Connect with us

Internacional

Como a Ucrânia recruta presos para a guerra contra a Rússia

Milhares de condenados ucranianos preferem ir para o front a cumprir pena na prisão. Recrutadores procuram levá-los para suas brigadas, mas insistem que medida é bem diferente da mobilização nos presídios russos

Desde o início da mobilização de presidiários na Ucrânia, em meados de maio de 2024, um em cada nove dos 27 mil detentos foi “liberado antecipadamente a fim de participar de forma direta da defesa do país”, conforme o discurso oficial.

Porém “liberdade” não é o termo certo para a situação dos cerca de 3 mil homens: vigiados pela Guarda Nacional, eles são primeiro levados a um centro de recrutamento, onde assinam um contrato com as Forças Armadas. De lá, partem para os locais de treinamento onde deverão se tornar soldados.

Muitos já queriam ir para o front desde que começou a invasão em grande escala pela Rússia, em 24 de fevereiro de 2022, e se dirigiram à direção de seu presídio, às autoridades competentes, a deputados e a ativistas dos direitos humanos. No entanto, o serviço militar era vedado aos condenados a penas de prisão ou condicionais.

Nos primeiros meses após o início da guerra, foi possível transferir das penitenciárias para as casernas algumas centenas cujos casos ainda não tinham sido levados a juízo. Mas, em seguida, a mobilização de detentos foi suspensa.

Serhiy Ionushas, presidente da Comissão Parlamentar de Execução Penal da Ucrânia, lembra que, na época, Yevgeny Prigozhin, fundador do famigerado Grupo Wagner da Rússia, havia começado a recrutar criminosos nos presídios russos. Por sua vez, o Ministério de Defesa em Moscou criou as Brigadas Storm Z, formadas principalmente por prisioneiros.

De início, houve críticas de caráter ético à perspectiva de o Exército ucraniano também empregar presidiários, prossegue Ionushas. No entanto, no fim de maio de 2024, no pátio de uma prisão na região de Kiev, ele proclamou uma emenda de lei permitindo a mobilização de detentos no país.

Para muitos presos, lutar no front é preferível às condições nas penitenciárias

“Queremos voluntários que vão para o front por decisão consciente”

“No prazo de dois meses, recebemos 4.564 requerimentos de criminosos de todo o país. É mais do que o total que tínhamos planejado”, relata a vice-ministra ucraniana da Justiça, Olena Vysotska. A avaliação dos pedidos dura cerca de uma semana. Presos portadores de ferimentos, do vírus HIV ou de tuberculose são excluídos pelos médicos dos presídios, e a decisão quanto à aptidão dos requerentes ao serviço militar depende do motivo de sua condenação.

Após debates acalorados, os parlamentares decidiram não aceitar nas Forças Armadas os condenados por crimes contra a segurança nacional, terrorismo, homicídio premeditado de duas ou mais vítimas, agressão de policiais ou militares, acidentes de trânsito fatais devido a embriaguez, violência sexual ou delitos de corrupção especialmente graves.

Quem não é logo desqualificado, recebe visita dos oficiais de pessoal das brigadas ucranianas. Falando à DW, um grupo deles acentua a diferença fundamental entre sua função e a mobilização nos presídios russos: a questão não é instigar os detentos para a guerra, mas, sim, encontrar voluntários que teriam optado por lutar no front por uma decisão consciente, especificam. Segundo os registros judiciários, até 18 de junho, a maioria de mais de 2.800 requerimentos havia sido deferida.

O primeiro de todos os casos causou sensação: condenado a três anos por evadir a mobilização, o pintor Oleksandr B., de 36 anos, de Kharkiv, havia apelado ao Supremo Tribunal. Após um mês de prisão em Pervomaisk, notória por suas condições especialmente duras, ele solicitou o alistamento no Exército. Em maio foi liberado e, segundo seu advogado, já está em treinamento.

