Connect with us

Internacional

Terremoto deixa mais de 2.300 mortos na Turquia e na Síria

Equipes de regaste buscam por sobreviventes em escombros depois de abalo de magnitude 7,8 atingir região na fronteira entre os dois países

Um terremoto de magnitude 7,8 na escala Richter, que atingiu na madrugada desta segunda-feira (06/02) o sudeste da Turquia e o noroeste da Síria, deixou mais de 2.300 mortos e milhares de feridos.

O abalo ocorreu às 04h17 (horário local) e seu epicentro foi próximo à capital da província de Gaziantep, um importante centro industrial no sudeste da Turquia, com a origem a uma profundidade de 17,9 quilômetros. Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos, minutos após o primeiro sismo, outro tremor de 6,7 graus na escala de Richter foi registado a 9,9 quilômetros de profundidade.

O epicentro foi na cidade de Pazarcik, na província de Kahramanmaras, de acordo com o serviço turco de emergências Afad, embora o observatório sísmico de Kandilli aponte para a cidade de Sofalici, na província de Gaziantep, 40 quilômetros mais ao sul. O terremoto também foi sentido no Líbano e no Chipre e até na capital egípcia, Cairo.

Centenas de prédios foram derrubados em uma ampla área de centenas de quilômetros, desde o norte da Síria – palco de uma guerra civil há quase 12 anos –, em cidades como Aleppo, até o sudeste da Turquia, onde foi afetada a maior cidade da região, Diyarbakir. Equipes de regaste buscam por sobreviventes nos escombros.

Autoridades turcas disseram que o abalo deixou ao menos 1.500 mortos em dez províncias do país, e mais de 8.500 feridos. Na Síria, o número de mortos chegou a 510, somando os territórios dominados pelo governo e os ocupados por rebeldes.

Equipes resgatam sobreviventes em meio a escombros na Turquia
Socorristas turcos correm contra o tempo para salvar sobreviventes em meio a escombros

A Organização Mundial de Saúde (OMS) espera que o número de mortos deva subir significativamente devido à grande quantidade de prédios danificados. O representante regional de emergência da OMS para o Mediterrâneo Oriental, Rick Brennan, afirmou que a agência da ONU enviou reforços para sua equipe em Gaziantep e disse que os trabalhos de resgate estão sendo prejudicados por tremores secundários.

Sobre a Síria, Brennan afirmou que o terremoto é mais uma tragédia que se soma à crise humanitária que atinge o país, que enfrenta graves problemas econômicos e um surto de cólera. “A convergência de todas essas crises está causando um enorme sofrimento.”

Sob controle do regime sírio, a cidade de Aleppo registrou vários tremores secundários. 

A DW conseguiu falar por mensagens de WhatsApp com uma mulher de 30 anos que não quis citar o nome por questões de segurança. “A maioria das pessoas que estão ajudando a retirar as pessoas dos escombros é de civis. Grande parte não tem formação para fazer trabalho de resgate. É muito perigoso. A qualquer momento, eles podem ser soterrados”, explicou a testemunha, que disse sentir a terra tremer a toda hora. “Talvez também seja apenas o meu corpo, estou em choque.”

“Precisamos urgentemente de doações de sangue. Já pediram a todo mundo aqui para doar sangue porque o número de feridos aumenta a toda hora”, descreveu. “Pediram para as pessoas aqui em Aleppo para que deixem suas casas, mas quase ninguém saiu. Não sabem para onde ir e também não têm dinheiro para ficar num hotel”, disse.

Trabalhos de resgate

Na Turquia, o governo declarou “nível de alarme 4”, que clama por ajuda internacional. As baixas temperaturas e a neve na região, onde também há territórios montanhosos de difícil acesso, dificultam os trabalhos de resgate.

Vídeos publicados nas redes sociais mostraram prédios destruídos em várias cidades do sudeste do país. A emissora estatal RTR mostrou os trabalhos de resgate na província em Osmaniye, que correm contra o tempo em busca de sobreviventes nos escombros.

Carros em meio a escombros de prédio que desabou após terremoto na Turquia
Dezenas de prédios desabaram na Turquia

Segundo uma testemunha ouvida pela agência de notícias Reuters, o tremor durou cerca de um minuto. Os abalos também foram sentidos na capital turca, Ancara, localizada a 460 quilômetros do epicentro do terremoto.

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, disse estar em contato com as autoridades locais das regiões afetadas para se informar sobre a situação. “Espero que possamos superar esse desastre juntos o mais rápido possível e com o mínimo de danos”, afirmou Erdogan, em redes sociais.

O abalo sísmico, segundo Erdogan, é um dos mais devastadores da história recente da Turquia. “É o segundo mais forte, desde o terremoto de Erzincan, de 1939”, acrescentou. O presidente afirmou que foram registrados desabamentos ou danos graves em mais de 2.800 imóveis residenciais, e que havia sido possível resgatar com vida 2.470 pessoas dos escombros.

