Connect with us

Internacional

A caçada ao “KILO Vermelho”; submarino russo continua desaparecido do monitoramento da OTAN no Mediterrâneo

Desde meados do dia 12 de dezembro de 2020 a movimentação de dois submarinos da classe Kilo é efetuada por forças navais da OTAN no Mar do Norte, Canal da Mancha, Costa Atlântica da França, Espanha e Portugal, e agora no Mar Mediterrâneo oriental na região que abrange a costa de Israel, ilha de Chipre e Síria.

Um deles já é confirmado como sendo o Rostov-on-Don B-237, que entrou no Mediterrâneo através do Estreito de Gibraltar, depois que operou perto das ilhas britânicas e nas proximidades de bases submarinas britânicas. O submarino russo foi escoltado por um navio auxiliar russo.

A frota britânica efetuou a vigilância do submarino até que ele entrasse no Mediterrâneo, e de lá o comando da vigilância foi transferido para a Sexta Frota dos Estados Unidos, com base em Napoli. Há poucos dias o submarino desapareceu das telas de comando e controle dos americanos e, desde então, seu paradeiro é desconhecido.

De acordo com informações coletadas por amigos que praticam o monitoramento do tráfego aéreo e marítimo por meio de sites e aplicativos específicos, a movimentação de meios aéreos e navais na região tem sido intensa e com padrões totalmente alheios aos exercícios militares efetuados no escopo da “mission Clemenceau 21” da Marine Nationale (Marinha Francesa) que efetuou treinamentos com navios de marinhas integrantes da OTAN e com o “Defender Europe” que está em curso na região que abrage a Romênia, Bulgária e parte da Grécia, e que eventualmente incluirá missões navais no Mediterrâneo e Mar Negro, mas ainda sem confirmação oficial da OTAN.

Vários dias antes da operação americana para localizar o submarino russo, houve relatos na Internet sobre uma patrulha conjunta das marinhas dos Estados Unidos e de Israel no Mediterrâneo oriental. A patrulha não estava dentro de um exercício pré-planejado. A combinação de eventos resultou em especulações de que a patrulha americano-israelense também estava ligada à perseguição do submarino russo.

Por coincidência começou no dia 13 de março um exercício da Marine Nationale no Mediterrâneo, ao largo da Ilha de Creta, o Exercício “Rhéa”, que a princípio tem como objetivo a preparação de forças de superfície contra ameaças terroristas contra a navegação civil, mas que em sua estrutura conta com a presença de fragatas da classe Fremm, que possuem capacidade de luta antisubmarina, e estas são apoiadas por aeronaves de patrulha marítima Breguet Atlantique da Marine Nationale que são especializadas justamente na atividade ASW (Anti submarine warfare) e caças Rafale M.

A Marinha dos EUA atéempregou apoio de forças da OTAN, localizadas perto da Síria e da base de inteligência britânica em Chipre, para procurar o submarino russo, mas até agora sem sucesso.

Aparentemente, o submarino russo tem capacidades e  características especiais desconhecidas e suas missões operacionais na bacia oriental do Mediterrâneo geram preocupação entre os oficiais de inteligência da Marinha dos EUA, especialmente em um momento em que um grupo de ataque americano está presente na área.

Desde a Guerra Fria, os americanos têm monitorado de perto e de forma consistente as atividades dos submarinos russos em todo o mundo. Nesse caso, parece que a preocupação americana em não encontrar o submarino russo e a atividade operacional em larga escala para localizá-lo são incomuns e surpreendentes.

A cronologia de alguns fatos interessantes que podem possuir ligação

De acordo com cruzamentos de informações de fontes abertas da Europa e principalmente do canal Área Militar do Brasil, conseguimos mais detalhes de fatos que acontecem desde meados de dezeembro que mostram o empenho da OTAN em rastrear e monitorar as atividades dos submarinos russos que operam no Mar Mediterrâneo e Atlântico Norte na costa continental européia.

A cronologia de fatos (novos fatos poderão ser acrecentados posteriormente no decorrer dos acontecimentos):

– No dia 12 de dezembro um submarino Similar (não sabemos se é o mesmo) entrou no Mar Mediterrâneo “escoltado” pelo rebocador “CAPITAN GUREV”.

– Em poucos minutos o rebocador da marinha russa “Prof. Nikolay Muru ”com uma classe Kilo da Marinha Russa está deixando o Mar Mediterrâneo em direção ao oeste.

