Connect with us

ENTRETENIMENTO

Experimento que já dura 140 anos desenterra mais uma de suas garrafas secretas

Pesquisadores procuram uma garrafa cheia de sementes que foi enterrada há 142 anos como parte de um estudo de germinação de sementes

Eram 4 horas da manhã, bem antes do sol nascer, e frio. Uma leve mistura de chuva e neve estava caindo. O mau tempo foi um alívio, pois havia menos chance de alguém passar por ali. O pequeno grupo de cientistas não queria que ninguém visse o que eles estavam prestes a fazer.

Eles trouxeram lanternas, uma pá, uma espátula, uma fita métrica e um mapa antigo. O mapa parecia mais uma planta (projeto) do que um guia pirata para um4 tesouro enterrado. Ainda assim, mostrou a localização secreta de algo precioso escondido sob o solo.

Os pesquisadores se reuniram para desenterrar parte de um experimento: um experimento incomum de longo prazo que começou em 1879 no campus do que é hoje a Universidade Estadual de Michigan (EUA).

Um botânico chamado William Beal se questionou sobre quanto tempo sementes poderiam permanecer viáveis sob o solo. Então ele projetou um estudo audacioso para descobrir isso, sabendo muito bem que a resposta poderia não vir durante sua vida.

Frank Telewski, professor de biologia vegetal na universidade, explica que Beal tinha 20 garrafas de vidro. “Essas 20 garrafas, foram preenchidas com uma mistura de sementes e areia”, diz Telewski. “E a mistura de sementes com areia continha 21 espécies de plantas, com 50 sementes por planta.”

As sementes eram de ervas daninhas comuns. A ideia era descobrir quanto tempo essas plantas irritantes poderiam continuar vindo de sementes já na terra mesmo quando agricultores as arrancavam frequentemente.

Beal enterrou as garrafas no solo, mantendo o local secreto para que não fosse perturbado. A cada cinco anos, ele desenterrava uma garrafa e verificava se as sementes germinariam se plantadas. Em 1910, quando Beal se aposentou, ele passou o experimento para um colega, que mais tarde passou para outro colega e assim por diante.

O estudo durou muito mais do que Beal pretendia porque seus cuidadores decidiram estendê-lo. Em vez de a cada cinco anos, eles passaram a desenterrar uma garrafa a cada 10 anos. Depois, a cada 20 anos. Telewski ajudou a desenterrar uma garrafa em 2000, quando assumiu o experimento de um colega. Naquele ano, duas ervas daninhas ainda eram capazes de germinar.

William Beal, no centro, iniciou um estudo de longo prazo sobre germinação de sementes em 1879. Ele enterrou 20 garrafas com sementes para pesquisadores posteriores desenterrarem e plantarem. Crédito: Universidade Estadual de Michigan

Enquanto Telewski pensava em desenterrar sua segunda garrafa, o que deveria acontecer em 2020 (a escavação foi adiada até este mês, por causa da pandemia coronavírus), ele pensou no futuro. “Decidi que precisávamos passar isso para a próxima geração, já que fiz 65 anos no ano passado”, diz Telewski. Ele escolheu três colegas relativamente jovens na universidade para serem os novos zeladores do estudo que se juntaram a ele enquanto desenterrava uma garrafa.

Um deles foi David Lowry, que se lembra da primeira vez que ouviu sobre este famoso experimento há 20 anos, quando ele era um estudante de graduação na Califórnia. “Fiquei impressionado com o tempo em que estava transcorrento”, diz ele. “Eu nunca imaginei que também seria envolvido.”

Telewski foi ao escritório de Lowry há alguns anos e entregou-lhe o mapa. “E [Telewski] disse, você sabe, no caso de algo acontecer comigo, você tem o mapa. E alguns meses depois, ele teve um derrame”, lembra Lowry. “Felizmente, ele se recuperou. Mas houve um momento “Uau, eu estou realmente feliz que essa entrega tinha ocorrido”.

Mesmo com o mapa e com Telewski útil o suficiente para mostrar o caminho, era realmente difícil encontrar o lugar certo para cavar no escuro. No início, a equipe ficou um tanto perdida, então descobriram o erro e voltaram a cavar. Os pássaros começaram a acordar e cantar, e a equipe se preocupou que não conseguiriam cumprir a missão antes do nascer do sol.

Lars Brudvig, outro dos novos cuidadores, disse que a experiência de trabalhar nisso foi diferente de toda pesquisa que ele fez no passado.

