Connect with us

Internacional

Na Síria em guerra, ajuda após terremoto tem obstáculos

O conflito de quase 12 anos complica as condições para chegada de auxílio após tremor devastador. Equipes internacionais dificilmente poderão evitar trabalhar com o regime de Assad. Mas há outros atores problemáticos

O sol ainda não tinha nascido quando um primeiro tremor violento acordou Khawla (nome fictício) e seus dois irmãos na cidade síria de Idlib. “Estávamos com tanto medo; no início não sabíamos o que tinha acontecido”, diz ao telefone. “Não havia a opção de sair de casa. Meus dois irmãos estão doentes, o frio está congelante. Aonde iríamos?”, questiona.

Então, junto com seus vizinhos, a família entregou o destino à sorte. A casa tremeu, mas ainda está de pé. “Muitos prédios agora correm ainda mais risco de desabar. Mas não há abrigos de emergência aqui, não há lugares seguros. Há pessoas que, por medo, estão na rua ou sentadas em seus carros desde ontem à noite”, relata – mesmo a temperaturas baixíssimas.

Khawla, de 47 anos, é de Idlib, capital da província de mesmo nome, último reduto rebelde no noroeste da Síria, perto da fronteira turca. Imagens de sírios sendo retirados dos escombros se tornaram uma visão comum nos últimos 12 anos de guerra civil no país. Mas, desta vez, não foram ataques aéreos os responsáveis, e sim um fenômeno natural.

Centenas já morreram devido aos terremotos de segunda-feira (06/02) no norte da Síria, tanto em áreas controladas pelo governo quanto por rebeldes e islâmicos. E o número ainda deve aumentar.

Uso indevido de suprimentos de ajuda

Nesse meio tempo, ajuda humanitária começou a ser enviada para a Síria. Mas são várias as dificuldades, afirma Anita Starosta, consultora para a Síria da organização humanitária Medico International. Uma delas é levar auxílio a áreas controladas pelo regime de Bashar al-Assad, como a cidade de Aleppo.

O presidente sírio já prometeu ajuda e também pediu à ONU que apoie essa ajuda. “Mas isso significa que, nessas áreas em particular, não haverá como evitar a coordenação do auxílio via Assad, se vier do lado internacional.” Algo problemático, segundo Starosta. “Porque sabemos pelo histórico que todo o dinheiro de ajuda que passa pelo regime e por Damasco também é usado para financiar a estrutura do regime – ou seja, para ajudar organizações ligadas à família Assad.”

Tal situação foi experienciada principalmente durante a pandemia de covid-19, afirma o cientista político André Bank, do Instituto Alemão para Estudos Globais e Regionais (Giga, na sigla em inglês). O regime tentou controlar a vacina que chegava ao país, assim como outros insumos médicos, para depois distribuí-los a grupos selecionados.

Na Alemanha, voluntários embalam doações aos afetados pelos terremotos na Turquia e na Síria
Na Alemanha, voluntários embalam mantimentos e roupas quentes doados aos afetados pelos terremotos na Turquia e na Síria

“Isso mostra como o regime é seletivo e politicamente orientado. Basicamente, a única conclusão que se pode tirar disso é que os países ocidentais não podem cooperar com o regime”, diz Bank. Segundo ele, já há indícios de que Damasco estaria tentando explorar o terremoto em benefício próprio.

“A organização de ajuda Crescente Vermelho Árabe Sírio, que é muito próxima ao regime, exigiu que as sanções impostas ao regime fossem suspensas para que a ajuda pudesse ser melhor prestada. Isso mostra o quanto a elite política em Damasco percebe a catástrofe, acima de tudo, estrategicamente.”

O ativista sírio-alemão Safouh Labanieh é igualmente cético. Para ele, a experiência tem mostrado que o regime não tem vontade séria de ajudar os cidadãos. “Acho que agora estão tentando explorar a tragédia para monopolizar a ajuda e recuperar a legitimidade internacional.”

A travessia na fronteira sírio-turca

A entrega de ajuda à província de Idlib – controlada por rebeldes, e não por Assad – também é complicada. Lá vivem cerca de 4,8 milhões de pessoas, e até agora tem sido difícil fazer chegar suprimentos até elas. Toda a ajuda humanitária a Idlib precisa passar por um ponto da fronteira turco-síria em Bab al-Hawa – o único garantido por uma resolução da ONU.

