Connect with us

Judiciário

Presos para experimento humano (testes de vacinas e remédios)

Há uma casta que tem certeza de que NUNCA será presa, porquanto as leis que preveem penas de encarceramento a ela não se aplicam. Costuma defender o endurecimento de penas para uma classe inferior. Humanos, mas inferiores

DIRETRIZES, NORMAS E LEIS EM PESQUISA EM SAÚDE

Antes de tudo, esclareço, desde logo, que, no Brasil, encontram-se muito bem sedimentadas as diretrizes e normas sobre pesquisa envolvendo seres humanos.

Além disso, todos nós devemos ser uníssonos com a defesa da vida, da integridade física e dignidade da pessoa humana. Visto que a nossa Constituição estabelece que o Brasil constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como um de seus fundamentos a dignidade da pessoa humana.

A mesma carta da Republica (lei maior) do nosso Brasil, que deveria ser lida por todos, assegura aos presos o respeito à integridade física e moral.

Ainda nesse tópico, sobre a população presa no Brasil, a Constituição Federal reza que a pena será cumprida em estabelecimentos distintos, de acordo com a natureza do delito, a idade e o sexo do apenado. Faço questão de registar ainda, que, às presidiárias, serão asseguradas condições para que possam permanecer com seus filhos durante o período de amamentação.

São apenas alguns dos direitos do ser humano enquanto pessoa presa. Quaisquer desrespeitos a esses princípios, ensejam indenização por parte do Estado ao condenado. O que é igualmente exigido sempre que houver erro judiciário, assim como o que ficar preso além do tempo fixado na sentença.

Feito o registro desses direitos, a fim de que ninguém os esqueça, vamos à introdução do que pretendemos preludiar.

A velocidade das informações e variedade de temas na contemporaneidade, nos instiga, por vezes, a opinar sobre temas que não dominamos. Seja por falta do conhecimento acadêmico, empírico ou mesmo por limitação intelectual.

Eu mesmo, por dezenas de vezes, fui estimulado pelo cenário pandêmico que vivemos a posicionar-me de forma mais contundente sobre a inaceitável situação governamental que suportamos.

Contudo, em que pese, tanto em minha formação militar, quanto jurídica, haver tido contato com matérias teóricas acerca do tema saúde, como conhecimentos introdutórios à disciplina forense, não me sinto idôneo para falar sobre o tema.

Mas, não são todos que têm esse discernimento. Vemos com frequência pseudos especialistas de temas que nunca tiveram contato, sequer com a introdução teórica ou mesmo leu alguma obra sobre o assunto. São inúmeros os episódios.

E aqui, faço uma humilde recomendação. Quando não souberes o tema, não se atreva a falar sobre, pois quase sempre a repercussão não é a esperada lacração que se pretendia.

A exemplo disto, temos a desastrosa fala daquela que um dia já foi minha “rainha”. Sim, nasci em 1980, logo, na minha infância, a Xuxa era o que tinha de melhor para o mundo infantil.

Em consonância com o que disse acima, a apresentadora Xuxa, de uma tacada só, meteu-se a bancar a especialista em criminologia, segurança pública, direitos humanos e pesquisadora na área da saúde. E, por tabela, arrematou como se fosse uma exímia conhecedora do sistema carcerário brasileiro.

Para quem não está familiarizado com o que aconteceu, vamos ao ocorrido.

A apresentadora Xuxa Meneghel, em 26 de março de 2021, ao participar de uma live às 19h no perfil @instalerj no Instagram da Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro), em que deveria tratar do tema “defesa pelos direitos dos animais”, sugeriu que pessoas presas fossem utilizadas como experimentos em laboratórios para, por exemplo, o desenvolvimento de vacinas e remédios.

Segundo Xuxa, ao serem cobaias, os presidiários “serviriam para alguma coisa antes de morrer”.

Não entrarei no mérito sobre o sopesamento entre a importância da vida humana em detrimento da vida dos animais, utilizados para esse fim. No entanto, além da demonstração da total falta de conhecimento sobre o quão grave ela propôs, será que a Xuxa pensou nos sofrimentos de milhares de mães, maridos e mulheres, filhos e filhas, irmãos e irmãs dessas pessoas? Acho que não.

E a resposta é facilmente justificável. Pelo simples fato de que a Xuxa não tem qualquer autoridade para falar desses sensíveis temas sociais. Ouso a dizer que nem mesmo para o tema a que se propões a falar, “direitos dos animais“, ela está qualificada para tanto.

