Connect with us

Educação & Cultura

Brincadeiras de percurso promovem o desenvolvimento motor e cognitivo na Educação Infantil

Alinhadas à BNCC, práticas também estimulam as habilidades socioemocionais de bebês e crianças

Os bebês e as crianças bem pequenas têm garantido pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) o direito a um ambiente convidativo e rico de oportunidades para que possam desenvolver plenamente suas habilidades motoras e cognitivas. Nesse sentido, as brincadeiras de percursos são uma opção divertida e eficaz de estimulá-los. Elas envolvem a criação de circuitos, que podem incluir desde túneis e obstáculos mais desafiadores, com o uso de pneus, cubos de madeira e cordas, até caminhos simples, utilizando objetos como tecidos, caixas, potes e almofadas. 

A versatilidade dessas brincadeiras permite ajustá-las, na Educação Infantil, de acordo com as possibilidades e necessidades de cada faixa etária, a fim de resultar em uma atividade significativa para todos. No caso dos bebês, os percursos ajudam a explorar o ambiente ao redor, promovendo a descoberta e a coordenação motora grossa, que envolve a capacidade de usar os grandes músculos do corpo para realizar movimentos amplos, como correr, pular, subir escadas, arremessar e chutar uma bola. Para crianças de 2 a 6 anos, os circuitos se tornam mais complexos e tendem a incentivar habilidades como equilíbrio, agilidade e planejamento de ações. 

Assim, a importância das brincadeiras de percursos ultrapassa os aspectos físicos do desenvolvimento infantil. “Muitas aprendizagens poderão ocorrer, como aquelas ligadas à lógica, à criatividade, à iniciativa, às relações interpessoais e ao trabalho em equipe”, afirma Carlise Pelissari, pedagoga, especialista em Educação Infantil e assessora pedagógica da Educação Infantil na rede municipal de  Lucas do Rio Verde (MT). As crianças avançam em suas habilidades socioemocionais, desenvolvendo a confiança em suas próprias capacidades, a perseverança diante dos desafios e a interação positiva com os colegas. Tais momentos ainda estimulam a resolução de problemas, pois os pequenos precisam encontrar maneiras de superar os obstáculos propostos.

Como planejar as brincadeiras de percurso?

Ao organizar propostas que envolvem brincadeiras de percurso, a professora Denise de Oliveira, da rede municipal de Porto Alegre (RS), explica que os materiais das atividades para os bebês e as crianças bem pequenas precisam ser planejados cuidadosamente, pois não podem oferecer nenhum tipo de perigo. Tecidos, argolas de plástico, caixas de papelão, tampas de latas de leite e carretéis de linhas são algumas opções. “Esses materiais devem estar limpos com antecedência e, no caso de latas, sem qualquer ferrugem”, diz. “Quando falamos de bebês com até dois anos, todo o cuidado é pouco. As caixas podem ser usadas apenas uma vez, e é necessário ficar de olho caso coloquem na boca, o que é bem comum, para podermos orientá-los.”

No decorrer da brincadeira, seja qual for, Denise acredita que o educador tem que atuar também como observador. Isso significa registrar as experiências com fotos, vídeos e escrita, para que possa identificar quais foram as habilidades desenvolvidas. Pode participar se as crianças o chamarem, mas não deve mexer no processo de experimentação. 

“Se o bebê está tentando empilhar alguns objetos sem conseguir, e o educador pega os objetos para mostrar como faz, quem está aprendendo não é o bebê, mas o educador. Acredito que os pequenos aprendem realizando diferentes experiências, com diversos tipos de materiais e com a interação entre seus pares. Eles não precisam ter um adulto para fazer o que conseguiriam por si mesmos. Além disso, precisam de espaços e oportunidades para experimentar e aprender”, completa. 

Para Carlise, a faixa etária das crianças vai definir a intensidade do desafio proposto. No entanto, um ponto importante ao escolher a atividade é o número de alunos que vai participar: “Quanto mais novas, menor o número de crianças participando ao mesmo tempo. Só assim elas vão conseguir aproveitar e se desenvolver de maneira realmente prazerosa e positiva”. A escolha do espaço também faz diferença, “mas a escola toda pode ser utilizada, com propósitos e olhares diferentes”, destaca a pedagoga.

Brincadeiras de percurso e a BNCC

A pedagoga Carlise Pelissari comenta que as brincadeiras são o eixo central da BNCC no que diz respeito à Educação Infantil. Desta forma, as interações que se apoiam nos percursos estão alinhadas aos cinco campos de experiências presentes no documento:

Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações, ao promover o pensamento lógico e a capacidade de observar e entender o ambiente.