Para recrutadores, crimes do passado importam menos do que condições psíquicas e disposição ao combate

O comandante de batalhão Dmytro Kukharchuk integra uma equipe de recrutamento, juntamente com um psicólogo militar, um cinegrafista e um soldado mais idoso. Num SUV branco, eles chegam a uma penitenciária com a missão de recrutar dezenas de detentos, a maioria dos quais não está cumprindo sua primeira sentença.

“Nós somos uma das poucas unidades que sabe como lidar com presidiários. Conhecemos a psique deles”, afirma o militar de 34 anos, para quem o estado emocional e psíquico, a disposição ao combate, são mais importantes do que a carga dos crimes do passado: “Os homens que a gente encontra aqui nas prisões querem poder dizer aos filhos, um dia, que durante a guerra não estavam atrás de grades, mas sim defendendo o país.”

“Presos numa instituição são como aranhas dentro de um frasco”

Numa outra brigada, será criado nos próximos meses um batalhão com 600 a 800 ex-presidiários, talvez até tendo um deles como comandante. “A carência é extrema, e ainda vamos ter que esperar pelos homens que os centros de recrutamento mobilizaram. Assim, podemos fechar as lacunas já”, explica o vice-comandante da brigada, que se apresenta como Volodislav.

Na qualidade de ex-advogado, ele não considera os recrutas como criminosos buscando escapar da pena: “Nós trabalhamos com gente motivada a cumprir o seu dever.”

O comandante Kukharchuk vê antes com olhos críticos os planos de reunir ex-detentos num batalhão próprio: “Não vamos formar companhias penais, isso é inaceitável. Tivemos boas experiências combinando os recrutados como outros voluntários.”

Oleh Tsvilyi, diretor da organização de direitos humanos Proteção para os Presos da Ucrânia, partilha dessa opinião. Há dois anos ele se engaja para os detentos poderem integrar o Exército, mas com a condição de serem distribuídos por diferentes divisões: “Presos numa instituição penal são como aranhas dentro de um frasco. Eles vão levar para essas unidades especiais os seus conflitos, sua hierarquia de subculturas e suas inimizades.”

O ativista adverte que não se deve subestimar as subculturas criminosas das penitenciárias, pois há uma espécie de autogestão entre os presos que coexiste numa relação delicada com a administração oficial.

Comandante Volodislav está criando um batalhão só com centenas de ex-presidiários

E há ainda resistência contra a mobilização partindo das diretorias presidiárias: “O financiamento delas depende do número de detentos. Além disso, muitos deles trabalham na produção local, que gera lucros consideráveis para as instituições.”

Tsvilyi escutou também queixas de corrupção por parte de presos, de que os diretores exigiriam suborno para encaminhar os pedidos de soltura antecipada, de olho nos soldos elevados pagos a quem é mobilizado para o front.

Ainda assim, os autores da nova lei permanecem otimistas. O ministro ucraniano da Justiça, Denys Maliuska, estima em 20 mil homens o “potencial de mobilização” dos presídios nacionais. Ele não descarta que as restrições ao recrutamento venham a ser suspensas para determinados delitos, ou que a lei possa ser estendida às mulheres sentenciadas.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Esporte12 horas ago

João Azevêdo entrega novo Ronaldão, recepciona medalhistas paralímpicos e destaca investimentos no segmento esportivo

Internacional12 horas ago

Walkie-Talkies de terroristas do Hezbollah explodem na manhã de hoje

CIÊNCIA & TECNOLOGIA12 horas ago

Ministério das Comunicações forma primeira turma de reparos em smartphones da Paraíba

Educação & Cultura12 horas ago

CAIXA DISPONIBILIZA AOS ESTUDANTES CONTRATAÇÃO DIGITAL DO FIES POR APLICATIVO

Internacional12 horas ago

Nações Unidas pedem investigação independente após explosão de pagers no Líbano e na Síria

CIDADE12 horas ago

Castramóvel e hospital veterinário: vereador Janderson Brito apresentou ao menos 12 requerimentos em defesa da causa animal em Cabedelo