– Em 6 de março, o Rebocador da Marinha Russa “Prof. Nikolay Muru ” entrou no Mar Mediterrâneo. Este rebocador não estava navegando sozinho, mas escoltando um submarino russo da classe Kilo que provavelmente estava rumando para o porto de Tartus, na Síria .

Nestes dias, também o grupo de combate do porta-aviões USS Dwight D . Eisenhower (CVN-69) adentrou no Mar Mediterrâneo, o que foi considerado uma interessante “coincidência” com a óbvia situação de monitoramento mútuo entre russos e OTAN…

Desde então, os movimentos do submarino russo foram seguidos de perto por várias aeronaves de ASW (Guerra antisubmarina) Boeing P-8A s Poseidon, ambos baseados na base aeronaval da OTAN de Rota, Espanha, e Sigonella, Sicília (Itália).

Um USNavy Lockheed EP-3E (160764) de Souda Bay AB acompanhou o trânsito do submarino no canal da Sicília. Ao mesmo tempo, um Beech 350 da Força Aérea Italiana equipado com sensores ISR (MM62300) deixou a Decimomannu AB para seguir o trânsito do submarino russo.

Finalmente, um ATR P-72A da Força Aérea italiana (MM62281) também está fazendo uma missão de vigilância sobre o progresso do comboio russo em direção ao Mediterrâneo oriental

https://twitter.com/scandura/status/1371055304197165056

Também foi efetuada uma missão de vigilância por um Embraer EMB 145 AEW da Força Aérea Helênica (Grécia) e um C-757 de Araxos Ab sobre a área onde está em andamento o Rebocador da Marinha Russa “Prof. Nikolay Muru ”

Fonte: https://www.itamilradar.com/wp-content/uploads/2021/03/image-20-1024×605.png

– No dia 19 de março aparentemente o MoD da Rússia divulgou uma informação “irônica”(divulgada por uma agência de notìcias) sobre o submarino, afirmando que o mesmo existe, que mantém contato com a sua base mas que sua posição é uma incógnita para todos…

O intenso tráfego de aeronaves ASW P-8A Poseidons

Enquanto um Boeing P-8A Poseidon está pousando na NAS Sigonella após uma missão de vigilância sobre o Mar Mediterrâneo, um segundo Poseidon já partiu de Sigonella para fazer uma missão semelhante, ou, substituir o anterior na mesma missão.

https://twitter.com/Intel_Sky/status/1372577950432903173

Desde a manhã do dia 18/03, observamos missões que se sucedem uma após a outra. na região…

As atividades desse domingo, dia 21/03/2021

Desde o começo do dia as atividades de aeronaves militares e também a presença de “civis” na região se mostrou interessante, justamente em um espaço aéreo e marítimo que está sendo evitado por aeronaves e embarcações civis justamente na área aonde estão ocorrendo as “buscas” pelo submarino russo Rostov-on-don, que estava sob monitoramento até o dia 19/03 (sexta).

Abaixo, imagens de captura de tela das atividades dos Poseidons P-8A na manhã e tarde desse domingo.

Como se pode observar nas imagens de captura de tela dos sites de monitoramento do Flight Radar 24 e Marine Traffic, existe uma imensa área onde não há tráfego aéreo e marìtimo civil ao sum de Chipre e Oeste de Israel.

As únicas aeronaves civis que “ousaram” e/ou obtiveram permissão para sobrevoar a àrea a grande altitude foi um Boeing 757 da Cia Aérea israelense El Al e um B747 cargueiro de uma empresa aérea não identificada por volta de 16/17H horàrio local.

Sobre os submarinos da classe Kilo

Pelo fato de ser bastante problemático encontrá-los nas profundezas do mar, os militares da OTAN apelidaram extra-oficialmente os submarinos elétricos-diesel do Projeto 636.3 de “buracos negros” no oceano.

Esses submarinos não nucleares (pela codificação da OTAN – Kilo) são projetados para destruir navios e embarcações de superfície, submarinos inimigos, patrulha, detecção e reconhecimento (espionagem) de comunicações na zona marítima próxima.

Comparados com seus irmãos nucleares, eles são submarinos muito pequenos, pois o comprimento do Kilo 636 é de cerca de 74m, a largura é de 10m, o deslocamento máximo não ultrapassa 4 mil toneladas. O casco fornece ao submarino uma profundidade de operação de 240m e uma profundidade máxima de 300m.

