CIÊNCIA & TECNOLOGIA
X expande processo sobre ‘boicote’ de anunciantes para incluir Lego, Nestlé, Pinterest e outros
A X agora está processando mais anunciantes em uma ação antitruste com foco no que a CEO da empresa, Linda Yaccarino, alegou ser um “boicote ilegal sistemático”.
A empresa anteriormente conhecida como Twitter entrou com o processo contra a Federação Mundial de Anunciantes e sua iniciativa de segurança de marca, a Aliança Global de Mídia Responsável, em agosto de 2024.
Pouco depois, a WFA descontinuou o GARM , escrevendo que “alegações recentes que infelizmente interpretam mal seu propósito e atividades causaram uma distração e drenaram significativamente seus recursos e finanças”. Ao mesmo tempo, o CEO da organização teria dito aos membros que ela lutaria contra o processo e “demonstraria nossa total adesão às regras de concorrência em todas as nossas atividades”.
X posteriormente adicionou anunciantes, incluindo Twitch , como réus no processo. Agora, como relatado inicialmente pelo Business Insider , uma queixa emendada expandiu o processo ainda mais para incluir Nestlé, Abbott Laboratories, Colgate, Lego, Pinterest, Tyson Foods e Shell.
A reclamação alega que a WFA “organizou um boicote de anunciantes ao Twitter por meio da GARM, visando coagir o Twitter a cumprir os Padrões de Segurança da Marca GARM para a satisfação da GARM”. E alega que esses esforços tiveram sucesso em prejudicar o Twitter/X, com “pelo menos” 18 anunciantes afiliados à GARM interrompendo suas compras de anúncios no Twitter entre novembro e dezembro de 2022, e outros anunciantes reduzindo “substancialmente” seus gastos.
“A maioria da receita de publicidade da X hoje vem de pequenas e médias empresas que não são membros da GARM ou clientes de agências de publicidade membros da GARM”, diz a reclamação. “Como a demanda por publicidade na X diminuiu como resultado do boicote, o preço que os anunciantes restantes da X estão dispostos a pagar também diminuiu.”
Na verdade, o processo alega que os preços dos anúncios em X “permanecem bem abaixo daqueles cobrados pelos concorrentes mais próximos de X no mercado de publicidade em mídias sociais”, então “ao se abster de comprar publicidade de X, os anunciantes boicotadores estão abrindo mão de uma oportunidade valiosa de comprar inventário de publicidade de baixo preço em uma plataforma com segurança de marca que atende ou excede os padrões da indústria”.
O processo não é o único lugar onde os executivos ofereceram uma avaliação pessimista dos negócios da X. O dono da empresa, Elon Musk, teria dito aos funcionários em janeiro que “o crescimento do usuário está estagnado, a receita não é impressionante e mal estamos empatando”.