Relatos de experiência para levar as brincadeiras de percurso para a turma

Para contribuir com ideias de jogos de percurso, convidamos duas as professoras Denise de Oliveira, da rede municipal de Porto Alegre (RS), e Mirtes Ramos dos Santos Melo, da Creche Municipal João Eugênio, em Recife (PE), para compartilharem suas experiências. 

Brincadeira de obstáculos

Sugestão da professora Denise de Oliveira, da rede municipal de Porto Alegre (RS)

Faixa etária: bebês de até 1 ano.

Objetivo: trabalhar a motricidade fina e o desenvolvimento cognitivo para facilitar e assegurar o progresso da aprendizagem dos bebês ao longo da vivência na Educação Infantil. Ou seja, movimentos de pinça, abrir e fechar, identificar o que é grande ou pequeno, alto ou baixo, pesado ou leve.

Materiais: caixas de papelão de diferentes tamanhos, latas de leite, potes com tampas, argolas, cones e carretéis de linha.

Organização do ambiente: tecido no chão (preferencialmente de cor única e sem estampas), materiais dispostos aleatoriamente sobre o tecido e em quantidade adequada para que todos os bebês possam brincar. A professora Denise conta que o planejamento começou com bastante antecedência, pois os materiais utilizados precisaram ser arrecadados em grande quantidade.

Como acontece a brincadeira: o professor faz o convite aos bebês que já engatinham ou caminham para que eles se aproximem dos materiais. “O adequado é realmente a escolha, por isso trabalho com ‘convite’. Nenhum bebê é levado até a brincadeira pelo educador, ele deve ir por vontade própria”, descreve a professora. 

Observações: o grupo que participou dessa proposta já estava familiarizado com brincadeiras desse tipo. Por isso, ao finalizar a organização do espaço, os bebês logo se dirigiram para brincar (engatinhando ou caminhando), sem precisarem do convite, pois o próprio ambiente organizado é quem convida.

Resultados: alguns bebês brincavam de colocar caixas pequenas nos potes (estavam aprendendo o “grande e pequeno”, o que é “maior ou menor”). Outros tiravam a tampa da lata de leite e tentavam colocar de volta (trabalhando a habilidade “dentro e fora”, o que “cabe ou não cabe”). Um dos bebês brincou com as argolas e latas (diferenciando as cores, o barulho feito ao bater na lata, vivenciando a “intensidade sonora”, ou o “alto e baixo”). No geral, todos os bebês se envolveram por um longo período em suas explorações. “Como o tempo da brincadeira é estipulado por eles, ela precisa ser realizada em um período amplo, sem interrupção, como o almoço, descanso ou jantar”, finaliza Denise. 

Brincadeira na abordagem Pikler

Sugestão da professora Mirtes Ramos dos Santos Melo, da Creche Municipal João Eugênio, em Recife (PE)

Faixa etária: bebês de 2 anos.

Objetivo: a partir da abordagem desenvolvida pela pediatra húngara Emmi Pikler, que enfatiza o respeito pela autonomia do bebê e a importância do movimento livre e do cuidado atento e responsivo, explorar formas de deslocamento no espaço, orientando as crianças por meio de noções como frente, atrás, embaixo, em cima, dentro, fora etc. 

Materiais: estruturas de madeira e blocos de encaixar gigantes.

Organização do ambiente: o circuito começava com uma base feita de blocos de montar gigantes. Em seguida, havia um triângulo de madeira para a criança escalar, depois uma rampa e, por fim, um cubo de madeira para a criança passar por dentro dele. 

Como acontece a brincadeira: a ideia do percurso era fazer a criança subir na base de blocos de montar e pular com os dois pés no chão. Depois, escalar o triângulo, passar por cima da rampa, equilibrando-se (um das partes da rampa é vazada, exigindo esse equilíbrio corporal) e, por fim, passar por dentro do cubo.

Observações: A professora fez uma roda de conversa sobre o circuito e, então, foi convidando uma por uma das crianças, indicando onde era o início e a incentivando a completar o percurso. “Nesse momento, esperar sua vez já era um grande desafio para algumas crianças. Em contrapartida, outras viam como desafio completar o percurso sozinhas”, detalha Mirtes. Quem não conseguia completar o circuito por conta própria, recebia ajuda, principalmente para escalar o triângulo, até que sentisse segurança para ir sem apoio. Depois, foi o momento de realizar o percurso, explorar o espaço e materiais com os colegas. “Nessa hora, observamos a solidariedade, pois aqueles que estavam com dificuldade em escalar ou se equilibrar foram ajudados pelos colegas. Por outro lado, houve situações em que a criança gostou muito de explorar o triângulo, e o escalava várias vezes, sem compartilhar com o restante da turma. Então, foi necessário intervir”. 

