Connect with us

Judiciário

Juíza brasileira vai presidir Tribunal de Apelação do Sistema de Justiça da ONU

A juíza do Trabalho Martha Schmidt explicou ao JOTA suas atribuições na ONU e como chegou ao posto

A juíza do Trabalho Martha Halfeld Furtado de Mendonça Schmidt, da 3ª Vara do Trabalho de Juiz de Fora, será a partir do ano que vem presidente do Tribunal de Apelação do Sistema de Justiça Interna das Nações Unidas, em Nova York, nos Estados Unidos. A magistrada faz parte do tribunal desde 2016 e é a primeira integrante brasileira, além de ser a única latino-americana na atual composição.

Em conversa com o JOTA, a juíza explicou as atribuições que tem no Tribunal de Apelação do Sistema de Justiça Interna da ONU, como foi o processo seletivo para chegar ao cargo e quais são suas perspectivas na magistratura.

O Tribunal de Apelação é a segunda e última instância da justiça interna da ONU, que geralmente trata de causas trabalhistas e administrativas. “A ONU tem imunidade de jurisdição em face dos Estados membros onde atua”, explica Schmidt. “Por isso teve que criar um sistema de Justiça interno para responder às demandas dos seus próprios servidores, porque senão eles não teriam onde reclamar de um eventual descumprimento por parte da própria organização”.

Marta Schmidt é juíza do Trabalho desde 1994, é graduada em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora, especialista e Mestre em Direito do Trabalho e de Previdência Social pela Université de Paris II e doutora em Direito Privado pela mesma instituição.

Na ONU, o processo de seleção foi dividido em duas etapas. “Há uma seleção técnica, tive que fazer prova, uma entrevista oral e depois disso a gente foi para uma eleição”, lembra. “Depois há uma recomendação para uma votação na Assembleia Geral da ONU. Então teve uma fase técnica e teve uma fase política”.

Questionada sobre o assunto, a juíza considera difícil no futuro vir a fazer parte de Cortes Superiores no Brasil, como o Superior Tribunal de Justiça (STJ) e o Supremo Tribunal Federal (STF). “A minha trajetória na magistratura nacional acho que vai ser bem mais modesta”, diz. “Eu comecei a trabalhar muito cedo, com 18 anos, e acho que me aposento antes de ter a chance de ser promovida para grau de desembargadora”.

Confira a conversa que o JOTA teve com a juíza Martha Halfeld Furtado de Mendonça Schmidt:

O que é o Tribunal de Apelação do Sistema de Justiça Interna das Nações Unidas? Quais são suas atribuições?

A ONU tem imunidade de jurisdição em face dos Estados membros onde atua. Por isso teve que criar um sistema de Justiça interno para responder às demandas dos seus próprios servidores, porque senão eles não teriam onde reclamar um eventual descumprimento por parte da própria organização.

Inicialmente, esse sistema de Justiça interno era prestado por altos servidores da ONU, mas com o tempo houve reclamações de falta de imparcialidade, de excesso de tempo para o julgamento desses casos e de um acúmulo de processos muito grande.

Há cerca de dez anos houve uma reformulação pela assembleia-geral desse sistema e houve a criação de dois graus de jurisdição. O primeiro grau é o tribunal de disputas, que tem sedes em Nova York, Genebra e Nairóbi, no Quênia. O Tribunal de Apelação, que fica em Nova York, é o segundo grau de jurisdição e instância final para julgamento desses casos.

Quais são as naturezas das causas?

São causas de natureza trabalhista ou administrativa. Envolvem todos os tipos de reclamações concernentes a descumprimentos de obrigações por parte da organização ou de alguma das agências afiliadas do sistema das Nações Unidas.

Existem alegações de descumprimentos de diversas ordens. Por exemplo, a ONU adota um sistema de contratação temporária. Quando esse contrato não é renovado, como a pessoa gostaria, existe a possibilidade de reclamação se essa pessoa achar que teria algum direito. A não renovação de contrato é uma decisão que é muito desafiada e analisada por esses tribunais internos.

