Connect with us

CIÊNCIA & TECNOLOGIA

Dell World | Especialistas alertam sobre riscos da IA no trabalho

O uso de serviços de inteligência artificial generativa disponíveis publicamente na internet, como ChatGPT, Copilot e Gemini, pode representar riscos para a segurança das empresas devido a possíveis vazamentos de informações e dados do trabalho.

Uma alternativa mais segura, e até mesmo econômica, seria desenvolver uma IA internamente, segundo especialistas ouvidos pelo Canaltech no Dell Technologies World, evento anual da companhia que começou na segunda-feira (20), em Las Vegas (EUA).

Michael Dell, CEO e fundador da Dell, é um dos defensores da “soberania de dados” e afirma que as empresas deveriam ter infraestruturas de armazenamento e processamento pelo menos para dados mais sensíveis. Além disso, treinar uma IA ou Large Language Model (LLM) internamente também pode ser mais barato.

“Estudos recentes mostraram que rodar uma IA generativa em servidores locais pode ser até 75% mais econômico do que pagar para fazer a mesma coisa em serviços de nuvem públicos. Por isso, 83% das empresas consultadas planejam ‘repatriar’ algumas de suas demandas computacionais da nuvem para servidores próprios em 2024. Isso está acontecendo por dois motivos: inferência e gravidade dos dados”, disse Dell ao Canaltech.

A Dell lançou neste ano o IA Factory, uma espécie de fábrica de IA capaz de treinar e rodar LLMs customizados para qualquer tamanho de empresa. Dito isso, é natural que o fundador da marca defenda a ideia de que seus clientes prefiram uma IA própria produzindo mediante modelos open source e com infraestrutura fornecida pela própria Dell, do que pagar por um serviço pronto da OpenAI ou do Google, por exemplo.

Michael Dell fala sobre Gen IA em sua keynote de abertura do Dell Technologies World 2024 e alerta para uma nova revolução industrial (Imagem: Léo Müller/Canaltech)
Michael Dell fala sobre Gen IA em sua keynote de abertura do Dell Technologies World 2024 e alerta para uma nova revolução industrial (Imagem: Léo Müller/Canaltech)

A “gravidade dos dados” também foi citada por Michael Dell. Esse conceito indica que os dados têm o potencial de atrair e gerar mais dados conforme são tomadas as decisões. 

Nesse cenário, uma empresa que paga por armazenamento na nuvem está basicamente presa em um ecossistema que cobrará cada vez mais para manter suas informações à salvo. E caso ela queria usar uma IA para “deduzir” — ou tirar conclusões a partir desses dados para ajudar colaboradores a realizar tarefas do dia a dia —, o custo será ainda maior.

Empresas que já entenderam essa dinâmica, segundo Michael Dell, estão considerando “pular do barco” do armazenamento em nuvem pública pura e simplesmente devido aos custos.

Jeff Boudreau, presidente de estratégia de IA da Dell à esquerda e Matt Baker, vice-presidente de estratégia de IA da Dell à direita (Imagel: Léo Müller)
Jeff Boudreau, presidente de estratégia de IA da Dell à esquerda e Matt Baker, vice-presidente de estratégia de IA da Dell à direita (Imagel: Léo Müller)

A questão da segurança de dados é outro fator importante que pesa contra processar dados e via IA em serviços de nuvem pública. Se você tem um código-fonte proprietário na sua empresa, dados sigilosos de clientes ou mesmo algo com propriedade intelectual (filmes, séries, música, esquemas de um produto novo), manter isso na nuvem não seria uma boa prática.

“Algumas das nossas informações mais sensíveis, com propriedade intelectual, precisam ser mantidas apenas localmente e jamais serem enviadas para a nuvem”, alertou Jeff Boudreau, presidente de estratégia de IA da Dell.

Apesar desse dilema do “local contra nuvem” ser uma questão para os gestores de uma empresa resolverem, quem trabalha na ponta precisa ter em mente que jogar qualquer coisa no ChatGPT pode não ser uma boa ideia, dependendo do tipo de trabalho que você faz.

