Connect with us

Internacional

A União Europeia está pronta para viver sem diesel russo?

Bloco já havia imposto embargo a petróleo bruto russo transportado por via marítima, mas abrir mão do diesel vindo da Rússia pode ser bem mais doloroso. Nesse contexto, China e Índia podem desempenhar papel importante

A União Europeia (UE) se juntou aos EUA e ao Reino Unido no último domingo (05/02) ao proibir as importações de diesel e outros derivados de petróleo refinado russos. Devido à guerra contra a Ucrânia, o bloco vem buscando pôr fim aos laços energéticos com a Rússia, que durante anos foi sua maior fonte de energia.

O veto vem acompanhado de um limite de preço para o diesel refinado russo, que deve continuar a ser exportado para países como China e Índia. A ideia é prejudicar as receitas da Rússia e, ao mesmo tempo, garantir que o embargo não acabe elevando os preços globais do diesel, que já estão altos.

O embargo de produtos petrolíferos ocorre dois meses depois de uma proibição semelhante ao petróleo bruto russo trazido por via marítima . Ambos os vetos foram anunciados em junho passado como parte do sexto pacote de sanções da UE contra a Rússia em resposta ao “ataque brutal e não provocado” de Moscou à Ucrânia.

Embora o embargo do petróleo bruto e o teto para o preço do petróleo, tenham entrado em vigor, em 5 de dezembro, sem grandes problemas, a proibição de combustíveis refinados — em particular do diesel, com amplo uso industrial e doméstico — provocou incertezas no mercado, em meio a um cenário de estoques de diesel historicamente baixos na Europa.

“O petróleo bruto é mais fungível”, explicam Eugene Lindell e Joshua Folds, da consultoria de energia FGE. “É muito mais difícil produzir diesel/gasóleo enquanto, para petróleo bruto, a produção upstream é muito mais variada em escala global. Há muito mais tipos de petróleo no mercado”, afirmam.

A proibição aumentará os preços do diesel?

Isso dependeria em grande parte do sucesso dos países europeus em encontrar fornecedores alternativos para ajudar a preencher o rombo causado pela proibição e da eficácia de Moscou em encontrar novos mercados para seu combustível rejeitado pela UE. Se essas duas coisas acontecerem, o impacto sobre a oferta e os preços será moderado e de curta duração.

Caso contrário, a sanção pode levar a grandes transtornos em setores dependentes do diesel, como transporte e agricultura, com o aumento do preço do combustível prejudicando ainda mais o combate à inflação.

Os temores de transtornos já têm elevado os preços do diesel, que de um ano e meio para cá já vinham subindo continuamente. Com a alta dos preços do gás natural no ano passado, aumentou a demanda por diesel para aquecimento, diminuindo os estoques do combustível na UE. Embora a situação tenha melhorado nos últimos meses graças a um inverno ameno na Europa, os estoques permanecem em níveis problemáticos.

No curto prazo, os preços do diesel podem subir ainda mais para refletir um aumento nos custos de transporte — já que os suprimentos agora precisam vir de regiões mais distantes —, custos de produção mais altos em países como os EUA e o prêmio de risco.

“No momento, o mercado está muito sensível e muito preocupado”, dizem os analistas da FGE à DW. “O mundo ainda precisa ver esses fluxos russos sendo redirecionados e que não haverá uma interrupção sustentável nos mesmos. Uma vez que o mercado reconhecer isso, o prêmio de risco deve cair.”

Vista aérea de petroleiro
Aumento dos preços do gás natural em 2022 impulsionou demanda por diesel para aquecimento, diminuindo estoques do combustível na UE

De quem a UE poderia importar diesel?

Antes da invasão da Ucrânia, em 24 de fevereiro de 2022, a UE dependia da Rússia para suprir quase metade de sua demanda por diesel. Essa parcela caiu no ano passado, mas permaneceu significativa, com os membros da UE comprando mais de 200 milhões de barris de diesel no ano passado, de acordo com empresa de análise de energia Vortexa.

De fato, no período que antecedeu a proibição, o bloco aumentou suas compras do país para os níveis pré-invasão, em preparação para se libertar da dependência do combustível russo. Para Kevin Wright, analista da empresa de dados de energia Kpler, foi um ato de despedida antes do início do embargo. “A última chance de comprar da grande fonte mais próxima, mantendo os custos de frete baixos em comparação com o fornecimento vindo de mais longe”, analisou.

O veto deixa a UE com um rombo de cerca de 600 mil barris de diesel e derivados de petróleo relacionados por dia, uma lacuna que o bloco pretende preencher com mais importações do Oriente Médio, da Ásia e dos EUA. Com sua própria capacidade de refino sob pressão, a UE já vinha contando com essas regiões nos últimos meses para compensar o déficit.

Tal dependência só deve aumentar com a alta da produção de grandes refinarias, como a de Al-Zour, no Kuwait, e a de Jazan, na Arábia Saudita. Além disso, a Alemanha assinou um acordo com a Abu Dhabi National Oil Co, dos Emirados Árabes Unidos, que permitiria à empresa fornecer 250 mil toneladas de diesel por mês em 2023.