Outro descumprimento alegado que temos muito é o de descriminação. Por exemplo, a não seleção para um cargo ou a não promoção.

A gente também analisa questões do fundo de pensão da ONU. Direitos de dependentes quando uma pessoa morre, direitos de pensão ou direitos após a aposentadoria.

Essas são as reclamações mais frequentes, mas temos reclamações mais delicadas. Por exemplo, as reclamações ligadas a direito disciplinar, quando tem uma punição e a alegação de que aquela punição não foi proporcional ou não cumpriu todas as formalidades necessárias.

Além disso, há casos mais delicados que transcorrem em segredo de justiça, como aqueles relacionados a assédio, que pode ser de ordem sexual ou moral.

Há regulamentos internos que balizam as decisões?

Há regras e regulamentos internos do sistema de justiça interno da ONU. Existe um regulamento geral e existem regulamentos específicos aplicáveis a cada agência do sistema das Nações Unidas.

Por exemplo, se a agência dos refugiados da Palestina tem uma reclamação, tem uma regulamentação específica dela, que não é exatamente a que regulamenta o secretariado em Nova York.

Qual foi o caminho para chegar até o posto?

É um trabalho de uma vida inteira.

Eu soube do concurso três dias antes de as inscrições se encerrarem. Em três dias tive que preparar toda a documentação e me preparar para o concurso que seria realizado. É uma seleção técnica, tive que fazer prova, uma entrevista oral e depois disso a gente foi para uma eleição. Depois há uma recomendação para uma votação na Assembleia Geral da ONU. Então teve uma fase técnica e teve uma fase política.

Só foi possível ser bem-sucedida na fase técnica porque tive todo um preparo antes, que nem era dedicado especificamente para essa seleção. Isso foi um acaso da vida, um pouco de sorte de eu ter visto que aquele edital estaria em curso.

A senhora integra a ONU desde 2016. Qual função desempenhou nesses quatro anos?

Hoje eu sou a primeira vice-presidente do Tribunal de Apelação. Em 2019, desempenhei a função de segundo vice-presidente do tribunal. Nos dois anos anteriores, fui juíza do Tribunal de Apelação, compondo as turmas. Mesmo na qualidade de presidente, a partir do ano que vem, vou continuar no exercício da função jurisdicional internacional, porque o presidente acumula as funções administrativas do tribunal com as de jurisdição.

Quais são as nacionalidades dos demais integrantes do Tribunal de Apelação do Sistema de Justiça Interna das Nações Unidas?

Dos sete, quatro passaram a integrar o tribunal no mesmo momento: eu, um sul-africano, uma alemã e um grego. No ano passado, em outubro, tomaram posse três novos colegas, que são da Nova Zelândia, do Canadá e da Bélgica.

Quais foram os principais aprendizados que teve desde que ingressou no órgão?

Um deles foi uma contextualização melhor da aplicabilidade do sistema de Common Law no Direito. A ONU tem um sistema misto de Civil Law com Common Law. Então temos que dominar os dois sistemas jurídicos. Esse é um grande desafio e ainda é um grande aprendizado.

Um outro desafio que achei considerável no início foi que, vinda de uma esfera do Direito do Trabalho, eu tive que reaprender o Direito Administrativo e aplicar o Direito sob a ótica mais administrativista do que trabalhista. Também tendo em vista que a ONU é a maior organização mundial, mas não tem fins lucrativos. Isso é uma mudança de paradigma em relação ao conceito de direito do trabalho que estamos acostumados.

Isso dentro de um contexto de diversidade cultural muito grande, de diversidade linguística. Pela própria nacionalidade dos juízes componentes da corte, temos colegas que são nativos da língua inglesa, que é a língua utilizada na prática do tribunal, mas temos colegas também não nativos de língua inglesa. Para mim foi um desafio, e é até hoje um desafio muito grande, eu me expressar bem e me comunicar na língua inglesa.