Segurança Pública12 horas ago

Força Aérea do Brasil quer transformar o Gripen F-39 com a tecnologia dos aviões de combate mais modernos dos Estados Unidos

Segurança Pública12 horas ago

Brasil fortalece suas Forças Armadas com sistemas avançados de defesa, intercomunicação e foco na segurança: Exército, Marinha e Força Aérea com ênfase na transferência de conhecimento

Internacional12 horas ago

Ex-primeiro-ministro da lituânia, nascido na união soviética, é indicado para liderar a defesa da União Europeia em meio a crescente ameaça russa

Judiciário12 horas ago

Viagens de Flávio Dino com a FAB custaram mais de R$ 3 milhões aos cofres públicos em apenas 8 meses

Educação & Cultura13 horas ago

Prorrogadas inscrições da seleção para o programa de pós-graduação da ENCE

CIDADE13 horas ago

Ao NinjaCast, vereador Marmuthe detalha projeto de infraestrutura para as praias do Sol e Barra de Gramame: “Eram as praias mais esquecidas pelo Poder Público”

Internacional13 horas ago

Deputada americana apresenta lei que impedirá entrada de Moraes nos EUA

Judiciário13 horas ago

Partilha de bens adquiridos antes da Lei da União Estável e gestão de patrimônio

ESTADO13 horas ago

Nota de repúdio ao ataque contra auditores fiscais na Paraíba

Politíca13 horas ago

Deputados aprovam proposta de Jutay que garante capacitação e complementação de renda para pescadores artesanais

Politíca13 horas ago

Assembleia aprova projeto de Camila que inclui campanha ‘Rompa o Ciclo da Violência’ no Calendário de Eventos

CONCURSO E EMPREGO13 horas ago

Fundação de Saúde abre inscrições para concursos com mais de 4.500 oportunidades na Paraíba

Politíca13 horas ago

Deputado Júnior Araújo critica divulgação de pesquisas eleitorais fraudulentas e defende maior rigor na legislação

Politíca13 horas ago

Assembleia aprova projetos em defesa dos direitos das mulheres e das pessoas com deficiência

AGRICULTURA & PECUÁRIA13 horas ago

Embrapa Cerrados aproxima mais de 350 estudantes das pesquisas voltadas para o bioma

Saúde13 horas ago

O que é a febre oropouche e o que se sabe sobre a doença

Judiciário14 horas ago

OAB-PB divulga resultado da eleição para desembargador do TJPB; veja nomes

CIDADE17 horas ago

Nilvan Ferreira recebe apoio estratégico de Irmão Jauires e intensifica campanha rumo à prefeitura de Santa Rita

ENTRETENIMENTO23 horas ago

Pagode e Samba Entre Amigos: Prepare-se para a Melhor Noite de Música e Diversão no Celebration

Nacional2 dias ago

Programa “Lawfare nunca mais” destaca a trajetória de Daniel Pereira e os desafios enfrentados por governos democráticos no Brasil

Politíca2 dias ago

Estou pronto para ser o prefeito que Santa Rita precisa: Uma cidade que clama por liderança verdadeira

ESTADO2 dias ago

Governo da Paraíba encerra Painel Paraibano de Mudanças Climáticas nesta quinta e sexta, em João Pessoa

ECONOMIA2 dias ago

Calendário INSS setembro 2024: Confira as datas de pagamento

Esporte2 dias ago

Merab Dvalishvili explica beijos nas costas de Sean O’Malley durante disputa de cinturão no UFC 306

ENTRETENIMENTO12 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

AGRICULTURA & PECUÁRIA8 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional8 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

ECONOMIA9 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

CONCURSO E EMPREGO9 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional9 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE9 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA9 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde9 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional9 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Judiciário12 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

Educação & Cultura9 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional2 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional9 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA9 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional9 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO9 meses ago

