Connect with us

Educação & Cultura

Volta às aulas: como acolher e motivar os alunos dos Anos Iniciais?

Período é importante para conhecer as crianças, engajar as turmas e propor atividades que explorem as potencialidades de todos e de cada um

Os conhecimentos que os professores adquirem com as atividades iniciais de interação produzem informações sobre os perfis das turmas e ajudam a montar agrupamentos mais produtivos em atividades futuras

No início do ano letivo, reintegrar os alunos após o período de férias é o primeiro passo para estabelecer as bases de uma relação sólida com a turma, que vai moldar o restante do período. Não se trata de o professor apenas retomar os conteúdos curriculares, mas de criar um ambiente acolhedor que motive e estimule o desenvolvimento acadêmico, emocional e social das crianças. 

Segundo a educadora Maria da Paz de Castro Nunes Pereira, conhecida como Gunga, formadora de professores e especialista em inclusão, os primeiros dias podem ser decisivos para fazer com que as crianças se sintam bem no espaço escolar e queiram estar ali todos os dias. “Esse contato com a escola [no caso dos alunos novos], com a nova turma e com o novo professor cumpre um papel de ‘cartão de visitas’, em que a instituição precisa se mostrar como ela é realmente.”

Nessa perspectiva, buscar estratégias para acolher e motivar os alunos proporciona um retorno mais engajado e positivo. A educadora lembra que o início do ano é sempre muito aguardado, então é natural que eles se sintam ansiosos, curiosos e cheios de expectativas. 

Maria Gabriela Souza, professora da EMEF Saint-Hilaire, em Porto Alegre (RS), destaca que a escola é o principal espaço de socialização das crianças e adolescentes, o que faz da volta às aulas um momento de (re)encontro e de (com)partilhar as experiências. “Nas comunidades escolares periféricas, por exemplo, a escola assume, ainda mais, um papel fundamental nas relações sociais. Como um dos lugares de aprendizagem, é o espaço em que se oportuniza a mediação para as visões de mundo e a compreensão da cultura.”

(Re)conhecendo os alunos

Nas propostas de atividades para receber os alunos no retorno à escola, Gunga aponta que, nem sempre, ser original é o mais importante. “Muitas vezes, as crianças esperam por ações já vividas em outros momentos de volta às aulas, e que nunca mais foram oferecidas. O que é fundamental é viabilizar propostas que permitam a elas falar, se apresentar e conhecer as novidades do ano que se inicia”, explica. 

Uma roda de conversa pode funcionar, pois as crianças se apresentam e fazem perguntas. “Mas essa possibilidade precisa ficar clara [para fazer o aluno perguntar]. E o professor também deve se apresentar, levar fotos, falar de suas preferências – o que gosta de comer, de fazer, para qual time torce”, completa.

A professora e alfabetizadora Luciana Domingues Ramos, que atua na Educação Infantil e no Ensino Fundamental na EMEF Professor João Carlos Von Hohendorff, em São Leopoldo (RS), reforça que o acolhimento transmite segurança para o início dos trabalhos. Assim, ela defende que as famílias também participem desse momento, levando suas dúvidas e mostrando que são parte da jornada de aprendizagem de seus filhos. “[É importante] planejar situações de integração, em vez de chamar os responsáveis somente para receber recados e reclamações. Sou muito adepta desse estreitamento das relações, pois isso se reflete no comportamento que o aluno terá na escola.”

Atividades lúdicas para envolver as turmas

Uma maneira de sair do lugar comum e diversificar a interação com os estudantes é trabalhar com abordagens lúdicas, que investiguem os sentimentos mais presentes nesse início do ano. “Gosto de espaços e propostas que me possibilitam observar como o aluno é, o que ele gosta, quais assuntos chamam sua atenção e o que ele espera da escola”, diz Luciana. 

Maria Gabriela tem essa mesma percepção. “Eu aposto na brincadeira como ação pedagógica para estabelecer vínculos iniciais com os alunos. “A brincadeira é uma forma de promover o movimento do corpo para o autocuidado e autoconhecimento. O brincar subsidia uma aprendizagem prazerosa na educação.”