Eu fiz toda minha seleção técnica em francês, uma vez que minha formação no exterior foi com doutorado na França. Mas na realidade do tribunal a língua utilizada é o inglês. Então até hoje estudo inglês, antes da entrevista, inclusive, estava tendo uma aula com um professor da Inglaterra.

O fato de a senhora, uma brasileira, ocupar esse cargo importante na ONU, pode ajudar o Brasil a, no futuro, tentar novamente galgar uma vaga no Conselho de Segurança da ONU?

Eu não tenho o alcance de visão estratégica para responder a essa pergunta. Isso é uma concepção muito mais larga do que a que eu tenho e foge totalmente à minha prática de jurisdição.

O que eu posso te responder é que em alguns países, sobretudo os países em desenvolvimento, existe uma certa percepção de sub-representação em tribunais e órgãos internacionais.

Lembro que o Itamaraty abraçou com muita intensidade minha candidatura quando chegou ao conhecimento que meu nome estava sendo levado para consideração da Assembleia Geral da ONU. E considerou que a candidatura era estratégica para representar os interesses nacionais de aumento de representatividade do Brasil perante a ONU. Então, acredito que minha nacionalidade brasileira presente lá seja um fator que pese favoravelmente aos interesses do Brasil.

Sou a única latino-americana atualmente presente no tribunal e sou a primeira integrante da magistratura brasileira a ocupar uma cadeira neste tribunal.

Pensa na possibilidade de um dia compor Cortes Superiores aqui no Brasil como STJ e STF?

A minha trajetória na magistratura nacional acho que vai ser bem mais modesta. Eu comecei a trabalhar muito cedo, com 18 anos, e acho que me aposento antes de ter a chance de ser promovida para grau de desembargadora.

Não é uma questão de não querer, é uma questão realística de achar que não vai dar.

Isso também é o motivo pelo qual eu, percebendo a falta de perspectiva na carreira nacional, busquei um outro viés de motivação profissional, começando uma carreira internacional.

Sem perder de vista que a minha profissão é nacional, porque é aqui que ganho o meu sustento, é aqui que eu garanto minha sobrevivência. Minha participação na ONU tem duração limitada, vai até junho de 2023, e não é possível renovar o mandato. Então é um parênteses na minha vida, um grande aprendizado e uma grande oportunidade de crescimento profissional e pessoal.

Fonte: Jota

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

ECONOMIA18 minutos ago

Não arrisque seu bolsa família! Saiba agora como garantir sua segurança!

ECONOMIA19 minutos ago

Entenda a NOVA aposentadoria que pode te trazer incríveis benefícios!

ECONOMIA21 minutos ago

Governo libera ajuda que pode melhorar a qualidade de vida de trabalhadores!

ECONOMIA22 minutos ago

Salário surpreende e quebra todos os limites! Veja o novo pagamento mínimo!

ENTRETENIMENTO36 minutos ago

DOBERMANN, O CACHORRO MAIS ASSUSTADOR

Educação & Cultura37 minutos ago

A MODERNIZAÇÃO DOS COLÉGIOS AGRÍCOLAS NO PR

CIÊNCIA & TECNOLOGIA39 minutos ago

GOVERNO LANÇA PORTAL CONTRA FAKE NEWS

ENTRETENIMENTO40 minutos ago

DONA DE JARDIM COM MAIS DE 500 MIL SEGUIDORES COMPARTILHA CUIDADOS COM PLANTAS

Internacional41 minutos ago

CIDADES DO MUNDO SOFREM COM COLAPSOS CLIMÁTICOS COMO DO RS

AGRICULTURA & PECUÁRIA46 minutos ago

Preços da arroba do boi gordo caem no país; confira

AGRICULTURA & PECUÁRIA48 minutos ago

Entidades pedem que governo federal não importe arroz

AGRICULTURA & PECUÁRIA51 minutos ago

Greve na Argentina direciona importador de farelo e óleo de soja ao Brasil, diz Cepea

