Connect with us

Educação & Cultura

8 respostas sobre violência e clima escolar

Com base em mais de 500 dúvidas enviadas por educadores, ouvimos especialistas para responder às angústias da comunidade escolar sobre o tema

Ações criminosas em escolas trazem preocupações diversas entre professores e educadores sobre violência escolar. Após casos de ataques, tiroteios e atentados o ambiente escolar, a equipe docente se vê diante de sentimentos como o medo e, também, de dúvidas sobre como prevenir situações de violência.

Leia também: Ataque em escola de São Paulo: o que já sabemos sobre o crime?

A NOVA ESCOLA recebeu, via redes sociais, mais de 500 dúvidas de educadores de todo o Brasil sobre possibilidades de atuação de professores e da gestão para buscar a melhora do convívio e da segurança no ambiente escolar. Os questionamentos foram enviados em 2019, após o ataque ocorrido na EE Raul Brasil, em Suzano (SP), e são essenciais para refletir sobre outros atentados em escolas. Confira 8 perguntas e respostas sobre violência escolar.

É possível identificar pessoas que têm um potencial de risco antes que ocorram tragédias como a de Suzano?

É natural que as pessoas fiquem amedrontadas após um acontecimento traumático como esse, mas é preciso fugir da tentação do alarmismo. Casos como o de Suzano são raríssimos.

Para se ter uma ideia, um levantamento feito pelo portal G1 mostrou que ocorreram sete episódios semelhantes nos últimos 20 anos, num universo de mais de 180 mil escolas de Educação Básica existentes no Brasil, segundo dados do Censo Escolar de 2018.

Também é fundamental ter cautela para não rotular alunos com problemas de maneira negativa. Alguns estudantes podem demonstrar uma falta de empatia que chama atenção. Um exemplo clássico é a prática cruel com animais ou um ato de vandalismo, sem sentimento de culpa.

Mesmo assim, isso não significa que o pior pode acontecer. A literatura a respeito desse tipo de ataque ainda é muito escassa e não conclusiva, mesmo nos Estados Unidos, onde essas ocorrências são mais comuns. O único consenso que se tem sobre o perfil de assassinos é de que eles, em praticamente todos os casos, são do sexo masculino.

A escola pode solicitar a presença de psicólogos?

Não há legislação específica sobre esse assunto, mas o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) garante acesso a uma rede de proteção, que inclui a escola, o sistema de saúde e a assistência social, que podem atuar de maneira integrada.

Além disso, o Congresso discute, desde o ano passado, um projeto de lei que pretende tornar obrigatória a presença desses profissionais na rede pública. Entretanto, os especialistas ouvidos por NOVA ESCOLA lembram que o psicólogo pode ser um facilitador das relações entre pais, professores e alunos, mas não resolverá todos os problemas de convivência.

Além disso, é preciso ficar atento para não colocar todos os comportamentos inadequados como problemas psíquicos. A grande maioria das questões de convivência pode ser solucionada no campo da Educação, e não da psicologia clínica ou da psiquiatria.

Sinto medo dos meus alunos. O que fazer?

Para restabelecer a segurança, é preciso realizar dois movimentos. O primeiro, exterior, é uma aproximação do aluno. Em vez de se afastar e deixar que a insegurança domine os sentimentos e a imaginação, procure abrir canais de diálogo, por meio de rodas de conversa e de outras estratégias pedagógicas que permitam que os estudantes falem o que estão pensando e sentindo. Para que essas atitudes sejam possíveis e gerem o efeito desejado, é necessário um segundo movimento, de busca de equilíbrio interior do próprio professor.

Por isso, espaço de diálogo entre os colegas pode oferecer muito conforto. Mas vale lembrar a importância de cuidados básicos com o sono, a alimentação e as atividades físicas.

Todo mundo sabe que a rotina docente é pesada, mas procure fazer o que for possível, dentro das suas possibilidades de tempo e dinheiro, para dormir bem, alimentar-se adequadamente e fazer algum tipo de exercício. Isso certamente terá impactos positivos no seu estado de ânimo.

Por que as escolas às vezes são alvo de massacres?

Novamente é preciso lembrar que fatos como o da EE Raul Brasil, em Suzano, são muito raros e que as pesquisas a respeito desse fenômeno, aqui e no exterior, ainda são escassas e inconclusivas. No entanto, os especialistas sugerem algumas hipóteses.