A fim de acelerar a entrega de ajuda também à Síria, a ministra alemã do Exterior, Annalena Baerbock, pediu que todas as passagens de fronteira entre a Turquia e a Síria sejam abertas. “Abrir as passagens de fronteira é algo central”, afirmou Baerbock.

A proposta é viável, diz André Bank. “Existem mais de 20 pontos de passagem nessa fronteira extremamente longa. Do lado sírio, eles são controlados principalmente pelo opositor Exército Nacional Sírio. Estes são rebeldes moderados que também têm laços estreitos com a Turquia. Isso também evita a cooperação com o regime de Assad, a Rússia ou o Irã”, afirma o cientista político.

Outra coisa importante, segundo ele, é que esses pontos de passagem ao longo da fronteira também não são controlados por grupos jihadistas como o Hayat Tahrir al Sham, uma organização sucessora da Al Qaeda. “Assim, o Ocidente pode ignorar muitos grupos com os quais não quer cooperar.”

Homens carregam vítima dos terremotos na cidade de Jindaris, na Síria
Equipes correm contra o tempo em busca de sobrevientes após terremotos na Síria

O papel da Turquia

Anita Starosta, da Medico International, concorda que a abertura de mais pontos na fronteira facilitaria a prestação de ajuda. Segundo ela, o abastecimento dos deslocados internos sírios que vivem ali já era mais do que precário mesmo antes dos tremores devastadores de segunda-feira.

“A ajuda que já estava sendo fornecida ali antes do terremoto não é suficiente e muitas vezes nem chega. Agora é inverno e frio. É por isso que as pessoas nos campos de refugiados da região, e também das áreas destruídas em Idlib, precisam mais do que nunca da ajuda internacional.”

Em todo caso, diz Starosta, tudo depende de uma coisa: “A Turquia permitirá um corredor humanitário para trazer pessoas, refugiados, para a segurança? Ou manterá sua política de fronteiras fechadas? Infelizmente, é mais provável que este último aconteça.”

Khawla e seus irmãos também não têm outra escolha a não ser resistir em Idlib. A síria de 47 anos está presa há anos na cidade dilacerada. “Às vezes são ataques de foguetes, às vezes a má situação econômica, e agora um desastre natural”, diz ela com a voz embargada. “Não temos tempo para respirar fundo, para nos recuperar. Como uma pessoa pode suportar tudo isso?”

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Saúde3 segundos ago

Dificuldades da vida não são o que causa depressão

Internacional2 minutos ago

Milhares retornam ao sul do Líbano com início do cessar-fogo

Internacional5 minutos ago

Parlamento Europeu aprova nova comissão de Von der Leyen

AGRICULTURA & PECUÁRIA17 minutos ago

Treinamento: Sedap promove simulação de emergências relacionadas à febre aftosa

Politíca19 minutos ago

Vereador sugere passe livre para responsáveis por pessoas com TEA

Nacional22 minutos ago

Dez problemas da lei de regulamentação das emendas ao orçamento

Judiciário25 minutos ago

STJ dá importante passo para salvaguardar direito, mas é preciso seguir a Lei de Drogas

CONCURSO E EMPREGO27 minutos ago

Os cuidados que o Brasil deve ter na redução da jornada de trabalho

ECONOMIA29 minutos ago

A política do salário-mínimo e seus reflexos jurídicos e econômicos

Saúde32 minutos ago

Proteção de Nísia se enfraquece diante da falta e perda de vacinas

Nacional55 minutos ago

Brasil: condenado pelo 8 de janeiro é internado na UTI

Segurança Pública1 hora ago

Secretaria das Mulheres realiza mais uma edição do “Por Elas no Enfrentamento à Violência”, nesta sexta-feira

CIDADE1 hora ago

Saúde da Paraíba mobiliza população de Santa Rita com ações educativas na Semana Estadual de Combate ao Aedes

CIDADE1 hora ago

Município de Pilar deve implementar Serviço de Acolhimento Familiar

Educação & Cultura1 hora ago

Alunos da Rede Municipal apresentam protótipos de robôs na 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Segurança Pública2 horas ago

Operação da PF mira esquema de fraude em licitações em prefeituras na Paraíba e cumpre mandados em Monteiro

Saúde2 horas ago

Moscas volantes: sintoma comum ou doença ocular grave?