O modelo “Varshavyanka” é um submarino de dois cascos com contornos modernos, grande flutuabilidade e inafundabilidade, com seis compartimentos separados por divisórias estanques, o que, segundo os desenvolvedores, permite que ela permaneça à tona em caso de alagamento de emergência de um dos compartimentos, mantendo a prontidão para o combate.

A tripulação, a usina e outros sistemas e mecanismos críticos estão alojados em um casco resistente, capaz de suportar a alta pressão da água. No exterior existe um casco “leve”, conferindo ao submarino uma forma aerodinâmica. O uso de elementos de absorção de ruído fornece alta furtividade ao barco.

O Kilo está equipado com modernos meios para reduzir o seu nível de ruído ao ruído natural de fundo do oceano, o que proporciona ao barco uma detecção proativa garantida e a capacidade de atacar navios inimigos com mísseis antinavio a uma distância superior à sua detecção, como bem como evasão oportuna de ataques.

Os submarinos estão equipados com dois geradores a diesel com capacidade de 1.500 kW, um motor elétrico principal a remo (cerca de 5.500 HP) e um motor elétrico para velocidade de cruzeiro. Além disso, o submarino possui dois motores diesel de reserva e dois grupos de baterias. Existe um parafuso com sete lâminas.

De acordo com sites especializados russos e europeus, o eixo principal do submarino do Projeto 636 gira sobre guias de madeira feitas de pau-ferro bakaut. Acontece que essa madeira é usada há muito tempo na construção naval. Sua peculiaridade é que emite um lubrificante natural que permite a utilização dos nós dessa madeira por 20 anos. Nem todo rolamento de metal pode se orgulhar de tal recurso.

A velocidade de superfície do “Varshavyanki” chega a 17 nós (mais de 30km / n), debaixo d’água chega a 20 nós. A autonomia de navegação é de 45 dias com uma tripulação de 52. Esses submarinos têm uma combinação ideal de camuflagem acústica e faixas de detecção de alvos, os mais recentes sistemas de navegação inercial, modernos sistemas automatizados de informação e controle e poderosos torpedos de alta velocidade e armas de mísseis garantem o mundo prioridade dos submarinos desta classe no domínio da construção naval de submarinos não nucleares.

Imagem via Russian Military.

O armamento

As principais armas do Kilo Projeto 636.6 são os mísseis “Kalibr”. Existem seis tubos de torpedo de 533 mm no nariz; a munição inclui 18 torpedos ou 24 minas e o complexo de mísseis de cruzeiro “Kalibr-PL”. O alcance desses mísseis baseados no mar é de mais de 2.000 km.

Segundo o Ministério da Defesa, mísseis desse tipo têm baixa visibilidade de radar e devido ao envelope em altitudes ultrabaixas do terreno são difíceis de serem detectados por qualquer meio de defesa aérea. A precisão do alvo, apesar da faixa de aplicação, é de vários metros. O peso da ogiva “Kalibr” é de 500 kg.

O sistema inclui cinco mísseis diferentes desenvolvidos com base no míssil de cruzeiro anti-navio 3M 54E “Grenade”. A versão de exportação do complexo (Clube) pode usar munições de vários tipos com alcance de até 300 km.

A proporção entre o alcance de detecção do alvo e a discrição acústica dos 636s é ótima: “Vashavyanka” pode “ver” o inimigo à distância máxima, chegar perto dele e não ser detectado, observá-lo e, se necessário, usar suas armas formidáveis.

O primeiro uso de combate desses submarinos ocorreu em 8 de dezembro de 2015 durante a operação militar russa na Síria. Localizado na parte oriental do Mar Mediterrâneo, o submarino Rostov-on-Don lançou mísseis do complexo Kalibr-PL contra alvos terroristas na província síria de Raqqa.

Esta foi a primeira vez na história da frota de submarinos da Marinha Russa atacou com mísseis um inimigo real. Durante 2017, outros barcos deste projeto, “Krasnodar” e “Veliky Novgorod”, também mostraram sua alta eficiência, infligindo ataques semelhantes a terroristas sírios.

A ansiedade do Ocidente

Os Estados Unidos e a Europa reconheceram repetidamente que a Rússia possui uma poderosa frota de submarinos e investem em seu aprimoramento. Os novos submarinos russos, segundo almirantes e generais ocidentais, são extremamente eficazes e representam um grande perigo.

