Connect with us

Educação & Cultura

O que são Direitos Humanos?

Você já deve ter ouvido falar em Direitos Humanos, não é mesmo? Volta e outra esse termo aparece nos jornais, seja para comentar algum conflito distante, em outro país, ou para falar de assuntos internos, como os direitos da população em situação de rua. Mas, no fim das contas, o que são esses tais Direitos Humanos? De onde eles surgiram? Pra que existem? Essas são algumas das perguntas que buscaremos responder ao longo deste e dos próximos textos, vídeos e podcasts, por meio do projeto Equidade. 

O projeto Equidade é uma parceria entre o Politize! e o Instituto Mattos Filho, voltada a apresentar de forma simples e didática os Direitos Humanos –  desde os seus principais fundamentos e conceitos aos seus impactos em nossas vidas. E então, preparado(a) para entender de uma vez por todas o universo por trás dos Direitos Humanos? Então vem com a gente!

Pra começar: o que são, afinal, esses tais Direitos Humanos?

Valores e normas são fatores fundamentais para que possamos viver em sociedade, não é mesmo? Isso porque, para estabelecer relações, sejam elas políticas, econômicas ou sociais, precisamos seguir certos princípios e determinar regras que devem ser respeitadas. Os valores são as concepções e crenças ligadas à questão comportamental de uma sociedade,  que são transmitidas e desenvolvidas em um longo processo de socialização e interação até se tornarem características daquele grupo. Nesse sentido, podemos mencionar o caso da propriedade privada, que, baseada no valor da liberdade individual, foi instituída como um direito inerente a toda pessoa. Já as normas podem ser definidas como as regras que uma sociedade deve seguir, ditando o que deve ou não deve ser feito em determinada circunstância. Um exemplo disso é a proibição de roubar aquilo que não lhe pertence.

Percebe-se que os valores estão ligados com as normas, pois, por exemplo, o ato de roubar, além de ilegal, vai contra os valores instituídos socialmente. Ou seja, se valores e normas como os citados acima não existissem, as relações humanas se tornariam insustentáveis, e a “lei do mais forte” voltaria a reger o ordenamento social.  Ao longo da história, na medida em que foi adquirindo consciência dessa realidade, a humanidade foi construindo e evoluindo as suas normas de convivência e os valores que as sustentam. E é aí que entram os  Direitos Humanos.

Os Direitos Humanos são o conjunto de normas e procedimentos que possibilitam uma pessoa ter direitos considerados inalienáveis, como o direito à justiça, à liberdade e à igualdade somente por estar viva e existir.  Dessa forma, servem para proteger a condição humana de todo indivíduo. Mas, às vezes, parecemos não sentir os seus efeitos e até mesmo questionamos o porquê de sua existência. Diante disso, você já imaginou a sua vida sem os Direitos Humanos?

Bom, a vida na maior parte da história humana não foi assim. Nossa geração é uma das primeiras que já nasceu com esses direitos garantidos perante a lei. Isso porque o seu processo de reconhecimento na história foi longo, exigindo muita luta e esforço. Essa conquista é muito recente e nos remete ao século XX, em um momento em que a humanidade não aguentava mais as crueldades e destruições cometidas nas duas guerras mundiais ocorridas na primeira metade do século. Após esse momento, os Direitos Humanos ganharam pela primeira vez um status global, vigente até os dias de hoje.

 Ficou curioso(a) para entender um pouquinho mais da história desses direitos? Pois é só seguir acompanhando o Equidade, pois preparamos um texto exatamente sobre isso para você.

Os Direitos Humanos no mundo: a importância da ONU

Conforme comentamos, a doutrina dos Direitos Humanos foi sendo formulada e construída ao longo de muitos anos para chegar a ser o que é hoje. Um passo importante para isso foi a criação da Organização das Nações Unidas,  ONU. A devastação deixada pela Segunda Guerra Mundial fez com que se tornasse urgente um plano de reconstrução baseado em valores que evitassem a ocorrência de uma nova guerra. Foi nesse espírito de harmonia e boa fé que cinquenta nações, entre elas o Brasil, se uniram e construíram a  ONU, em 1945.

