Saúde
Denúncia: Servidor denuncia que Upas estão tendo aumento de casos de Covid e números não estão sendo notificados
Diante da preocupação com a real situação da Covid-19 na Paraíba, especialmente em João Pessoa, um servidor público procurou o blog Valter Nogueira para denunciar o aumento de casos de Covid-19 em todas as Upas da cidade. Casos esses que, segundo o funcionário da Saúde, não estariam sendo registrados. Omitindo assim, o verdadeiro panorama da doença na Capital e no Estado.
O denunciante em questão, que acompanha de perto o crescimento dos casos (porém não vamos revelar o nome para que ele não sofra represálias), disse que procurou o blog porque está preocupado com a omissão da realidade. “As pessoas acabam relaxando nos cuidados, como o uso de máscaras e evitar formar aglomeração, porque estão sendo enganadas, levadas a acreditar que a situação aqui está boa. E, como resultado, vem o aumento da transmissibilidade”, frisa.
Segundo o denunciante, estão entrando pacientes de Covid em Upas e hospitais e, mesmo que seja um discreto aumento, precisam ser contabilizados.
“Não tem por que não registrar o aumento da forma correta. Essa omissão, certamente, se dá devido à proximidade do ano eleitoral. Se revelar que os casos estão aumentando, terão que aumentar as restrições e isso abala o comércio. Ninguém quer perder voto nesta época. Tanto que, preocupados, cancelaram as festas, porém não aumentaram as restrições como devem pra não desagradar a população”, desabafa.
De acordo com o servidor, “os gestores ficam alegando que a cobertura vacinal está boa, mas tem muita gente ainda sem a segunda dose. E até sem a primeira. E isso é preocupante”.
A reportagem procurou as Secretarias de Saúde de João Pessoa e da Paraíba. De acordo com a Assessoria de Comunicação da Saúde Estadual, “as UPAs são equipamentos da saúde municipal. A SES consolida apenas os dados notificados pelos municípios”. Já a saúde municipal da Capital, não deu resposta quanto a denúncia.
Não-vacinados
Segundo informações do secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros, pelo menos 10% da população vacinável na Paraíba, que tomou a primeira dose contra Covid-19, ainda não foram tomar a segunda dose. Outros 7% ainda faltam tomar a primeira dose. Vale lembrar que, as crianças também não foram vacinadas e estão mais expostas ao risco de pegar a Covid-19.
AUTOR
Valter Nogueira de Amorim, jornalista profissional, é o editor-chefe do blog. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba (1988). Atuou nos principais jornais impressos do Estado, tais como A União, O Momento, Correio da Paraíba e O Norte. No campo administrativo, foi secretário de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Rita (1997-2005), assessor de Imprensa da Prefeitura de Pedras de Fogo (2008). Exerceu, também, o cargo de gerente de Comunicação do Tribunal de Justiça da Paraíba, no período de fevereiro de 2015 a janeiro de 2019.