AGRICULTURA & PECUÁRIA
Conab participa de seminário sobre agricultura familiar em Altamira
Esta semana, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) marca presença no Seminário “Desafios e Oportunidades para o Fortalecimento da Agricultura Familiar: Caminhos para a sustentabilidade e inclusão socioeconômica na Transamazônica e Xingu”. O encontro, que acontece em Altamira, Pará, iniciou nesta quarta-feira (13), e termina no dia seguinte, quinta-feira (14). A Conab está sendo representada pelo assessor da Diretoria de Operações e Abastecimento, Milton Fornazieri e pela superintendente regional, Rosana Vallinoto, que apresentará os principais programas operados pela Companhia, em benefício dos agricultores e extrativistas rurais.
Realizado no Teatro Municipal de Altamira, o seminário reúne representantes de diversos setores, incluindo governos federal, estadual e municipal, sociedade civil, pesquisadores, técnicos e agricultores. O objetivo é discutir estratégias para a sustentabilidade e inclusão socioeconômica nas regiões da Transamazônica e Xingu.
O evento engloba diversas mesas temáticas para debater os desafios enfrentados pela agricultura familiar na região e possíveis soluções. Além disso, há um espaço reservado para o diálogo e troca de experiências entre os diferentes atores envolvidos no desenvolvimento do setor.
Para a quinta-feira (14), a programação inclui mesas temáticas para debater os desafios enfrentados pela agricultura familiar na região e possíveis soluções. Uma das sessões, que ocorrerá entre 8h30 e 10h, é a Mesa intitulada “Cooperativismo, Associativismo e Acesso a Mercados Institucionais: oportunidades e desafios para as iniciativas de produção e comercialização coletivas”. Além da participação da superintendente regional, Rosana Vallinoto, também estarão presentes para o debate de ideias: representantes da Universidade Federal do Pará (UFPA), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS) e da iniciativa Caminho da Mata.