Um dos símbolos da enorme destruição do tremor é o histórico castelo romano de Gaziantep, que havia sido erguido há mais de 1.700 anos. A CNNTurk mostrou imagens castelo que ficou severamente danificado.

“Situação trágica”

Na Síria, em guerra civil há mais de uma década, as províncias mais atingidas foram Hama, Aleppo e Latakia. A zona devastada se divide entre o território controlado pelo regime de Damasco e o último enclave nas mãos da oposição, que está cercado por forças governo, apoiadas pela Rússia.

O governo sírio afirmou que ao menos 403 pesosoas morreram nas áreas que controla. Há relatos de 380 mortos em regiões controladas pelos rebeldes, que abrigam cerca de 4 milhões de deslocados provenientes de outras partes do país, na sequência da longa guerra civil. 

Terremoto destruiu prédios na Síria
Vários prédios desabaram na Síria depois do terremoto

“A situação é muito trágica, dezenas de prédios desabaram na cidade de Salqin”, afirmou um integrante dos Capacetes Brancos, uma organização síria de resgate, em vídeo divulgado nas redes sociais. A cidade citada fica a cinco quilômetros da fronteira com a Turquia.

“Famílias inteiras estão soterradas e os Capacetes Brancos não conseguem chegar até elas. Faltam equipamentos para resgatar os sobreviventes em diferentes locais ao mesmo tempo”, afirmou Omar Albam, repórter da DW na Síria. “No momento, não há nenhuma estimativa confiável sobre número de mortos. O caos domina tudo e ainda está confuso”, contou.

Segundo Albam, foi especialmente a pequena cidade de Samada, a 30 quilômetros de Idlib e próxima da fronteira com a Turquia, uma das mais atingidas pelo sismo no país. A cidade teria sido completamente destruída pelo terremoto. Mas também a cidade de Jindires, a 20 quilômetros a sudoeste de Afrin, foi fortemente atingida, com danos severos às conexões de internet e celulares.

O presidente sírio, Bashar al-Assad, realizou uma reunião de gabinete de emergência para avaliar os danos e discutir as medidas a serem adotadas.

A emissora estatal síria mostrou imagens de socorristas buscando por sobreviventes nos escombros em meio à chuva forte e granizo. Muitos prédios na região afetada já havia sofridos danos devido à guerra civil no país que já dura quase 12 anos.

Ajuda internacional

Vários países ofereceram ajuda à região afetada. A União Europeia (UE) afirmou que enviará ao menos dez equipes de resgate para a Turquia. O comissário europeu de Gestão de Crises, Janez Lenarcic, disse que Bruxelas ativou o Mecanismo de Proteção Civil do bloco. Equipes da Holanda, Romênia, Croácia, República Tcheca, França, Grécia, Bulgária e Polônia já foram deslocadas para o local atingido.

Pessoas caminham em meio à neve em frente à mesquita que ficou destruída depois de terremoto na Turquia
Terremoto danificou prédios históricos na Turquia

O chefe da diplomacia da UE, Josep Borrell, sublinhou que o bloco europeu está “pronto para ajudar” os países afetados após um “devastador” sismo, que “já ceifou a vida a centenas de pessoas e feriu muitas mais”. A Itália, Hungria e Alemanha também ofereceram ajuda.

Ao todo, cerca de 45 países ofereceram ajuda à Turquia, entre eles a Índia, China, Rússia, Ucrânia e Israel.

Mais um forte tremor registrado

Depois do primeiro abalo, a Turquia registrou um segundo forte terremoto de 7,6 graus na escala Richter. A potente réplica ocorreu por volta do meio-dia, tendo epicentro na cidade de Elbistan, na província turca de Kahramanmaras, a apenas 80 quilômetros ao norte do primeiro sismo.

Turquia está situada numa das zonas sísmicas mais ativas do mundo. Em novembro, um sismo de magnitude 5,9 atingiu a província turca de Düzce, a 200 quilômetros ao leste de Istambul, deixando pelo menos 68 feridos.

Em 1999, um terremoto de magnitude 7,4 que atingiu Izmit deixou mais de 17 mil mortos. Em 2011, um sismo na cidade de Van deixou 500 mortos.

Essa notícia está sendo atualizada.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Educação & Cultura12 minutos ago

Cejure e Prefeitura de Campina implantam projeto-piloto para promover cultura da paz nas escolas

CIDADE13 minutos ago

Programa ‘Remédio em Casa’ já beneficiou cerca de 8 mil pessoenses

Nacional17 minutos ago

Análise: denúncias não abalaram popularidade de Bolsonaro

ECONOMIA21 minutos ago

Unafisco diz que isenção de R$ 5.000 custará R$ 45 bilhões

Judiciário31 minutos ago

Fraudes bancárias: consequências legais e ações preventivas no sistema financeiro

Educação & Cultura34 minutos ago

UFPB realiza cerimônia de posse da nova Diretora e vice-Diretor do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias

CIDADE39 minutos ago

 Cartórios apontam que João Pessoa tem média de 215 órfãos por ano desde 2021

ESTADO52 minutos ago

Três Câmaras de Vereadores e dois Institutos de Previdência têm contas aprovadas nesta quinta-feira

ESTADO54 minutos ago

TCE-PB julga regulares as contas de secretarias do Estado e aprova as de Caturité, Olivedos e Amparo

Educação & Cultura55 minutos ago

Secretaria de Educação de João Pessoa realiza Mostra de Dança das Escolas Municipais, no Espaço Cultural

ESTADO58 minutos ago

Governo da Paraíba lança edital para apoiar empresas com projetos inovadores

CIDADE60 minutos ago

Leo Bezerra participa de Feirão da Empregabilidade no Bairro das Indústrias com oferta de 738 vagas de emprego

Judiciário1 hora ago

Portar documento falso sem apresentá-lo não é crime, decide STJ

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 hora ago

Para Google e Facebook, obrigação de apagar conteúdo por notificação resultaria em censura

Judiciário1 hora ago

STF mantém uso de símbolos religiosos em prédios públicos como manifestação histórico-cultural

CIDADE1 hora ago

Procon-JP encontra diferença de R$ 0,26 no preço do litro da gasolina comum

CIDADE1 hora ago

Desafio Cidades Inovadoras chega à fase final com pitches de projetos empreendedores

ESTADO1 hora ago

Fique em Dia: campanha da Cagepa encerra neste sábado (30) e contabiliza mais de 55 mil negociações

ESTADO1 hora ago

Pagamentos de fim de ano dos servidores estaduais começam nesta quinta-feira (28)

ESTADO1 hora ago

Governo da Paraíba realiza Seminário Antirracista do Suas

Esporte2 horas ago

João Pessoa recebe Circuito de e-Sports na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Educação & Cultura2 horas ago

CRA aprova inclusão de peixe no cardápio escolar

Educação & Cultura2 horas ago

CRA aprova nova gestão da compra de alimentos para merenda escolar

Segurança Pública2 horas ago

Audiência cobra mais redes articuladas no combate à violência contra mulheres

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 horas ago

Para manter jovens no campo, CRA aprova programa e crédito para agricultores

Esporte2 horas ago

CCJ aprova tempo maior de afastamento para torcedores violentos

Educação & Cultura2 horas ago

Vai à Câmara projeto de movimentação de recursos parados do FNDE

Saúde2 horas ago

Dificuldades da vida não são o que causa depressão

Internacional2 horas ago

Milhares retornam ao sul do Líbano com início do cessar-fogo

Internacional2 horas ago

Parlamento Europeu aprova nova comissão de Von der Leyen

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

ECONOMIA11 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional11 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional11 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE11 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde11 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional11 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura11 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional5 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional11 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Nacional11 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO6 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

Judiciário7 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO11 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

ENTRETENIMENTO9 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ESTADO12 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

ENTRETENIMENTO11 meses ago

HORTÊNSIAS

Esporte6 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO6 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO12 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO12 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO5 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ECONOMIA5 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

COMO FUNCIONARÁ O PAGAMENTO VIA PIX PELO WHATSAPP

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

STARTUP UTILIZA TECNOLOGIA DE SOM PARA FAZER OBJETOS LEVITAREM

ECONOMIA2 dias ago

ECONOMIA CIRCULAR

ENTRETENIMENTO2 dias ago

QUAIS AVES VISITAM UM AÇUDE NO PANTANAL?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

BRASILEIROS MOSTRAM APOIO CRESCENTE AOS BIOCOMBUSTÍVEIS

Saúde1 semana ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde1 semana ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Educação & Cultura1 semana ago

A ERA DA IA NA EDUCAÇÃO

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

PEC QUE ALTERA JORNADA 6X1 LEVANTA DISCUSSÃO SOBRE TEMPO DEDICADO AO TRABALHO

ENTRETENIMENTO1 semana ago

DOGUE ALEMÃO: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE ADOTAR UM

Educação & Cultura2 semanas ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

Saúde2 semanas ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

TECIDO HUMANO NO ESPAÇO: PESQUISA DESVENDA O ENVELHECIMENTO

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO REPLANTAR SAMAMBAIA EM VASO PARA TER PLANTA SAUDÁVEL

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

O que é CLT?

Saúde2 semanas ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Internacional2 semanas ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Educação & Cultura2 semanas ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde2 semanas ago

NARCISISTAS, LIVRE-SE DELES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

PEQUENOS, COLORIDOS E MORTAIS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROBÔ INTELIGENTE DESMONTA PEÇAS DE LIXO ELETRÔNICO

ECONOMIA2 semanas ago

STARTUP NO NORDESTE POTENCIALIZA ECONOMIA CIRCULAR

Saúde2 semanas ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

TORTA DE MAMONA: UM SUPER ADUBO

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br