Foi com a Carta da ONU (1945) que a ONU foi criada, estabelecendo as regras a serem observadas pelos Estados membros, com o objetivo maior de manter a paz e a segurança internacional, pelo uso de meios pacíficos e da cooperação global. Inaugurou-se, com isso, uma nova ordem internacional preocupada em estabelecer valores e normas universais nos âmbitos sociais, políticos, econômicos, civis e culturais. Nesse contexto, em 1948 é elaborada a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), através da Resolução 217 A (III) da Assembleia Geral das Nações Unidas.

A Declaração é vista como uma marco para o direito internacional, por estabelecer princípios e valores universais a serem respeitados pelos Estados e foi o primeiro instrumento que reconheceu internacionalmente os Direitos Humanos e as liberdades individuais a todas as pessoas do mundo. 

E o que é o Sistema Internacional de Proteção dos Direitos Humanos?

O Sistema Internacional representa a estrutura internacional dos Direitos Humanos, expressando os direitos e liberdades fundamentais presentes na Declaração Universal. Logo em seu primeiro artigo, a Declaração traz que:

todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos

Assim sendo, o indivíduo passa a ser protegido pelo simples fato de ser um ser humano, tendo reconhecida a sua dignidade humana e os direitos fundamentais inalienáveis a qualquer pessoa. Ou seja, os Direitos Humanos no mundo se aplicam a todos os indivíduos, possuindo um valor universal e sendo assegurado independentemente de sexo, gênero, religião, nacionalidade ou classe social.

O que são direitos humanos?

Para além da DUDH, há outros dois importantes documentos do Sistema Internacional de Proteção dos Direitos Humanos, também promulgados pela ONU: o  Pacto Internacional dos Direitos Civis e Políticos, monitorado pelo Comitê de Direitos Humanos da ONU, e o Pacto Internacional dos Direitos Econômicos, Sociais e Culturais, ambos de 1966. Eles podem ser vistos como um acréscimo do número de direitos em relação à Declaração. 

Neles, há maior especificação sobre os direitos que englobam os Direitos Humanos, como, por exemplo, o direito à autodeterminação dos povos, igualdade entre homem e mulher e aspectos relacionados ao trabalho e à participação ativa na economia. São muitos tratados, não é? Para que você não fique com nenhuma dúvida, nós preparamos um texto específico sobre isso, onde explicaremos os principais tratados internacionais de Direitos Humanos de uma forma mais completa.

Além de tudo isso, o Sistema Internacional é constituído pela esfera global e pela esfera regional (englobando apenas um grupo de países de um mesmo continente). Ambas as esferas são complementares e coexistem para assegurar os direitos com máxima eficácia. Ou seja, as pessoas de países que não integram um sistema regional, têm os seus direitos protegidos pelo Sistema Internacional.

Atualmente, são três os sistemas regionais em vigor: o Sistema Interamericano, o Sistema Europeu e o Sistema Africano. No projeto Equidade, focaremos no Sistema Interamericano de Direitos Humanos, mas também traremos um pouco dos outros dois, explicando a sua história, como funciona e qual os seus impactos nos países signatários, como o Brasil. Não deixe de acompanhar esse texto!

E quais são as características dos Direitos Humanos?

Agora que você já entendeu como os Direitos Humanos estão estruturados no mundo, podemos analisar quais as suas características, a partir dos conceitos e fundamentos que baseiam toda a sua formulação.

Para começar, o fundamento basilar dos Direitos Humanos diz respeito ao seu caráter universal. Conforme dissemos, tais direitos passaram a ser garantidos a toda e qualquer pessoa, independentemente de sua nacionalidade. Com isso, o princípio da dignidade humana (direito de possuir condições mínimas para ter uma vida plena e digna) se torna inerente a todo indivíduo, trazendo consigo os fundamentos da igualdade de direitos inalienáveis, como o direito à vida, à liberdade e à justiça sem distinção de raça, sexo, língua, religião, origem social ou nacional.

Vale lembrar que quando falamos no seu fundamento, estamos nos referindo à sua própria natureza ou a razão pela qual existe. E, nesse caso, o fundamento é justamente a essência natural que torna um ser em ser humano. Parece auto evidente, mas é bom lembrar que atos como a discriminação ou a execução de uma pessoa apenas por não seguir o padrão social estabelecido em uma sociedade eram permitidos ao longo de grandes períodos da história. Na Roma antiga, por exemplo, havia permissão para se sacrificar bebês nascidos com algum tipo de deficiência.