“Essas soluções públicas de Gen IA são ótimas para o consumidor final, mas você precisa lembrar que esses modelos não foram treinados segundo as práticas e dados da sua empresa”, alertou Matt Baker, vice-presidente de estratégia de IA da Dell, aos gerentes de TI do mundo corporativo.

“Se você está trabalhando com conhecimento geral disponível publicamente, use um modelo público. Mas se você quer criar uma tecnologia efetiva para a sua organização, você precisa aproveitar os seus próprios dados, seu conhecimento e informações. E se você decidir fazer tudo isso, por que não rodar seu próprio LLM também? Vai ser muito mais barato”, lembrou Baker.

O executivo também usou a carta da sustentabilidade, que deve apelar para empresas com metas de redução da sua pegada de carbono gerada pelas suas operações. Afinal, manter dados na nuvem ou servidores próprios e “fazê-los trabalhar” para a empresa implica em um uso de eletricidade considerável. E em muitas localidades ao redor do mundo, esse recurso é gerado às custas de queima de combustíveis fósseis até hoje.

“Por que rodar um LLM de 30 bilhões de parâmetros para obter respostas de sobre algo que eu tenho todas as informações localmente? Por que não rodar um modelo de 7 bilhões que é mais eficiente e gastar menos energia e obter a mesma resposta?”, provocou Baker.

Com tudo isso, fica claro que você realmente não deveria estar usando ChatGPT, Gemini ou Copilot para cumprir suas tarefas diárias, mas quem precisa decidir sobre qual ferramenta usar e se realmente vale a pena usar alguma é a gestão, e não o colaborador.

Gen IA e seu potencial de criar uma nova revolução industrial

“As primeiras fábricas foram os moinhos. Água ou vento giravam uma roda, e essa roda fazia algum trabalho. Tudo que você podia automatizar tinha que passar pela roda. Com o advento da eletricidade, o que eles fizeram? Usaram a eletricidade para girar a roda. Demorou muitos anos pra gente decidir levar eletricidade para todo lugar e automatizar muito mais tarefas com máquinas inteligentes e especializadas que a gente podia plugar na tomada. É mais ou menos nesse momento em que estamos agora com inteligência artificial. Então meu conselho é: não usem IA para girar a roda, mas sim reimaginem e reinventem suas organizações para dominar essa hiper-inteligência”.

Essa fala um tanto profética de Michael Dell ao descrever com uma analogia o estado da inteligência artificial pode não apelar para todo mundo, mas ela traz um alerta importante para grandes empresas em especial. Como elas são as maiores detentoras de dados, elas também estão na melhor posição para começarem a treinar suas próprias IAs.

Como a Dell espera ajudar empresas a treinarem seus próprios LLM com dados salvos e processados localmente (Imagem: Léo Müller)
Como a Dell espera ajudar empresas a treinarem seus próprios LLM com dados salvos e processados localmente (Imagem: Léo Müller)

Fornecer isso para uma força de trabalho sobrecarregada após ondas de demissões em diversos setores da economia mundo afora pode gerar ganhos em produtividade a custo relativamente baixo. Em suma, a ideia é que será possível fazer mais com a mesma força de trabalho que as empresas já possuem e, consequentemente, se destacar frente aos concorrentes.

E trazendo a conversa para o contexto do trabalhador, quem tem posições mais criativas ou habilidades mais difíceis de encontrar no mercado tem chances muito baixas de ser impactado pelo uso de IA em larga escala. Contudo, quem faz trabalho mecânico certamente terá que se reinventar mais cedo ou mais tarde.

Uma IA roubará o seu emprego?

Essa questão do impacto da IA no mercado de trabalho é tão presente que se torna evidente onde quer que ela seja adotada. O Canaltech conversou com Yan Chen, arquiteto de estúdio da Kennedy Miller Mitchell (KMM) — produtora do filme Furiosa: Uma Saga Mad Max — para entender como o filme de George Miller usou IA em sua produção, e ficou claro que o objetivo da adoção da tecnologia é fazer mais com menos.

