Esporte
MotoGP: Yamaha testará motor V4 em Valência nesta semana
Augusto Fernández e Cal Crutchlow provavelmente avaliarão a nova máquina da montadora japonesa

A Yamaha planeja testar o motor V4 que vem desenvolvendo para sua máquina M1 de MotoGP em um teste privado em Valência na terça e quarta-feira desta semana, segundo o Motorsport.com.
Embora as concessões de teste desfrutadas pela marca permitissem que Fabio Quartararo e Alex Rins, a dupla de pilotos da equipe de fábrica, testassem o motor, espera-se que o trabalho em Valência fique a cargo de Augusto Fernández e Cal Crutchlow.
A Yamaha originalmente contratou Andrea Dovizioso para se concentrar nos testes de seu experimento com o motor V4, que já está em andamento há alguns meses. No entanto, o italiano não está apto a pilotar após uma queda que resultou em uma clavícula fraturada.
O Motorsport.com sabe que esta será a primeira vez que o motor V4 será testado em um circuito europeu. No início deste ano, ele fez sua estreia em uma sessão privada em Sepang, na Malásia. No entanto, esse teste contou com uma versão muito inicial, com muito trabalho ainda a ser feito nos componentes eletrônicos em particular.
A Yamaha é a única fabricante no grid atual cujas motos competem com um motor de quatro cilindros em linha. Mas a pressão de seus pilotos, que há muito tempo reclamam da falta de velocidade máxima, levou os engenheiros da Yamaha a buscar alternativas – incluindo uma mudança drástica no layout do motor.
“Se e quando a motocicleta com motor V4 for melhor do que a que estamos usando agora, então a apresentaremos”, disse o chefe da Yamaha, Paolo Pavesio, ao Motorsport.com em fevereiro. “Mas não é realista pensar em fazer a mudança em 2025. Quando dermos essa moto aos pilotos de fábrica, temos que estar convencidos de que ela está em um bom nível”.
Embora a Associação de Fabricantes de Motocicletas Esportivas (MSMA) tenha concordado com o congelamento das unidades de potência da MotoGP desde a primeira corrida desta temporada até o final de 2026, a Yamaha recebeu luz verde para trabalhar no projeto V4 com o atual motor de 1000cc. De acordo com os novos regulamentos, o esporte está mudando para um motor de 850cc que aparecerá em cena em 2027.
Para esse projeto, a empresa japonesa conta com o apoio da Marmotors, a empresa de engenharia dirigida por Luca Marmorini, renomado técnico com experiência na Fórmula 1.
Jerez foi planejado como o local para o teste desta semana, mas as inundações ao redor do local na Andaluzia forçaram o fechamento temporário da pista que sediará o GP da Espanha no próximo fim de semana.
Graças à regra que proíbe testes em um circuito 14 dias antes de um GP, Valência agora receberá protótipos da MotoGP pela primeira vez desde que graves inundações forçaram o cancelamento de sua corrida habitual de encerramento da temporada em 2024.
Fonte: Motorsport