Sendo assim, o Sistema Internacional de Proteção dos Direitos Humanos estabelece que todos possuem direitos decorrentes de sua própria natureza. A DUDH, por exemplo, a partir de seus artigos 22, 23, 24, 25 e 26 prevê o direito de toda pessoa ter acesso à segurança social, trabalho, educação, bem-estar, lazer, saúde, serviços sociais, vestuário e alimentação.

Essa conquista faz com que grupos sociais e étnicos-raciais minoritários e vulneráveis, que geralmente sofrem algum tipo de discriminação, possam ter um suporte jurídico e legal em defesa de suas dignidades apenas pelo fato de existirem e serem cidadãos do mundo em que vivemos. 

Quer entender mais sobre isso? O projeto Equidade tratará sobre os direitos dos principais grupos. Dentre eles, o direito das mulheres, os direitos étnico-raciais, os direitos LGBT+, os direitos das pessoas com deficiência, os direitos dos refugiados e migrantes, os direitos das crianças e adolescentes e os direitos dos idosos. Imperdível, não é? Não deixe de compartilhar o projeto com seus amigos!

E afinal, para que servem os Direitos Humanos?

Os direitos só se tornam efetivos quando são vivenciados e experienciados por todos aqueles que possuem o direito de desfrutá-los. Assim, agora que já sabemos que os Direitos Humanos asseguram o exercício da liberdade, a preservação da dignidade e a proteção da existência de qualquer ser humano, podemos pensar na sua funcionalidade prática em nossas vidas. 

De maneira direta, podemos dizer que os Direitos Humanos servem para ressaltar e evidenciar que a existência de uma pessoa é um valor absoluto e que nada mais é superior ou equivalente a essa premissa. Sendo assim, a dignidade da pessoa humana é tida como valor:

  • Incondicional: a dignidade da pessoa humana  deve existir independentemente de qualquer coisa, não podendo ser limitado nem restringido à qualquer condição ou circunstância;  
  • Incomensurável: quer dizer que não há como medi-la nem avaliá-la, a sua importância ultrapassa qualquer grandeza quantitativa ou qualitativa.
  • Insubstituível: reflete que nada pode ocupar o seu lugar em nossas vidas, é único como a água é para o nosso organismo
  • Não admite equivalente: não admitir equivalente significa que a dignidade da pessoa humana não pode sofrer comparações, pois é superior e está acima de qualquer outro valor.

Desse modo, está embutido dentro do princípio da dignidade humana o princípio da igualdade – isto é, todos os seres humanos, sem exceção, têm o direito de usufruir de uma vida digna, na qual nenhuma pessoa pode ter mais dignidade que outra – sendo de extrema importância para a inclusão social de grupos excluídos e minoritários. A sua efetividade deve ser garantida pelo Estado, que deve possibilitar que todos tenham as condições necessárias que permitam o pleno desenvolvimento das capacidades humanas, do ponto de vista individual e coletivo.

Dessa forma, é possível perceber que os Direitos Humanos se encaixam em diversas situações do nosso cotidiano. Por exemplo, quando vemos pessoas em situações degradantes, como a condição de exclusão na qual são submetidas as pessoas sem-teto, pacientes em filas de hospitais públicos que não possuem acesso a tratamentos e medicamentos, o drama que sofrem os desempregados, o sofrimento das pessoas discriminadas e marginalizadas por questões sociais, religiosas, econômicas, culturais, entre outros. Aperte aqui para ver o infográfico abaixo em melhor resolução 

São por esses motivos que os tais direitos são tão importantes, tanto aqui no Brasil como em qualquer lugar do mundo. O Brasil, por fazer parte do sistema ONU (Sistema Internacional) e do Sistema Interamericano, é signatário de diversos tratados e convenções internacionais de Direitos Humanos, aplicando as suas validades ao ordenamento jurídico brasileiro. Foi por esse motivo que o  Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu recentemente que a discriminação contra pessoas gays, lésbicas, bissexuais e trans devem ser equiparados ao crime de racismo no país. Temos um texto que fala de maneira mais aprofundada sobre os Direitos Humanos no Brasil, vale a pena conferir.

Apesar de todos os avanços e conquistas que os Direitos Humanos representam para a humanidade, alguns desafios ainda persistem, principalmente quando pensamos na forma de vida de muitas pessoas ao redor do mundo, que infelizmente não possuem condições mínimas e adequadas para ter uma vida digna. O maior desafio, portanto, é justamente a sua aplicação na prática.