Resultados: o circuito ficou na sala por 40 minutos, e as crianças o exploraram por todo esse tempo. “As que inicialmente precisaram de ajuda para escalar o triângulo, ao final, ficaram mais confiantes e subiram e desceram várias vezes o objeto. Outras adoraram se equilibrar na parte vazada da rampa e explorar a parte de cima do cubo”, conclui a professora.

Cuidados e dicas para o momento da brincadeira

A professora Mirtes Ramos dos Santos Melo sugere alguns pontos de atenção ao propor atividades de percurso:

  • Ao escolher materiais, observe a altura, a firmeza e se há partes cortantes, para não haver riscos às crianças.
  • Confira a limpeza do espaço onde esses materiais serão organizados.
  • Um dos principais desafios em organizar circuitos se refere ao tamanho do espaço onde ele será realizado. Então, para não ter contratempos nesse sentido, não organize circuitos muito longos.
  • O subir, descer, entrar, sair, explorar por cima ou por baixo e pular é atrativo para a maioria dos pequenos, mas alguns podem se sentir inseguros. Fique atento para perceber inseguranças e apoiar as crianças que precisam de ajuda. 

Nova Escola

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

CIDADE4 horas ago

Caminhão CAIXA inicia atendimento à população de Queimadas

Judiciário4 horas ago

O valor jurídico do abandono paternal à luz do princípio da afetividade

Judiciário4 horas ago

Indulto natalino 2023 e 2024: uma análise técnica das alterações e impactos

ECONOMIA4 horas ago

Tutores de pets serão obrigados a pagar imposto sobre seus animais?

Nacional5 horas ago

Modelo do jato da Embraer que caiu é o mesmo usado por Lula

Nacional5 horas ago

Queda na popularidade de Janja deixa PT em alerta

ECONOMIA5 horas ago

Dólar nas nuvens: o PT e a dança das narrativas na tempestade econômica

Politíca6 horas ago

Veneziano viabiliza junto à Codevasf equipamentos para a Prefeitura e três instituições de caridade de Campina Grande

Politíca6 horas ago

Camila Toscano ganha projeção internacional e recebe prêmio pela luta em defesa das mulheres

Politíca6 horas ago

Valorização do esporte: Lei do deputado Tovar cria Dia do Handebol na Paraíba

Segurança Pública6 horas ago

A Força Aérea Brasileira, operando com caças A-29 Super Tucano, realizou a interceptação de um avião clandestino na fronteira de Mato Grosso do Sul

Segurança Pública6 horas ago

Ninguém foi preso por causa do vídeo da Marinha, por enquanto!: alguém deve ser exonerado ou punido

Segurança Pública6 horas ago

O Exército Brasileiro tem apenas uma hora de munição para a guerra? A verdade por trás da afirmação polêmica

Segurança Pública6 horas ago

Forças Armadas Brasileira realiza exercício inédito conectando Marinha, Exército e Força Aérea com dados e voz em tempo real, integrando os sistemas em simulação de conflito no RS fortalecendo a Defesa Nacional

Segurança Pública6 horas ago

Tensão explode na Venezuela com presença de Snipers perto da embaixada Argentina e cortes de água e energia agravam crise internacional

Segurança Pública6 horas ago

Visitantes exploram o poder do Saab F-39E Gripen da Força Aérea Brasileira, o caça mais poderoso e moderno da América Latina

Judiciário6 horas ago

PPA, LDO e LOA: espinhas dorsais do orçamento brasileiro

AGRICULTURA & PECUÁRIA8 horas ago

Nova lei regulamenta produção e comércio de bioinsumos no país

Nacional8 horas ago

Lira convoca reunião às pressas: STF travando as regras do jogo?

Educação & Cultura9 horas ago

Lula acumula recordes e autoriza R$ 34,4 bi para Rouanet em 2 anos

CONCURSO E EMPREGO9 horas ago

Concurso do Insa oferece salários de até R$ 14 mil; inscrições encerram hoje (26/12)

CONCURSO E EMPREGO9 horas ago

Prefeitura de Patos abre seleção para profissionais de saúde

ECONOMIA9 horas ago

BC torra R$ 190 bilhões em reservas cambiais: uma tentativa desesperada de conter o dólar que só expõe o caos fiscal

Educação & Cultura10 horas ago

Sisu 2025: datas, inscrições, vagas e resultado

ESTADO10 horas ago

Transição administrativa na Paraíba: 24 prefeituras passarão o comando para opositores em um processo que exige responsabilidade e transparência

CIDADE10 horas ago

CMJP aprova transações orçamentárias durante sessão nesta quinta-feira (26)

Segurança Pública10 horas ago

Operação da PM em Patos: mais um dia no combate ao tráfico no sertão

Judiciário11 horas ago

Mais uma juíza se declara suspeita para julgar ação de improbidade contra Ricardo Coutinho e Livânia Farias

CIDADE11 horas ago

Procon-JP alerta consumidor sobre direitos garantidos na legislação em locais de entretenimento

