Connect with us

CIÊNCIA & TECNOLOGIA

Como matemáticos tentam ver além do Big Bang

Há cerca de 13,8 bilhões de anos, todo o cosmos consistia em uma pequena bola de energia quente e densa que explodiu repentinamente

Foi assim que tudo começou, conforme a história científica padrão do Big Bang, uma teoria que tomou forma pela primeira vez na década de 1920. A história foi aprimorada ao longo das décadas, principalmente na década de 1980, quando muitos cosmólogos passaram a acreditar que, em seus primeiros momentos, o Universo passou por um breve período de expansão extraordinariamente rápida chamado inflação, antes de se estabelecer em uma velocidade mais baixa.

Acredita-se que esse breve período tenha sido causado por uma forma peculiar de matéria de alta energia que inverte a gravidade, “inflando” o tecido do Universo de forma exponencialmente rápida e fazendo com que ele cresça por um fator de um milhão de bilhões de bilhões em menos de um bilionésimo de bilionésimo de bilionésimo de bilionésimo de segundo. A inflação explica por que o Universo parece ser tão suave e homogêneo quando os astrônomos o examinam em grandes escalas.

Mas se a inflação é responsável por tudo o que pode ser visto hoje, isso levanta a questão: O que, se é que houve algo, veio antes?

Ainda não foi desenvolvido nenhum experimento poderem observar o que aconteceu antes da inflação. Entretanto, os matemáticos podem esboçar alguns cenários possíveis. A estratégia é aplicar a teoria geral da relatividade de Einstein – uma teoria que equipara a gravidade à curvatura do espaço-tempo – o mais longe possível no tempo.

Essa é a esperança de três pesquisadores: Ghazal Geshnizjani, do Perimeter Institute, Eric Ling, da Universidade de Copenhague, e Jerome Quintin, da Universidade de Waterloo. O trio publicou recentemente um artigo no Journal of High Energy Physics no qual, segundo Ling, “mostramos matematicamente que pode haver uma maneira de ver além do nosso Universo”.

Trabalhando em conjunto com Jerome Quintin e Eric Ling, Ghazal Geshnizjani, do Perimeter Institute, examinou as maneiras pelas quais o espaço-tempo pode ser estendido além do Big Bang. Foto: Evan Pappas/ Perimeter Institute

Trabalhando em conjunto com Jerome Quintin e Eric Ling, Ghazal Geshnizjani, do Perimeter Institute, examinou as maneiras pelas quais o espaço-tempo pode ser estendido além do Big Bang

Robert Brandenberger, físico da Universidade McGill que não participou do estudo, disse que o novo artigo “estabelece um novo padrão de rigor para a análise” da matemática do início dos tempos. Em alguns casos, o que a princípio parece ser uma singularidade – um ponto no espaço-tempo em que as descrições matemáticas perdem o sentido – pode, de fato, ser uma ilusão.

Uma taxonomia de singularidades

A questão central com a qual Geshnizjani, Ling e Quintin se deparam é se existe um ponto anterior à inflação no qual as leis da gravidade se rompem em uma singularidade. O exemplo mais simples de uma singularidade matemática é o que acontece com a função 1/x quando x se aproxima de zero. A função recebe um número x como entrada e produz outro número. À medida que x fica cada vez menor, 1/x fica cada vez maior, aproximando-se do infinito. Se x for zero, a função não estará mais bem definida: Não se pode confiar nela como uma descrição da realidade.

Às vezes, porém, os matemáticos conseguem contornar uma singularidade. Por exemplo, considere o meridiano principal, que passa por Greenwich, Inglaterra, na longitude zero. Se você tivesse uma função de 1/longitude, ela ficaria maluca em Greenwich. Mas, na verdade, não há nada fisicamente especial no subúrbio de Londres: você poderia facilmente redefinir a longitude zero para passar por algum outro lugar na Terra e, então, sua função se comportaria perfeitamente normal ao se aproximar do Royal Observatory em Greenwich.

"Mostramos matematicamente que pode haver uma maneira de ver além do nosso universo", disse Eric Ling, da Universidade de Copenhague. Foto: Annachiara Piubello

“Mostramos matematicamente que pode haver uma maneira de ver além do nosso universo”, disse Eric Ling, da Universidade de Copenhague

Algo semelhante acontece nos limites dos modelos matemáticos de buracos negros. As equações que descrevem buracos negros esféricos não rotativos, elaboradas pelo físico Karl Schwarzschild em 1916, têm um termo cujo denominador vai para zero no horizonte de eventos do buraco negro – a superfície que circunda um buraco negro além da qual nada pode escapar. Isso levou os físicos a acreditar que o horizonte de eventos era uma singularidade física.

Porém, oito anos depois, o astrônomo Arthur Eddington mostrou que, se for usado um conjunto diferente de coordenadas, a singularidade desaparece. Assim como o meridiano principal, o horizonte de eventos é uma ilusão: um artefato matemático chamado de singularidade de coordenadas, que só surge devido à escolha das coordenadas.