Entre as justificativas para isso ainda ser uma realidade, encontramos a falta de conhecimento acerca do assunto pela sociedade, a falta de penalidade em vista do descumprimento de tais direitos e, muitas vezes, a falta de dispositivos e mecanismos para denúncias de violação dos Direitos Humanos. 

Conclusão

Não há como pensarmos em construir uma sociedade melhor sem que ela esteja sustentada pelos pilares dos Direitos Humanos. Os valores que em nosso imaginário fazem parte do conjunto de princípios que guiam a nossa evolução em sociedade perpassam pelos seus conceitos e fundamentos básicos. 

A dignidade da pessoa humana, a liberdade e a igualdade são aspectos que todo ser humano anseia ter em sua vida. Segundo a Declaração Universal de 1948, todas as sociedades e povos do mundo deveriam possuir e usufruir disso. Entretanto, sabemos que a realidade ainda é outra.

O ser humano ainda é um ser em evolução, cujo conhecimento a respeito de seus direitos pode e deve ser aprimorado, especialmente em seus aspectos coletivos. É por isso que devemos nos atentar ao respeito de nossos direitos e garantias, buscando meios e instrumentos para exigir do Poder Público que defenda e proteja a todos, sem distinção, conforme assegura o Sistema Internacional de Proteção dos Direitos Humanos, fazendo o nosso papel como cidadãos. 

São por esses motivos que o projeto Equidade existe, para trazer reflexões e conhecimento acerca desse assunto, tornando-o cada vez mais democrático e acessível para todos, esperamos que gostem!

Autores:

Bárbara Correia Florêncio Silva
Eduardo de Rê
Helórya Santiago de Souza
Julia Piazza Leite Monteiro
Luíza da Camara Chaves
Marcella Caram Zerey
Marília Lofrano
Yvilla Diniz Gonzalez.

Fontes:

1- Instituto Mattos Filho;

2- CASTILHO, Ricardo. Direitos Humanos. 5ª edição, São Paulo: Saraiva Educação 2018.

3-  HUNT, Lynn. A invenção dos direitos humanos: uma história. Tradução Rosaura Eichenberg. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

4- PEQUENO, Marconi J. P. O fundamento dos Direitos Humanos. Parte I, cap. 2. In: FERREIRA, Lúcia F. G. et al. Educando em Direitos Humanos: fundamentos histórico-filosóficos e político-jurídicos. João Pessoa: Editora da UFPB, 2016, p. 25-31.

5- LIMA JR, Jayme B. Manual de Direitos Humanos Internacionais: Acesso aos Sistemas globais e Regional de Proteção dos Direitos Humanos. São Paulo: Editora Loyola, 2002.

6- THOME, Helmut. Values, Sociology of. In: WRIGHT, James D. International Encyclopedia of the Social & Behavioral Sciences. Oxford: Elsevier, 2ª edição, vol. 25, p. 47-53, 2015.

7-  Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), 1948;

8- Pacto Internacional dos Direitos Civis e Políticos, 1966; 

9- Pacto Internacional dos Direitos Econômicos, Sociais e Culturais, 1966;

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Judiciário14 horas ago

Marina Gadelha recoloca a Paraíba no ranking Análise Advocacia Mulher 2024

Politíca14 horas ago

VÍDEO- Deputado Cabo Gilberto critica adiamento de sessão no Congresso para apreciar vetos de Lula

Segurança Pública14 horas ago

Operação do Gaeco mira corrupção em sistema prisional favorecendo liberação de presos de uma facção

CIDADE15 horas ago

TCE julga irregulares pagamentos e cobra devolução de R$ 2,1 milhões ao prefeito Panta, de Santa Rita

Judiciário16 horas ago

Moraes concede prazo de 5 dias para resposta de X sobre alegado desrespeito judicial indicado em relatório da PF

Nacional19 horas ago

Ministro Alexandre de Moraes arquiva processo sobre estadia de Bolsonaro na embaixada húngara

Nacional20 horas ago

Lula escolhe empresas de mídia por medo de queda de popularidade

Nacional20 horas ago

Homem do Hamas distribui panfletos na Câmara

Judiciário21 horas ago

Câmara aprova Lei Taylor Swift, projeto que amplia punições a cambistas

CIÊNCIA & TECNOLOGIA21 horas ago

OpenAI, Meta e Microsoft se unem para eliminar riscos da IA

Esporte21 horas ago

Flamengo é derrotado pelo Bolívar na Libertadores e perde invencibilidade de 20 jogos no ano