Judiciário11 horas ago

STF vai decidir se vantagem funcional instituída por lei complementar municipal pode ser revogada por lei ordinária

ENTRETENIMENTO9 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

ECONOMIA12 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Judiciário4 semanas ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

AGRICULTURA & PECUÁRIA12 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional12 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO12 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional12 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE12 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA12 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde12 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional12 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura12 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional5 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

CIÊNCIA & TECNOLOGIA12 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Internacional12 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

ENTRETENIMENTO7 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Nacional12 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

Judiciário8 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO12 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

ENTRETENIMENTO10 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

CONCURSO E EMPREGO1 mês ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO12 meses ago

HORTÊNSIAS

ENTRETENIMENTO7 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO1 mês ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Esporte7 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO6 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA6 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO1 mês ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública2 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

ENTRETENIMENTO3 dias ago

CUIDADO COM ANIMAIS NA ALTA FLORESTA

Educação & Cultura3 dias ago

DE ESTUDANTE DE PAÍS POBRE A BILIONÁRIO DO DUOLING

Saúde3 dias ago

EXPECTATIVA É ENTREGAR 100 MILHÕES DE DOSES DE VACINA CONTRA DENGUE EM TRÊS ANOS

Internacional3 dias ago

A ISLÂNDIA É O MELHOR PAÍS PARA MULHERES?

CONCURSO E EMPREGO3 dias ago

MELHORA NOS ÍNDICES DE EMPREGO BENEFICIAM PESSOAS ENTRE 50 E 59 ANOS

Internacional7 dias ago

COMO A CHINA RESPONDERÁ À POLÍTICA DE TARIFAS DE TRUMP?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA7 dias ago

BATERIAS DE CARROS ELÉTRICOS PODEM SER REAPROVEITADAS

Internacional7 dias ago

ISRAEL, RÚSSIA, EUA: QUEM GANHA COM A QUEDA DE ASSAD?

ECONOMIA7 dias ago

COMO CALCULAR O PREÇO DE VENDA DE PRODUTO E SERVIÇO CORRETAMENTE?

Segurança Pública7 dias ago

DRONES COM SENSORES DE CALOR VIRAM ALIADOS DO CORPO DE BOMBEIROS

ENTRETENIMENTO1 semana ago

CAVERNA DO DRAGÃO: O EPISÓDIO PERDIDO

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 semanas ago

PROJETO INSTALA COLMEIAS EM ALDEIAS INDÍGENAS

Internacional3 semanas ago

GELO DO ÁRTICO PODE DERRETER BEM ANTES DO QUE IMAGINÁVAMOS

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 semanas ago

BRASIL É RESPONSÁVEL POR MAIS DE 35% DA PRODUÇÃO GLOBAL DE SOJA

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 semanas ago

SOJA: PROTOCOLO DE SEMENTES PRETENDE GARANTIR EXCELÊNCIA DO SETOR

Educação & Cultura3 semanas ago

CURSOS GRATUITOS ONLINE DO SEBRAE COM CERTIFICADO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

ESTUDO COMPROVA VIABILIDADE ECONÔMICA DE BIOFÁBRICA

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

TURBINA EÓLICA INTELIGENTE CAPTURA ENERGIA EM AMBIENTES URBANOS

Internacional3 semanas ago

MERCOSUL E UE SELAM ACORDO APÓS 25 ANOS DE NEGOCIAÇÕES

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

POR QUE O PASTOR ALEMÃO É O ESCOLHIDO PARA TAREFAS DE SEGURANÇA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

IA PODE IDENTIFICAR SINAIS DE ALZHEIMER NA FALA

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

OS SEGREDOS DOS CABOCLINHOS QUE MIGRAM

Saúde3 semanas ago

QUAIS SÃO AS DIFERENÇAS ENTRE HIV E AIDS?

Saúde3 semanas ago

BEBER ÁGUA NA MEDIDA CERTA AJUDA A CONTROLAR PESO, PRESSÃO ARTERIAL E DIABETES

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

CACHORRO ROBÔ TOMARÁ CONTA DAS FAZENDAS NO FUTURO

Saúde3 semanas ago

COMER PIMENTA AJUDA A PREVENIR AVC E DOENÇAS CARDÍACAS

Saúde3 semanas ago

ESPECIALISTAS ALERTAM PARA PERIGOS DA COMIDA ULTRAPROCESSADA

ECONOMIA3 semanas ago

ECONOMIA CIRCULAR (PARTE II)

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

PASSO A PASSO PARA TER PLANTAS DE FLOR EM CASA OU NO JARDIM

Educação & Cultura3 semanas ago

PROJETO NO NORDESTE ATUA NA RECUPERAÇÃO DE CORAIS

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br