Internacional
Guam elege um republicano para o Congresso pela primeira vez em 30 anos
Pela primeira vez em quase 30 anos, Guam elegeu um republicano como seu delegado não votante no Congresso dos EUA nesta terça-feira (9).
https://imasdk.googleapis.com/js/core/bridge3.543.0_pt_br.html#goog_238194439James Moylan recebeu 52,19% dos votos, informou o Pacific Daily News , citando as autoridades eleitorais de Guam. Ele é apenas o segundo republicano a representar Guam no Congresso desde que o cargo de delegado foi criado em 1970. Vicente Tomas Garrido Blaz foi o primeiro, servindo de 1985 a 1993.
Moylan derrotou a democrata Judith Won Pat, que recebeu 47,15% dos votos. Seu pai, Antonio Borja Won Pat, foi o primeiro delegado do Congresso da ilha, eleito em 1972.
O democrata Michael San Nicolas, o atual delegado, se aposentou para concorrer a governador, mas perdeu as primárias para o governador Lou Leon Guerrero em agosto.
“A ilha de Guam finalmente virou”, brincou Jack Posobiec, editor da Human Events, após a notícia da vitória de Moylan. Foi uma referência a um momento viral de 2010 durante uma audiência na Câmara, quando o deputado Hank Johnson, democrata da Geórgia, se perguntou se o envio de mais tropas dos EUA para a ilha faria com que ela “virasse e virasse”.