Esporte21 horas ago

Bernardinho convoca Bruninho, Lucarelli e mais quatro jogadores para a Liga das Nações

Segurança Pública21 horas ago

A cada 8 minutos, uma mulher é vítima de estupro no país

Esporte21 horas ago

Abel Ferreira elogia Palmeiras: ‘Foi a vitória do time da virada, vitória do time do amor’

ECONOMIA21 horas ago

Regulamentação da reforma tributária prevê alíquota média de 26,5%

Nacional21 horas ago

Projeto que concede título de cidadão catarinense ao Presidente Bolsonaro é aprovado na Alesc

Nacional21 horas ago

Pacheco postega votação dos vetos do governo; entenda o porquê

ECONOMIA21 horas ago

Baixa renda poderá ter ‘cashback’ de até 50% do tributo na conta de luz

ECONOMIA21 horas ago

Veículos e fumo poderão ter imposto maior, e ultraprocessados são poupados; veja produtos

Educação & Cultura2 dias ago

Prefeitura abre consulta pública para construção do Plano Municipal de Cultura

CIDADE2 dias ago

Prefeitura de Cabedelo realiza Aula Inaugural do Projeto Escola de Robótica e Mecatrônica 2024

CIDADE2 dias ago

Sessão especial da CMCG lembra dos 30 anos de fundação do GAV

ESTADO2 dias ago

Governo da Paraíba conquista Selo Casa Azul de habitação sustentável em obra de residencial em Campina Grande

Educação & Cultura2 dias ago

Procon-JP vai às aulas 2024 seleciona 2.400 alunos do Município para curso sobre direitos do consumidor

Esporte2 dias ago

Entidades do esporte de alto rendimento assinam contratos do Paraíba Esporte Total e ação do Bolsa Esporte será nesta quinta-feira

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

Empaer participa da 2ª Feira do Produtor Rural de Alagoa Nova

ESTADO2 dias ago

Agentes da Operadora Viagens Promo conhecem atrativos turísticos do Destino Paraíba

Saúde2 dias ago

Opera Paraíba ganha destaque em evento nacional de auditoria do SUS pelo grau de satisfação dos usuários do programa

Politíca2 dias ago

Parlamentar aborda situação de comércios da principal de Valentina com a construção do Parque Linear

Politíca2 dias ago

Para parlamentar, liberação de armas e aumento do número de homicídios não têm relação

Internacional9 meses ago

Cidade alemã passa a distribuir gratuitamente filtro solar

Internacional10 meses ago

IMPRESSIONANTE – GOVERNO CANADENSE ADMITE: “Os não vacinados estavam certos sobre as vacinas de mRNA”

Judiciário11 meses ago

Escravizados

ENTRETENIMENTO9 meses ago

JIBÓIA

ENTRETENIMENTO10 meses ago

Exorcista: filme “Nefarious” é “o melhor já produzido” sobre possessão demoníaca

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Nacional9 meses ago

CNS reconhece religiões afro como complementares ao SUS

ENTRETENIMENTO7 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

Internacional4 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

ECONOMIA4 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Internacional4 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE12 meses ago

Sapé: ex-candidato a prefeito Luizinho, vice e coligação são condenados a pagar R$ 300 mil por infringir norma eleitoral e sanitária

Nacional12 meses ago

Bomba: Alexandre de Moraes monitorava todos os passos de funcionários do gabinete de Bolsonaro e da primeira-dama desde 2021, diz Folha

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

CIDADE4 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

Judiciário8 meses ago

Informativo destaca não exigência de provas para fixação de indenização mínima por danos morais

Saúde4 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Nacional12 meses ago

Lira manda novo recado ao governo Lula: “grande resistência entre os parlamentares”

Judiciário7 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

Internacional4 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

ENTRETENIMENTO4 meses ago

HORTÊNSIAS

Educação & Cultura4 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Segurança Pública12 meses ago

Conheça as 6 piores prisões do mundo

Nacional11 meses ago

Relator lê parecer sobre indicação de Cristiano Zanin ao STF; sabatina está marcada para 21 de junho

Internacional4 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

Educação & Cultura10 meses ago

Novo ensino médio precisa levar em conta realidade de alunos e municípios, aponta debate

Nacional11 meses ago

Repórter da TV Globo é agredida por segurança de Maduro após questionamento

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional12 meses ago

URGENTE: Receita diz que joias sauditas dadas a Bolsonaro são isentas de cobrança de imposto 

