A pandemia do coronavírus vem tornando os consumidores mais conscientes no que se refere a preservação ambiental. Pesquisa realizada pela consultoria AlixPartners revelou que 80% dos entrevistados afirmaram que a crise sanitária aumentou suas preocupações com o meio ambiente, e 38% deles afirmam que isso tem impacto em suas decisões de compra.
No Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado neste sábado (5), o deputado estadual Jutay Meneses, que tem o direito do consumidor uma das bandeiras de luta do seu mandato, avaliou como positiva essa mudança de comportamento na pandemia e afirmou que o consumidor do futuro tem esta preocupação ambiental e as empresas precisam se adequar cada vez mais a essa nova realidade.
“A pandemia exigiu que consumidores mudassem seus hábitos. Uma das mudanças mais significativas foi o crescimento do e-commerce e menos impulsiona hora das compras. Por ficar mais em casa, esse consumidor também começou a verificar que a sua produção de resíduos é muito grande e isso também passou a ser uma preocupação”, disse o parlamentar.
O estudo revelou que um em cada dois entrevistados afirmou que seu comportamento foi afetado permanentemente pela pandemia. As categorias em que eles mais expressaram mudanças permanentes de consumo foram restaurantes (51%, considerando o consumo no local) e viagens (44% na categoria transporte e 43%, em acomodação). Entre as categorias menos afetadas aparecem mobília doméstica (15%), eletrônicos (14%) e brinquedos, jogos e itens esportivos (12%).
Sustentabilidade – Uma pesquisa realizada pela empresa de estudos com consumidores Toluna, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, revelou que a preocupação com a sustentabilidade está presente nas decisões das pessoas, marcas e empresas. Segundo os dados, 75% das pessoas mudaram de alguma forma seus hábitos de consumo por causa das preocupações ambientais.