CIÊNCIA & TECNOLOGIA
Google oferece ‘saída voluntária’ a todos os funcionários de plataformas e dispositivos dos EUA
Há um ano, o Google começou 2024 com algumas demissões . Ele não tomou medidas semelhantes (ainda) em 2025, mas os funcionários estão temendo o pior . E se a equipe de Plataformas e Dispositivos for alguma indicação, há amplo motivo para preocupação. O Google distribuiu um memorando a todos os funcionários dos EUA que trabalham em Android, hardware Pixel e outros projetos que oferece um “programa de saída voluntária” garantindo indenização para qualquer um disposto a se afastar de sua função na empresa. O memorando foi enviado pelo SVP de plataformas e dispositivos Rick Osterloh, conforme o 9to5Google .
“Isso acontece depois que reunimos duas grandes organizações no ano passado”, escreveu Osterloh. “Há um tremendo ímpeto nesta equipe e com tanto trabalho importante pela frente, queremos que todos estejam profundamente comprometidos com nossa missão e focados em construir ótimos produtos, com rapidez e eficiência.” As aquisições voluntárias podem frequentemente ser um precursor de demissões se não houver funcionários suficientes que aceitem a oferta do Google e optem por sair.
O Google combinou suas equipes de Android e hardware sob Osterloh em abril. Executivos disseram que a abordagem simplificada ajudaria a integrar recursos de IA em produtos e serviços mais rapidamente.
Poucos meses depois, em outubro, a diretora financeira da Alphabet, Anat Ashkenazi, disse que priorizaria “eficiências de custo” em toda a empresa. “Há um trabalho realmente bom que foi feito, iniciado por Ruth, Sundar e o resto da equipe líder para reprojetar a base de custo”, ela disse durante sua primeira teleconferência de resultados como CFO. “Mas acho que qualquer organização sempre pode ir um pouco mais longe e estarei procurando oportunidades adicionais.” As medidas de corte de custos são parcialmente projetadas para compensar o Google despejando tanto dinheiro em IA.
Os telefones Pixel do Google nunca chegaram perto dos números de vendas da Apple e da Samsung, mas a empresa pelo menos está caminhando na direção certa; a Counterpoint Research relatou que o Google registrou seu maior volume trimestral de vendas de smartphones no terceiro trimestre de 2024.
Alguns funcionários do Google têm circulado recentemente uma petição que pede que o CEO Sundar Pichai ofereça exatamente esse tipo de aquisição opcional antes de recorrer a demissões involuntárias. “Rodadas contínuas de demissões nos fazem sentir inseguros sobre nossos empregos”, disse a petição, de acordo com a CNBC. “A empresa está claramente em uma posição financeira forte, fazendo com que a perda de tantos colegas valiosos sem explicação doa ainda mais.”
Pelo menos por enquanto, parece que o programa de saída voluntária não foi estendido a outras divisões do Google, como a de pesquisa ou a equipe de IA da DeepMind.