Internacional2 dias ago

POR QUE EXPRESSÕES TÍPICAS DO BRASIL ESTÃO PEGANDO EM PORTUGAL

Judiciário2 dias ago

PRAZO PARA INCLUIR ALERTA NOS RÓTULOS DOS ALIMENTOS ACABOU

Saúde2 dias ago

ALERGIAS EM ALTA: BUSCA POR ALERGISTAS SUBIU 42% EM TRÊS ANOS

Saúde2 dias ago

IA À MEDICINA: CONSULTA VIRTUAL, DIAGNÓSTICOS E ACOMPANHAMENTOS

ENTRETENIMENTO2 dias ago

PASTOR DO CÁUCASO: A RAÇA QUE ENFRENTA URSO

Nacional3 dias ago

DESIGUALDADE PERSISTENTE NO BRASIL: LUZ E SOMBRA EM 2023

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 dias ago

AVIAÇÃO AGRÍCOLA BRASILEIRA TEM PILOTOS MULHERES

ENTRETENIMENTO3 dias ago

PLANTEI ORQUÍDEA NO VASO DE BARRO PARA MORANGOS

Saúde3 dias ago

MOSQUITO AEDES AMEAÇA A 4 BILHÕES E TRAZ DOENÇAS ATRAVÉS DE BAGAGENS

Segurança Pública3 dias ago

PIRATARIA: BRASIL PERDE QUASE R$ 500 BILHÕES COM O COMÉRCIO ILEGAL DE PRODUTOS E

ECONOMIA6 dias ago

PRAZO PARA A DECLARAÇÃO DO IR SE ESTENDE ATÉ O DIA 31 DE MAIO

ENTRETENIMENTO6 dias ago

12 PLANTAS PARA AMBIENTES SOMBREADOS OU INTERNOS

Internacional6 dias ago

A ESTRATÉGIA DE VLADIMIR PUTIN PARA SE MANTER NO COMANDO DA RÚSSIA

Educação & Cultura6 dias ago

OS CABOCLOS – 2003

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 dias ago

ENERGIA LIMPA SE TORNA UM MOTOR DE CRESCIMENTO GLOBAL: 10% DO PIB EM 2023

Educação & Cultura1 semana ago

CURSOS PRIVADOS SÃO INFERIORES À EDUCAÇÃO PÚBLICA, APONTA MEC

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

CIENTISTAS ESTUDAM PESSOAS CENTENÁRIAS EM BUSCA DO SEGREDO DA LONGEVIDADE

Internacional1 semana ago

EMBRANQUECIMENTO DAS BARREIRAS DE CORAL CAUSAM MORTALIDADE DE VIDA MARINHA

ENTRETENIMENTO1 semana ago

BASENJI: O MISTERIOSO CÃO AFRICANO COM 4000 ANOS DE HISTÓRIA

Educação & Cultura1 semana ago

BALSEIROS DO RIO URUGUAI – 2006

Educação & Cultura1 semana ago

REI DOS VESTIBULARES: ADOLESCENTE DE 15 ANOS É APROVADO EM 18 UNIVERSIDADES

ENTRETENIMENTO1 semana ago

JUMENTO NORDESTINO: A VERDADE SOBRE O HERÓI DO SERTÃO

Internacional1 semana ago

COINCIDÊNCIAS, O INEXPLICÁVEL

Politíca1 semana ago

200 ANOS DO SENADO

CIDADE1 semana ago

ESTUDO DA UFAL REVELA EXPANSÃO DAS ÁREAS ÁRIDAS NO NORDESTE BRASILEIRO

Segurança Pública2 semanas ago

COMO ANALISAR E EVITAR GOLPES DO PIX

Saúde2 semanas ago

UMA SEGUNDA INFECÇÃO POR DENGUE PODE SER PIOR DO QUE A PRIMEIRA?

ECONOMIA2 semanas ago

IMPOSTO DE RENDA: RECEITA FEDERAL AUMENTA LIMITE DE ISENÇÃO DE IMÓVEIS

Internacional2 semanas ago

O PIOR LUGAR DO MUNDO PARA SER MULHER?

Saúde2 semanas ago

CIÊNCIA PODE ESTAR PERTO DE DESCOBRIR ORIGEM DE TRANSTORNOS ALIMENTARES

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br