Internacional
Os tribunais podem salvar o planeta?
Na Europa, a mudança climática está se transformando num campo de batalha judicial. Três requerentes testemunharam que seus meios de subsistência foram ameaçados pelas alterações climáticas e pedem por ações políticas. Os tribunais europeus estão emitindo veredictos cada vez mais inovadores, com vitórias significativas para os ambientalistas.
Na Europa, a mudança climática está se transformando num campo de batalha judicial. Os tribunais europeus estão emitindo cada vez mais veredictos inovadores. Três requerentes de Portugal, Alemanha e Reino Unido testemunharam que seus meios de subsistência foram ameaçados pelas alterações climáticas e pedem por ações políticas.
Lüke Recktenwald, de uma ilha alemã no Mar do Norte, venceu um caso contra o governo alemão no Tribunal Constitucional do país. Rosamund Kissi-Debrah, de Londres, conseguiu que sua filha fosse a primeira pessoa do mundo a ter a poluição do ar como causa no certificado de óbito. E a portuguesa Claudia Duarte entrou com um processo no Tribunal Europeu dos Direitos Humanos. Será uma onda de ações legais uma forma de obrigar os governos a salvar o planeta?