CONCURSO E EMPREGO3 horas ago

Concessionária de energia abre 20 vagas de emprego na Paraíba

Segurança Pública3 horas ago

Potencial debandada de militares de carreira: comandantes preocupados com aumento da idade mínima

Nacional3 horas ago

Desaprovação do governo Lula aumenta e aprovação cai, diz pesquisa

CONCURSO E EMPREGO3 horas ago

Inscrições no concurso do Insa começam; seleção tem vagas para contratação imediata em Campina Grande

Judiciário3 horas ago

Decisão da Justiça brasileira que manda retirar conteúdo da internet pode ter efeitos internacionais

CIDADE3 horas ago

Prefeitura paga três folhas em menos de um mês e gestão de Major Sidnei completa 4 anos com salário do servidor em dia

Segurança Pública3 horas ago

Projeto do deputado Cabo Gilberto que exclui PMs e BMs de desconto previdenciário é aprovado em mais uma comissão na Câmara

Educação & Cultura4 horas ago

O poder como revelador da verdadeira natureza humana

Politíca6 horas ago

“A gente devia tá comemorando água na torneira e não água em carro-pipa” desabafa deputado na AL/PB

Nacional6 horas ago

Projeto contra desertos de notícias vai financiar sites jornalísticos. Sua mídia pode se beneficiar? Entenda!

Educação & Cultura6 horas ago

Desde 2023, Paraíba tem 30 obras de educação concluídas em 26 municípios

ENTRETENIMENTO6 horas ago

‘Dessa arte eu sei um pouco’: filme sobre capoeira tem sessão e debate no Bangüê

AGRICULTURA & PECUÁRIA6 horas ago

FCJA exibe documentário ‘Raízes da Cura’, hoje (28)

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

ECONOMIA11 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional11 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional11 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE11 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde11 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional11 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura11 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional5 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional11 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Nacional11 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO6 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

Judiciário7 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO11 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

ENTRETENIMENTO9 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ESTADO12 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

ENTRETENIMENTO11 meses ago

HORTÊNSIAS

Esporte6 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO6 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO12 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO12 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO5 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ECONOMIA5 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

COMO FUNCIONARÁ O PAGAMENTO VIA PIX PELO WHATSAPP

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

STARTUP UTILIZA TECNOLOGIA DE SOM PARA FAZER OBJETOS LEVITAREM

ECONOMIA2 dias ago

ECONOMIA CIRCULAR

ENTRETENIMENTO2 dias ago

QUAIS AVES VISITAM UM AÇUDE NO PANTANAL?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

BRASILEIROS MOSTRAM APOIO CRESCENTE AOS BIOCOMBUSTÍVEIS

Saúde1 semana ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde1 semana ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Educação & Cultura1 semana ago

A ERA DA IA NA EDUCAÇÃO

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

PEC QUE ALTERA JORNADA 6X1 LEVANTA DISCUSSÃO SOBRE TEMPO DEDICADO AO TRABALHO

ENTRETENIMENTO1 semana ago

DOGUE ALEMÃO: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE ADOTAR UM

Educação & Cultura2 semanas ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

Saúde2 semanas ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

TECIDO HUMANO NO ESPAÇO: PESQUISA DESVENDA O ENVELHECIMENTO

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO REPLANTAR SAMAMBAIA EM VASO PARA TER PLANTA SAUDÁVEL

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

O que é CLT?

Saúde2 semanas ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Internacional2 semanas ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Educação & Cultura2 semanas ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde2 semanas ago

NARCISISTAS, LIVRE-SE DELES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

PEQUENOS, COLORIDOS E MORTAIS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROBÔ INTELIGENTE DESMONTA PEÇAS DE LIXO ELETRÔNICO

ECONOMIA2 semanas ago

STARTUP NO NORDESTE POTENCIALIZA ECONOMIA CIRCULAR

Saúde2 semanas ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

TORTA DE MAMONA: UM SUPER ADUBO

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br