Isso é uma excelente abordagem para empresas ou projetos com recursos limitados. Com uma AI treinada e operada com infraestrutura da Dell, a KMM conseguiu economizar muito no processo de edição e criação de efeitos visuais.

“Tradicionalmente, você termina o trabalho dos efeitos visuais quando acaba o tempo ou quando acaba o dinheiro. Isso porque a mão de obra especializada para isso é muito cara e leva tempo para deixar tudo perfeito. Assim, dificilmente o diretor fica satisfeito com o produto final. Mas esse é o primeiro em que George Miller está 99,99% satisfeito com o visual do filme”, disse Chen.

Chen ainda destacou que, com o uso de Gen IA em Hollywood, os estúdios vão acabar conseguindo produzir muito mais filmes em um mesmo espaço de tempo. Em outras palavras, essa seria a materialização dos ganhos de produtividade transformadores aos quais Michael Dell se referiu em sua keynote de abertura do Dell Technologies World.

Yan Chen, arquiteto de estúdio da Kenedy Miller Mitchell, fala sobre uso de IA na indústria do cinema no Dell Technologies World 2024 (Léo Müller/Canaltech)
Yan Chen, arquiteto de estúdio da Kenedy Miller Mitchell, fala sobre uso de IA na indústria do cinema no Dell Technologies World 2024 (Léo Müller/Canaltech)

No caso da indústria cinematográfica norte-americana, contudo, isso implicará em um problema de distribuição de todo esse novo conteúdo que os estúdios terão que resolver.

“Gen IA é realmente uma revolução industrial porque isso vai nos permitir sair de uns 30 filmes por ano em Hollywood para algo como 300 ou talvez 400. Mas isso requer uma mudança no nosso modelo de distribuição: será que vamos mesmo querer ir ao cinema ver todos esses filmes?”, concluiu Chen.

O caso é que LLMs, e Gen IA na totalidade, têm um potencial transformador inegável a essa altura. Contudo, ainda não sabemos como lidar com toda essa transformação, e quem conseguir resolver esse enigma primeiro provavelmente terá muito dinheiro no bolso nas próximas décadas.

Isso vale tanto para o lado do empresário para o do trabalhador porquê, mesmo que os evangelistas da Gen IA defendam que a tecnologia não roubará o trabalho de ninguém, é inocente pensar que o trabalho em si não será transformado. Ou será que você conhece alguém que trabalha como telefonista em 2024?

Canaltech

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Educação & Cultura2 horas ago

Alunos da Rede Municipal destacam importância de estratégias, dedicação e trabalho em equipe durante torneio de robótica

ESTADO2 horas ago

João Azevêdo preside audiência do Orçamento Democrático em Itaporanga e destina mais de R$ 64 milhões para obras e serviços

ESTADO2 horas ago

João Azevêdo entrega Ambulatório de Especialidades do Hospital Regional de Itaporanga e inspeciona obras da Educação

ESTADO2 horas ago

Feira de Serviços: Aqui tem Mais Saúde chega em Itaporanga e atende toda região do Vale do Piancó

ESTADO2 horas ago

João Azevêdo inaugura adutora e inspeciona obras de habitação e infraestrutura rodoviária em Conceição e Serra Grande

ESTADO2 horas ago

Agevisa/PB reafirma tolerância zero contra cigarro eletrônico para fortalecer combate ao tabagismo

Segurança Pública2 horas ago

Polícia Militar apreende adolescente por tráfico de drogas na Capital

Segurança Pública2 horas ago

Polícia Militar prende suspeitos por tráfico de drogas na cidade de Patos

ESTADO2 horas ago

Paraíba recebe premiação do Observatório Nacional de Segurança Viária na categoria “Iniciativas do Poder Público Estadual”