HORTÊNSIAS

ENTRETENIMENTO8 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Judiciário4 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO7 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ESTADO10 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Concurso da PMPB pode ser suspenso? Jurista avalia

ENTRETENIMENTO6 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

ENTRETENIMENTO4 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

Esporte4 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO10 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO9 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

Nacional2 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

ENTRETENIMENTO3 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

Internacional6 meses ago

China

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 dias ago

TURISTAS FAZEM CAMINHADA ESPACIAL HISTÓRICA COM A POLARIS DAWN

Saúde3 dias ago

COMO O AUMENTO DA TEMPERATURA AFETA O NOSSO CORPO?

Educação & Cultura3 dias ago

COLÉGIO AGRÍCOLA CRIA UM SISTEMA PARA PRODUÇÃO DE TILÁPIA

ENTRETENIMENTO3 dias ago

COMO ESCOLHER O CANE CORSO PERFEITO: GUARDA E COMPANHIA

Nacional3 dias ago

PRESERVAÇÃO DA AMAZÔNIA É FUNDAMENTAL PARA O EQUILÍBRIO CLIMÁTICO DO PLANETA

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 dias ago

O QUE SERÁ DA AGRICULTURA SEM OS JOVENS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA7 dias ago

ANATEL ENDURECE REGRAS PARA O TELEMARKETING

Internacional7 dias ago

MAIOR GELEIRA DOS ALPES ITALIANOS DOLOMITAS PODE DESAPARECER ATÉ 2040

ENTRETENIMENTO7 dias ago

RECEITA: TORTA DE ABÓBORA COM CACHAÇA

Internacional7 dias ago

5 MOMENTOS-CHAVE DO DEBATE ENTRE KAMALA E TRUMP

Nacional7 dias ago

REGIÃO DA CHAPADA DOS VEADEIROS É ATINGIDA POR “FOGO SUBTERRÂNEO”

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

Assistam ao filme – Um Anjo em Nossas Vidas 

Judiciário2 semanas ago

QUAL É A IMPORTÂNCIA E A FUNÇÃO DO STF?

Saúde2 semanas ago

COISAS QUE NINGUÉM TE FALA SOBRE A HÉRNIA DE DISCO

ECONOMIA2 semanas ago

ANEEL ANUNCIA BANDEIRA VERMELHA EM SETEMBRO

Segurança Pública2 semanas ago

O QUE ESTÁ POR TRÁS DOS INCÊNDIOS CRIMINOSOS EM SP?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

RESOLVA AS FOLHAS AMARELADAS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

FUNGOS QUE COMEM PLÁSTICO

CIDADE2 semanas ago

CEARÁ PODE VIRAR LÍDER NA PRODUÇÃO DE HIDROGÊNIO VERDE

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

COMO INSTALAR PLACAS SOLARES DE FORMA SEGURA

Educação & Cultura2 semanas ago

COMO A ELEVAÇÃO DO MAR AFETA O BRASIL? GEÓLOGO EXPLICA

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

RECEITA DO CHICO BALANCEADO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ANATEL ANUNCIA FUNCIONALIDADES PARA EVITAR GOLPES

Saúde3 semanas ago

É O FIM DOS HOMENS? CROMOSSOMO Y ESTÁ DESAPARECENDO

Saúde3 semanas ago

PESQUISA REVELA DIETA QUE PODE TE FAZER VIVER MAIS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

SOL VERMELHO, CHUVA ESCURA E TEMPESTADE DE AREIA

Educação & Cultura3 semanas ago

PRIMEIROS GRÃOS DE SOJA CHEGARAM AO BRASIL EM UMA GARRAFA

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

PRAGAS E DOENÇAS DAS PLANTAS E COMO CURÁ-LAS

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 semanas ago

PRODUÇÃO ORGÂNICA: MORANGOS EM ABRIGOS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

O PLANO BRASILEIRO PARA ATRAIR PESQUISADORES DE VOLTA AO PAÍS

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br