De acordo com dados disponíveis na página eletrônica do Conselho Nacional De Justiça (CNJ) [1], a população carcerária brasileira em 2018 era de 711.463 presos, o que coloca o Brasil na terceira posição mundial de maior população de presos. Ao mesmo tempo, há um déficit de 354 mil vagas no sistema carcerário.

De acordo com os dados do Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias, mantido pelo Ministério da Justiça, revelam que mais de 40% dos presos são provisórios. Isso implica dizer que mais de 250 mil pessoas estão presas provisoriamente. Ou seja, não são legalmente culpados.

Pasme, Xu! Ainda mais grave é o fato de que 37% dos réus que responderam ao processo presos, sequer foram condenados à pena privativa de liberdade.

Em parte do vídeo, a Xuxa diz “essas pessoas irão ficar 60 anos presas mesmo” (sic). Só isso já era o suficiente para qualquer acadêmico de Direito cursando o primeiro ano, perceber que ela não tem o mínimo conhecimento sobre as leis brasileiras. Pois, o artigo 75 do Código Penal é claro ao dispor que “o tempo de cumprimento das penas privativas de liberdade não pode ser superior a trinta anos”. Recentemente alterado pela Lei nº 13.964, de 2019, para 40 anos, nada mais. Contudo, para os presos da Xuxa, prevalece a primeira opção.

Deixando a indignação de lado, o pretenso pensamento da Xuxa é até compreensível. Vejamos, ela faz parte de uma elite que entende que as leis não foram feitas para eles. No seu imaginário, normas penais são para pobres, pretos e favelados.

Esse tipo de gente jamais aceitaria uma abordagem policial como um procedimento legal, e que faz parte de políticas de segurança pública a ser cooperado por todos.

A Xuxa faz parte de uma casta, que tem certeza de que NUNCA será presa, porquanto as leis que preveem penas de encarceramento a ela não se aplicam. Ela é branca, rica e popular. Pelo contrário, ela defende o endurecimento de penas para uma classe inferior. Humanos, mas, inferiores.

No entanto, essa casta, olvida-se de que, ao contrário do que pensam, as leis são sim, a eles aplicáveis. E todos estão sujeitos ao cometimento de um crime. Por mais “realeza” que sejam.

Cito exemplos clássicos de crimes que qualquer do povo pode cometer de forma displicente. Quais sejam, do alto dos seus carrões, um homicídio na direção de veículo automotor ou um deslise nas informações a serem prestadas ao governo brasileiro, restaria materializado o crime de sonegação fiscal. Fatos que não isentam essas pessoas de ir para uma prisão.

A falta de empatia com o semelhante e esse descaso com a vida humana já foi muito cruel no decorrer da história. Essa faceta não se aplica a seres humanos, independentemente da condição em que se encontrem.

Não haverá leis de povo civilizado que permitam tamanha atrocidades. A história já nos mostrou que prisioneiros (no passado) eram submetidos a uma série de experimentos perturbadores, como foi o conhecido caso do médico alemão Josef Mengele, que chegou a morar por alguns anos em São Paulo. Entretanto, por considerar que não é o espaço adequado, não vou aprofundar-me sobre o tema.

Em outra parte do vídeo, Xuxa critica o “pessoal dos diretos humanos”. Neste ponto é importante esclarecer que esse ramo do direto existe exatamente para minimizar as atrocidades cometidas pelo Estado contra o cidadão.

Ademais, espero sinceramente que essas singelas linhas sirvam ao menos para sensibilizar pessoas que, porventura, nutram empatia pelo abominável entendimento da “ex-rainha dos baixinhos”.

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Judiciário9 horas ago

Censura: o que é e o que diz a lei brasileira?

Nacional9 horas ago

Qual é a importância da liberdade de imprensa para a democracia?