Nacional2 horas ago

Censo 2022: Brasil tem 106,8 milhões de endereços e 22,8% deles não têm número

ESTADO2 horas ago

Lacen-PB utiliza biologia molecular para identificar agente causador de meningite em menos de 24 h após a coleta da amostra

Educação & Cultura2 horas ago

Promulgada, emenda de Olímpio à Lei Orgânica é vitória histórica para profissionais da educação

Politíca2 horas ago

Veneziano participa do lançamento da pré-candidatura de Priscila Lima a prefeita de Patos e defende a mudança: “vamos juntos, com a Baronesa do Povo”

Politíca2 horas ago

74 mil denúncias de violência contra idosos foram registras este ano; Jutay defende fiscalização e ações efetivas de proteção

Nacional2 horas ago

Protestos e debates marcam o cenário político brasileiro

Judiciário3 horas ago

Novo e MP do TCU Pedem Devolução de Diárias Pagas a Juízes de Brasília

Esporte3 horas ago

Filho de Anderson, Kalyl Silva domina adversário no Spaten Fight Night e mantém invencibilidade no boxe

Saúde3 horas ago

4 maus hábitos que afetam a memória quando envelhecemos (e como corrigir isso)

Nacional3 horas ago

Desaprovação a Lula vai a 47% e iguala pior índice da série histórica, aponta Atlas

Esporte3 horas ago

Itália leva susto com gol histórico, mas vira jogo e vence Albânia na Euro

ECONOMIA3 horas ago

Não vamos a Brasília dialogar, mas nos defender, diz Haddad em meio a derrotas no Congresso

Nacional3 horas ago

Bolsonaro diz apostar no TSE para disputar eleição em 2026, mas lista de obstáculos é enorme

Nacional3 horas ago

Falta só combinar com Lula

Esporte3 horas ago

Euro 2024: Simulador que previu Argentina campeã da Copa do Mundo ‘crava’ vencedor da Eurocopa

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 horas ago

Meta quer treinar IA com as suas fotos (sim, as suas); saiba como evitar

Nacional4 horas ago

Projeto contra delação discutido na Câmara ignora legislação existente

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 horas ago

5 motivos para conectar sua Smart TV com cabo de rede em vez do Wi-Fi: esqueça problemas de sinal

Saúde4 horas ago

Pressão alta: 10 mitos e verdades sobre a condição

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 horas ago

O tempo não ‘anda para frente’? Física moderna explica

Nacional4 horas ago

Ministro das Comunicações de Lula pede ao STF trancamento de ação em que é indiciado por corrupção

Internacional11 meses ago

Cidade alemã passa a distribuir gratuitamente filtro solar

Internacional12 meses ago

IMPRESSIONANTE – GOVERNO CANADENSE ADMITE: “Os não vacinados estavam certos sobre as vacinas de mRNA”

ENTRETENIMENTO12 meses ago

Exorcista: filme “Nefarious” é “o melhor já produzido” sobre possessão demoníaca

ENTRETENIMENTO11 meses ago

JIBÓIA

AGRICULTURA & PECUÁRIA5 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional5 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO6 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

ENTRETENIMENTO9 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

Nacional10 meses ago

CNS reconhece religiões afro como complementares ao SUS

ECONOMIA6 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Internacional5 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

AGRICULTURA & PECUÁRIA6 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

CIDADE5 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

Saúde5 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional6 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Judiciário10 meses ago

Informativo destaca não exigência de provas para fixação de indenização mínima por danos morais

Judiciário9 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

ENTRETENIMENTO5 meses ago

HORTÊNSIAS

Educação & Cultura6 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional5 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Educação & Cultura12 meses ago

Novo ensino médio precisa levar em conta realidade de alunos e municípios, aponta debate

Nacional6 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO5 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Educação & Cultura12 meses ago

EXCLUSIVO: Gilson Souto Maior lança em julho ‘História da Imprensa na Paraíba’

Judiciário1 mês ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

Internacional3 meses ago

China

ENTRETENIMENTO3 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

CIÊNCIA & TECNOLOGIA10 meses ago

Como sair do grupo de WhatsApp anonimamente e ninguém ver

ESTADO7 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 dia ago

ANÁLISE DO CANCELAMENTO DO LEILÃO DE ARROZ PELA CONAB

ENTRETENIMENTO1 dia ago

DIA DE SANTO ANTÔNIO: O SANTO É MESMO CASAMENTEIRO?