Luciana descreve seus primeiros dias com os estudantes, em que propõe sequências com jogos, chamadas, rodinhas de conversa e brincadeiras, em que todos podem falar e ouvir. “O assunto pode partir de uma leitura, um jogo, um vídeo ou uma música, e assim vamos apurando preferências, referências, personalidades que admiram, expectativas com a escola e mais.” 

Ela também relata experiências de contato com os alunos antes do primeiro dia de aula – e que deram certo. “Em algumas ocasiões, eu estive na escola no dia da matrícula, mandei mensagem de boas-vindas no grupo da turma, publiquei um vídeo pela página da escola e até já escrevi cartas”, recorda. “A ideia era contar que eu seria a professora deles, que também estava ansiosa para conhecê-los, e fazer um convite para o primeiro dia de aula. Procurei fazer cartas coloridas e divertidas e percebi que mobilizei muito as crianças e as famílias.”

Um diálogo diferente

No caso das turmas que têm alunos com deficiência, Julci Rocha, doutoranda em Tecnologias da inteligência e Design digital e diretora da Redesenho Edu, afirma que é preciso entender as necessidades específicas de cada criança e as condições de participação nas atividades propostas. “Se elas não forem impeditivas à participação, não há necessidade de adequações. Mas poderá ser preciso rever, por exemplo, a organização do espaço, dos materiais, das orientações e do apoio para a realização.”

Também é possível conversar com os familiares desses estudantes para conhecer as principais demandas. Quando isso for mapeado, a ação seguinte é fazer com que o restante da turma entenda e participe da integração. “O professor pode construir essa relação aos poucos e ir sanando as necessidades à medida que elas aparecem”, diz Julci. 

Para Gunga, apesar de essas crianças terem demandas específicas, elas devem ser recebidas como todas as outras. “O cuidado que devemos ter é não deixar que os seus laudos, adjetivos e dificuldades entrem na classe antes [delas]. Elas vão mostrar a melhor forma de ‘estar’ na escola e no grupo, e cabe ao professor deixar que elas indiquem [esse caminho].” 

A formadora acrescenta que, caso se sintam curiosas, as outras crianças vão fazer perguntas, e o professor, nessas horas, pode mediar o diálogo. “Mas nunca dizer que esse estudante ‘é especial e precisa de ajuda’. Deixe que ele mesmo diga”, orienta. 

Investigar, planejar e executar

Todos os conhecimentos que os professores adquirem com as atividades iniciais de interação produzem informações sobre os perfis das turmas e ajudam a montar agrupamentos mais produtivos em atividades futuras. Conforme lembra Gunga, os primeiros dias podem contribuir no sentido de perceber algumas preferências e competências dos alunos, como o interesse por áreas específicas, gostos ou se já escreve, se gosta de histórias etc. 

O mesmo ocorre com as atividades de sondagem e diagnóstico, que são cruciais para o planejamento do ano letivo. “Elas devem se voltar aos pré-requisitos de conhecimento para que haja um bom aprendizado ao longo do período. Atividades mais livres e lúdicas, como jogos ou gamificações, podem ser boas aliadas para esses momentos de sondagem”, sugere Julci. 

A professora Luciana reitera que é a partir do acolhimento, da integração e da observação que se encontram elementos para ajudar nos diagnósticos de aprendizagem e estruturação do plano de trabalho. “[Ao conhecer as turmas], conseguimos prever reações a cada tipo de tarefa e pensar em ações que possam motivá-los. Certamente, haverá reflexo das experiências iniciais em todo o restante do ano”, conclui.

Combinados de respeito e boa convivência

Começo do ano letivo também é um bom momento para estabelecer compromissos

O início do ano letivo também se mostra um momento oportuno para estipular alguns combinados, a fim de reforçar o respeito, o diálogo e a valorização da diversidade. Julci Rocha diz que é necessário criar um ambiente acolhedor para que as particularidades dos alunos possam ser ditas e acolhidas. 

Assim, nas normas de convivência, construídas com os estudantes, é importante deixar claro o que se espera no comportamento diário. “A empatia, o respeito e a não conivência com situações de discriminação de qualquer tipo devem ser evidenciadas como práticas a ser desenvolvidas na turma”, enfatiza. 