Em geral, esse tipo de ataque está ligado a problemas de relacionamento e ao significado negativo que um ambiente tem na mente do assassino. Como a escola é lugar que reúne muitas pessoas, ela se torna um terreno fértil para os conflitos (o que não é exclusividade da escola e ocorre também em ambientes de trabalho, por exemplo).

Além disso, os adolescentes ainda estão aprendendo a lidar com as próprias emoções e essa incapacidade aumenta a possibilidade de se chegar a situações extremas. Há, ainda, um fator neurobiológico relacionado a isso: o cérebro dos jovens ainda não tem um sistema de autogerenciamento maduro, o que os torna naturalmente mais impulsivos.

Meus alunos estão traumatizados e não querem ficar na escola. Como ajudá-los?

Essa situação costuma atingir quem tem alguma proximidade com os episódios violentos porque mora no mesmo bairro em que isso aconteceu, estuda em circunstâncias parecidas ou conhece alguma vítima.

Em situações como a da cidade de Suzano, o acompanhamento precisa necessariamente ser feito por profissionais, em parceria com a equipe da escola. Mas também é possível que na sua escola, mesmo que distante das tragédias, haja alunos impressionados. Nesses casos, os adultos precisam transmitir serenidade e abrir espaços de diálogo coletivo e individual. Se o professor se apavora, a tendência é de que os alunos fiquem também apavorados.

Deve haver também uma boa dose de bom senso: se o estudante não está emocionalmente estável, obrigá-lo a ficar na escola ou pressioná-lo por qualquer razão pode piorar as coisas.

Em que casos posso expulsar um “aluno-problema” da escola?

A expulsão é uma decisão extrema tomada em casos graves, previstos no regimento escolar ou nas orientações de cada rede de ensino. Por isso, esse recurso não pode ser banalizado. A punição máxima, em geral, não costuma ajudar o estudante do ponto de vista educativo, apenas “empurra” o problema para outra escola

E se as escolas instalassem detectores de metal e tivessem maior policiamento, isso seria eficaz?

Não existem evidências suficientes de que a implantação de dispositivos de segurança em todas as escolas diminuiria os casos de violência. As escolas americanas, por exemplo, já investem pesado em segurança privada e continuam enfrentando problemas, incluindo massacres.

A especialista Telma Vinha argumenta, ainda, que em uma sociedade democrática a escola é aberta à comunidade, e que vale a pena correr o risco (que é pequeno, em termos estatísticos). No entanto, em zonas de conflito deflagrado, como em algumas regiões do Rio de Janeiro, pode ser necessária a presença da polícia e de um aparato que garanta condições mínimas de segurança para as atividades pedagógicas. Mas esses recursos servem para combater a violência externa, e não os problemas dentro da escola.

Como a escola pode ajudar alunos com transtornos psiquiátricos?

A gestão pode discutir com o corpo docente um protocolo de ação quando  se nota algum tipo de transtorno, que pode incluir falar com a família ou fazer parcerias, com a ajuda da Secretaria de Educação, com os serviços de saúde pública da região.

Para  isso, é fundamental que a equipe domine algumas informações básicas que ajudam a identificar o problema. Há programas de formação, como o Projeto Cuca Legal, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), que produzem, inclusive, materiais de referência (veja algumas recomendações no quadro abaixo).

O objetivo não é habilitar o professor a fazer diagnósticos – esse papel pertence aos médicos e psicólogos -, mas capacitar os funcionários da escola a identificar indícios de que algo pode não estar indo bem com o aluno e saber qual é a medida mais adequada a ser tomada.

Fonte: NovaEscola

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Judiciário2 horas ago

Censura: o que é e o que diz a lei brasileira?

Nacional2 horas ago

Qual é a importância da liberdade de imprensa para a democracia?

Segurança Pública2 horas ago

Corregedoria inspeciona reforma e estrutura das cadeias públicas de Taperoá e Juazeirinho

Saúde2 horas ago

Auriculoterapia tem potencial de diminuir dor e ansiedade de mulheres em trabalho de parto, diz pesquisa da UFPB

ENTRETENIMENTO2 horas ago

Viva Usina: exposição de Thiago Verdeee segue aberta até 12 de maio

Saúde2 horas ago

A importância do sono para a aprendizagem infantil

Segurança Pública2 horas ago

Operação Lei Seca autua mais de 380 condutores por embriaguez e outras infrações no mês de abril

ESTADO2 horas ago

Governo do Estado e Detran-PB abrem o Maio Amarelo nesta segunda-feira (6)