Internacional1 dia ago

QUAL O NOVO PERFIL DO PARLAMENTO EUROPEU?

Nacional1 dia ago

LULA VOLTA A DEFENDER TAXAÇÃO DOS MAIS RICOS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 dia ago

O NEUROCIENTISTA QUE NÃO ACREDITA NO LIVRE-ARBÍTRIO

Saúde2 dias ago

BRADICININA: REMÉDIO CONTRA A PRESSÃO ALTA

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

BRASIL É O PRIMEIRO PAÍS A TER TECNOLOGIA ANTI-ROUBO EM CELULARES

ECONOMIA2 dias ago

ALIMENTOS PUXAM INFLAÇÃO PARA CIMA EM MAIO

Segurança Pública2 dias ago

MARCAS DE PERFUMES DE LUXO ESTÃO ENVOLVIDAS COM TRABALHO INFANTIL

CIDADE2 dias ago

PROJETO SUBSTITUI CARROÇA POR TRICICLO NA COLETA DE RECICLÁVEIS

Saúde3 dias ago

FDA CONCLUI QUE MEDICAMENTO PARA ALZHEIMER É EFICAZ

ECONOMIA3 dias ago

EMPRESÁRIOS VÃO AO SENADO PEDIR DERRUBADA DE MP QUE LIMITA CRÉDITOS TRIBUTÁRIOS

Internacional3 dias ago

ELEIÇÕES PARA O PARLAMENTO EUROPEU TEM VITÓRIA DO CENTRO E AVANÇO DA DIREITA

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 dias ago

O QUE ESTÁ POR TRÁS DA ATUAL CORRIDA NUCLEAR?

Saúde3 dias ago

CANABINDOL

ENTRETENIMENTO3 dias ago

Vídeos reúnem pássaros com a plumagem mais magnífica e colorida

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 dias ago

EMPRESAS PRIVADAS ENTRAM NA CORRIDA ESPACIAL

Internacional5 dias ago

A EUROPA ESTÁ CANSADA DE TANTO TURISTA

Internacional5 dias ago

RASTAFÁRI, MOVIMENTO RELIGIOSO QUE COMEÇOU NA JAMAICA

Judiciário5 dias ago

AÇÕES CONTRA PLANOS DE SAÚDE CRESCEM 21% EM MAIO

Internacional5 dias ago

BRASIL E 16 PAÍSES ASSINAM APOIO A PLANO DE TRÉGUA EM GAZA

Nacional1 semana ago

PRIVATIZAÇÃO DAS PRAIAS: O QUE ESTÁ EM JOGO COM PEC NO SENADO

Internacional1 semana ago

OBSERVATÓRIO NO CHILE TERÁ MAIOR CÂMERA ASTRONÔMICA DO MUNDO

ECONOMIA1 semana ago

‘TAXA DAS BLUSINHAS’: QUANTO CUSTARIA UMA COMPRA DE R$ 200 SE IMPOSTO VIGORAR

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

O QUE SÃO OS SUPERCOMPUTADORES?

ECONOMIA1 semana ago

BANCO DO BRASIL FINANACIA O DESMATAMENTO DE TERRA INDÍGENA URU-EU-WAU-WAU

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

POR QUE CADA VEZ MAIS CASAIS ESTÃO DORMINDO SEPARADOS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

UMA DÉCADA DA REVOLUÇÃO DOS CARROS DE APLICATIVO

ECONOMIA2 semanas ago

SITUAÇÃO DOS PLANOS DE SAÚDE AINDA GERA DÚVIDAS

Saúde2 semanas ago

SP TEM NOVA ALTA NOS CASOS DE DENGUE

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br