De acordo com Luciana Ramos, nessa hora de conhecimento e reconhecimento dos espaços e dos colegas, é possível desenvolver essa leitura acerca da diversidade que cada turma e que toda a escola engloba. “A diversidade de corpos, de características, de comportamentos, de níveis de aprendizagem, de potenciais, de habilidades e de limitações que cada indivíduo apresenta”, salienta a professora. 

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Nacional19 horas ago

Brasil à beira do abismo: inação do Senado e das autoridades alimenta a ameaça de uma ditadura silenciosa

Internacional1 dia ago

Na ilha El Hierro, moradores ajudam imigrantes africanos

Internacional1 dia ago

Ucrânia produz mísseis próprios de longo alcance

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 dia ago

Com X bloqueado no Brasil, quais as principais alternativas?

Judiciário1 dia ago

Mariz apoia transformação de Comarcas com mais de 5 mil processos em terceira entrância e defende concursos para o TJPB

Nacional2 dias ago

Damares exige que Lula demita Silvio Almeida imediatamente

Nacional2 dias ago

Governo Lula desiste da participação do MST no desfile de 7 de setembro e alega “Dificuldades Logísticas”

Judiciário2 dias ago

STF convoca audiência pública sobre escolas cívico-militares

Segurança Pública2 dias ago

Ex-‘A Fazenda’, viúva de funkeiro, fã de Lula: quem é a influencer presa por suspeita de lavagem de dinheiro

Nacional2 dias ago

Organização denuncia ministro de Lula por assédio sexual; Anielle Franco seria uma das vítimas

Politíca2 dias ago

Vitória de Lula e Lira: Hugo Motta é escolhido para a sucessão da Câmara em eleição que Deixa adversários sem chance

Politíca2 dias ago

Diretor executivo da Funjope é homenageado na Assembleia Legislativa por sua contribuição à cultura

Internacional2 dias ago

Putin declara apoio a Kamala Harris contra Trump

Saúde2 dias ago

Prefeitura capacita profissionais da atenção básica para atendimento às vítimas de violência doméstica na Capital 

Politíca2 dias ago

Marmuthe agradece e comemora o recapeamento asfáltico nas principais ruas do Valentina

ESTADO2 dias ago

Nota Cidadã: compras no mês de setembro concorrem a R$ 100 mil em prêmios em dinheiro

ESTADO2 dias ago

Divulgada a programação do desfile cívico-militar de 7 de setembro em João Pessoa

Saúde2 dias ago

Secretaria Municipal de Saúde reforça importância da vacinação em idade escolar

Educação & Cultura2 dias ago

Profissionais das escolas integrais se reúnem para avaliar boas práticas e o protagonismo na educação

ENTRETENIMENTO2 dias ago

Assistam ao filme – Um Anjo em Nossas Vidas 

Judiciário2 dias ago

Juízo das Garantias: Presidente do TJPB apresenta Anteprojeto de Lei a representantes da advocacia

Segurança Pública2 dias ago

Preso na PB procurado da Justiça do Mato Grosso envolvido em esquema de roubo de motos

ENTRETENIMENTO2 dias ago

Banda Karisma se apresenta na edição especial desta sexta-feira

Judiciário2 dias ago

Supremo em alerta: Nunes Marques quebra padrão e leva suspensão do X para decisão coletiva no plenário do STF

Educação & Cultura2 dias ago

Ensino médio técnico dos institutos federais é destaque do “Me Conta, Brasil”

Politíca2 dias ago

Caminhada com o povo: Cícero destaca obras de infraestrutura, saúde, educação e lazer realizadas na área do Cristo Redentor

Judiciário2 dias ago

QUAL É A IMPORTÂNCIA E A FUNÇÃO DO STF?