Judiciário4 horas ago

TJ de Rondônia pagou salários de mais de R$ 1 milhão a 46 juízes

Nacional4 horas ago

Resolução do governo Lula proíbe evangelismo em presídios

ECONOMIA4 horas ago

Reoneração da folha salarial já vale para abril, diz Receita

ECONOMIA4 horas ago

Veja o que acontece com quem é obrigado a declarar o IR 2024 e não presta contas

Nacional4 horas ago

Lula promete a Pacheco que vai selar armistício entre ele e Haddad

CONCURSO E EMPREGO4 horas ago

Saiba como consultar local de prova do Concurso Nacional Unificado

Judiciário4 horas ago

STF amplia controle judicial sobre inquéritos do Ministério Público

Internacional4 horas ago

Dentadura de esposa de Maduro escapa durante discurso; assista

Nacional4 horas ago

Relator do caso Seif também relatará recursos contra Moro no TSE

Nacional5 horas ago

Piada de mau gosto de Lula em meio à tragédia no RS repercute

Nacional5 horas ago

Filho de Lula se envolve em nova polêmica ao responder “minha vida é aberta igual à beira do teu c*” a usuário no Instagram

Nacional5 horas ago

1º de maio de Lula teve incentivo fiscal e improbidade

Internacional5 horas ago

Ditadura De Ortega Fecha 13 ONGs Na Nicarágua; Bens Podem Ser Transferidos Ao Estado

Nacional5 horas ago

O ministro encrencado e o presidente tolerante

ENTRETENIMENTO5 horas ago

Sabadinho Bom apresenta Luizinho Calixto e sua sanfona de oito baixos

ENTRETENIMENTO5 horas ago

Peças em cerâmica e madeira são destaque da Feira dos Aromas na FCJA

Politíca5 horas ago

Lei de Tovar e Danielle incentiva uso de etanol na Paraíba

Judiciário5 horas ago

A aplicação do princípio da cooperação judicial no processo penal

Judiciário5 horas ago

A Seguridade Social assistencial e o enfoque contributivo da Previdência

ENTRETENIMENTO6 horas ago

Funjope abre exposição ‘Investigações de Si’, da artista Trexy, no Hotel Globo

Educação & Cultura17 horas ago

Fies Social 2024: Financiamento Completo para Estudantes de Baixa Renda!

Educação & Cultura17 horas ago

8 pontos para garantir um planejamento inclusivo na Educação Infantil

Internacional10 meses ago

Cidade alemã passa a distribuir gratuitamente filtro solar

Internacional11 meses ago

IMPRESSIONANTE – GOVERNO CANADENSE ADMITE: “Os não vacinados estavam certos sobre as vacinas de mRNA”

Judiciário12 meses ago

Escravizados

ENTRETENIMENTO9 meses ago

JIBÓIA

ENTRETENIMENTO10 meses ago

Exorcista: filme “Nefarious” é “o melhor já produzido” sobre possessão demoníaca

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional4 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

Nacional9 meses ago

CNS reconhece religiões afro como complementares ao SUS

ENTRETENIMENTO7 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

ECONOMIA4 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Internacional4 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE12 meses ago

Sapé: ex-candidato a prefeito Luizinho, vice e coligação são condenados a pagar R$ 300 mil por infringir norma eleitoral e sanitária

Nacional12 meses ago

Bomba: Alexandre de Moraes monitorava todos os passos de funcionários do gabinete de Bolsonaro e da primeira-dama desde 2021, diz Folha

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

CIDADE4 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

Saúde4 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Judiciário8 meses ago

Informativo destaca não exigência de provas para fixação de indenização mínima por danos morais

Nacional12 meses ago

Lira manda novo recado ao governo Lula: “grande resistência entre os parlamentares”

Internacional4 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Judiciário7 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

ENTRETENIMENTO4 meses ago

HORTÊNSIAS

Educação & Cultura4 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Segurança Pública12 meses ago

Conheça as 6 piores prisões do mundo

Internacional4 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

Nacional11 meses ago

Relator lê parecer sobre indicação de Cristiano Zanin ao STF; sabatina está marcada para 21 de junho

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Educação & Cultura10 meses ago

Novo ensino médio precisa levar em conta realidade de alunos e municípios, aponta debate

Nacional11 meses ago

Repórter da TV Globo é agredida por segurança de Maduro após questionamento

Nacional12 meses ago

URGENTE: Receita diz que joias sauditas dadas a Bolsonaro são isentas de cobrança de imposto 