AGRICULTURA & PECUÁRIA53 minutos ago

Chuvas afetam produção de citros no RS

AGRICULTURA & PECUÁRIA55 minutos ago

Embrapa promove debate sobre melhorias para sistemas de produção integrados para o Semiárido

AGRICULTURA & PECUÁRIA57 minutos ago

PRODUÇÃO DE MEL COM ABELHAS SEM FERRÃO

Segurança Pública2 horas ago

Comissão aprova obrigatoriedade de clube inscrever programa de formação de atleta no conselho da criança

Segurança Pública2 horas ago

Comissão aprova inclusão de capacitação de servidores públicos como diretriz da Lei Maria da Penha

Segurança Pública2 horas ago

Comissão aprova projeto reiterando que não há escusas para crimes de violência doméstica

Segurança Pública2 horas ago

Comissão aprova assistência jurídica gratuita a agentes de segurança pública

Segurança Pública2 horas ago

Projeto aprovado inclui divulgação de conteúdo sexual falso na definição de violência psicológica contra mulher

Educação & Cultura2 horas ago

Contratação de temporários é usada para descumprir piso salarial dos professores, afirmam participantes de debate na Câmara

Judiciário2 horas ago

STF retoma julgamento de ações sobre assédio judicial contra jornalistas e órgãos de imprensa

Judiciário2 horas ago

MPF trabalha para assegurar que regras da ANTT sejam cumpridas na entrega de donativos para o RS

CONCURSO E EMPREGO2 horas ago

Sine-PB disponibiliza vagas de emprego em 12 municípios paraibanos

Educação & Cultura2 horas ago

João Azevêdo entrega escola na Zona Rural de Mamanguape e inspeciona reforma e ampliação do Hospital Regional de Guarabira

Internacional3 horas ago

Polícia alemã mira grupo pró-palestino em Duisburg

Internacional3 horas ago

“Porta do inferno” na Sibéria cresce em ritmo assustador

Internacional3 horas ago

Expansão do crime organizado impulsiona violência no Chile

Internacional3 horas ago

Decisão do FMI pode gerar US$ 80 bilhões em recursos para países em desenvolvimento

Internacional3 horas ago

Crise na Ucrânia piora com ataques de drones e bombas planadoras contra civis

Internacional10 meses ago

Cidade alemã passa a distribuir gratuitamente filtro solar

Internacional11 meses ago

IMPRESSIONANTE – GOVERNO CANADENSE ADMITE: “Os não vacinados estavam certos sobre as vacinas de mRNA”

Judiciário12 meses ago

Escravizados

ENTRETENIMENTO10 meses ago

JIBÓIA

ENTRETENIMENTO11 meses ago

Exorcista: filme “Nefarious” é “o melhor já produzido” sobre possessão demoníaca

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional4 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

Nacional9 meses ago

CNS reconhece religiões afro como complementares ao SUS

CONCURSO E EMPREGO5 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

ECONOMIA5 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Internacional5 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

AGRICULTURA & PECUÁRIA5 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

CIDADE5 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

Saúde5 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional5 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Judiciário9 meses ago

Informativo destaca não exigência de provas para fixação de indenização mínima por danos morais

Judiciário8 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

ENTRETENIMENTO5 meses ago

HORTÊNSIAS

Educação & Cultura5 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional5 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional11 meses ago

Relator lê parecer sobre indicação de Cristiano Zanin ao STF; sabatina está marcada para 21 de junho

Educação & Cultura11 meses ago

Novo ensino médio precisa levar em conta realidade de alunos e municípios, aponta debate

Nacional12 meses ago

Repórter da TV Globo é agredida por segurança de Maduro após questionamento

Nacional5 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ECONOMIA11 meses ago

Por unanimidade, TCU aprova contas do governo Bolsonaro

CIDADE12 meses ago

Vereador Marlon vence queda de braço com prefeito de Sobrado e fica com comando do Republicanos no município

ENTRETENIMENTO4 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Educação & Cultura11 meses ago