“Algo como mais pressão do que o normal”, diz Brudvig. “Como faço parte desse grande processo, é maior do que eu, e quero ter certeza de que seja feito corretamente e que seja levado adiante adequadamente, tanto para as gerações de biólogos de plantas no passado que estiveram envolvidos, mas também para as gerações que ainda estão por vir que estarão envolvidas no futuro.”

Ele e Lowry assistiram como Marjorie Weber, a terceira nova cuidadora, enfiou a cabeça no buraco. Ela tateou na terra, sentindo raízes de árvores e depois algo liso.

“Acho que encontrei”, exclamou ela, e todos aplaudiram. Então, um momento depois, ela relatou: “Espere.. talvez não… ah. Era uma pedra.” Todos ficaram desapontados.

Um microbiologista chamado Richard Lenski olhou. “Os outros estavam cavando e tentando encontrar, e eu meio que segurei o mapa debaixo da minha jaqueta para mantê-lo seco em certo momento. Esse foi o meu trabalho duro”, diz Lenski. “Eu estava preocupado se os policiais poderiam aparecer.”

Lenski não fazia parte do experimento Beal; ele pediu para acompanhar como observador. Ele tem um interesse especial em estudos de longo prazo porque ele tem o seu próprio em andamento do outro lado do campus. Ele começou em 1988, para estudar a evolução bacteriana, e recentemente escolheu um sucessor mais jovem para continuar.

“Gosto de pensar em nossa experiência a longo prazo, tanto no passado quanto daqui para frente”, diz Lenski, mas o experimento de viabilidade de sementes de Beal “faz nosso experimento passar vergonha em comparação. Este é um aspecto incrível e único da ciência.”

Finalmente, Weber disse: “OK, eu — realmente — encontrei!” Telewski cumprimentou as garrafas como se fossem velhos amigos. “Uau!”, Disse ele. “Oh, uau! Olá, garrafas!”

Weber diz que foi muito legal tirar uma garrafa do chão, sabendo que “a última pessoa a tocá-la foi o professor Beal, há 140 anos, sabe, essa pessoa que escrevia cartas para Darwin.”

Os pesquisadores imediatamente levaram a garrafa para um laboratório. Eles espalham quase todo o conteúdo na terra em um vaso.

Frank Telewski espalha sementes da garrafa Beal em uma bandeja no laboratório de crescimento do Plant Biology Building. Cr’édito: Derrick L. Turner/Universidade Estadual de Michigan

Uma bióloga molecular chamada Margaret Fleming removeu algumas sementes, umas de uma espécie que não germina há cerca de 100 anos. O plano é analisar essas sementes para ver se alguma das máquinas celulares ainda estaria ativa, mesmo que as sementes não possam germinar, usando ferramentas genéticas que eram inimagináveis na época de Beal. Além disso, Fleming e Weber são as primeiras mulheres a trabalhar neste projeto durante todo esse tempo, mostrando que — além de tecnologia — outras coisas também mudam.

Quanto ao resto das sementes, os pesquisadores agora têm que esperar. Pode brotar a qualquer momento. Telewski espera que algo germine para que seus colegas possam ter mesmo sentimento de admiração que ele teve há 20 anos, quando começou a ver uma nova vida saindo de algo que havia sido enterrado há mais de um século.

“Sabemos que as sementes podem durar muito tempo em condições perfeitas, como em cofres de armazenamento de sementes ou no permafrost”, diz Weber, que observa que a pergunta original de Beal ainda é relevante. “Nós realmente não sabemos quanto tempo as sementes podem durar no solo. E é aí que a maioria das sementes estão.

Ela e os outros novos cuidadores estão todos na faixa dos 30 e 40 anos, mas eles finalmente terão que escolher seus sucessores para levar o estudo adiante. Telewski acha que eles devem fazê-lo antes da próxima escavação, em 2040.

“Se eu tiver sorte, terei 85 anos”, diz Telewski, “e espero poder estar lá como espectador e poder ver a equipe desenterrá-la com seus novos colegas”.

Mas, como Beal, ninguém na equipe atual vai ver o fim deste experimento. Com mais quatro garrafas sob o solo, o estudo deve continuar por mais 80 anos. [NPR]

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

ECONOMIA5 horas ago

Não arrisque seu bolsa família! Saiba agora como garantir sua segurança!

ECONOMIA5 horas ago

Entenda a NOVA aposentadoria que pode te trazer incríveis benefícios!

ECONOMIA5 horas ago

Governo libera ajuda que pode melhorar a qualidade de vida de trabalhadores!