Em uma entrevista, o comandante da Marinha dos Estados Unidos na Europa e na África, Almirante James Fogle, que simultaneamente chefia o Comando Conjunto das forças da OTAN em Nápoles (Itália), falou sobre nossos “Varshavyanka”: “Eles estão armados com mísseis de cruzeiro Kalibr eles são sistemas de combate muito eficazes. E dos locais onde os russos os usam, podem atingir qualquer capital europeia ”. “Eles vão fazer isso? Acho que não, mas mesmo assim precisamos estar cientes de onde eles estão a qualquer momento ”, acrescentou.

O almirante afirmou que a Rússia ampliou a presença de seus submarinos no Oceano Atlântico Norte, bem como no Oceano Ártico. “Eles nos dizem que eles estão lá. São muitos mais, e atuam em locais onde antes não operavam ”, disse.

“É uma espécie de“ Kalashnikov ”: não parece nada de especial, mas tudo é simples, cómodo, claro – pegue e use. E aqui temos quase o mesmo princípio. A competitividade deste projeto é suportada pela sua constante modernização. O catalisador do sucesso na última década, é claro, foi a integração do sistema de mísseis Club. Assim que foi implementado pela primeira vez para a Índia, despertou um grande interesse no navio ”, – já em 2014 em entrevista à revista“ Exportação de Armas ”, descreveu o Diretor Geral Adjunto de“ Ruby ”para a atividade econômica estrangeira Andrei Baranov as perspectivas de exportação deste barco.

Os especialistas observam que os navios desta classe possuem uma reserva de modernização significativa, o que permite a otimização do projeto às necessidades do cliente. De acordo com os desenvolvedores, o “Varshavyanka” difere dos submarinos estrangeiros de sua classe por seu armamento universal excepcionalmente poderoso, capaz de lutar contra navios de superfície e submarinos. Também pode atingir alvos terrestres – embora tal possibilidade não exista em nenhum dos submarinos europeus que são oferecidos para exportação.

Com a construção do Pacífico, a série de navios desta classe para a Marinha Russa será muito maior, e esses “buracos negros” vão operar naqueles lugares dos oceanos do mundo onde antes não operavam. Ao mesmo tempo, ainda é secreto, rápido e silencioso.

O nome “Varshavyanka” veio da década de 1970, quando o Projeto 877EKM (versões de exportação dos submarinos do Projeto 877 “Halibut”) deveriam ser entregues em grandes séries para exportação para os países do Pacto de Varsóvia. De acordo com o Projeto 877EKM, nos anos 1983-2000, 18 submarinos foram construídos, que ainda servem com sucesso na Índia, China, Vietnã e Argélia.

O modernizado Projeto 636.3, atualmente em construção nos estaleiros, pertence à terceira geração de submarinos a diesel. Ele foi desenvolvido na equipe “Ruby” do Bureau Central de Design de Engenharia Marinha, sob a liderança do designer-chefe Igor Molchanov.

Fotos de submarinos classe Kilo no porto de Tartus na Syria. Imagem via ItamilRadar.

Com informações Canal Área Miltar, TASS, STF Analysis & Intelligence, Itamilradar, South East Med Energy & Defense, Marine Nationale, Flight Radar 24 e Marine Traffic, via redação Orbis Defense Europe.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Esporte12 horas ago

São Paulo derrota Barcelona pela Libertadores na estreia de Zubeldía

Segurança Pública12 horas ago

Justiça absolve Marcola e familiares da acusação de lavagem de dinheiro

Nacional12 horas ago

Lula está reconstruindo o presidencialismo de coalizão, diz Padilha

Nacional12 horas ago

Lira evita citar Padilha, mas cobra maior articulação do governo

Nacional12 horas ago

Oposição vai a Pacheco contra sigilos de inquéritos no STF

Nacional12 horas ago

Governo Lula libera R$ 2,7 bilhões em emendas parlamentares antes de votação; Lira não foi contemplado

Nacional12 horas ago

Acusado de agredir ex-mulher, caçula de Lula já fez post homofóbico

Esporte12 horas ago

Canoagem velocidade do Brasil conquista mais duas vagas em Paris

Nacional12 horas ago

Estados e municípios poderão elevar ainda mais alíquota do IVA, projetado entre os maiores do mundo

ENTRETENIMENTO12 horas ago

A Menina Silenciosa: Cineclube da FCJA exibe filme sobre solidão na infância

CIDADE12 horas ago

Prefeito autoriza início de obras da Praça do Cuiá, que será a 2ª no bairro construída pela atual gestão

