Connect with us

Internacional

Afinal, a Venezuela terá eleições presidenciais livres?

Maior aliança de oposição do país nomeia “candidato tampão”, após série de entraves impostos pelo regime de Nicolás Maduro. Repressão a opositores continua, apesar de promessa de pleito democrático

Mesmo após assinar acordo por pleito justo, Maduro dificulta candidaturas da oposição

A Plataforma Unitária Democrática (PUD), maior aliança de oposição da Venezuela, nomeou um novo candidato para as eleições presidenciais, após dias lutando contra uma série de obstáculos e com o desafio de chegar unida em 28 de julho para enfrentar o presidente Nicolás Maduro, que busca seu terceiro mandato de seis anos – e que pode levá-lo a completar 18 anos seguidos no poder.

O cientista político e ex-embaixador Edmundo González Urrutia foi registrado como candidato provisório, uma espécia de “candidato tampão”, conforme anunciou nesta quarta-feira (27/03) a PUD na rede social X, antigo Twitter. A Plataforma afirmou que a medida visa “preservar o exercício dos direitos políticos correspondentes à nossa organização política até conseguirmos registrar nosso candidato”.

Isso ocorre após a Plataforma Unitária ter sido impossibilitada de registrar duas de suas candidatas para concorrer contra Maduro. Primeiro, sua figura de ponta, a ex-deputada María Corina Machado, foi impedida de concorrer após ter sido considerada inelegível para cargos públicos pelo período de 15 anos, por um Judiciário amplamente controlado pelo governo. A decisão, controversa, foi alvo de críticas internacionais, incluindo da Organização dos Estados Americanos (OEA).

Nesta semana, foi a vez de a professora universitária Corina Yoris, de 80 anos, nomeada como candidata substituta de Machado, não conseguir se registrar no sistema informático eleitoral.

A Plataforma Unitária denunciou nesta terça-feira ter sido impedida de fazer o registro, após várias tentativas desde quinta-feira passada.

“Fizemos todas as tentativas de inserir os dados, e o sistema está completamente fechado para poder entrar digitalmente”, afirmou Yoris em entrevista coletiva após o encerramento do prazo para registro de candidaturas. A acadêmica nunca se envolveu com política e não tem problemas com a Justiça.

O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) concedeu uma prorrogação ao bloco oposicionista, já que Yoris não pôde ser registrada. A razão para o entrave não foi esclarecida. De acordo com o CNE, os candidatos presidenciais ainda podem ser substituídos até dia 20 de abril.

Já Nicolás Maduro registrou sua candidatura na segunda-feira com alarde e sem restrições.

Quem são os outros candidatos

Outro candidato da oposição é Manuel Rosales, de 71 anos, que desafiou, sem sucesso, Hugo Chávez nas eleições presidenciais de 2006, e atual governador do estado de Zulia, região rica em petróleo e situada no oeste do país. Ele formalizou sua candidatura momentos antes do encerramento do prazo para registro.

Mesmo assim, nesta terça, María Corina Machado redobrou sua aposta em Yoris, deixando entrever um clima tenso na oposição. “Aquilo para o que alertamos durante muitos meses acabou acontecendo: o regime escolheu seus candidatos”, disse a ex-deputada sem mencionar Manuel Rosales, de quem ela tem sido crítica. “Minha candidata é Corina Yoris”, avisou.

No ano passado, Machado venceu as primárias da PUD com mais de 90% dos votos, e as pesquisas apontam que ela derrotaria Maduro com 70% das intenções de voto, segundo alguns institutos. Por isso, o apoio dela continua sendo vital para um candidato oposicionista de unidade.

Já Manuel Rosales se ofereceu para ocupar esta vaga. “Farei tudo o que for necessário pela unidade”, disse ele em uma coletiva de imprensa, em meio a acusações de ter “traído” María Corina Machado. “Se a Plataforma pedir, concordar, decidir qualquer coisa, eu estarei na Plataforma”, afirmou, se referindo à PUD de Yoris e Machado. “Não me moverei nem um milímetro”, completou.

Favorita da oposição María Corina Machado e sua substituta nomeada Corina Yoris: ambas foram impedidas de concorrer

O ex-diretor eleitoral Enrique Márquez, que fazia parte da coalizão de oposição mas agora se diz independente, também está concorrendo, juntamente com nove candidatos que se apresentam como anti-Chávez, embora sejam rotulados pela oposição tradicional como “alacranes”, um termo usado para descrever “colaboradores” do partido governista.

Repressão à oposição

Enquanto isso, a repressão a oposicionistas continua. Na noite de terça-feira, Maduro classificou de “terrorista” o partido de María Corina Machado, o Vem Venezuela (VV).

