do próprio destino

Judiciário12 horas ago

Moraes manda Bolsonaro comprovar que foi convidado para a posse de Trump

ECONOMIA12 horas ago

Veja como fica o desconto do INSS no seu salário em 2025

Politíca1 dia ago

Cabo Gilberto Silva e a comitiva brasileira na posse de Donald Trump: uma postura ética e de compromisso com o Brasil

Politíca1 dia ago

Deputado Cabo Gilberto critica veto de Lula a projeto que beneficiaria crianças com microcefalia

Internacional2 dias ago

Descubra o único país com a Bíblia em sua bandeira

Politíca2 dias ago

Federação Republicanos, União Brasil e PP: os bastidores polêmicos do poder no Brasil

Segurança Pública2 dias ago

Detento “vomita” celulares e cabo USB em presídio; VEJA

CIDADE2 dias ago

Em pleno momento de emergência, Câmara de Curral de Cima acaba de aprovar projeto que cria coordenadoria

Nacional2 dias ago

Lula revolta famílias ao vetar pensão para microencefálicos

Nacional2 dias ago

Nikolas sobre Lula: “Pedido de impeachment tá na gaveta”

Nacional2 dias ago

Brasil exporta 20 mil frascos de spray de pimenta para a Venezuela antes das eleições contestadas de Maduro

Judiciário2 dias ago

STF rejeita ação do PDT contra aumento da taxa básica de juros pelo Banco Central

ENTRETENIMENTO2 dias ago

Sobremesa gelada de leite Ninho

ECONOMIA2 dias ago

As principais mudanças da Receita Federal em 2025: o que você precisa saber e como se preparar

Judiciário2 dias ago

Decisões de Dino sobre emendas parlamentares fortalecem presidencialismo

CIDADE2 dias ago

Saneamento em 2024 e 2025: muitos avanços, desafios mais ainda

Judiciário2 dias ago

MPTCU pede investigação sobre supersalários de magistrados

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

Lei institui política de valorização do pequi e outros frutos do Cerrado

Internacional2 dias ago

“Há uma ditadura na Venezuela”, diz Human Rights Watch

Internacional2 dias ago

Incêndios na Califórnia chegam a 3° dia ampliando destruição

Internacional2 dias ago

Deputados nos EUA querem sancionar TPI por causa de Israel

Nacional2 dias ago

Trump: Bolsonaro envia documentos ao STF e pede passaporte para posse

ECONOMIA2 dias ago

Carta de Galípolo a Haddad: O que há por trás do não cumprimento da meta de inflação em 2024?

Politíca2 dias ago

Cícero Lucena destaca aperfeiçoamento do TCE-PB durante posse do novo presidente da Corte

Saúde2 dias ago

Ministério da Saúde vai enviar mais 26 mil frascos de insulina humana para apoiar estados

ECONOMIA2 dias ago

Confira os valores da tabela do imposto de renda atualizada de 2025

ENTRETENIMENTO10 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

Judiciário2 meses ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

Internacional6 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

ENTRETENIMENTO8 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Judiciário8 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO11 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

CONCURSO E EMPREGO2 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO8 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

Esporte8 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO2 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

ENTRETENIMENTO7 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA6 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO2 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública3 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde2 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde2 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Educação & Cultura2 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Internacional2 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

Nacional6 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

CIDADE8 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Saúde2 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Internacional8 meses ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

Saúde2 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Saúde2 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 dias ago

PESQUISA VISA DIMINUIR TEMPO DE PRODUÇÃO DE MUDAS DE ABACAXI

ENTRETENIMENTO5 dias ago

VEJA COMO PLANTAR FLORES PARA SOL NO JARDIM

Saúde5 dias ago

CASOS DE DEMÊNCIA DEVEM TRIPLICAR ATÉ 2050 NO BRASIL

ECONOMIA5 dias ago

RECEITA FEDERAL VAI MONITORAR DADOS DO CARTÃO DE CRÉDITO E PIX

ENTRETENIMENTO5 dias ago

O BILIONÁRIO QUE DOOU SUA FORTUNA DE US$ 3 BILHÕES

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 dias ago

OS AVANÇOS E RETROCESSOS EM UM ANO DE EXTREMOS

AGRICULTURA & PECUÁRIA5 dias ago

2 MIL MUDAS PLANTADAS POR VOLUNTÁRIOS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 dias ago

A ILHA QUE PODE DESVENDAR O MISTÉRIO DA ANOMALIA MAGNÉTICA SOBRE O BRASIL

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 dias ago

CARROS VOADORES PODEM SE TORNAR REALIDADE NA CHINA

Saúde6 dias ago

TECNOLOGIA DO CORAÇÃO ARTIFICIAL SALVA VIDAS E É OFERECIDA PELO SUS

ECONOMIA6 dias ago

NOVO SALÁRIO MÍNIMO IMPULSIONARÁ ECONOMIA EM 125 BILHÕES

ENTRETENIMENTO6 dias ago

VEJA COMO PLANTAR FLORES PARA SOL NO JARDIM

Internacional2 semanas ago

DECLARAÇÕES DE TRUMP CAUSAM IMPACTOS INTERNACIONAIS ANTES DE COMEÇAR MANDATO

Saúde2 semanas ago

ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS ACELERAM O ENVELHECIMENTO PRECOCE

Internacional2 semanas ago

O TSUNAMI MAIS MORTAL DA HISTÓRIA

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

15 PLANTAS PEQUENAS QUE FAZEM UMA GRANDE DIFERENÇA EM CASA

Educação & Cultura2 semanas ago

37,5% DAS ESCOLAS NAS CAPITAIS BRASILEIRAS NÃO TÊM ÁREAS VERDES

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

CUIDADO COM ANIMAIS NA ALTA FLORESTA

Educação & Cultura3 semanas ago

DE ESTUDANTE DE PAÍS POBRE A BILIONÁRIO DO DUOLING

Saúde3 semanas ago

EXPECTATIVA É ENTREGAR 100 MILHÕES DE DOSES DE VACINA CONTRA DENGUE EM TRÊS ANOS

Internacional3 semanas ago

A ISLÂNDIA É O MELHOR PAÍS PARA MULHERES?

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

MELHORA NOS ÍNDICES DE EMPREGO BENEFICIAM PESSOAS ENTRE 50 E 59 ANOS

Internacional3 semanas ago

COMO A CHINA RESPONDERÁ À POLÍTICA DE TARIFAS DE TRUMP?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

BATERIAS DE CARROS ELÉTRICOS PODEM SER REAPROVEITADAS

Internacional3 semanas ago

ISRAEL, RÚSSIA, EUA: QUEM GANHA COM A QUEDA DE ASSAD?

ECONOMIA3 semanas ago

COMO CALCULAR O PREÇO DE VENDA DE PRODUTO E SERVIÇO CORRETAMENTE?

Segurança Pública3 semanas ago

DRONES COM SENSORES DE CALOR VIRAM ALIADOS DO CORPO DE BOMBEIROS

ENTRETENIMENTO4 semanas ago

CAVERNA DO DRAGÃO: O EPISÓDIO PERDIDO

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 mês ago

PROJETO INSTALA COLMEIAS EM ALDEIAS INDÍGENAS

Internacional1 mês ago

GELO DO ÁRTICO PODE DERRETER BEM ANTES DO QUE IMAGINÁVAMOS

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br