Segurança Pública10 horas ago

Corregedoria inspeciona reforma e estrutura das cadeias públicas de Taperoá e Juazeirinho

Saúde10 horas ago

Auriculoterapia tem potencial de diminuir dor e ansiedade de mulheres em trabalho de parto, diz pesquisa da UFPB

ENTRETENIMENTO10 horas ago

Viva Usina: exposição de Thiago Verdeee segue aberta até 12 de maio

Saúde10 horas ago

A importância do sono para a aprendizagem infantil

Segurança Pública10 horas ago

Operação Lei Seca autua mais de 380 condutores por embriaguez e outras infrações no mês de abril

ESTADO10 horas ago

Governo do Estado e Detran-PB abrem o Maio Amarelo nesta segunda-feira (6)

Judiciário12 horas ago

TJ de Rondônia pagou salários de mais de R$ 1 milhão a 46 juízes

Nacional12 horas ago

Resolução do governo Lula proíbe evangelismo em presídios

ECONOMIA12 horas ago

Reoneração da folha salarial já vale para abril, diz Receita

ECONOMIA12 horas ago

Veja o que acontece com quem é obrigado a declarar o IR 2024 e não presta contas

Nacional12 horas ago

Lula promete a Pacheco que vai selar armistício entre ele e Haddad

CONCURSO E EMPREGO12 horas ago

Saiba como consultar local de prova do Concurso Nacional Unificado

Judiciário12 horas ago

STF amplia controle judicial sobre inquéritos do Ministério Público

Internacional12 horas ago

Dentadura de esposa de Maduro escapa durante discurso; assista

Nacional12 horas ago

Relator do caso Seif também relatará recursos contra Moro no TSE

Nacional12 horas ago

Piada de mau gosto de Lula em meio à tragédia no RS repercute

Nacional12 horas ago

Filho de Lula se envolve em nova polêmica ao responder “minha vida é aberta igual à beira do teu c*” a usuário no Instagram

Nacional12 horas ago

1º de maio de Lula teve incentivo fiscal e improbidade

Internacional12 horas ago

Ditadura De Ortega Fecha 13 ONGs Na Nicarágua; Bens Podem Ser Transferidos Ao Estado

Nacional12 horas ago

O ministro encrencado e o presidente tolerante

ENTRETENIMENTO13 horas ago

Sabadinho Bom apresenta Luizinho Calixto e sua sanfona de oito baixos

ENTRETENIMENTO13 horas ago

Peças em cerâmica e madeira são destaque da Feira dos Aromas na FCJA

Politíca13 horas ago

Lei de Tovar e Danielle incentiva uso de etanol na Paraíba

Judiciário13 horas ago

A aplicação do princípio da cooperação judicial no processo penal

Judiciário13 horas ago

A Seguridade Social assistencial e o enfoque contributivo da Previdência

ENTRETENIMENTO13 horas ago

Funjope abre exposição ‘Investigações de Si’, da artista Trexy, no Hotel Globo

Educação & Cultura1 dia ago

Fies Social 2024: Financiamento Completo para Estudantes de Baixa Renda!

Educação & Cultura1 dia ago

8 pontos para garantir um planejamento inclusivo na Educação Infantil

Internacional10 meses ago

Cidade alemã passa a distribuir gratuitamente filtro solar

Internacional11 meses ago

IMPRESSIONANTE – GOVERNO CANADENSE ADMITE: “Os não vacinados estavam certos sobre as vacinas de mRNA”

Judiciário12 meses ago

Escravizados

ENTRETENIMENTO9 meses ago

JIBÓIA

ENTRETENIMENTO10 meses ago

Exorcista: filme “Nefarious” é “o melhor já produzido” sobre possessão demoníaca

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional4 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

Nacional9 meses ago

CNS reconhece religiões afro como complementares ao SUS

ENTRETENIMENTO7 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

ECONOMIA4 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Internacional4 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE12 meses ago

Sapé: ex-candidato a prefeito Luizinho, vice e coligação são condenados a pagar R$ 300 mil por infringir norma eleitoral e sanitária

Nacional12 meses ago

Bomba: Alexandre de Moraes monitorava todos os passos de funcionários do gabinete de Bolsonaro e da primeira-dama desde 2021, diz Folha

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

CIDADE4 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

Saúde4 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Judiciário8 meses ago

Informativo destaca não exigência de provas para fixação de indenização mínima por danos morais

Nacional12 meses ago

Lira manda novo recado ao governo Lula: “grande resistência entre os parlamentares”

Internacional4 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Judiciário7 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

ENTRETENIMENTO4 meses ago

HORTÊNSIAS

Educação & Cultura4 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Segurança Pública12 meses ago

Conheça as 6 piores prisões do mundo

Internacional4 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

Nacional11 meses ago

Relator lê parecer sobre indicação de Cristiano Zanin ao STF; sabatina está marcada para 21 de junho

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Educação & Cultura10 meses ago

Novo ensino médio precisa levar em conta realidade de alunos e municípios, aponta debate