O bloco também poderia se beneficiar da chamada lavagem, em que o diesel russo seria misturado a outros produtos não russos em países como a Turquia e reexportado de volta para a Europa.

O papel da China e da Índia

A China e a Índia, que emergiram como os maiores compradores de petróleo bruto russo nos últimos 12 meses, podem desempenhar um papel importante na ampliação dos estoques de diesel da UE. O diesel é produzido a partir do refino do petróleo bruto.

As exportações de diesel da Índia para a Europa dispararam desde a invasão da Ucrânia, com as refinarias aproveitando os baixos custos da matéria-prima, com o petróleo bruto russo vendido com grandes descontos, e os elevados preços do diesel.

Em um sinal dos tempos vindouros, no ano passado, quando greves de trabalhadores fecharam o setor de refino francês, a UE viu um aumento nas importações de diesel e produtos relacionados da Índia, que não é um fornecedor tradicional de combustível para a Europa.

A China, por sua vez, elevou seu primeiro lote de cotas de exportação de 2023 para diesel e outros derivados de petróleo refinado, cujas vendas para o exterior aumentaram nos últimos meses. Espera-se que isso mantenha as exportações chinesas de diesel em níveis recordes, o que poderia ajudar a redirecionar barris de outros produtores para a Europa.

“A política da China é o divisor de águas”, disse Mark Williams, diretor de pesquisa da Wood Mackenzie, acrescentando em nota aos clientes que o país “detém a chave para toda a capacidade excedente de refino global”.

Para quem a Rússia venderá seu diesel?

A Rússia tem conseguido manter seu petróleo bruto fluindo, em grande parte com o apoio da Índia e da China, que compraram o petróleo rejeitado pelos tradicionais compradores europeus com grandes descontos.

No entanto, redirecionar o diesel para longe de seu até então maior mercado poderá trazer desafios. Especialistas acreditam que o diesel russo antes vendido para a Europa será redirecionado para a Turquia e países da América Latina e África.

“A Rússia já foi forçada a dar grandes descontos em seu diesel para vendê-lo a quem não necessariamente precisa dele”, disse Lindell.

Lindell, que é o chefe de produtos refinados da FGE, espera que uma grande parte do diesel russo vá para a Turquia e depois seja reexportado para a Europa como “diesel turco”. Nos últimos meses, o país registrou um grande aumento nas importações de diesel da Rússia.

“Existem países que estão dispostos a acomodar e aceitar barris com desconto”, disse Lindell, uma razão pela qual a FGE não prevê um declínio nas exportações russas de derivados de petróleo em 2023.

No entanto, há outros que dizem que a Rússia teria dificuldades para realocar todo o seu diesel e poderia ser forçada a cortar a produção.

Qual será o impacto do teto do preço do diesel?

A União Europeia e o G7 concordaram na última sexta-feira em estabelecer um limite de preço para o diesel russo de 100 dólares por barril e de 45 dólares por barril para produtos com desconto, como óleo combustível.

O teto de preço busca garantir que o diesel e outros derivados de petróleo russos ainda possam ser vendidos a países terceiros e evitar qualquer aumento maciço nos preços após a proibição da UE.

Com isso, seguradoras e empresas de navegação europeias poderiam continuar oferecendo seus serviços a transportadoras de derivados de petróleo russo para países terceiros, desde que o combustível seja adquirido a um preço que não ultrapasse o limite máximo acordado.

O limite de preço dos derivados de petróleo terá um impacto mínimo nas operações de refino de petróleo bruto e nas exportações de destilados, disse Williams, da Wood Mackenzie, acrescentando que, com os preços do petróleo russo a meros 40 dólares por barril, as margens do refino ainda permaneceriam altas.

“Nesses níveis, a economia de refino russa ainda é muito forte, então o incentivo para refinar petróleo bruto e transformá-lo em derivados de petróleo permanece alto”, disse Williams.

O teto de preço reflete uma medida semelhante implementada para o petróleo bruto russo. O limite do preço do petróleo bruto de 60 dólares por barril ajudou a manter do petróleo russo fluindo, mas com grandes descontos, como era a intenção.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Educação & Cultura31 minutos ago

Cejure e Prefeitura de Campina implantam projeto-piloto para promover cultura da paz nas escolas

CIDADE32 minutos ago

Programa ‘Remédio em Casa’ já beneficiou cerca de 8 mil pessoenses

Nacional36 minutos ago

Análise: denúncias não abalaram popularidade de Bolsonaro

ECONOMIA40 minutos ago

Unafisco diz que isenção de R$ 5.000 custará R$ 45 bilhões

Judiciário50 minutos ago

Fraudes bancárias: consequências legais e ações preventivas no sistema financeiro

Educação & Cultura53 minutos ago

UFPB realiza cerimônia de posse da nova Diretora e vice-Diretor do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias

CIDADE59 minutos ago

 Cartórios apontam que João Pessoa tem média de 215 órfãos por ano desde 2021

ESTADO1 hora ago

Três Câmaras de Vereadores e dois Institutos de Previdência têm contas aprovadas nesta quinta-feira

ESTADO1 hora ago

TCE-PB julga regulares as contas de secretarias do Estado e aprova as de Caturité, Olivedos e Amparo

Educação & Cultura1 hora ago

Secretaria de Educação de João Pessoa realiza Mostra de Dança das Escolas Municipais, no Espaço Cultural

ESTADO1 hora ago

Governo da Paraíba lança edital para apoiar empresas com projetos inovadores

CIDADE1 hora ago

Leo Bezerra participa de Feirão da Empregabilidade no Bairro das Indústrias com oferta de 738 vagas de emprego

Judiciário1 hora ago

Portar documento falso sem apresentá-lo não é crime, decide STJ

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 hora ago

Para Google e Facebook, obrigação de apagar conteúdo por notificação resultaria em censura

Judiciário2 horas ago

STF mantém uso de símbolos religiosos em prédios públicos como manifestação histórico-cultural

CIDADE2 horas ago

Procon-JP encontra diferença de R$ 0,26 no preço do litro da gasolina comum

CIDADE2 horas ago

Desafio Cidades Inovadoras chega à fase final com pitches de projetos empreendedores

ESTADO2 horas ago

Fique em Dia: campanha da Cagepa encerra neste sábado (30) e contabiliza mais de 55 mil negociações

ESTADO2 horas ago

Pagamentos de fim de ano dos servidores estaduais começam nesta quinta-feira (28)

ESTADO2 horas ago

Governo da Paraíba realiza Seminário Antirracista do Suas

Esporte2 horas ago

João Pessoa recebe Circuito de e-Sports na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Educação & Cultura2 horas ago

CRA aprova inclusão de peixe no cardápio escolar

Educação & Cultura2 horas ago

CRA aprova nova gestão da compra de alimentos para merenda escolar

Segurança Pública2 horas ago

Audiência cobra mais redes articuladas no combate à violência contra mulheres

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 horas ago

Para manter jovens no campo, CRA aprova programa e crédito para agricultores

Esporte2 horas ago

CCJ aprova tempo maior de afastamento para torcedores violentos

Educação & Cultura2 horas ago

Vai à Câmara projeto de movimentação de recursos parados do FNDE

Saúde2 horas ago

Dificuldades da vida não são o que causa depressão

Internacional2 horas ago

Milhares retornam ao sul do Líbano com início do cessar-fogo

Internacional2 horas ago

Parlamento Europeu aprova nova comissão de Von der Leyen

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

ECONOMIA11 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional11 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional11 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE11 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde11 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional11 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura11 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional5 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional11 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Nacional11 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO6 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

Judiciário7 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO11 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

ENTRETENIMENTO9 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ESTADO12 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

ENTRETENIMENTO11 meses ago

HORTÊNSIAS

Esporte6 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO6 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO12 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO12 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO5 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ECONOMIA5 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

COMO FUNCIONARÁ O PAGAMENTO VIA PIX PELO WHATSAPP

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

STARTUP UTILIZA TECNOLOGIA DE SOM PARA FAZER OBJETOS LEVITAREM

ECONOMIA2 dias ago

ECONOMIA CIRCULAR

ENTRETENIMENTO2 dias ago

QUAIS AVES VISITAM UM AÇUDE NO PANTANAL?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

BRASILEIROS MOSTRAM APOIO CRESCENTE AOS BIOCOMBUSTÍVEIS

Saúde1 semana ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde1 semana ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Educação & Cultura1 semana ago

A ERA DA IA NA EDUCAÇÃO

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

PEC QUE ALTERA JORNADA 6X1 LEVANTA DISCUSSÃO SOBRE TEMPO DEDICADO AO TRABALHO

ENTRETENIMENTO1 semana ago

DOGUE ALEMÃO: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE ADOTAR UM

Educação & Cultura2 semanas ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

Saúde2 semanas ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

TECIDO HUMANO NO ESPAÇO: PESQUISA DESVENDA O ENVELHECIMENTO

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO REPLANTAR SAMAMBAIA EM VASO PARA TER PLANTA SAUDÁVEL

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

O que é CLT?

Saúde2 semanas ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Internacional2 semanas ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Educação & Cultura2 semanas ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde2 semanas ago

NARCISISTAS, LIVRE-SE DELES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

PEQUENOS, COLORIDOS E MORTAIS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROBÔ INTELIGENTE DESMONTA PEÇAS DE LIXO ELETRÔNICO

ECONOMIA2 semanas ago

STARTUP NO NORDESTE POTENCIALIZA ECONOMIA CIRCULAR

Saúde2 semanas ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

TORTA DE MAMONA: UM SUPER ADUBO

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br