Internacional18 horas ago

A BATATA ESTÁ ASSANDO: PLANETA EM RISCO DE COLAPSO CLIMÁTICO

ENTRETENIMENTO19 horas ago

COMO MUDAR ORQUÍDEA PHALAENOPSIS PARA VASO DE BARRO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA19 horas ago

ENTENDA EM 7 PONTOS A LEI QUE PODE REPRESENTAR A SAÍDA DO TIKTOK DOS EUA

Nacional19 horas ago

RESPONSABILIDADE COLETIVA: O IMPACTO DO LIXO NA RUA

Internacional19 horas ago

QUEM SÃO OS ALIADOS E RIVAIS DE ISRAEL E IRÃ NO ORIENTE MÉDIO

Saúde4 dias ago

OS MITOS SOBRE A CEGUEIRA QUE REFORÇAMOS SEM PERCEBER

Saúde4 dias ago

VACINA CONTRA CÂNCER DE PELE IRÁ ENTRAR NA FASE FINAL DE TESTES

Saúde4 dias ago

NÚMERO DE INTERNAÇÕES POR BRONQUIOLITE JÁ SUPERA ATÉ A COVID-19

Nacional4 dias ago

SETE EM CADA DEZ BRASILEIROS DIZEM QUE INDÍGENAS PRECISAM DE MAIS PROTEÇÃO

ECONOMIA4 dias ago

REFORMA TRIBUTÁRIA ACABA COM CINCO IMPOSTOS EXTREMAMENTE COMPLEXOS

Internacional1 semana ago

EUROPA SE TORNA O EPICENTRO MUNDIAL DO NARCOTRÁFICO

Saúde1 semana ago

ESTUDO DA OMS MOSTRA QUE VACINAS SALVARAM MAIS DE 150 MILHÕES DE VIDAS

Saúde1 semana ago

O PERIGO DAS SUPERBACTÉRIAS

ENTRETENIMENTO1 semana ago

JEONG, O CONCEITO MILENAR COREANO QUE PODE AJUDAR A SER MAIS FELIZ

Saúde1 semana ago

DIABETES, POLUIÇÃO E ÁLCOOL: OS TRÊS PRINCIPAIS FATORES DE RISCO PARA DEMÊNCIA

Internacional1 semana ago

POR QUE EXPRESSÕES TÍPICAS DO BRASIL ESTÃO PEGANDO EM PORTUGAL

Judiciário1 semana ago

PRAZO PARA INCLUIR ALERTA NOS RÓTULOS DOS ALIMENTOS ACABOU

Saúde1 semana ago

ALERGIAS EM ALTA: BUSCA POR ALERGISTAS SUBIU 42% EM TRÊS ANOS

Saúde1 semana ago

IA À MEDICINA: CONSULTA VIRTUAL, DIAGNÓSTICOS E ACOMPANHAMENTOS

ENTRETENIMENTO1 semana ago

PASTOR DO CÁUCASO: A RAÇA QUE ENFRENTA URSO

Nacional2 semanas ago

DESIGUALDADE PERSISTENTE NO BRASIL: LUZ E SOMBRA EM 2023

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

AVIAÇÃO AGRÍCOLA BRASILEIRA TEM PILOTOS MULHERES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

PLANTEI ORQUÍDEA NO VASO DE BARRO PARA MORANGOS

Saúde2 semanas ago

MOSQUITO AEDES AMEAÇA A 4 BILHÕES E TRAZ DOENÇAS ATRAVÉS DE BAGAGENS

Segurança Pública2 semanas ago

PIRATARIA: BRASIL PERDE QUASE R$ 500 BILHÕES COM O COMÉRCIO ILEGAL DE PRODUTOS E

ECONOMIA2 semanas ago

PRAZO PARA A DECLARAÇÃO DO IR SE ESTENDE ATÉ O DIA 31 DE MAIO

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

12 PLANTAS PARA AMBIENTES SOMBREADOS OU INTERNOS

Internacional2 semanas ago

A ESTRATÉGIA DE VLADIMIR PUTIN PARA SE MANTER NO COMANDO DA RÚSSIA

Educação & Cultura2 semanas ago

OS CABOCLOS – 2003

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ENERGIA LIMPA SE TORNA UM MOTOR DE CRESCIMENTO GLOBAL: 10% DO PIB EM 2023

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br