CIDADE13 horas ago

Prefeitura encerra abril divulgando João Pessoa para quase 45 mil profissionais do Turismo

CIDADE13 horas ago

CMCG: sessão ordinária produtiva na base do “poder da criação”

ENTRETENIMENTO13 horas ago

Sabadinho Bom deste final de semana vai ter choro e samba com ‘Os Mulatos’

CIDADE13 horas ago

Usuários do transporte público terão wi-fi gratuita no Terminal do Valentina Figueiredo a partir de sábado 

Judiciário13 horas ago

CONTRAN altera regra para caminhões basculantes em todo o Brasil para 2027

ENTRETENIMENTO13 horas ago

Circulador Cultural apresenta Freetozz e Parahyba Ska Jazz Foundation neste domingo

AGRICULTURA & PECUÁRIA13 horas ago

Com impacto de Alimentação e Bebidas, IPCA-15 é de 0,21% em abril

ECONOMIA13 horas ago

Segurança alimentar nos domicílios brasileiros volta a crescer em 2023

CIDADE13 horas ago

Eleições 2024: Famup realiza treinamento para gestores sobre pesquisas eleitorais e comunicação estratégica

ESTADO13 horas ago

Saúde discute unificação dos protocolos de diagnóstico e tratamento de pacientes com câncer na Paraíba

ESTADO13 horas ago

A pedido de conselheira paraibana, Câmara vai analisar decreto que pode acarretar problemas na formação de médicos

ESTADO14 horas ago

Governo realiza audiência e consulta públicas sobre parceria público-privada para construção, operação e manutenção de usinas fotovoltaicas

Saúde14 horas ago

Cedmex e NAF fecham para balanço terça-feira (30) e atendimentos serão retomados na quinta-feira (2)

ESTADO14 horas ago

João Azevêdo contempla 548 atletas, paratletas e técnicos com o programa Bolsa Esporte

Segurança Pública14 horas ago

Força Tarefa deflagra “Operação Ergástulo” para cumprir mandados de prisão e de buscas expedidos pelo Poder Judiciário

Judiciário14 horas ago

Vice-presidente do TJPB entrega ao presidente da Assembleia Legislativa anteprojeto que cria novos cargos de desembargador

Esporte14 horas ago

Festival de Natação do projeto Campeões do Amanhã encanta com a participação de 200 alunos

Judiciário14 horas ago

TCE-PB concede prazo a prefeito para concluir obra de uma creche paralisada no município de Lucena

ESTADO14 horas ago

João Azevêdo recebeu ministra Cida Gonçalves e trata de ampliação de políticas públicas em defesa da mulher na Paraíba

Internacional9 meses ago

Cidade alemã passa a distribuir gratuitamente filtro solar

Internacional10 meses ago

IMPRESSIONANTE – GOVERNO CANADENSE ADMITE: “Os não vacinados estavam certos sobre as vacinas de mRNA”

Judiciário11 meses ago

Escravizados

ENTRETENIMENTO9 meses ago

JIBÓIA

ENTRETENIMENTO10 meses ago

Exorcista: filme “Nefarious” é “o melhor já produzido” sobre possessão demoníaca

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Nacional9 meses ago

CNS reconhece religiões afro como complementares ao SUS

Internacional4 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

ENTRETENIMENTO7 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

ECONOMIA4 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Internacional4 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE12 meses ago

Sapé: ex-candidato a prefeito Luizinho, vice e coligação são condenados a pagar R$ 300 mil por infringir norma eleitoral e sanitária

Nacional12 meses ago

Bomba: Alexandre de Moraes monitorava todos os passos de funcionários do gabinete de Bolsonaro e da primeira-dama desde 2021, diz Folha

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

CIDADE4 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

Judiciário8 meses ago

Informativo destaca não exigência de provas para fixação de indenização mínima por danos morais

Saúde4 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Nacional12 meses ago

Lira manda novo recado ao governo Lula: “grande resistência entre os parlamentares”

Judiciário7 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

Internacional4 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

ENTRETENIMENTO4 meses ago

HORTÊNSIAS

Educação & Cultura4 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Segurança Pública12 meses ago

Conheça as 6 piores prisões do mundo

Nacional11 meses ago

Relator lê parecer sobre indicação de Cristiano Zanin ao STF; sabatina está marcada para 21 de junho

Internacional4 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

Educação & Cultura10 meses ago

Novo ensino médio precisa levar em conta realidade de alunos e municípios, aponta debate

