CIÊNCIA & TECNOLOGIA
Como a Wikipédia combate fake news sobre a pandemia
Enciclopédia colaborativa tem reforçado papel de comunidade e editores para informar de forma ágil e evitar desinformação
Criar uma enciclopédia colaborativa é um verdadeiro desafio. Quando falamos de uma ferramenta como a Wikipédia que registra em tempo real uma pandemia, lutar contra uma série de fake news faz com que as dificuldades sejam ainda maiores.
Até o final de julho, a Wikipédia já havia criado mais de 5 mil artigos, em 175 línguas diferentes relacionados ao novo coronavírus e as consequências da pandemia. Assim, esse trabalho só foi possível graças ao auxílio de mais de 67 mil editores.
Para garantir que artigos sensíveis não tragam notícias falsas ou fontes duvidosas, a equipe os restringe para alguns usuários de confiança. Esse time é verificado pelos próprios voluntários. Outro papel bastante importante fica com os editores, que produzem e editam efetivamente determinadas páginas. Além disso, são essas pessoas que organizam a comunidade e os tópicos que são sensíveis para várias páginas no WikiProject.
Para evitar a presença de fake news na Wikipédia, em especial, em relação aos tópicos ligados à pandemia, a comunidade da enciclopédia se mantém de olho. O artigo principal sobre covid-19 em inglês, por exemplo, foi editado 22 mil vezes, por 4 mil editores diferentes.
Podcast Entre Tech: Como lidar com o burnout dos profissionais de TI durante a pandemia?
Nesse caso, a velocidade e precisão das informações pode ajudar a salvar vidas, por isso a enciclopédia colaborativa criou até mesmo uma página específica para notar casos de desinformação ligadas ao covid-19.
Para evitar a propagação de notícias falsas, como acontece em redes sociais, a Wikipédia mantém monitoramento constante e retiram informações do ar com mais agilidade. Por outro lado, fontes desacreditadas não são autorizadas nos artigos.