O governante havia denunciado na segunda-feira que dois homens armados ligados à sigla haviam sido presos em um comício chavista e que tinham planos de assassiná-lo.

Sete membros do VV foram presos nos últimos dias e há mandados de prisão contra outros sete. O governo da Argentina informou que seis opositores venezuelanos foram recebidos na residência de seu embaixador em Caracas.

Além de Machado, os líderes da oposição Henrique Capriles e Freddy Superlano também foram proibidos pelo Judiciário de exercer cargos públicos. Há cerca de um mês, o governo socialista expulsou do país funcionários das Nações Unidas.

Críticas internacionais

A série de medidas do governo de Nicolás Maduro contra a oposição gerou críticas internacionais. A União Europeia (UE) e os Estados Unidos expressaram preocupação com os obstáculos colocados pelas autoridades venezuelanas à inscrição de candidatos oposicionistas para as eleições presidenciais no país.

“A União Europeia está profundamente preocupada e lamenta o processo irregular e opaco que impediu alguns partidos de registrar os seus candidatos presidenciais. Todos os direitos políticos e civis, incluindo o direito a participar em eleições verdadeiras, devem ser respeitados”, defendeu o porta-voz da Comissão Europeia para Política Externa, Peter Stano.

A porta-voz da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, afirmou ser “muito importante que o regime Nicolás Maduro reconheça e respeite o direito de todos os candidatos a concorrerem” às eleições presidenciais de julho. 

Candidato Manuel Rosales: “Farei tudo o que for necessário pela unidade”

Em uma mudança de tom, o Ministério das Relações Exteriores do Brasil manifestou nesta terça-feira, pela primeira vez, preocupação com o andamento do processo eleitoral na Venezuela, após a Plataforma Unitária Democrática não ter conseguido inscrever Corina Yoris.

“O governo brasileiro acompanha com expectativa e preocupação o desenrolar do processo eleitoral”, diz nota do Itamaraty, que marca a primeira manifestação do tipo sobre o pleito presidencial venezuelano pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que vinha evitando direcionar críticas às medidas que Maduro vem aplicando para barrar candidatos da oposição.

Caracas respondeu com um comunicado duro, acusando o Itamaraty de “intervencionismo”.

O governo brasileiro ressaltou, em sua nota, que o impedimento do registro da candidatura de Yoris não é compatível com os acordos assinados em outubro do ano passado, em Barbados, entre governo e oposição venezuelanos, para promoção de diálogo, direitos políticos e garantias eleitorais na Venezuela.

Acordo de Barbados e anúncio do pleito

O pacto previu, entre outras coisas, a realização de eleições presidenciais livres em 2024 com presença de observadores internacionais, em troca do alívio das sanções impostas ao país pelos Estados Unidos.

No texto, governo e oposição reconhecem o direito de cada ator político de escolher livremente e de acordo com os seus mecanismos internos o seu candidato às eleições presidenciais, cujas garantias para todos os intervenientes devem ser promovidas conjuntamente.

Mas já na ocasião da divulgação da data do pleito foi possível perceber que Maduro não está disposto a deixar as coisas fáceis para seus rivais. A eleição presidencial foi agendada, no começo deste mês, para ocorrer em 28 de julho – aniversário de Hugo Chávez –, deixando pouco tempo para que a oposição se organize e nomeie um nome de unidade para concorrer.

Atual gestão começou com fraudes

Se candidatando agora a um terceiro mandato, Nicolás Maduro se reelegeu em 2018 num pleito marcado por irregularidades e que não foi reconhecido pela oposição e por grande parte da comunidade internacional.

Logo após o chavista assumir o segundo mandato, no início de 2019, o então presidente da Assembleia Nacional, o opositor Juan Guaidó se declarou presidente interino da Venezuela.

Guaidó foi reconhecido pelos Estados Unidos e por mais 60 países, além da Organização dos Estados Americanos (OEA). O país foi tomado por grandes protestos contra Maduro, que atraíram milhares de venezuelanos. O “governo interino” deveria funcionar até que eleições livres fossem realizadas depois da renúncia de Maduro.

Mesmo com os grandes protestos e a grave crise econômica, a oposição liderada por Guaidó não conseguiu obter apoio dos militares e do Judiciário, e Maduro reforçou ainda mais seu controle sobre as instituições.