Nacional11 meses ago

Repórter da TV Globo é agredida por segurança de Maduro após questionamento

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional12 meses ago

URGENTE: Receita diz que joias sauditas dadas a Bolsonaro são isentas de cobrança de imposto 

Internacional15 horas ago

EUROPA SE TORNA O EPICENTRO MUNDIAL DO NARCOTRÁFICO

Saúde15 horas ago

ESTUDO DA OMS MOSTRA QUE VACINAS SALVARAM MAIS DE 150 MILHÕES DE VIDAS

Saúde15 horas ago

O PERIGO DAS SUPERBACTÉRIAS

ENTRETENIMENTO15 horas ago

JEONG, O CONCEITO MILENAR COREANO QUE PODE AJUDAR A SER MAIS FELIZ

Saúde15 horas ago

DIABETES, POLUIÇÃO E ÁLCOOL: OS TRÊS PRINCIPAIS FATORES DE RISCO PARA DEMÊNCIA

Internacional3 dias ago

POR QUE EXPRESSÕES TÍPICAS DO BRASIL ESTÃO PEGANDO EM PORTUGAL

Judiciário3 dias ago

PRAZO PARA INCLUIR ALERTA NOS RÓTULOS DOS ALIMENTOS ACABOU

Saúde3 dias ago

ALERGIAS EM ALTA: BUSCA POR ALERGISTAS SUBIU 42% EM TRÊS ANOS

Saúde3 dias ago

IA À MEDICINA: CONSULTA VIRTUAL, DIAGNÓSTICOS E ACOMPANHAMENTOS

ENTRETENIMENTO3 dias ago

PASTOR DO CÁUCASO: A RAÇA QUE ENFRENTA URSO

Nacional4 dias ago

DESIGUALDADE PERSISTENTE NO BRASIL: LUZ E SOMBRA EM 2023

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 dias ago

AVIAÇÃO AGRÍCOLA BRASILEIRA TEM PILOTOS MULHERES

ENTRETENIMENTO4 dias ago

PLANTEI ORQUÍDEA NO VASO DE BARRO PARA MORANGOS

Saúde4 dias ago

MOSQUITO AEDES AMEAÇA A 4 BILHÕES E TRAZ DOENÇAS ATRAVÉS DE BAGAGENS

Segurança Pública4 dias ago

PIRATARIA: BRASIL PERDE QUASE R$ 500 BILHÕES COM O COMÉRCIO ILEGAL DE PRODUTOS E

ECONOMIA1 semana ago

PRAZO PARA A DECLARAÇÃO DO IR SE ESTENDE ATÉ O DIA 31 DE MAIO

ENTRETENIMENTO1 semana ago

12 PLANTAS PARA AMBIENTES SOMBREADOS OU INTERNOS

Internacional1 semana ago

A ESTRATÉGIA DE VLADIMIR PUTIN PARA SE MANTER NO COMANDO DA RÚSSIA

Educação & Cultura1 semana ago

OS CABOCLOS – 2003

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

ENERGIA LIMPA SE TORNA UM MOTOR DE CRESCIMENTO GLOBAL: 10% DO PIB EM 2023

Educação & Cultura1 semana ago

CURSOS PRIVADOS SÃO INFERIORES À EDUCAÇÃO PÚBLICA, APONTA MEC

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

CIENTISTAS ESTUDAM PESSOAS CENTENÁRIAS EM BUSCA DO SEGREDO DA LONGEVIDADE

Internacional1 semana ago

EMBRANQUECIMENTO DAS BARREIRAS DE CORAL CAUSAM MORTALIDADE DE VIDA MARINHA

ENTRETENIMENTO1 semana ago

BASENJI: O MISTERIOSO CÃO AFRICANO COM 4000 ANOS DE HISTÓRIA

Educação & Cultura1 semana ago

BALSEIROS DO RIO URUGUAI – 2006

Educação & Cultura2 semanas ago

REI DOS VESTIBULARES: ADOLESCENTE DE 15 ANOS É APROVADO EM 18 UNIVERSIDADES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

JUMENTO NORDESTINO: A VERDADE SOBRE O HERÓI DO SERTÃO

Internacional2 semanas ago

COINCIDÊNCIAS, O INEXPLICÁVEL

Politíca2 semanas ago

200 ANOS DO SENADO

CIDADE2 semanas ago

ESTUDO DA UFAL REVELA EXPANSÃO DAS ÁREAS ÁRIDAS NO NORDESTE BRASILEIRO

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br