ECONOMIA2 dias ago

Principal evento de economia do Nordeste inicia programação na UFPB, com participação do Banco do Nordeste

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

Estagiários da ESG conhecem agricultura estratégica e sustentável na Embrapa Cerrados

Politíca2 dias ago

De João para Jhony: “espero contar com você e sua parceria a partir de 2025

ENTRETENIMENTO11 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

AGRICULTURA & PECUÁRIA8 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional8 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

ECONOMIA8 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

CONCURSO E EMPREGO8 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional8 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE8 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA8 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde8 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional8 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Judiciário11 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

Educação & Cultura8 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional8 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA8 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional8 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO8 meses ago

HORTÊNSIAS

Internacional2 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

ENTRETENIMENTO8 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Judiciário4 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO6 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ESTADO9 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Concurso da PMPB pode ser suspenso? Jurista avalia

Nacional2 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

ENTRETENIMENTO3 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO9 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO9 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

Internacional6 meses ago

China

Esporte3 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO3 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA2 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO2 dias ago

Assistam ao filme – Um Anjo em Nossas Vidas 

Judiciário2 dias ago

QUAL É A IMPORTÂNCIA E A FUNÇÃO DO STF?

Saúde4 dias ago

COISAS QUE NINGUÉM TE FALA SOBRE A HÉRNIA DE DISCO

ECONOMIA4 dias ago

ANEEL ANUNCIA BANDEIRA VERMELHA EM SETEMBRO

Segurança Pública4 dias ago

O QUE ESTÁ POR TRÁS DOS INCÊNDIOS CRIMINOSOS EM SP?

ENTRETENIMENTO4 dias ago

RESOLVA AS FOLHAS AMARELADAS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 dias ago

FUNGOS QUE COMEM PLÁSTICO

CIDADE5 dias ago

CEARÁ PODE VIRAR LÍDER NA PRODUÇÃO DE HIDROGÊNIO VERDE

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 dias ago

COMO INSTALAR PLACAS SOLARES DE FORMA SEGURA

Educação & Cultura5 dias ago

COMO A ELEVAÇÃO DO MAR AFETA O BRASIL? GEÓLOGO EXPLICA

ENTRETENIMENTO5 dias ago

RECEITA DO CHICO BALANCEADO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 dias ago

ANATEL ANUNCIA FUNCIONALIDADES PARA EVITAR GOLPES

Saúde1 semana ago

É O FIM DOS HOMENS? CROMOSSOMO Y ESTÁ DESAPARECENDO

Saúde1 semana ago

PESQUISA REVELA DIETA QUE PODE TE FAZER VIVER MAIS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

SOL VERMELHO, CHUVA ESCURA E TEMPESTADE DE AREIA

Educação & Cultura1 semana ago

PRIMEIROS GRÃOS DE SOJA CHEGARAM AO BRASIL EM UMA GARRAFA

ENTRETENIMENTO1 semana ago

PRAGAS E DOENÇAS DAS PLANTAS E COMO CURÁ-LAS

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 semana ago

PRODUÇÃO ORGÂNICA: MORANGOS EM ABRIGOS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

O PLANO BRASILEIRO PARA ATRAIR PESQUISADORES DE VOLTA AO PAÍS

Saúde2 semanas ago

COMO MANTER O CÉREBRO JOVEM

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

CUIDADOS COM ANTÚRIO: COMO REPLANTAR E FAZER MUDAS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

PESQUISADORES CRIAM SUBSTITUTO BIODEGRADÁVEL DO PLÁSTICO

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 semanas ago

BRASIL BUSCA EXPANDIR MERCADO NACIONAL E INTERNACIONAL DE ALGODÃO

Educação & Cultura2 semanas ago

RACISMO ESTRUTURAL E DEMOCRACIA

Educação & Cultura2 semanas ago

Dia Internacional para Relembrar o Tráfico de Escravizados e sua Abolição

CIDADE3 semanas ago

COMO O MUNDO PODE RESOLVER O PROBLEMA DOS LIXÕES

Saúde3 semanas ago

NOVA VARIANTE DO HIV ESTÁ CIRCULANDO EM TRÊS ESTADOS DO BRASIL

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

COMO FAZER UMA FAROFA CAIPIRA

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

ALABAI GIGANTE: O NASCIMENTO E OS SEGREDOS DESSA RAÇA

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

NORDESTE TEM SEGUNDO RECORDE NA PRODUÇÃO EÓLICA EM 2024

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br