Sem resultados e com a comunidade internacional deixando de reconhecer Guaidó, a oposição acabou com o “governo interino” no final de 2022, encerrando a tentativa de isolar Maduro e promover uma mudança de governo no país.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Esporte5 horas ago

Pioneiro do UFC e rival de Royce Gracie morre aos 60 anos nos Estados Unidos

Esporte5 horas ago

F1 registra forte crescimento de receita no 1º trimestre de 2024

Esporte5 horas ago

Bia Haddad busca virada e supera estreia no WTA 1000 de Roma

Esporte5 horas ago

Wallace Pernambucano diz não estar 100%, mas vai estrear pelo Treze

Nacional5 horas ago

Congresso derruba parcialmente veto de Lula na LOA e retoma R$ 3,6 bi em emendas de comissão

Nacional5 horas ago

Na próxima semana, vamos nos dedicar à negociação da desoneração dos municípios, diz Haddad

Nacional5 horas ago

Saiba quem são os senadores que aprovaram a volta do DPVAT

Nacional5 horas ago

Juiz autoriza busca de bens para penhora na residência de Ciro Gomes

Nacional5 horas ago

Congresso adia análise do veto à saidinhas de presos

Nacional5 horas ago

Bolsonaro tem estado de saúde atualizado por boletim médico

CIDADE5 horas ago

Vereador Olimpio cobra o pagamento das Emendas Impositivas

CIDADE5 horas ago

Cabedelo lança campanha de conscientização para redução de acidentes de trânsito

Segurança Pública5 horas ago

CMJP aprova reajuste de 3,284% aos servidores da Guarda Civil Metropolitana

Educação & Cultura5 horas ago

Educação para Jovens e Adultos é abordada em programa da TV Câmara JP

CIDADE5 horas ago

CFO aceita operação de crédito na Agência Francesa de Desenvolvimento no valor de até EUR 44 milhões

CIDADE5 horas ago

Procon-JP constata variação de até 6,2% no litro da gasolina e menor preço é encontrado a R$ 5,67

ESTADO6 horas ago

João Azevêdo inaugura obras no Sertão e participa do segundo bloco de audiências do Orçamento Democrático

ESTADO6 horas ago

Em solenidade de um ano do ‘Alfabetiza Mais Paraíba’, governador premia escolas que atingiram metas de alfabetização na idade certa

ESTADO6 horas ago

João Azevêdo destaca potencial do Nordeste e avalia programa voltado para a educação técnica em entrevistas à Folha de S.Paulo e Valor Econômico

ESTADO6 horas ago

Procon-PB orienta consumidores para evitar transtornos nas compras para o Dia das Mães

ESTADO6 horas ago

Varejo da Paraíba registra terceiro maior crescimento do País, revela IBGE

ESTADO6 horas ago

Nota Cidadã: compras no mês das mães concorrem a R$ 100 mil em prêmios

Politíca6 horas ago

Adriano Galdino recebe homenagem da Câmara de Cajazeiras nesta sexta

Politíca6 horas ago

VÍDEO: Escola Manoel Mangueira, em Cajazeiras, beneficia estudantes com estrutura de qualidade; pleito do mandato de Júnior Araújo

Politíca6 horas ago

Murilo Galdino destina mais de R$ 30 milhões para várias áreas de municípios paraibanos

Politíca6 horas ago

Comissão de Orçamento aprova tramitação da LOA 2025

Politíca6 horas ago

Comissão do Senado aprova projeto de Veneziano que autoriza universidades públicas a cederem espaço a associações

AGRICULTURA & PECUÁRIA6 horas ago

Tovar representa Assembleia e a Paraíba em debates sobre desafios do setor sucroenergético em Conferência nos Estados Unidos

Saúde6 horas ago

Do autismo ao Alzheimer, a culpa pode estar no metabolismo do cérebro

Saúde6 horas ago

Cultivar a espiritualidade reduz a pressão arterial

Internacional10 meses ago

Cidade alemã passa a distribuir gratuitamente filtro solar

Internacional11 meses ago

IMPRESSIONANTE – GOVERNO CANADENSE ADMITE: “Os não vacinados estavam certos sobre as vacinas de mRNA”

Judiciário12 meses ago

Escravizados

ENTRETENIMENTO10 meses ago

JIBÓIA

ENTRETENIMENTO11 meses ago

Exorcista: filme “Nefarious” é “o melhor já produzido” sobre possessão demoníaca

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional4 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

Nacional9 meses ago

CNS reconhece religiões afro como complementares ao SUS

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

ENTRETENIMENTO7 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

ECONOMIA4 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Internacional4 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

CIDADE4 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

Nacional12 meses ago

Bomba: Alexandre de Moraes monitorava todos os passos de funcionários do gabinete de Bolsonaro e da primeira-dama desde 2021, diz Folha

Saúde4 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional4 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Judiciário8 meses ago

Informativo destaca não exigência de provas para fixação de indenização mínima por danos morais

Nacional12 meses ago

Lira manda novo recado ao governo Lula: “grande resistência entre os parlamentares”

Judiciário7 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

ENTRETENIMENTO4 meses ago

HORTÊNSIAS

Educação & Cultura4 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional4 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