No centro de um buraco negro, por outro lado, a densidade e a curvatura vão para o infinito de uma forma que não pode ser eliminada com o uso de um sistema de coordenadas diferente. As leis da relatividade geral começam a se tornar sem sentido. Isso é chamado de singularidade de curvatura. Isso implica que está ocorrendo algo que está além da capacidade de descrição das teorias físicas e matemáticas atuais.

Geshnizjani, Ling e Quintin estudaram se o início do Big Bang é mais parecido com o centro de um buraco negro ou mais parecido com um horizonte de eventos. Sua investigação se baseia em um teorema comprovado em 2003 por Arvind Borde, Alan Guth (uma das primeiras pessoas a propor a ideia de inflação) e Alexander Vilenkin. Esse teorema, conhecido pelas iniciais dos autores como BGV, diz que a inflação deve ter tido um início – ela não pode ter continuado incessantemente no passado. Deve ter havido uma singularidade para dar o pontapé inicial. A BGV estabelece a existência dessa singularidade, sem dizer que tipo de singularidade é essa.

Como diz Quintin, ele e seus colegas trabalharam para descobrir se essa singularidade é uma parede de tijolos – uma singularidade de curvatura – ou uma cortina que pode ser puxada para trás – uma singularidade de coordenadas. Eric Woolgar, matemático da Universidade de Alberta que não participou do estudo, disse que ele esclarece nossa visão da singularidade do Big Bang. “Eles podem dizer se a curvatura é infinita na singularidade inicial ou se a singularidade é mais branda, o que pode nos permitir estender nosso modelo do Universo para épocas anteriores ao Big Bang.”

"Os raios de luz podem de fato atravessar o limite", disse Jerome Quintin, da Universidade de Waterloo. Foto: Gabriela Secara

“Os raios de luz podem de fato atravessar o limite”, disse Jerome Quintin, da Universidade de Waterloo

Para classificar os possíveis cenários pré-inflacionários, os três pesquisadores usaram um parâmetro chamado fator de escala que descreve como a distância entre os objetos mudou ao longo do tempo à medida que o Universo se expande. Por definição, o Big Bang é o momento em que o fator de escala era zero – tudo foi espremido em um ponto sem dimensão.

Durante a inflação, o fator de escala aumentou em uma velocidade exponencial. Antes da inflação, o fator de escala poderia ter variado de várias maneiras. O novo artigo fornece uma taxonomia de singularidades para diferentes cenários de fator de escala. “Mostramos que, sob certas condições, o fator de escala produzirá uma singularidade de curvatura e, sob outras condições, não”, disse Ling.

Os pesquisadores já sabiam que em um Universo com a chamada energia escura, mas sem matéria, o início da inflação identificado no teorema BGV é uma singularidade de coordenadas que pode ser eliminada. Mas o Universo real tem matéria, é claro. Será que os truques matemáticos também possibilitam contornar sua singularidade? Os pesquisadores demonstraram que, se a quantidade de matéria for insignificante em comparação com a quantidade de energia escura, a singularidade poderá ser eliminada. “Os raios de luz podem de fato atravessar o limite”, disse Quintin. “E, nesse sentido, você pode ver além do limite; não é como uma parede de tijolos.” A história do Universo se estenderia além do Big Bang.

No entanto, os cosmólogos acreditam que o Universo primitivo tinha mais matéria do que energia. Nesse caso, o novo trabalho mostra que a singularidade do BGV seria uma verdadeira singularidade de curvatura física, na qual as leis da gravidade deixam de fazer sentido.

Uma singularidade sugere que a relatividade geral não pode ser uma descrição completa das regras básicas da física. Estão sendo feitos esforços para formar essa descrição, o que exigiria a reconciliação da relatividade geral com a mecânica quântica. Ling disse que vê o novo artigo como um trampolim para essa teoria. Para dar sentido ao Universo nos níveis mais altos de energia, disse ele, “primeiro precisamos entender a física clássica da melhor forma possível”.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Judiciário12 horas ago

Fome e pobreza: graves violações de direitos humanos. Aporofobia é crime?

CIDADE12 horas ago

Funjope reúne instituições para discutir ações durante festas de fim de ano

CIDADE12 horas ago

Prefeitura realiza programação de Natal pela primeira vez no Parque das Três Ruas

CIDADE12 horas ago

João Pessoa lidera ranking dos destinos mais desejados do mundo para 2025

Saúde12 horas ago

Maternidade Frei Damião celebra Novembro Roxo com homenagem a mães e bebês prematuros

Saúde12 horas ago

Experiência exitosa da odontologia do Edson Ramalho é apresentada na 1ª Mostra Nacional de Saúde Bucal, em Brasília

Saúde12 horas ago

Hemodinâmica de Patos ultrapassa meta e alcança 3 mil procedimentos realizados em 2024

Educação & Cultura12 horas ago

Governo homologa inscrições finais dos prêmios Mestres da Educação e Escola de Valor

ESTADO12 horas ago

João Azevêdo prestigia inauguração da usina Giasa e destaca capacidade da Paraíba de atrair novos empreendimentos