ECONOMIA5 horas ago

Salário surpreende e quebra todos os limites! Veja o novo pagamento mínimo!

ENTRETENIMENTO6 horas ago

DOBERMANN, O CACHORRO MAIS ASSUSTADOR

Educação & Cultura6 horas ago

A MODERNIZAÇÃO DOS COLÉGIOS AGRÍCOLAS NO PR

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 horas ago

GOVERNO LANÇA PORTAL CONTRA FAKE NEWS

ENTRETENIMENTO6 horas ago

DONA DE JARDIM COM MAIS DE 500 MIL SEGUIDORES COMPARTILHA CUIDADOS COM PLANTAS

Internacional6 horas ago

CIDADES DO MUNDO SOFREM COM COLAPSOS CLIMÁTICOS COMO DO RS

AGRICULTURA & PECUÁRIA6 horas ago

Preços da arroba do boi gordo caem no país; confira

AGRICULTURA & PECUÁRIA6 horas ago

Entidades pedem que governo federal não importe arroz

AGRICULTURA & PECUÁRIA6 horas ago

Greve na Argentina direciona importador de farelo e óleo de soja ao Brasil, diz Cepea

AGRICULTURA & PECUÁRIA6 horas ago

Chuvas afetam produção de citros no RS

AGRICULTURA & PECUÁRIA6 horas ago

Embrapa promove debate sobre melhorias para sistemas de produção integrados para o Semiárido

AGRICULTURA & PECUÁRIA6 horas ago

PRODUÇÃO DE MEL COM ABELHAS SEM FERRÃO

Segurança Pública7 horas ago

Comissão aprova obrigatoriedade de clube inscrever programa de formação de atleta no conselho da criança

Segurança Pública7 horas ago

Comissão aprova inclusão de capacitação de servidores públicos como diretriz da Lei Maria da Penha

Segurança Pública7 horas ago

Comissão aprova projeto reiterando que não há escusas para crimes de violência doméstica

Segurança Pública7 horas ago

Comissão aprova assistência jurídica gratuita a agentes de segurança pública

Segurança Pública7 horas ago

Projeto aprovado inclui divulgação de conteúdo sexual falso na definição de violência psicológica contra mulher

Educação & Cultura7 horas ago

Contratação de temporários é usada para descumprir piso salarial dos professores, afirmam participantes de debate na Câmara

Judiciário7 horas ago

STF retoma julgamento de ações sobre assédio judicial contra jornalistas e órgãos de imprensa

Judiciário7 horas ago

MPF trabalha para assegurar que regras da ANTT sejam cumpridas na entrega de donativos para o RS

CONCURSO E EMPREGO7 horas ago

Sine-PB disponibiliza vagas de emprego em 12 municípios paraibanos

Educação & Cultura8 horas ago

João Azevêdo entrega escola na Zona Rural de Mamanguape e inspeciona reforma e ampliação do Hospital Regional de Guarabira

Internacional8 horas ago

Polícia alemã mira grupo pró-palestino em Duisburg

Internacional8 horas ago

“Porta do inferno” na Sibéria cresce em ritmo assustador

Internacional8 horas ago

Expansão do crime organizado impulsiona violência no Chile

Internacional8 horas ago

Decisão do FMI pode gerar US$ 80 bilhões em recursos para países em desenvolvimento

Internacional8 horas ago

Crise na Ucrânia piora com ataques de drones e bombas planadoras contra civis

Internacional10 meses ago

Cidade alemã passa a distribuir gratuitamente filtro solar

Internacional11 meses ago

IMPRESSIONANTE – GOVERNO CANADENSE ADMITE: “Os não vacinados estavam certos sobre as vacinas de mRNA”

Judiciário12 meses ago

Escravizados

ENTRETENIMENTO10 meses ago

JIBÓIA

ENTRETENIMENTO11 meses ago

Exorcista: filme “Nefarious” é “o melhor já produzido” sobre possessão demoníaca

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional4 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

Nacional9 meses ago

CNS reconhece religiões afro como complementares ao SUS

CONCURSO E EMPREGO5 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

ECONOMIA5 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Internacional5 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

AGRICULTURA & PECUÁRIA5 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

CIDADE5 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

Saúde5 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional5 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Judiciário9 meses ago

Informativo destaca não exigência de provas para fixação de indenização mínima por danos morais

Judiciário8 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

ENTRETENIMENTO5 meses ago

HORTÊNSIAS

Educação & Cultura5 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional5 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional11 meses ago

Relator lê parecer sobre indicação de Cristiano Zanin ao STF; sabatina está marcada para 21 de junho