Nacional11 meses ago

Repórter da TV Globo é agredida por segurança de Maduro após questionamento

Nacional12 meses ago

URGENTE: Receita diz que joias sauditas dadas a Bolsonaro são isentas de cobrança de imposto 

Internacional1 dia ago

A BATATA ESTÁ ASSANDO: PLANETA EM RISCO DE COLAPSO CLIMÁTICO

ENTRETENIMENTO1 dia ago

COMO MUDAR ORQUÍDEA PHALAENOPSIS PARA VASO DE BARRO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 dia ago

ENTENDA EM 7 PONTOS A LEI QUE PODE REPRESENTAR A SAÍDA DO TIKTOK DOS EUA

Nacional1 dia ago

RESPONSABILIDADE COLETIVA: O IMPACTO DO LIXO NA RUA

Internacional1 dia ago

QUEM SÃO OS ALIADOS E RIVAIS DE ISRAEL E IRÃ NO ORIENTE MÉDIO

Saúde4 dias ago

OS MITOS SOBRE A CEGUEIRA QUE REFORÇAMOS SEM PERCEBER

Saúde4 dias ago

VACINA CONTRA CÂNCER DE PELE IRÁ ENTRAR NA FASE FINAL DE TESTES

Saúde4 dias ago

NÚMERO DE INTERNAÇÕES POR BRONQUIOLITE JÁ SUPERA ATÉ A COVID-19

Nacional4 dias ago

SETE EM CADA DEZ BRASILEIROS DIZEM QUE INDÍGENAS PRECISAM DE MAIS PROTEÇÃO

ECONOMIA4 dias ago

REFORMA TRIBUTÁRIA ACABA COM CINCO IMPOSTOS EXTREMAMENTE COMPLEXOS

Internacional1 semana ago

EUROPA SE TORNA O EPICENTRO MUNDIAL DO NARCOTRÁFICO

Saúde1 semana ago

ESTUDO DA OMS MOSTRA QUE VACINAS SALVARAM MAIS DE 150 MILHÕES DE VIDAS

Saúde1 semana ago

O PERIGO DAS SUPERBACTÉRIAS

ENTRETENIMENTO1 semana ago

JEONG, O CONCEITO MILENAR COREANO QUE PODE AJUDAR A SER MAIS FELIZ

Saúde1 semana ago

DIABETES, POLUIÇÃO E ÁLCOOL: OS TRÊS PRINCIPAIS FATORES DE RISCO PARA DEMÊNCIA

Internacional1 semana ago

POR QUE EXPRESSÕES TÍPICAS DO BRASIL ESTÃO PEGANDO EM PORTUGAL

Judiciário1 semana ago

PRAZO PARA INCLUIR ALERTA NOS RÓTULOS DOS ALIMENTOS ACABOU

Saúde1 semana ago

ALERGIAS EM ALTA: BUSCA POR ALERGISTAS SUBIU 42% EM TRÊS ANOS

Saúde1 semana ago

IA À MEDICINA: CONSULTA VIRTUAL, DIAGNÓSTICOS E ACOMPANHAMENTOS

ENTRETENIMENTO1 semana ago

PASTOR DO CÁUCASO: A RAÇA QUE ENFRENTA URSO

Nacional2 semanas ago

DESIGUALDADE PERSISTENTE NO BRASIL: LUZ E SOMBRA EM 2023

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

AVIAÇÃO AGRÍCOLA BRASILEIRA TEM PILOTOS MULHERES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

PLANTEI ORQUÍDEA NO VASO DE BARRO PARA MORANGOS

Saúde2 semanas ago

MOSQUITO AEDES AMEAÇA A 4 BILHÕES E TRAZ DOENÇAS ATRAVÉS DE BAGAGENS

Segurança Pública2 semanas ago

PIRATARIA: BRASIL PERDE QUASE R$ 500 BILHÕES COM O COMÉRCIO ILEGAL DE PRODUTOS E

ECONOMIA2 semanas ago

PRAZO PARA A DECLARAÇÃO DO IR SE ESTENDE ATÉ O DIA 31 DE MAIO

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

12 PLANTAS PARA AMBIENTES SOMBREADOS OU INTERNOS

Internacional2 semanas ago

A ESTRATÉGIA DE VLADIMIR PUTIN PARA SE MANTER NO COMANDO DA RÚSSIA

Educação & Cultura2 semanas ago

OS CABOCLOS – 2003

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ENERGIA LIMPA SE TORNA UM MOTOR DE CRESCIMENTO GLOBAL: 10% DO PIB EM 2023

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br