EXCLUSIVO: Gilson Souto Maior lança em julho ‘História da Imprensa na Paraíba’

ENTRETENIMENTO36 minutos ago

DOBERMANN, O CACHORRO MAIS ASSUSTADOR

Educação & Cultura37 minutos ago

A MODERNIZAÇÃO DOS COLÉGIOS AGRÍCOLAS NO PR

CIÊNCIA & TECNOLOGIA39 minutos ago

GOVERNO LANÇA PORTAL CONTRA FAKE NEWS

ENTRETENIMENTO40 minutos ago

DONA DE JARDIM COM MAIS DE 500 MIL SEGUIDORES COMPARTILHA CUIDADOS COM PLANTAS

Internacional41 minutos ago

CIDADES DO MUNDO SOFREM COM COLAPSOS CLIMÁTICOS COMO DO RS

AGRICULTURA & PECUÁRIA57 minutos ago

PRODUÇÃO DE MEL COM ABELHAS SEM FERRÃO

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

CAPRINOCULTURA – VALE A PENA INVESTIR?

Internacional2 dias ago

REINO UNIDO: ESTAMOS PERTO DE ESCALADA NUCLEAR

Educação & Cultura2 dias ago

BANCAS E LIVRARIAS SE REINVENTAM EM MEIO AO MERCADO DIGITAL

ECONOMIA2 dias ago

SETOR DE VAREJO APRESENTA MELHORA E PODER DE COMPRA PODE ESTAR SUBINDO

ENTRETENIMENTO2 dias ago

RECEITA DO DOCE DE MAMÃO CRISTALIZADO

Internacional2 dias ago

MONTEVIDÉU SE PREPARA PARA O AVANÇO DO MAR

ECONOMIA3 dias ago

CRISE NO VAREJO: ESPECIALISTAS ANALISAM A CRISE PERSISTENTE NO SETOR

ENTRETENIMENTO3 dias ago

CONSERVAÇÃO DO MICO LEÃO PRETO

Saúde3 dias ago

VINAGRE DE MAÇA NÃO É UM REMÉDIO MILAGROSO CONTRA VÍRUS

Educação & Cultura3 dias ago

AS ESTRANHAS RAZÕES PELAS QUAIS PESSOAS DORMIAM EM ARMÁRIOS NA IDADE MÉDIA

Saúde3 dias ago

AS 3 ONDAS DE DOENÇAS INFECCIOSAS QUE DEVEM ACOMETER O RS DEPOIS DAS INUNDAÇÕES

Internacional1 semana ago

POR QUE AMEAÇAS À LIBERDADE DE IMPRENSA SÃO TENDÊNCIA GLOBAL

ENTRETENIMENTO1 semana ago

COMO É VIVER NO PAÍS MAIS FELIZ DO MUNDO

ENTRETENIMENTO1 semana ago

GALINHAS ORNAMENTAIS: O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE COMEÇAR?

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

QUAIS EMPREGOS ESTÃO EM RISCO COM A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL?

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

AS RAZÕES PELA VOLTA DO TRABALHO PRESENCIAL NOS 5 DIAS DA SEMANA

ENTRETENIMENTO1 semana ago

RECEITA DA CUECA VIRADA

Educação & Cultura1 semana ago

MEC QUER TORNAR O FIES MAIS ATRATIVO COM RELANÇAMENTO E NOVAS REGRAS

Educação & Cultura1 semana ago

PRIMEIRO ATLAS GEOLÓGICO DA LUA FICA PRONTO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

HIDROGÊNIO

Saúde1 semana ago

AUMENTA NÚMERO DE CASOS E INTERNAÇÕES CAUSADAS POR HERPES ZOSTER

Saúde2 semanas ago

PILULA 03: GRIPE AVIARIA

ECONOMIA2 semanas ago

INVESTIMENTOS ESTRANGEIROS NO BRASIL BATEM RECORDE

Educação & Cultura2 semanas ago

PROFESSOR É RESPONSÁVEL POR 60% DA APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br