Educação & Cultura11 meses ago

Novo ensino médio precisa levar em conta realidade de alunos e municípios, aponta debate

Nacional12 meses ago

Repórter da TV Globo é agredida por segurança de Maduro após questionamento

Nacional5 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ECONOMIA11 meses ago

Por unanimidade, TCU aprova contas do governo Bolsonaro

CIDADE12 meses ago

Vereador Marlon vence queda de braço com prefeito de Sobrado e fica com comando do Republicanos no município

ENTRETENIMENTO4 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Educação & Cultura11 meses ago

EXCLUSIVO: Gilson Souto Maior lança em julho ‘História da Imprensa na Paraíba’

ENTRETENIMENTO6 horas ago

DOBERMANN, O CACHORRO MAIS ASSUSTADOR

Educação & Cultura6 horas ago

A MODERNIZAÇÃO DOS COLÉGIOS AGRÍCOLAS NO PR

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 horas ago

GOVERNO LANÇA PORTAL CONTRA FAKE NEWS

ENTRETENIMENTO6 horas ago

DONA DE JARDIM COM MAIS DE 500 MIL SEGUIDORES COMPARTILHA CUIDADOS COM PLANTAS

Internacional6 horas ago

CIDADES DO MUNDO SOFREM COM COLAPSOS CLIMÁTICOS COMO DO RS

AGRICULTURA & PECUÁRIA6 horas ago

PRODUÇÃO DE MEL COM ABELHAS SEM FERRÃO

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

CAPRINOCULTURA – VALE A PENA INVESTIR?

Internacional2 dias ago

REINO UNIDO: ESTAMOS PERTO DE ESCALADA NUCLEAR

Educação & Cultura2 dias ago

BANCAS E LIVRARIAS SE REINVENTAM EM MEIO AO MERCADO DIGITAL

ECONOMIA2 dias ago

SETOR DE VAREJO APRESENTA MELHORA E PODER DE COMPRA PODE ESTAR SUBINDO

ENTRETENIMENTO2 dias ago

RECEITA DO DOCE DE MAMÃO CRISTALIZADO

Internacional2 dias ago

MONTEVIDÉU SE PREPARA PARA O AVANÇO DO MAR

ECONOMIA3 dias ago

CRISE NO VAREJO: ESPECIALISTAS ANALISAM A CRISE PERSISTENTE NO SETOR

ENTRETENIMENTO3 dias ago

CONSERVAÇÃO DO MICO LEÃO PRETO

Saúde3 dias ago

VINAGRE DE MAÇA NÃO É UM REMÉDIO MILAGROSO CONTRA VÍRUS

Educação & Cultura3 dias ago

AS ESTRANHAS RAZÕES PELAS QUAIS PESSOAS DORMIAM EM ARMÁRIOS NA IDADE MÉDIA

Saúde3 dias ago

AS 3 ONDAS DE DOENÇAS INFECCIOSAS QUE DEVEM ACOMETER O RS DEPOIS DAS INUNDAÇÕES

Internacional1 semana ago

POR QUE AMEAÇAS À LIBERDADE DE IMPRENSA SÃO TENDÊNCIA GLOBAL

ENTRETENIMENTO1 semana ago

COMO É VIVER NO PAÍS MAIS FELIZ DO MUNDO

ENTRETENIMENTO1 semana ago

GALINHAS ORNAMENTAIS: O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE COMEÇAR?

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

QUAIS EMPREGOS ESTÃO EM RISCO COM A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL?

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

AS RAZÕES PELA VOLTA DO TRABALHO PRESENCIAL NOS 5 DIAS DA SEMANA

ENTRETENIMENTO1 semana ago

RECEITA DA CUECA VIRADA

Educação & Cultura1 semana ago

MEC QUER TORNAR O FIES MAIS ATRATIVO COM RELANÇAMENTO E NOVAS REGRAS

Educação & Cultura1 semana ago

PRIMEIRO ATLAS GEOLÓGICO DA LUA FICA PRONTO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

HIDROGÊNIO

Saúde1 semana ago

AUMENTA NÚMERO DE CASOS E INTERNAÇÕES CAUSADAS POR HERPES ZOSTER

Saúde2 semanas ago

PILULA 03: GRIPE AVIARIA

ECONOMIA2 semanas ago

INVESTIMENTOS ESTRANGEIROS NO BRASIL BATEM RECORDE

Educação & Cultura2 semanas ago

PROFESSOR É RESPONSÁVEL POR 60% DA APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br