Nacional11 meses ago

Relator lê parecer sobre indicação de Cristiano Zanin ao STF; sabatina está marcada para 21 de junho

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Educação & Cultura11 meses ago

Novo ensino médio precisa levar em conta realidade de alunos e municípios, aponta debate

Nacional12 meses ago

Repórter da TV Globo é agredida por segurança de Maduro após questionamento

Nacional12 meses ago

URGENTE: Receita diz que joias sauditas dadas a Bolsonaro são isentas de cobrança de imposto 

Nacional4 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ECONOMIA11 meses ago

Por unanimidade, TCU aprova contas do governo Bolsonaro

Internacional8 horas ago

POR QUE AMEAÇAS À LIBERDADE DE IMPRENSA SÃO TENDÊNCIA GLOBAL

ENTRETENIMENTO8 horas ago

COMO É VIVER NO PAÍS MAIS FELIZ DO MUNDO

ENTRETENIMENTO8 horas ago

GALINHAS ORNAMENTAIS: O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE COMEÇAR?

CONCURSO E EMPREGO8 horas ago

QUAIS EMPREGOS ESTÃO EM RISCO COM A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL?

CONCURSO E EMPREGO8 horas ago

AS RAZÕES PELA VOLTA DO TRABALHO PRESENCIAL NOS 5 DIAS DA SEMANA

ENTRETENIMENTO1 dia ago

RECEITA DA CUECA VIRADA

Educação & Cultura1 dia ago

MEC QUER TORNAR O FIES MAIS ATRATIVO COM RELANÇAMENTO E NOVAS REGRAS

Educação & Cultura1 dia ago

PRIMEIRO ATLAS GEOLÓGICO DA LUA FICA PRONTO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 dia ago

HIDROGÊNIO

Saúde1 dia ago

AUMENTA NÚMERO DE CASOS E INTERNAÇÕES CAUSADAS POR HERPES ZOSTER

Saúde4 dias ago

PILULA 03: GRIPE AVIARIA

ECONOMIA4 dias ago

INVESTIMENTOS ESTRANGEIROS NO BRASIL BATEM RECORDE

Educação & Cultura4 dias ago

PROFESSOR É RESPONSÁVEL POR 60% DA APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 dias ago

ROUBO DE DADOS CAUSA PREJUÍZOS BILIONÁRIOS EM GRANDES E PEQUENAS EMPRESAS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 dias ago

O MUNDO VAI USAR IA PARA (QUASE) TUDO. COMO SOBREVIVER NO MERCADO DE TRABALHO?

Internacional1 semana ago

A BATATA ESTÁ ASSANDO: PLANETA EM RISCO DE COLAPSO CLIMÁTICO

ENTRETENIMENTO1 semana ago

COMO MUDAR ORQUÍDEA PHALAENOPSIS PARA VASO DE BARRO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

ENTENDA EM 7 PONTOS A LEI QUE PODE REPRESENTAR A SAÍDA DO TIKTOK DOS EUA

Nacional1 semana ago

RESPONSABILIDADE COLETIVA: O IMPACTO DO LIXO NA RUA

Internacional1 semana ago

QUEM SÃO OS ALIADOS E RIVAIS DE ISRAEL E IRÃ NO ORIENTE MÉDIO

Saúde2 semanas ago

OS MITOS SOBRE A CEGUEIRA QUE REFORÇAMOS SEM PERCEBER

Saúde2 semanas ago

VACINA CONTRA CÂNCER DE PELE IRÁ ENTRAR NA FASE FINAL DE TESTES

Saúde2 semanas ago

NÚMERO DE INTERNAÇÕES POR BRONQUIOLITE JÁ SUPERA ATÉ A COVID-19

Nacional2 semanas ago

SETE EM CADA DEZ BRASILEIROS DIZEM QUE INDÍGENAS PRECISAM DE MAIS PROTEÇÃO

ECONOMIA2 semanas ago

REFORMA TRIBUTÁRIA ACABA COM CINCO IMPOSTOS EXTREMAMENTE COMPLEXOS

Internacional2 semanas ago

EUROPA SE TORNA O EPICENTRO MUNDIAL DO NARCOTRÁFICO

Saúde2 semanas ago

ESTUDO DA OMS MOSTRA QUE VACINAS SALVARAM MAIS DE 150 MILHÕES DE VIDAS

Saúde2 semanas ago

O PERIGO DAS SUPERBACTÉRIAS

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

JEONG, O CONCEITO MILENAR COREANO QUE PODE AJUDAR A SER MAIS FELIZ

Saúde2 semanas ago

DIABETES, POLUIÇÃO E ÁLCOOL: OS TRÊS PRINCIPAIS FATORES DE RISCO PARA DEMÊNCIA

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br