CIÊNCIA & TECNOLOGIA
Estratégia e presença digital são segredos para vencer crise econômica e concorrência, diz Sabrina Nunes, CEO da Francisca Jóias
Nunca se falou tanto sobre a importância do digital, tanto para o comércio quanto para os consumidores
A pandemia de Covid-19 acelerou o uso de tecnologia para conquistar o mercado por empresas de todos os portes e segmentos, que podem aprender com os e-commerces pioneiros.
Entre as marcas que já estavam surfando na onda do e-commerce está a Francisca Joias, que desde 2012 comercializa semijoias e acessórios com design premium para todo o país.
Com produtos totalmente feitos pela empresa, a loja virtual faturou mais de R$ 8 milhões no ano passado, com quase 20 mil itens comercializados.
À frente do negócio está Sabrina Nunes, empreendedora que iniciou as vendas com apenas R$ 50 e aproveitou o mercado ascendente do e-commerce para traçar a estratégia que faria a empresa se destacar.
“Quem é um pequeno empreendedor e está dando os primeiros passos neste momento tão difícil deve observar a importância da internet e fortalecer a sua presença digital”, reflete a empreendedora, que dá outras dicas para vender mais e melhor pela Internet:
Investimento em marketing digital
Pioneira em utilizar estratégias de inbound marketing para a Francisca Joiais, Sabrina faz uma comparação “Ter uma loja online é como ter uma loja na rua mais movimentada do mundo, a internet”. Para ser notado pelos clientes, é preciso de divulgação.
A marca embarcou com tudo em estratégias de marketing digital, usando SEO, blog próprio, redes sociais, landing pages, e-mail marketing e ferramentas de vendas e análise para se consolidar entre o público-alvo e gerar leads de qualidade.
Experiência diferenciada
O relacionamento entre a marca e o consumidor é próximo e também ágil, pois o cliente é exigente e não dá oportunidade para amadorismo.
“Uma das principais estratégias é cuidar do cliente. Por mais que as vendas sejam feitas pela internet, procuramos quebrar a frieza do digital”, conta Sabrina.
A experiência positiva é importante também durante a parte física do processo. Na entrega, o consumidor recebe o produto em uma embalagem caprichada e aromatizada, complementando a experiência digital.
Força na Internet
“Muitos empresários não dão valor à sua presença digital ou associam a presença digital da marca apenas ao Instagram. Mas, esquecem que o instagram é apenas a vitrine da loja, e não o único canal de venda”, acredita a CEO da Francisca Joias.
É por isso que o fortalecimento da presença digital deve acontecer com a expansão para todas as plataformas em que o público-alvo marca presença, seja no WhatsApp, no Tik Tok ou outra. “Moda e internet têm em comum uma velocidade muito grande e se complementam”, analisa ela.
A marca também aposta em parcerias com influenciadores, tanto para a divulgação do e-commerce localmente quanto para a produção de peças com apelo ao público-alvo.
De olho na concorrência
Com cada vez mais pessoas conectadas, há mais oportunidades de vender e ganhar consumidores. Segundo o estudo “Perfil do E-commerce Brasileiro”, feito por BigData Corp e PayPal, já existe quase 1 milhão de lojas virtuais no Brasil.
Essa concorrência obriga o mercado a deixar de ser amador. Portanto, se a empresa não se digitalizar, ela vai perder espaço na preferência dos clientes.
É essencial monitorar como anda a evolução dos concorrentes e selecionar seus benchmarks – ou seja, aquelas referências que podem inspirar a empresa a ser cada vez melhor.
Danilo Israel
HedgehogDigital.co.uk/br/