Segurança Pública12 horas ago

16+5 Dias de Ativismo 2024: Feminicídio Zero é o foco das ações na Paraíba

ESTADO12 horas ago

Comitiva de engenheiros e autoridades visita obras de ampliação do sistema de esgotos Usina II

CIDADE12 horas ago

Cabedelo vai realizar Semana do Empreendedor com alunos da rede municipal e debater importância da educação financeira

ESTADO13 horas ago

Na Paraíba, quatro cidades obtêm o reconhecimento federal de situação de emergência devido à estiagem

Esporte13 horas ago

Jogos da Juventude iniciam nova etapa a partir deste domingo

ESTADO13 horas ago

Natal da Usina é declarado Patrimônio Cultural e Imaterial da Paraíba

ENTRETENIMENTO13 horas ago

‘Tardezinha do Abraço’ reúne crianças autistas e familiares neste domingo

Educação & Cultura13 horas ago

Encontro Unificado da UFPB começa nesta segunda (25) com apresentação de mais de 3.600 trabalhos

Educação & Cultura14 horas ago

Pagamento do Pé-de-Meia começa na próxima segunda (25/11). Confira calendário

Esporte14 horas ago

Prefeito recebe atletas que vão disputar Paralimpíadas Escolares e projeta construção de uma Vila Olímpica em parceria com o Governo do Estado

Judiciário14 horas ago

Câmara do TCE aprova as contas do Consórcio de Saúde do Sertão e de duas Câmaras de Vereadores

CIDADE14 horas ago

Feira Móvel do Produtor estaciona no Busto de Tamandaré neste final de semana

CIDADE14 horas ago

BOMBA EM CG: ex-candidatos a vereadores denunciam esquema de rachadinha com dinheiro do fundo partidário; Veja os prints

Saúde14 horas ago

Ambulatório de Traumatologia da Paraíba realizou evento em alusão ao Novembro Azul

ESTADO14 horas ago

Atualização do Cartão Alimentação continua em outros cinco municípios na próxima semana

ECONOMIA14 horas ago

Procon-JP divulga pesquisa de cestas prontas para as festas de final de ano

Segurança Pública14 horas ago

Energisa e polícia realizam ação integrada de combate ao furto de energia e 8 pessoas são presas

Politíca14 horas ago

Ruy celebra tradição da Romaria da Penha e destaca recurso que destinou para restruturação da praça no Santuário

Politíca14 horas ago

NA ALPB: deputado Júnior Araújo destaca a importância do Novembro Azul e cobra ações para saúde masculina na Paraíba

Politíca14 horas ago

Tovar defende desburocratização para fortalecer empreendedorismo durante workshop promovido pelo Sinduscon e Energisa

Politíca14 horas ago

Veneziano se reúne com ministro das Cidades em Brasília e trata da construção de moradias em cidades da Paraíba

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

ECONOMIA11 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional11 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional11 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE11 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde11 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional11 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura11 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional4 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional11 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional11 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO11 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Judiciário6 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO6 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

ENTRETENIMENTO9 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ESTADO12 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

ENTRETENIMENTO11 meses ago

HORTÊNSIAS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Esporte6 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO6 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO12 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO12 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO5 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA5 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

Nacional4 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Segurança Pública4 semanas ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde4 dias ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde4 dias ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Educação & Cultura4 dias ago

A ERA DA IA NA EDUCAÇÃO

CONCURSO E EMPREGO4 dias ago

PEC QUE ALTERA JORNADA 6X1 LEVANTA DISCUSSÃO SOBRE TEMPO DEDICADO AO TRABALHO

ENTRETENIMENTO4 dias ago

DOGUE ALEMÃO: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE ADOTAR UM

Educação & Cultura1 semana ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

Saúde1 semana ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

TECIDO HUMANO NO ESPAÇO: PESQUISA DESVENDA O ENVELHECIMENTO

ENTRETENIMENTO1 semana ago

COMO REPLANTAR SAMAMBAIA EM VASO PARA TER PLANTA SAUDÁVEL

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

O que é CLT?

Saúde1 semana ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Internacional1 semana ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

ENTRETENIMENTO1 semana ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Educação & Cultura1 semana ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

ENTRETENIMENTO1 semana ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde2 semanas ago

NARCISISTAS, LIVRE-SE DELES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

PEQUENOS, COLORIDOS E MORTAIS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROBÔ INTELIGENTE DESMONTA PEÇAS DE LIXO ELETRÔNICO

ECONOMIA2 semanas ago

STARTUP NO NORDESTE POTENCIALIZA ECONOMIA CIRCULAR

Saúde2 semanas ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

TORTA DE MAMONA: UM SUPER ADUBO

Internacional2 semanas ago

MUNDO DEVE SUPERAR META DE 1,5°C DE AQUECIMENTO EM 2024

Internacional2 semanas ago

A verdadeira história de Donald Trump

Politíca2 semanas ago

Veneziano: Cúpula dos Parlamentos do G20 contribui para eficiência legislativa

Nacional2 semanas ago

Saiba o que é o encontro do G20, que acontece após a Cúpula dos Parlamento

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

CRIAÇÃO DE COBRAS RARAS

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br